terça-feira, 29 de dezembro de 2009

BÍBLIA DAKE - Posicionamento do Pr. Carlos Roberto e Comentário de Revisora demitida pela CPAD


Fonte da Imagem: Blog do Pr. Robson Aguiar


Tenho acompanhado as discussões sobre a publicação da Bíblia de Estudos de Dake, lançada pela CPAD, porém, na condição de Membro do Conselho de Doutrina da CGADB, representando lá a COMADESPE, convenção regional da qual estou Vice Presidente Executivo, procurei não precipitar qualquer comentário aqui na blogosfera, no afã de ser moderado aguardando um bom final para este processo.


No entanto, considerando que aqui mesmo neste blog, publiquei chamada sôbre o lançamento da Bíblia Dake, com a melhor das intenções, e a partir de então passei a ter também responsabilidade com a indicação, não posso me calar, motivo pelo qual passo a expor o que se segue:


1 - Participei da Reunião do Conselho de Doutrina em conjunto com a Comissão de Apologética da CGADB, quando por conscenso e unanimidade, foi enviada resolução aos órgãos competentes, assinado pelos presidentes dos referidos conselhos, concluindo pelo cessar da publicação, bem como pela retirada dos exemplares da referida Bíblia ainda existentes nas lojas da editora. Somente isso já diz tudo sôbre o que significa para a Igreja tal publicação.

2 - Considerando que a Bíblia de Dake continua sendo muito bem vendida nas lojas da CPAD, e que, em virtude da notícia de seu lançamento postada aqui, tenho recebido muitas indagações, sejam por telefone ou e-mails, e até mesmo considerações através de comentários, declaro que:

3 - Não concordo com as discrepâncias doutrinárias de Dake, as quais passei a conhecer somente quando do recebimento de um exemplar, bem como da participaçào da Reunião do Conselho de Doutrina e da Comissão de Apologética,

4 - Ainda que existam bons comentários nela inseridos, aqueles que são heréticos e venenosos, invisabilizam a publicação, principalmente em se tratando de uma editora de caráter confessional.

5 - A não consulta ao conselho competente da CGADB, no caso o de doutrina, o que é regimental, foi erro grave e nesse caso específico irreparável.

6 - No meu entender, salvo melhor juízo, o não acatamento da resolução tomada pelos referidos conselhos, pelo menos até agora, (22.12.2009), agrava muito mais a situação, e caracteriza ainda uma séria crise institucional.

7 - Nossa convenção, a COMADESPE,  através da Comissão de Temário da 76a. AGO que será realizada em Bauru, de 25 a 28 de Janeiro de 2010, com muito temor e lamentando muito, decidiu, pontualmente, abrir mão de uma parceria de alguns anos com a CPAD, pelo menos até que isso se resolva, para que não tenhamos o constrangimento de ter a referida Bíblia comercializada nos stands do evento, e também para evitar o desprazer de ter que justificar, não recomendar ou fazer contraponto a um produto de tão importante parceiro.

8 - Não bastasse tudo isso, acaba de ser postado aqui neste blog, comentário da funcionária da CPAD, revisora Miriam Anna Libório, demitida, o qual transcrevo na íntegra:


A quem interessar possa.

Não é justo que eu seja penalizada pela publicação da Bíblia Anotada de DAKE, quando a direção foi avisada (pelo chefe de setor em exercício e pelos revisores responsáveis, muito antes de sua publicação) de que ela traria problemas. Não existe erro de revisão nela. Existem discrepâncias doutrinárias que inviabilizam sua publicação e isto, embora não seja da competência do revisor, que apenas cumpre ordens, foi visto e comunicado.
O superior imediato foi alertado a respeito das discrepâncias, mas não deu ouvidos, sabe-se lá por quê.
Qualquer coisa que seja dita, por quem quer que seja, para justificar a ignorância deles com relação a este fato, é MENTIRA atestada por mim como copy mais antiga no setor. Peço que tomem providências. Ou este sacerdócio já está tão corrompido que será necessário Deus abrir a boca de um jumento para repreender o profeta cego, surdo e mudo? Não quero emprego de volta, nem dinheiro. Quero desagravo. Não posso ficar à mercê de profetas velhos, aos quais sempre temi, dos quais sempre tive receio, e por causa de quem me vejo neste imbróglio.

Com muita indignação,
Miriam Anna Liborio
P.S.: Se existe algum problema de saúde naquele lugar, é cegueira. Incurável.

Isto posto, registro o que aqui relatei, como prova de respeito pelos leitores deste blog, os quais em sua maioria são companheiros de ministério e de convenção, e nesse caso me refiro principalmente à COMADESPE, além de amigos pertencentes a outras denominações, por ser este o veículo que disponho para externar o que penso a respeito do caso, e peço vênia, não sejam confundidas tais declarações, com qualquer conotação de política eclesiástica ou campanha contra a CPAD, a qual continua contando com a minha admiração e apoio pelo conjunto da sua obra e serviço prestado às Assembléias de Deus e à Igreja Evangélica brasileira em geral, no entanto, nesse caso específico, entendo que o erro é grave com o que não posso concordar em hipótese alguma.

Talvez tenha sido tardio no afã de não ser precipitado, mas agora, com todo respeito e moderação é necessário um posicionamento de minha parte.

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." I Timóteo 4: 16

Com temor a Deus e respeito
pela CPAD e todas as pessoas envolvidas,

Pr. Carlos Roberto Silva

437 comentários:

  1. Publicado pelo pr. Altair Germano:

    O propósito deste post é retomar o debate sobre o material publicado pela CPAD, especificamente, sobre o fato da nova postura da empresa em relação ao mercado livresco evangélico brasileiro e internacional.

