sexta-feira, 17 de julho de 2009

ARCA DA ALIANÇA - UM SÍMBOLO PARA TODO CRISTÃO


O Móvel do Santíssimo (Êx. 25:10-22)

No Santíssimo só havia um móvel: a Arca da Aliança, medindo 1,25m de comprimento, 75cm de largura e altura. A arca era caixa construída com madeira de acácia e revestida de ouro. Sua tampa, o propiciatório, era totalmente de ouro e estava encimado por dois querubins que tinham suas frontes voltadas para baixo (como que estivesse olhando para o fundo da caixa). Suas asas estavam abertas e tocavam-se, como que se estivessem dando as mãos. Dentro da arca estava contida as Tábuas da Lei recebidas por Moisés no Monte Sinai, um vaso contendo o maná fornecido aos israelitas no deserto e o cajado de Arão que havia florescido. Isso representava para aquele povo a presença de Deus, que os guiava, protegia-os e dava-lhes vitória. Tipificava Cristo como o "pão da vida" e nosso Sumo Sacerdote perfeito, que guardou a Lei em seu coração. Somente o sumo sacerdote podia entrar no Santíssimo uma vez ao ano. Levava o sangue do sacrifício para aspergir o Propiciatório. Esta era a parte final daquele ritual sacerdotal que servia para restaurar a comunhão do homem com Deus. Jesus, o nosso Sumo Sacerdote perfeito, ofereceu-se em completo sacrifício expiatório por nós. Entrou no santuário celestial levando seu próprio sangue.

Jesus não aboliu a lei, mas cumpriu-a em si mesmo, tanto que disse:

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim abrogar, mas cumprir." Mateus 5: 17.

A diferença é que a as tábuas da lei estavam guardadas na arca, e agora na nova aliança a Sua palavra está em nos:

"Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." João 15:7.

Isto não banaliza o evangelho, muito contrário, na condição de depositários fiéis da Sua Palavra, nossa responsabilidade é muito maior, pois cada um de nós que passamos a crer no sacrifício da cruz, somos considerados templos do Espírito Santo.

Assim como a arca representava a presença de Deus e as vitórias do povo de Israel, agora Cristo é a nossa vitória, e por isso mesmo deve ser o centro das atenções. Assim como a arca era o centro de tudo na velha aliança, agora Cristo deve ser o centro de tudo em nossa vida. Assim com o a arca era guardada com todo zelo e cuidado, assim devemos ter todo cuidado com nosso corpo e as ações por ele comandadas, pois é o templo do Espírito. Isso fala de santidade, pois fomos chamados por Deus para ser um povo especial:

"...o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras". Tito 2: 14.

Ainda que a partir do sacrifício de Jesus na cruz, a arca transformou-se apenas em um símbolo para nós, devemos sempre lembrar que é um excelente referencial para aqueles que querem viver dignamente na presença de Deus, reverenciando a sua presença em sua maneira de viver.

Para não perdermos a presença de Deus em nossa vida, é necessário que não nos esqueçamos desse tesouro incalculável que foi adquirido por Jesus, a preço de sangue inocente na cruz. Para tanto é necessário que valorizemos, honremos e cumpramos a Sua Palavra em nossa maneira de viver.

Um bom final de semana a todos!

Soli Deo Glória

Pr. Carlos Roberto

20 comentários:

  1. Shalom!

    1. Nobre Pr Carlos, estás revelando as pérolas bíblicas? Amei este texto!

    2. A arca é um tesouro de revelações. Permita-me falar que ela possuía 4 argolas (Ex 25.12). Essas quatro argolas serviam para segurar as varas. Ela mantinha a arca em equilibrio. Isso representa a importância de falarmos a respeito de Jesus de maneira equilibrada.

    3. Nestas 4 argolas podemos fazer uma alusão aos 4 evangelhos, e a maneira equilibrada que os evangelistas mostraram a Jesus.

    A) Mateus - Cristo como Rei - Filho de Davi

    B) MArcos - Cristo como servo - Filho do Homem

    C) Lucas - Cristo como homem perfeito - O último Adão

    D) João - Cristo, o Verbo Eterno - Filho de Deus


    receba meu carinho, seu amigo

    Pr Marcello de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Nobre Pr. Carlos Roberto;

    Graça e Paz!

