sexta-feira, 17 de julho de 2009

ARCA DA ALIANÇA - UM SÍMBOLO PARA TODO CRISTÃO


O Móvel do Santíssimo (Êx. 25:10-22)

No Santíssimo só havia um móvel: a Arca da Aliança, medindo 1,25m de comprimento, 75cm de largura e altura. A arca era caixa construída com madeira de acácia e revestida de ouro. Sua tampa, o propiciatório, era totalmente de ouro e estava encimado por dois querubins que tinham suas frontes voltadas para baixo (como que estivesse olhando para o fundo da caixa). Suas asas estavam abertas e tocavam-se, como que se estivessem dando as mãos. Dentro da arca estava contida as Tábuas da Lei recebidas por Moisés no Monte Sinai, um vaso contendo o maná fornecido aos israelitas no deserto e o cajado de Arão que havia florescido. Isso representava para aquele povo a presença de Deus, que os guiava, protegia-os e dava-lhes vitória. Tipificava Cristo como o "pão da vida" e nosso Sumo Sacerdote perfeito, que guardou a Lei em seu coração. Somente o sumo sacerdote podia entrar no Santíssimo uma vez ao ano. Levava o sangue do sacrifício para aspergir o Propiciatório. Esta era a parte final daquele ritual sacerdotal que servia para restaurar a comunhão do homem com Deus. Jesus, o nosso Sumo Sacerdote perfeito, ofereceu-se em completo sacrifício expiatório por nós. Entrou no santuário celestial levando seu próprio sangue.

Jesus não aboliu a lei, mas cumpriu-a em si mesmo, tanto que disse:

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim abrogar, mas cumprir." Mateus 5: 17.

A diferença é que a as tábuas da lei estavam guardadas na arca, e agora na nova aliança a Sua palavra está em nos:

"Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." João 15:7.

Isto não banaliza o evangelho, muito contrário, na condição de depositários fiéis da Sua Palavra, nossa responsabilidade é muito maior, pois cada um de nós que passamos a crer no sacrifício da cruz, somos considerados templos do Espírito Santo.

Assim como a arca representava a presença de Deus e as vitórias do povo de Israel, agora Cristo é a nossa vitória, e por isso mesmo deve ser o centro das atenções. Assim como a arca era o centro de tudo na velha aliança, agora Cristo deve ser o centro de tudo em nossa vida. Assim com o a arca era guardada com todo zelo e cuidado, assim devemos ter todo cuidado com nosso corpo e as ações por ele comandadas, pois é o templo do Espírito. Isso fala de santidade, pois fomos chamados por Deus para ser um povo especial:

"...o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras". Tito 2: 14.

Ainda que a partir do sacrifício de Jesus na cruz, a arca transformou-se apenas em um símbolo para nós, devemos sempre lembrar que é um excelente referencial para aqueles que querem viver dignamente na presença de Deus, reverenciando a sua presença em sua maneira de viver.

Para não perdermos a presença de Deus em nossa vida, é necessário que não nos esqueçamos desse tesouro incalculável que foi adquirido por Jesus, a preço de sangue inocente na cruz. Para tanto é necessário que valorizemos, honremos e cumpramos a Sua Palavra em nossa maneira de viver.

Um bom final de semana a todos!

Soli Deo Glória

Pr. Carlos Roberto

20 comentários:

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

1. Nobre Pr Carlos, estás revelando as pérolas bíblicas? Amei este texto!

2. A arca é um tesouro de revelações. Permita-me falar que ela possuía 4 argolas (Ex 25.12). Essas quatro argolas serviam para segurar as varas. Ela mantinha a arca em equilibrio. Isso representa a importância de falarmos a respeito de Jesus de maneira equilibrada.

3. Nestas 4 argolas podemos fazer uma alusão aos 4 evangelhos, e a maneira equilibrada que os evangelistas mostraram a Jesus.

A) Mateus - Cristo como Rei - Filho de Davi

B) MArcos - Cristo como servo - Filho do Homem

C) Lucas - Cristo como homem perfeito - O último Adão

D) João - Cristo, o Verbo Eterno - Filho de Deus


receba meu carinho, seu amigo

Pr Marcello de Oliveira

Pr. Marcos Serafim disse...