    As discussões sobre a publicação da Bíblia Dake me levaram ao entendimento de que não deveria ser a obra em si o principal objeto das discussões (embora as discussões fossem salutares e lícitas), e sim, as razões e causas de sua publicação. Sobre isto escrevi no post PUBLICAR OU NÃO PUBLICAR? EIS A QUESTÃO.

    O caso que discuto agora é o da publicação do Dicionário Bíblico Wycliffe, em 2006, pela CPAD. Penso que ninguém discordará do fato de que o mesmo foi objeto de ampla divulgação e marketing no mesmo nível da Bíblia Dake. Observe os seguintes fatos:

    1. Aprovação. Na obra consta a informação de que a mesma foi aprovada pelo Conselho de Doutrina da CGADB;

    2. Apresentação. Sua apresentação na loja virtual da CPAD diz: "O Dicionário Bíblico Wycliffe proporciona uma vasta rede de informações sobre nomes e lugares mencionados na Bíblia bem como aspectos doutrinários, históricos, e pontos importantes do cenário bíblico. Artigos são escritos por mais de 200 líderes conservadores, estudiosos evangélicos.";

    3. Seu prefácio. Em seu prefácio, pode-se ler: "[...] os seus artigos de caráter doutrinário devem estar de acordo com a ortodoxia cristã, com os fundamentos da fé geralmente aceitos pelos crentes de uma linha evangélica conservadora.";

    4. O Título da obra. Embora a obra não foi escrita por John Wycliffe (entendo ser apenas uma homenagem ao pré-reformador inglês), mas, por mais de duzentos estudiosos nos vários campos dos estudos bíblicos, seu título merece um comentário. O Dicionário Bíblico de Wycliffe se enquadra entre as obras que, para alguns, a CPAD não deveria publicar, por ter autores e conteúdos que fogem da ortodoxia pentecostal assembleiana, além de levar o nome de alguém que não se enquadra no perfil ortodoxo pentecostal assembleiano pelas idéias que defendeu sobre a doutrina da predestinação. Observe o que diz Durant (2002, p. 26, A Reforma) sobre Wycliffe:

    "[...] Wyclif construiu seu credo sobre aquela horrível doutrina da predestinação, que deveria permanecer mesmo até nossos dias o ímã e o solvente da teologia protestante. Deus, escreveu Wyclif, concede Sua graça a quem Ele desejar, e predestinou cada indivíduo, uma eternidade antes de nascer, a ser condenado ou salvo por toda a eternidade. As boas obras não ganham a salvação, mas indicam que aquele que as executa recebeu a graça divina e é um dos eleitos. Nós agimos segundo a disposição que Deus nos destinou; invertendo Heráclito, nosso destino é o nosso caráter. Só Adão e Eva tiveram vontade livre, por sua desobediência eles a perderam para si e para seus decendentes."

    ResponderExcluir
  2. CONTINUAÇÃO, opinião do pr. Altair, no blog dele:

    Fica claro nos comentários de Durant, que Wycliffe poderia ser classificado anacronicamente como um calvinista (Wycliffe nasceu em 1320 e Calvino em 1509). O posicionamento oficial das assembleias de Deus, representada pela CGADB/CPAD, contrário à doutrina da predestinação, encontra-se em seus periódicos oficiais, lições bíblicas, publicações etc.

    5. O verbete sobre "eleição" (p. 623-626) . Quando o assunto é predestinação e eleição o posicionamento dos editores e autores do dicionário de Wycliffe é o seguinte:

    "Eleição é a doutrina relacionada à divina escolha de Deus de alguns indivíduos de toda s humanidade, para se tornarem seus, através da regeneração e da salvação.

    "A doutrina da eleição exclui todas as teorias da salvação universal. [...] A seletividade está presente nas palavras que designam a eleição. Por exemplo, Davi 'escolheu', bahar, cinco pedras lisas para sua funda (1 Sm 17.40). Está perfeitamente evidente, é claro, que havia muito mais pedras que Davi poderia ter escolhido. Da mesma maneira, quando Deus nos 'escolhe' na eternidade (Ef 1.4) está igualmente evidente que Ele não escolhe a todos."

    "Todos os atos salvadores de Deus originam-se na eternidade. Portanto, a eleição deve ser eterna. (1) O conhecimento prévio de Deus é eterno (Rm 8.29; 1 Pe 1.1, 2); (2) Deus escolheu os eleitos na eternidade (Ef 1.4; 2 Ts 2.13-14); (3) Deus prometeu aos eleitos a vida eterna na eternidade (Tt 1.1, 2); (4) Deus inscreveu os eleitos em seu Livro da Vida na eternidade (Ap 13.8; 17.8); (5) Deus escolheu os eleitos antes de sua existência nesse mundo (Jr 1.5; Gl 1.15; Ef 2.10; 2 Tm 1.9); (6) Deus deu os eleitos para Cristo na eternidade (Jo 17.2, 6, 24); (7) Deus preparou o céu, 'a glória eterna' para os eleitos (1 Pe 5.10)."

    6. O verbete sobre "escolhidos" (p. 667). Sobre o termo "escolhidos", diz o Dicionário Bíblico Wycliffe:

    "[...] De maneira similar, àqueles que Deus predestinou como sendo seus, Ele mesmo irá conduzir a salvo através de cada passo da salvação, em direção à sua glorificação final (Rm 8.29, 30)."