    Um belo texto demonstrando-nos a grandeza deste simbolo tão importante do A.T, que representava a presença de Deus no deserto.
    A importante descrição de seu texto revelando-nos o que continha dentro da arca, e o mais interessante é que Cristo é o pão vivo que desceu do céu.
    O ponto máximo do amor de Deus revelou-se em Cristo e este pela humanidade vertendo seu sangue carmesim para resgate de todo aquele que nEle crê.

    Em Cristo,

    Marcos

    ResponderExcluir
  3. A Paz Pr. Carlos.

    Esse post foi uma benção, bom, excelente texto, parabens, pela postagem.

    Gostaria aqui de fazer uma pergunta ao Pr.
    O Pr. Marco Feliciano ele é pentecostal ou neopentecostal ?

    Vi uma mensagem dele ontem que ele falava uma coisa muito engraçada: " Pentecostal que não fala línguas estranhas, esta com defeito de fabricação ", mas afinal, para mostrar que é pentecostal tem que ser da forma dele? Este pregador, que fala que é assembléiano roxo, ele é pentecostal ou neo pentecostal ?
    Venho acompanhando o seu blog a pouco tempo e vejo que pentecostal é assim como o amado Pr, Lúcido e equilibrado.
    O Irmão como um Pr. Pentecostal ve este pregador como pentecostal também? Que tipo de pentecostal ele é? Até o momento não entendi isso.

    O Amado Pr. poderia dar um parecer diferente para mim sobre a questão acima mencionada por mim ? Seria de uma grande ajuda. Estou aprendendo cada vez mais com seus posts, continue assim nos abençoando ricamente com a palavra de Deus.

    Renan - AD - SP.

    ResponderExcluir
  4. A Paz Pastor Carlos!

    Muito bom o texto, excelente!

    Como é bom ver como Deus se fazia presente com sua presença no meio do povo.

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Excelente mensagem, para relfetirmos sobre este tão importante movel que representava a presença de Deus.
    Que ele sirva de inspiração aos leitores, para buscar mais da maravilhosa presença do Senhor.

    Um grande abraço.

    Uilson Camilo

    ResponderExcluir
  6. Amado Pr. Carlos,graça e paz

    Parabens por este excelente texto,
    a arca da aliança é realmente muito
    fascinante.Quando
    estava a frente das pelejas de Israel
    a vitoria era certa,logo entendemos que com a presença de Cristo em nossas vidas somos mais do que vencedores.Mais uma vez,parabens.

    Um grande abraço,e um bom
    fim de semana.

    Pb.Silas

    ResponderExcluir
  7. Pastor Carlos, a Paz do Senhor.

    "Para não perdermos a presença de Deus em nossa vida..." Pr Carlos.

    Lindo todo o texto, porém, escolhi este trecho acima, pois falou alto ao meu coração. Lembrei de quando o rei Davi falou algo semelhante:" Não retires de mim o teu Santo Espírito." Havia muitas coisas que Davi poderia se preocupar, depois de consciente de seu pecado,entretanto, o seu zelo e cuidado foi com a presença de Deus em sua vida.Tinha ele o maior cargo político nacional,o dom maravilhoso do louvor, o apoio dos mais valentes guerreiros, todas as regalias e mordomia dignas de um monarca e um coração valente pela obra de Deus. Em meio a tudo isto, ele suplicou pela presença do Espírito de Deus em sua vida.
    Graças à Deus pelo sangue de Jesus, que tornou propícia nossa chegada à presença Senhor!
    Um abraço.
    PAULO MORORÓ

    ResponderExcluir
  8. Pastor Carlos, a paz amado!

    Que maravilhoso texto.Edificante e esclarecedor.Amado pastor,v
    voltei a postar no blog.O Pai não deixou eu acabar com Ele.Tenho um agradecimento e dois posts já postados.O último é meio polêmico,mas, pelo menos para mim, é muito esclarecer.Passe lá.Um beijo de seu conservo.
    Ed.
    www.edmaisbom@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Prezamado pr. Carlos Roberto,

    A Paz do Senhor!