Nobre Pr. Carlos Roberto;

Graça e Paz!

Um belo texto demonstrando-nos a grandeza deste simbolo tão importante do A.T, que representava a presença de Deus no deserto.
A importante descrição de seu texto revelando-nos o que continha dentro da arca, e o mais interessante é que Cristo é o pão vivo que desceu do céu.
O ponto máximo do amor de Deus revelou-se em Cristo e este pela humanidade vertendo seu sangue carmesim para resgate de todo aquele que nEle crê.

Em Cristo,

Marcos

Renan disse...

A Paz Pr. Carlos.

Esse post foi uma benção, bom, excelente texto, parabens, pela postagem.

Gostaria aqui de fazer uma pergunta ao Pr.
O Pr. Marco Feliciano ele é pentecostal ou neopentecostal ?

Vi uma mensagem dele ontem que ele falava uma coisa muito engraçada: " Pentecostal que não fala línguas estranhas, esta com defeito de fabricação ", mas afinal, para mostrar que é pentecostal tem que ser da forma dele? Este pregador, que fala que é assembléiano roxo, ele é pentecostal ou neo pentecostal ?
Venho acompanhando o seu blog a pouco tempo e vejo que pentecostal é assim como o amado Pr, Lúcido e equilibrado.
O Irmão como um Pr. Pentecostal ve este pregador como pentecostal também? Que tipo de pentecostal ele é? Até o momento não entendi isso.

O Amado Pr. poderia dar um parecer diferente para mim sobre a questão acima mencionada por mim ? Seria de uma grande ajuda. Estou aprendendo cada vez mais com seus posts, continue assim nos abençoando ricamente com a palavra de Deus.

Renan - AD - SP.

Matias Borba disse...

A Paz Pastor Carlos!

Muito bom o texto, excelente!

Como é bom ver como Deus se fazia presente com sua presença no meio do povo.

Deus abençoe!

Uilson Camilo disse...

Excelente mensagem, para relfetirmos sobre este tão importante movel que representava a presença de Deus.
Que ele sirva de inspiração aos leitores, para buscar mais da maravilhosa presença do Senhor.

Um grande abraço.

Uilson Camilo

Ide e anunciai disse...

Amado Pr. Carlos,graça e paz

Parabens por este excelente texto,
a arca da aliança é realmente muito
fascinante.Quando
estava a frente das pelejas de Israel
a vitoria era certa,logo entendemos que com a presença de Cristo em nossas vidas somos mais do que vencedores.Mais uma vez,parabens.

Um grande abraço,e um bom
fim de semana.

Pb.Silas

Paulo Mororó disse...

Pastor Carlos, a Paz do Senhor.

"Para não perdermos a presença de Deus em nossa vida..." Pr Carlos.

Lindo todo o texto, porém, escolhi este trecho acima, pois falou alto ao meu coração. Lembrei de quando o rei Davi falou algo semelhante:" Não retires de mim o teu Santo Espírito." Havia muitas coisas que Davi poderia se preocupar, depois de consciente de seu pecado,entretanto, o seu zelo e cuidado foi com a presença de Deus em sua vida.Tinha ele o maior cargo político nacional,o dom maravilhoso do louvor, o apoio dos mais valentes guerreiros, todas as regalias e mordomia dignas de um monarca e um coração valente pela obra de Deus. Em meio a tudo isto, ele suplicou pela presença do Espírito de Deus em sua vida.
Graças à Deus pelo sangue de Jesus, que tornou propícia nossa chegada à presença Senhor!
Um abraço.
PAULO MORORÓ

Ednelson Rodrigo Sales Coelho disse...

Pastor Carlos, a paz amado!

Que maravilhoso texto.Edificante e esclarecedor.Amado pastor,v
voltei a postar no blog.O Pai não deixou eu acabar com Ele.Tenho um agradecimento e dois posts já postados.O último é meio polêmico,mas, pelo menos para mim, é muito esclarecer.Passe lá.Um beijo de seu conservo.
Ed.
www.edmaisbom@gmail.com

Newton Carpintero, pr. disse...