    Observe que a declaração acima se alinha com um dos Cinco Pontos do Calvinismo:

    "5. Perseverança dos Santos – O calvinismo sustenta muito simplesmente que a salvação, desde que é obra realizada inteiramente pelo Senhor – e que o homem nada tem a fazer antes, absolutamente, “para ser salvo” -, é óbvio que o “permanecer salvo” é, também, obra de Deus, à parte de qualquer bem ou mal que o eleito possa praticar. Os eleitos ‘perseverarão' pela simples razão de que Deus prometeu completar, em nós, a obra que ele começou." (Fonte: www.monergismo.com)

    Por fim, sobre as questões difíceis que envolve o tema eleição e predestinação, encontra-se também na exposição do verbete "escolhidos" que:

    "Surgem algumas questões difíceis com respeito à eleição ou escolha de Deus. Como pode o homem dizer-se livre se, somente aqueles que são escolhidos serão salvos? Em outras palavras, onde é que a soberania e a graça de Deus, e a liberdade do homem, encontram-se na salvação? De forma resumida, a liberdade do homem depois do pecado é basicamente a liberdade de fazer o mal. Sem a graça de Deus, ele pode desejar, mas não pode verdadeiramente escolher o bem. Ao mesmo tempo, Deus não ignora a liberdade do homem, mas a inclui na sua graça soberana quando Ele realmente salva um homem. Novamente, como pode Deus ser justo e escolher alguns, ao passo que rejeita outros? A resposta é que Deus não precisa salvar nenhum; e, portanto, aqueles que são salvos são, na verdade, objeto de seu favor imerecido, ao passo que aqueles que Ele não considera são vítimas da sua própria rebelião e do seu pecado."

    ResponderExcluir
  3. Depois de sua exposição acima, PR. ALTAIR GERMANO, fez suas considerações, desaprovando certas atitudes do Conselho de doutrina da CGADB:

    MINHAS CONSIDERAÇÕES

    Diante da exposição acima, levanto as seguintes questões:

    1. O título da obra e os verbetes aqui citados sinalizam a sua tendência calvinista? Sem dúvida alguma.

    2. Como, possuindo este claro teor e tendência calvinista a obra foi aprovada pelo Conselho de Doutrina da CGADB, sem nenhuma ressalva ou nota de advertência? Não sei.

    3. O fato de ser tendenciosamente calvinista, significa que a obra não possui valor de pesquisa para teólogos, seminaristas, pastores, obreiros em geral, professores e alunos de escola dominical assembleianos? É evidente que possui tal valor.

    4. A CPAD fez uma boa decisão ao publicá-la? Meu posicionamento pessoal é que sim. Faltou apenas as devidas advertências ao público ledor sobre os textos que não se enquadram na ortodoxia pentecostal assembleiana.

    5. A CPAD deveria continuar publicando obras como esta (e outras que já citei), com conteúdos teológicos e doutrinários que divergem de nossas perspectivas teológicas? Repito, com as devidas observações e advertências, sim.

    6. É contraditório o fato do Conselho de Doutrina aprovar a publicação e vendas de obras como esta em discussão (de linha calvinista), de ter aprovado também a publicação e vendas do Dicionário VINE (de linha cessacionalista) com seus conteúdos que divergem de nossa sistema doutrinário e, ao mesmo tempo, alegando não ter sido consultado, decidir conjuntamente com a Comissão de Apologética suspender as vendas da Bíblia de Estudo Dake? Sim, e haja contradição nisso. A não ser que o Conselho de Doutrina não tivesse, de fato, aprovado as citadas obras, possibilidade esta que descarto diante da seriedade e responsabilidade da CPAD.

    7. O argumento de que a Bíblia Dake teve uma maior ênfase em seu marketing se justifica? Não, pois as obras aqui citadas tiveram um marketing nas mesmas proporções.

    8. O argumento de que, sendo uma Bíblia de Estudos e não um Dicionário, e por isso os seus males e perigos são maiores, justifica o posicionamento do Conselho de Doutrina e da Comissão de Apologética? No meu entendimento, não. A heresia é sempre perigosa, sendo publicada onde quer que seja, quando não se adverte sobre a sua presença.

    continua ..........

    ResponderExcluir
  4. continuação: Considerações do pr. Altair:

    Finalizo, reafirmando que a decisão a ser tomada em conjunto pelo Conselho de Doutrina, Comissão de Apologética, Conselho Administativo da Casa Publicadora e Mesa Diretora da CGADB, sobre as questões aqui discutidas, caminha em duas direções:

    a) Suspender a publicação e a venda de toda e qualquer obra que venha a divergir teologicamente e doutrinariamente da ortodoxia pentecostal assembleiana (e não apenas a Bíblia de Estudo Dake), quer seja no que chamam de doutrinas essenciais ou doutrinas secundárias (essa classificação para mim é irrelevante, tratando-se apenas de uma convenção teológica não sustentada biblicamente, ou seja, um paliativo criado por teólogos para atenuar as diferenças denominacionais em termos de teologia). Agindo assim, a CPAD voltaria a ser especificamente e exclusivamente uma editora e publicadora confessional;

    b) Manter a publicação e a venda de obras que, mesmo divergindo teologicamente e doutrinariamente da ortodoxia pentecostal assembleiana, possuem um grande valor de pesquisa. Estas obras seriam analisadas pelo Conselho de Doutrina e pela Comissão de Apologética, podendo ter especialistas convidados para dar apoio, visto que nem todos os membros dos referidos conselhos possuem disponibilidade de tempo para tal empreitada. Nas mesmas constaria as devidas advertências e notas quanto aos seus conteúdos doutrinário e teológicos divergentes. Desta forma, a CPAD manteria a sua atual posição em termos de atender a toda Igreja de Cristo no Brasil e na América Latina, mediante uma mudança radical em sua maneira de pensar e agir, deixando de ser definitivamente uma editora e publicadora confessional.