    Domingo. Primeiro dia da semana. Um excelente texto. Culto à noite.

    Graças a Deus por sua vida, e a certeza, em possuir a orientação de Deus, e poder assim, transitar pelos corações com textos escritos, vindo do coração, bem alimentado pelo Espírito Santo de Deus em sua dedicação e zelo.

    O Senhor seja contigo, amado pastor, em sabedoria e conhecimento. Sempre!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo Pr. Marcello de Oliveira,
    Shalom,

    Como sempre, Deus te usa para, através dos seus excelentes comentários, enriquecer e agregar valores aqui aos posts deste singelo blog.

    Muito obrigado meu amigo.

    Um grande abraço!

    Seu conservo em Cristo e amigo,
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  11. Caro
    Pr. Marcos Serafim,

    Graça e Paz!

    Obrigado pela sua visita e edificante comentário postado.

    Um grande abraço!
    Seu conservo,

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  12. Caro Renan - AD - SP.

    Graça e Paz!

    Obrigado pelas suas visitas e comentarios de incentivo.

    Quanto a fala do pastoe em referência, veja apenas como mais um dos "jargões" utilizados por ele, para chamar a atenção dos ouvintes em suas mensagens!

    Aí mora o perigo dessas inovações, quando não bem interpretadas, findam por ofender pessoas.

    Quanto a ele ser pentecosal ou neopentecostal, minha posição é a seguite;

    Ainda que ele se auto intitule pentecpostal, entendo ser um neopenrecostal, face suas mensagens atuais serem de linhagem "triunfalista" e disseminadoras da "Teologia da Propseridade".

    Qualquer um que se diga "assembleiano roxo", fica or isso mesmo, porém, a diferença se manifetsa quando sua maneira de agir denuncia se é mesmo ou não.

    Se o prezado irmão estranhou é porque tem algo errado.

    Um grande abraço!
    Seu conservo,
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  13. Csro Matias Borba,

    Graça e Paz!

    Que cada um de nós, não venhamos abrir mão do Espirito Santo em nossas vidas.

    Um grande abraço!

    Seu conservo,

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  14. Caro
    Pb. Uilson Camilo,

    Graça e Paz!

    Grato pela honrosa visita e edificante comentário.


    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  15. Caro
    Pb. Silas,

    A Paz do Senhor!

    Grato pela honrosa visita e palavras de incentivo.

    Que Deus continue abençoando a sua vida e ministério.

    Um grande abraço!
    Seu conservo,

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  16. Caro
    Paulo Mororó,

    A Paz do Senhor!

    Grato pela sua honrosa visita e comentário que agregou valores à este pot.

    Volte mais vezes!

    Um grande abraço!

    Seu conservo,
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  17. Caro Ed,

    Graça e Paz!

    Fico muito feliz que tenha voltado a postar.
    É assim mesmo meu amigo.
    Os caminhos do evangelho nem sempre são fáceis, mais pela graça do Senhor Jesus, prosseguimos para o alvo.

    Estarei visitando seu blog.

    Um grande abraço!

    Seu conservo,
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  18. Caro Pr. Newton Carpintero, profeta de Deus!

    A Paz do Senhor!

    Grato pela sua honrosa visita, bem como pelas palavras de incentivo.

    Que o Eterno continue iluminando sua vida e ministério.

    Um grande abraço!
    Seu conservo,

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  19. Olá Pastor.
    Se possível, gostaria que me explicasse o que significa os objetos dentro da Arca da Aliança?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Caro Binho,
    Graça e paz!

    Grato pela visita!

    Considerando sua pergunta, respondoi segundo minha interpretação:

    1 - As tábuas da lei:
    A Importância da soberania dos princípios estabelecidos por Deus para o seu povo.

    2 - O maná:
    O milagre da provisão do Eterno para o seu povo em todos os tempos.

    3 - A vara de Arão:
    Considerando que apenas a vara e Arão floresceu, o seu depósito na arca, representava que toda autoridade provém de Deus. Atualmente tambem procede dele a autoridade concedida à sua Igreja.

    Um grande abraço!

    Seu conservo,
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...