Prezamado pr. Carlos Roberto,

A Paz do Senhor!

Domingo. Primeiro dia da semana. Um excelente texto. Culto à noite.

Graças a Deus por sua vida, e a certeza, em possuir a orientação de Deus, e poder assim, transitar pelos corações com textos escritos, vindo do coração, bem alimentado pelo Espírito Santo de Deus em sua dedicação e zelo.

O Senhor seja contigo, amado pastor, em sabedoria e conhecimento. Sempre!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro amigo Pr. Marcello de Oliveira,
Shalom,

Como sempre, Deus te usa para, através dos seus excelentes comentários, enriquecer e agregar valores aqui aos posts deste singelo blog.

Muito obrigado meu amigo.

Um grande abraço!

Seu conservo em Cristo e amigo,
Pr. Carlos Roberto

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro
Pr. Marcos Serafim,

Graça e Paz!

Obrigado pela sua visita e edificante comentário postado.

Um grande abraço!
Seu conservo,

Pr. Carlos Roberto

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Renan - AD - SP.

Graça e Paz!

Obrigado pelas suas visitas e comentarios de incentivo.

Quanto a fala do pastoe em referência, veja apenas como mais um dos "jargões" utilizados por ele, para chamar a atenção dos ouvintes em suas mensagens!

Aí mora o perigo dessas inovações, quando não bem interpretadas, findam por ofender pessoas.

Quanto a ele ser pentecosal ou neopentecostal, minha posição é a seguite;

Ainda que ele se auto intitule pentecpostal, entendo ser um neopenrecostal, face suas mensagens atuais serem de linhagem "triunfalista" e disseminadoras da "Teologia da Propseridade".

Qualquer um que se diga "assembleiano roxo", fica or isso mesmo, porém, a diferença se manifetsa quando sua maneira de agir denuncia se é mesmo ou não.

Se o prezado irmão estranhou é porque tem algo errado.

Um grande abraço!
Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto

Pr. Carlos Roberto disse...

Csro Matias Borba,

Graça e Paz!

Que cada um de nós, não venhamos abrir mão do Espirito Santo em nossas vidas.

Um grande abraço!

Seu conservo,

Pr. Carlos Roberto

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro
Pb. Uilson Camilo,

Graça e Paz!

Grato pela honrosa visita e edificante comentário.


Um grande abraço!

Pr. Carlos Roberto

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro
Pb. Silas,

A Paz do Senhor!

Grato pela honrosa visita e palavras de incentivo.

Que Deus continue abençoando a sua vida e ministério.

Um grande abraço!
Seu conservo,

Pr. Carlos Roberto

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro
Paulo Mororó,

A Paz do Senhor!

Grato pela sua honrosa visita e comentário que agregou valores à este pot.

Volte mais vezes!

Um grande abraço!

Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Ed,

Graça e Paz!

Fico muito feliz que tenha voltado a postar.
É assim mesmo meu amigo.
Os caminhos do evangelho nem sempre são fáceis, mais pela graça do Senhor Jesus, prosseguimos para o alvo.

Estarei visitando seu blog.

Um grande abraço!

Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Pr. Newton Carpintero, profeta de Deus!

A Paz do Senhor!

Grato pela sua honrosa visita, bem como pelas palavras de incentivo.

Que o Eterno continue iluminando sua vida e ministério.

Um grande abraço!
Seu conservo,

Pr. Carlos Roberto

binho disse...

Olá Pastor.
Se possível, gostaria que me explicasse o que significa os objetos dentro da Arca da Aliança?
Obrigado.

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Binho,
Graça e paz!

Grato pela visita!

Considerando sua pergunta, respondoi segundo minha interpretação:

1 - As tábuas da lei:
A Importância da soberania dos princípios estabelecidos por Deus para o seu povo.

2 - O maná:
O milagre da provisão do Eterno para o seu povo em todos os tempos.

3 - A vara de Arão:
Considerando que apenas a vara e Arão floresceu, o seu depósito na arca, representava que toda autoridade provém de Deus. Atualmente tambem procede dele a autoridade concedida à sua Igreja.

Um grande abraço!

Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...