    Na tentativa de trazer contribuições ao debate, respeitando os posicionamentos e entendimentos contrários,

    Pr. Altair Germano (Vice-Presidente do Conselho de Educação e Cultura da CGADB e Relator do Conselho de Doutrina da UMADENE)

    ResponderExcluir
  5. Minha resposta ao pr. Altair:

    Pastor, o Calvinismo não é heresia tal como o arminianismo tbm, não o é.
    São as 2 eternas correntes e existem desde os tempos mais remotos da fé cristã.
    Olhando prá História da Igreja no passado remoto, vemos grandes servos de Deus defendendo uma dessas correntes.
    O debate histórico mais recente sobre Predestinação, foi o De Calvino e Arminio.
    E conviver com o Calvinismo para mim é normal. Não considero heresia, repito. Ao contrário Predestinação é pretexto parea um eterno e interminável debate cristão, onde estudamos mais a Bíblia.
    Pra ser sincero, isso nunca abalou a fé de ninguém e nem trouxe mal nenhum a Igreja Brasieleira e no mundo. (estou falando do Calvinismo)
    E quanto ao cessassionismo, meu querido irmão, a Igreja poassou muitos séculos crendo desta maneira nã é verdade? A Igreja Pentecostal os tempos modernos tem apenas 100 anos!
    E isso também nunca abalou a fé de ninguem e nem trouxe males a Igreja de Cristo.

    Agora o irmão querer comparar isso com a as HERESIAS DE DAKE? que tanto mal e prejuizos trouzerama Igreja de Cristo? Amado como já foi dito aqui, A Bíblia de Dake é a mãe da Bíblia de Vitória e fiananceira do pr. Sials Malafaia e inspiradora de Bennyn Hynn,Kenneth Hagin e outros da mesma laia, não é verdade?
    Amado irmão: Não podemos tolerar que o senhor coloque no memso nível as doutrinas Calvinistas com a famigerada Teologia da Prosperidade, Teologia essa (da prosperidade) que foi influenciada pela Bíblia de Dake.

    Me perdôe mas existem sim pontos fundamentais da fé Cristã, pontos inegociáveis.

    As doutrinas da Bíblia de Dake são heréticas e inegociáveis sim senhor. Nem de longe se compara com as doutrinas de Arminio ou Calvino.
    Ao contrário, foi atraves dos estudos sobre predestinação e lendos seus debates apaixonantes, que eu me dediquei ao estudo das Sagradas Escrituras e não sou Calvinista.
    Os Calvinsitas não pregama Cristo prá enriquecerem como o pessoal da famigerada Teologia da Prosperidade.
    Querer comparar uma coisa comk a outra é o cúmulo do absurdo.

    Sempre convivemos com presbiterianos da IPB e nuca achamos heresias nessa Igreja, agora entre os neopentecostais influenciados pela Bíblia d eDake, heresia é MATO.

    Trouxe este assunto prá cá, pq vi a publicação do pr. Altair, desaprovando o Conselho d eDoutrina da CGADB, e uma vez que o centro de debates sobre esta Bíblia foi aqui, por isso trouxe prá cá.

    Abraços:
    Celso.

    ResponderExcluir
  6. Amado pastor Carlos Roberto:

    Permita-me a publicação deste post em seu blog, postei no Blog do pr. Altair Germano e até agora o mesmo não foi aprovado e como se trata de um assunto tão importante, venho até seu grandioso blog.

    Eis aqui meu post:

    Pastor Altair!

    Graça e Paz!!!

    Sempre acompanho seu blog e sou muito edificado com o mesmo.

    Porém no caso em questão, concordo com o Gutierres e com o pr. Robson Aguiar e o pr. Geremias no POINT RHEMA.
    Ou seja: Faço minha as palavars do pr. Geremias do Couto que diz: "Calvinismo e Arminianismo(Doutrina do Livre arbítrio) são correntes teológicas históricas".
    E eu acrescento: nunca deram prejuizos a Igreja como a Bíblia de Dake, Como disse alguém a cima.
    Pastor, apesar de eu acreditar na predestinação condicional, reconheço que nenhum estudioso ou erudito no mundo inteiro ainda NÃO FECHOU A QUESTÃO sobre a Doutrina da Predestinação. Esta que é a verdade!
    Sabemos que a Bíblia conteém grandes evidencias contra e também a favor da predestinação incondicional e a eleição, mas também sabemos que a Bíblia também tem muitas evidencias a favor e contra a Eleição condicional.
    Portanto creio que só saberemos a verdade sobre este assunto na eternidade!
    Lí alguns debates sobre isso, ganehi tempo lendo e estudando os mesmos a luz das Escrituras e oração e sinceramente qualquer um dos dois temas podem estar certos: Eleição Condiconal ou Eleição Incondicional.
    E isso não causou prejuizo a minha fé Cristã. Pq sei que há coisas encobertas que só serão reveladas e entendidas perfeitamente na eternidade.

    Mais ainda pastor Altair:
    Eu não sei como o senhor coloca no mesmo nível as Heresias da Bíblia de Dake com as questões acima. Sinceramente não parece o pr. Altair que tanto atacou a Bíblia de Vitória Financeira do pr. Silas Malafaia. Agora o pr. Sials deve estar rindo atôa por causa disso!!!
    Vou postar isso no blog do pr. Carlos, uma vez que o senhor também colocou em dúvidas a decisão do Conselho de Doutrina da CGADB.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Confessional ou não (visto que a confissão parece já ter ido para o brejo) a Cpad pode publicar o que quiser. O que ela (Cpad) não pode, definitivamente, é publicar qualquer coisa e chamar de BÍBLIA.
    Quem compara Dake a Wycliffe (tanto o nome quanto a obra), não sabe a distância que existe entre os dois (não estou falando de idade cronológica).
    Se a discussão continuar nesse rumo, daqui pra frente é a AUTORIDADE da PALAVRA que entrará em questão.
    CONSELHO sempre foi, é, e será soberano (para instituir e destituir). A não ser que acordos pré-estabelecidos abalem esta soberania (isto vale para qualquer um deles), impedindo-o de agir tomando providências cabíveis, em QUALQUER situação, incluindo o caso Dake.
    Em convocação de CONSELHO tudo pode acontecer. A propósito, Conselho convoca ou é convocado?
    ESPECULAÇÃO:
    Situações a que um Conselho está sujeito. Em regime de exceção, ele pode ser:
    Enganado, tapeado, ignorado, desconsiderado, ludibriado, mimado, comprado, subestimado, impedido, desautorizado, diminuído, substituído, ironizado, descartado, questionado, posto sob suspeita, desprestigiado, acuado, amordaçado, quem sabe até eliminado...
    Algumas destas situações lhe parecem familiares? Não se assuste. Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

    ResponderExcluir
  8. A Paz do Senhor Ir. Carlos.

    Gostaria de saber da Ir. Míriam se ela já ouviu falar do R.E.V.E.R.
    Se já, gostaria que a mesma (se não estiver, é claro) participasse.
    Será bastante edificante para ela.

    Entendo o seu lado, mas suas atitudes, comentários (alguns) neste espaço, só está contribuindo para ataques sem inteligência, afinal, Paulo nos alerta, ensina dizendo que nossa luta é contra o invisível (Ef 6.12). E o que está acontecendo por aqui é justamente o contrário do proposto pelo senhor, que creio foi o de esclarecer, trazer contribuiição para reverter a situação causada pelo tópico DAKE.

    Em Cristo,

    Ir. Márcio Cruz

    ResponderExcluir
  9. Graças a Deus pq este Blog é livre de censuras e temos nossos posts publicados democráticamente.

    Parabéns pr. Carlos Roberto por proporcionar isso ao povo de Deus.

    Irmão Eliezer - Abreu e Lima-Pe.

    ResponderExcluir
  10. Marcio Cruz,
    Você é prova contundente de que o adversário não é tão invisível assim.

    ResponderExcluir
  11. Se meus comentários fossem sem inteligência, você não estaria tão preocupado comigo.

    ResponderExcluir
  12. Saudações Cristãs a todos!

    Apenas para informar aos demais que para quem não conhece o REVER citado em meu comentário, o mesmo é a abreviatura de Restaurando Vidas, Equipando Restauradores.

    Precisamos, nestes últimos dias verificar como está nossa saúde, tanto espiritual como emocional e (ou) física, equilibrá-las para assim trabalhar para o Senhor Jesus com perspectivas de semeadura e colheita mais produtivas e duradouras.

    É isto que desejo a todos para que a Igreja saia ganhando com isto. Afinal, se o propósito do post é esclarecer e buscar estrutura para sanar o problema, precisamos estar bem em nossa tricotomia.

    Em Cristo,

    Ir. Márcio Cruz

    ResponderExcluir
  13. Saudações Cristãs!

    Amada (sem hipocrisia) Ir. Míriam:

    Respeito você. Não disse que seus comentários são desprovidos de inteligência, referi-me à consequência dos mesmos. E a prova de que sua estrutura psico-emocional (compreendo que as causas foram um tanto traumáticas) está fragilizada são suas ásperas respostas que, quando confrontada (algumas vezes) não refletem algo cristão (seguidor de Cristo - 1Pe 2.21-23). Deixe Deus tomar conta. A obra é Dele, e Ele está no comando de tudo. Ou será que Ele deixou de ser soberano?

    O conselho da Palavra de Deus continua sendo: "Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra - Ap 22.11,12".

    Portanto, deixá-Lo trabalhar é o mais sensato, pois a coisa tomou uma dimensão grande que só alimenta a chama.

    "Certas coisas, o próprio homem tem que resolver?" Concordo! Mas, a obra é Dele (Mt 9.37), assim como o tempo (kairós) de agir também.

    Mais uma vez respeito você e admiro sua coragem postando os fatos. Mas, mantenha a postura de uma filha de Deus (não estou afirmando que não és!) - Ef 5.1.

    Em Cristo,

    Ir. Márcio Cruz

    *perdoe-me qualquer falha. Estou em fase de aperfeiçoamento.

    ResponderExcluir
  14. Ao irmão marcio Cruz!
    Estou falando sobre esta confusão de publicar ou não a Bíblia de Dake, de continuar vendendo ou não mesmo desobedecendo ao Conselho de Doutrina da CGADB.

    Já li bastante coisa sua no Blog do pr. Altair Germano.

    E entre a sua opinião, que por sinal é a mesma do pr. Altair e pr. Ciro,
    eu fico com os pastores Geremias do Couto, Paulo Romero, Robson Aguiar, Antonio mesquita, Carlos Roberto Silva e muitos outros.

    Pois esses pastores apesar de amarem a CPAD, não apoiaram o erro de Publicar a A Bíblia Herética de Dake e não apoiam a decisão da CPAD de continuar vendendo a mesma, desobedecendo a recomendação do Conselho de Doutrina e Comissão Apologética da CGADB.

    Não vou entrar na contradição de justificar a continuação deste veneno chamado Dake, usando de artifícios e justificativas mirabolantes como ví no Blog de um Apologista famoso que na sua fome de defender a liderança da CPAD o mesmo procura desmoralizar o Conselho de Doutrina da CGADB perante a opnião seus leitores.

    Engraçado é que o mesmo Blogueiro apologista que tenta desacreditar o Conselho de Doutrina da CGADB, Escreveu muitos artigos contra a Bíblia de Vitória Financeira.
    Incoerente isso, não?

    Se ao menos ese Apologista não tivesse batido na Bíblia da Central Gospel, aí haveria um pouquinho de coerencia. Um pouquinho só!

    IRMÃ MIRIAN, continui mostrando as verdades que estavam debaixo dos tapetes da CPAD. A CPAD é dos assembleianos e nós queremos ela livre de tudo isso.

    Abraço a todos,

    Matheus.

    ResponderExcluir
  15. A Paz do Senhor Jesus a todos e ao senhor Ir. Carlos.

    Apenas para correção. No último comentário feito, citei Mt 9.37, quando na verdade é Mt 9.38.
    Perdão pelo equívoco.

    Ir. Márcio Cruz

    ResponderExcluir
  16. Caro pr. Carlos Roberto, solicito ao prezado irmão que publique este post meu em resposta ao pr. Altair Germano, devido tratar-se do assunto em questão, postei em seu blog, mas obtive apenas uma grande censura:




    Pr. Altair Germano
    o senhor disse:

    "enquanto as discussões em torno da Bíblia Dake avançam, eu vou me apropriando daquilo que de bom ela oferece.

    É preciso comer a carne tendo cuidado com as espinhas..."


    MINHA RESPOSTA: Depois quando dizem que o senhor usa 2 pêsos e 2 medidas, o senhor acha ruim, mas a verdade é essa.
    Por exemplo eu nunca lí o senhor escrever isso da Bíblia de Vitória Financeira.(uma vez que as 2 contém heresias, mas esta Bíblia o senhor só fez atacar enquato a Dake, cobre de elogios).

    INCOERENTE ISSO, NÃO?

    Sei que não vai publicar, por isso vou postar tbm no democrético Blog do pr. Carlos Roberto naquele tópico famoso!

    Graça e PAz
    Leo.

    ResponderExcluir
  17. Shalom(para quem sabe e vive realmente o significado)!

    Quanto às minhas posições, é um direito que me assiste. E como este direito é inviolável (e não é ele o alvo da discussão), e o assunto já saiu do controle (basta ler quase todos os comentários), passei apenas a servir. Tentar manter a postura cristã (como se adiantasse).
    Alguns valendo-se da liberdade de expressão, deixam escapar sua natureza terrena e revelam o seu interior amargo (Deus AINDA cura!!!).

    1. O Pr. José Wellington tem e-mail (Pres. CGADB);
    2. Seu filho Pr. José Wellington Jr. também (Pres. Cons. Adm. CPAD);
    3. Ir. Ronaldo Rodrigues idem (Dir. Exec. CPAD).

    Por que não bombardeá-los com e-mails, escrevendo as mesmas coisas que aqui vomitam? Aliás, onde estão aqueles de que Jesus falou para amar e orar por inimigos? Você pode gritar comigo dizendo coisas do tipo: "Eu não tenho inimigos". Será (Mt 26.73)?
    "A Assembleia de Deus foi Traídaaaaa!!!"
    Jesus também foi. Qual foi a Sua atitude? Leia 1Pe 2.22,23.

    - Já que a grande maioria fala que a cúpula se corrompeu, por que não ir à fonte lá no RJ?
    - Por que não fazer manifestações, passeatas, marchas por (quem sabe) um impeachment?
    - Por que não fazer panfletagem nas ruas e igrejas contra todo este sistema?
    - Seria medo ou falta de provas para mostrar que a Instituição está sendo de fato regida pelo diabo?

    Reflitam, pois tudo que dissermos, temos que mostrar o ônus. E eu não estou falando da Dake, pois ela já deixou de ser o foco há muito tempo. Quem não está satisfeito com o sistema saia. É melhor sair do que viver murmurando e semeando amargura no arraial. Pois isto contamina (Hb 12.15). Já saiu? Deixa Deus tomar conta (Sl 37.5). Se Ele ainda não agiu é por causa de Seu amor, dando oportunidade para o conserto (2Pe 3.9).

    Pelas tuas palavras será justificado e por tuas palavras serás condenado - Mt 12.37.

    Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia - 1Co 10.12.

    Naquele que não toma o culpado por inocente (Na 1.3),

    Ir. Márcio Cruz

    *me perdoe Pr. Carlos, mas certas coisas já estão me deixando enojado.

    ResponderExcluir
  18. O senhor Marcio Cruz, disse:

    "Alguns valendo-se da liberdade de expressão, deixam escapar sua natureza terrena e revelam o seu interior amargo (Deus AINDA cura!!!)."

    E o senhor Márcio Cruz, ainda disse mais:
    "Quanto às minhas posições, é um direito que me assiste. E como este direito é inviolável"

    Resta-me responder-lhe:

    1)Não sei qual prisma o senhor usou para dizer isso: "...e revelam o seu interior amargo (Deus AINDA cura!!!)."

    Estamos apenas expressando nossa opinião com relação a Bíblia Dake e protestamos aos apologistas assembleianos que as defendem, ISSO TBM É DIREITO NOSSO E NÃO VEJO NADA DE AMARGO NISSO.

    2) Por favor minha gente é hora de acabar com esta "mania de perseguição" por pparte de alguns aqui, pois discordarmos e protestarmos contra a aopinião de voces é um direito nosso.

    3) Continuo dizendo que acho o cúmulo do absurdo Alguém escrever diversos artigos contra a Bíblia Vitória Fiananceira e ao mesmo tempo defender a Bíblia Dake - AINDA QUEREM DIZER QUE NÃO USAM 2 PÊSOS E 2 MEDIDAS?

    4) Tem apologista que até escreveu artigos e dão sugestões Bibliográficas da bíblia de Dake!
    Pergunto: PQ este apologista tbm não fez o mesmo com a bíblia d eVitória Fiananceira?: Afinal ela não contém só heresias!
    Mas vê-se claramente ai a falta de coerencia e pior que querem calar nossa boca noas acusando de Amargos, criadores de intrigas, invejosos mas eles podem tudo.. ATÉ MESMO lançar dúvidas sobre o trabalho sério do conselho de Doutrina e da Comissão Aplogética da CGADB!

    Que coisa, não?
    Em 40 anos de Assembleia de Deus nunca ví falta de coerencia tão grande!!!!
    Em Cristo,
    Leo.

    ResponderExcluir
  19. Palavras do irmão nárcio Cruz:

    "Quem não está satisfeito com o sistema saia. É melhor sair do que viver murmurando e semeando amargura no arraial."
    Minhas resposta:

    Estranho ele pode dizer o que quiser e se diz homem de "Shalon" e ao mesmo tempo acusa-nos de sermos murmuradores e outras coisas mais.Ele pode tudo e diz que é constitucional e nós não podemos responder naa que somos tudo de ruim que existe.

    Voltamos para a Bíblia d eDake:

    O certo é que o pr. Altair Germano, não achando respostas para as provas aqui neste blog que a Bíbliade Dake,de fato é o ERRO E A HERESIA PURA, procurou de todas as formas rebater este artigo, e a pior delas foi: tentar desacreditar o conselho de doutrina da CGADB perante seus leitores, e depois nós é que somos amargurados!
    Quanto aos emaisl que o irmção marcio Cruis sugeriu ao presidnete da CGADB e aos demais da CPAD, creio que não é preciso poos eles estão sabndo de tudo aqui e eles tem o parecer da Comis~são Apologética da CGADB e do Conselho de Doutrina, convocados pelo próprio presidnete da CGADB.
    Por favor, irmão marcio, o senhor não pode vir aqui e querer tirar nosso direito sagrado e constitucional de dar-nos nossas opiniões sobre este imbróglio.

    ResponderExcluir
  20. Paz do Senhor e a quem interessar possa.

    Quanto ao âmago de minhas declarações (quem for inteligente entenda), deixei claro que o post Dake foi para o espaço. Pois aqui tornou-se um ringue onde uns atacam os outros. Até agora não vi ninguém postar as refutações bíblicas sobre as heresias Dakeanas. Mostrem, o porquê de proibir a sua venda, seja pela CPAD ou qualquer outra editora. Aliás, se a venda fosse por outra editora, vocês fariam esse alarde todo? Ou o compromisso de vocês é provinciano?
    Apologeta assembleiano?! Que os demais, se virem!

    Por favor, deixemos de demagogia (alguns). "Amo a CPAD". Se ama de verdade, bata na porta da mesma, ou da CGADB e converse com os "chefes".
    É muito fácil desabafar na Web. Teriam a coragem de João Batista para dizer na "cara" do rei?

    Mas não fique dando uma de Robin Hood gospel. Vá às pessoas certas!

    Em Cristo,

    Ir. Márcio Cruz

    1Co 10.12 "Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia".

    ResponderExcluir
  21. Caro comentarista anônimo que por último se manifestou,

    A paz do Senhor!


    Não publiquei seu comentário, pois uma vez que o irmão se dirigiu diretamente ao irmão Márcio Cruz, e a fala se tratava de uma resposta direta a ele, seria louvável que o amado se identificasse.
    Por favor, faça de novo o seu comentário, com a devida identificação.
    Isso não o denigrirá em nada.
    Com todo o respeito e consideração ao próximo, podemos discordar.
    Identifique-se!

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  22. Prezado irmão Márcio Cruz,

    A Paz do Senhor!

    Registro antecipadamente que respeito seu pensamento acerca do que aqui postou, pois entendo que nem sempre temos todos os elementos para julgamento de uma situaçào.
    As discordâncias se dão, justamente porque cada um julga segundo o que sabe o tem em mãos.

    Quanto a questão da publicação da Bíblia de Dake pela CPAD, creio sinceramente que muito pouco se tem ainda a falar, uma vez que o assunto foi discutido exaustivamente, tanto que agora está até difícil para quem está chegando aqui, ler todos os comentário postados, isso sem contar os demais blogs que também comentam o mesmo assunto.

    O que está faltando agora, de fato, é uma análise dos 35.000 verbetes da referida bíblia de estudos, um a um, o que não é tarefa fácil nem rápida, no entanto, o que aqui já se postou a respeito do assunto, já é suficiente para uma análise do que o texto propõe, que é o fato de a referida obra ser publicada pela CPAD.

    Quanto a sua fala, sôbre a quem os que aqui comentaram devem se dirigir, quero apenas registrar que, o que aqui postei, é o mínimo necessário para expor meu posicio namento pessoal.

    Saiba que na condição de membro do Conselho de Doutrina da CGADB, desde o início, manifestei meu posicionamento diante dos meus pares e a quem de direito, dentro da linha hierárquica onde estou posicionado.
    Não tenha a menor dúvida, que tudo o que aqui já manifestei, é de conhecimento de quem de direito, e ainda mais outras coisas que não convém falar aqui, justamente por não ser o fórum competente.

    Saiba que tenho mais o que falar sôbre esse assunto, mas o fiz diretamente a quem e onde deveria fazê-lo. Aqui, só aumentaria a lenha na fogueira que já está por demais acesa!rsrs

    Quanto aos demais comentaristas, assim como o prezado irmão, todos tem o direito de se manifestar para expor seu pensamento.

    Esse veículo de comunicação é uma "faca de dois gumes". Precisamos saber o que queremos. Se publicar aqui somente o que quero, por certo será uma via de uma só mão.

    Procurei ser o mais democrático possível, tanto que escrevi o que deveria, pelo menos no meu entendimento, e finalmente também li o que queria e o que não queria. Faz parte!

    Saiba que tudo isso, até agora só colaborou para que esteja ainda mais firme do meu pensamento original, e não fui convencido do contrário, e se a qualquer momento for convencido disso, volto atrás e me manifestarei aqui mesmo, não tenha a menor dúvida disso. Quem me conhece pessoalmente, sabe que luto sempre para agir assim. É uma questão de coerência.

    Acredito ainda, que não precisamos ter o coração angustiado ou amargurado para discordar, principalmente quando se trata de um caso isolado, como é este.

    Na certeza de que o Senhor dará discernimento a todos, e que finalmente o melhor acontecerá, oro por isso, prossigamos para o alvo.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  23. Caros comentaristas,

    Considerando que o último post do Pr. Altair Germano, publicado em seu conceituado blog, sôbre este mesmo assunto, foi muito citado neste espaço, publico aqui meu comentário lá postado, mesmo sabendo do direito do nobre companheiro moderar, vindo publicá-lo ou não:



    Nobre companheiro Pr. Altair Germano,

    A paz do Senhor!

    Em primeiro lugar, quero agradecer o encaminhamento do seu post por e-mail, e justiifcar que, pelas diversas atividades nos últimos dias, não pude responder antes.

    Registro antecipadamente aqui, meu profundo respeito sôbre a sua clara e evidente opinião acerca do assunto, a qual é perfeitamente normal e salutar, ainda que possamos divergir. Com certeza, esse debate respeitoso e transparente, só nos fará crescer em conhecimento e entendimento.

    Apenas para registrar meu pensamento a respeito do seu post, quero colaborar registrando o que se segue:

    Creio não ter sido a sua intenção, mas pelo que está escrito no seu elucidativo texto, salvo melhor juízo, entendi que ficou uma certa dúvida sôbre a atuação e credibilidade do Conselho de Doutrina da CGADB.

    Não posso falar sôbre a "suposta aprovação" do Conselho de Doutrina nas duas obras às quais o nobre companheiro se referiu, pelo fato de suas publicações datarem dos anos 2003 e 2006, época na qual ainda não fazia parte do referido conselho, porém, como o amado me enviou seu post por e-mail, tomei a liberdade de encaminhá-lo aos respectivos Presidentes, tanto do Conselho de Doutrina, bem como da Comissão de Apologética para averiguação, uma vez que os dois já eram presidentes dos referidos conselhos na ocasião.

    Não sei se terão interesse em se manifestar, pelo menos creio ter feito a minha parte.

    Quanto a mudança de postura da CPAD, quanto ao teor das suas publicações, se continuam de caráter puramente confessional ou não, entendo que somente uma Assembléia Geral da CGADB, tem poderes para legislar sôbre essa causa. Até que isso aconteça, que seja cumprido o estatuto vigente, caso contrário tratar-se-á de descumprimento do mesmo.

    Da mesma maneira, entendo também ser as atribuições do Conselho de Doutrina. De acordo com o estatuto vigente da CGADB, (creio ser desnecessário citar aqui todos os artigos), a CPAD é quem deve colocar à apreciação do mesmo as obras a serem publicadas.

    continua...

    ResponderExcluir
  24. ...continuação

    Sinceramente, não creio que tenha sido a sua intenção, mas seu texto, no meu entendimento, colocou a CPAD acima de toda e qualquer suspeita, e as debitou todas na conta do Conselho de Doutrina.

    Ora, com méritos, a CPAD tem todo o nosso respeito, digo isso partindo da minha própria pessoa, porém, mesmo não tendo sido constituído advogado do Conselho de Doutrina, estou parte integrante do mesmo neste momento, e o que reinvidico aqui não é uma simples questão de mérito moral, mas também legal.

    No âmbito da dúvida sobre o que realmente aconteceu quanto a publicação das obras citadas, não seria óbvio que na pior das hipóteses, as duas instituições fossem tratadas de igual para igual, até que se pronunciassem a respeito?

    Assim como o nobre companheiro entendeu que houve "contradição" na resolução conjunta do Conselho de Doutrina e da Comissão de Apologética, porventura não poderíamos também interpretar, talvez, a inclusão dessa "suposta aprovação do Conselho de Doutrina", como um erro, ou quem sabe uma espécie de "aprovação tácita", pelo costume de se imprimir essa frase em todas as fichas técnicas das publicações? Seria um erro gravíssimo, mas é uma das possibilidades, afinal, dúvidas são sempre dúvidas, e podem ocorrer de todos os lados, até que sejam esclarecidas por todas as partes.

    Minha argumentação se baseia no fato de, em dois anos e oito meses como membro do atual Conselho de Doutrina, não ter sido convocado para qualquer reunião de apreciação de obras a serem publicadas pela CPAD.

    Por outro lado, entendo que, se porventura o atual "modus operandis" do Conselho de Doutrina não é mais viável, que então seja primeiro alterado estatutariamente, e que até lá se respeite o que está estatuído. São as regras!

    Finalmente, no meu entendimento, se compreendermos que heresia é heresia e ponto final, e que assim mesmo poderemos publicar obras que divirjam da nossa doutrina com a devida nota explicativa, dentro de pouco tempo correremos o risco de publicarmos obras com pensamentos das diversas seitas existentes.
    É um risco? Sim! Porque não?

    Se hoje temos administradores na CPAD em quem confiamos plenamente, mas, e amanhã, o que acontecerá?

    Só Deus sabe!

    Por isso, entendo que prevenir é melhor do que remediar!

    Com temor e tremor diante de Deus, sempre querendo colaborar com meus irmãos, amigos e companheiros na Causa do Mestre, sempre querendo e disposto a entender o que porventura não tenha sido possível até agora.

    Pr. Carlos Roberto Silva

    ResponderExcluir
  25. Caro amigo, pastor Carlos Roberto:

    Apesar de eu não ser membro do Conselho de Doutrina, peço vênia ao prezado companheiro, para, à luz de todos os comentários que aqui postei, fazer minhas as suas palavras em seu último comentário dirigidas ao irmão Marcio Cruz.

    Nada mais preciso acrescentar, pois ambos temos tratado do assunto em seus devidos fóruns e, pela imensa graça de Deus, desfrutamos do respeito para expor com toda a transparência a nossa linha de pensamento desde os membros da Mesa Diretora da CGADB, passando pelos respectivos órgãos da entidade, entre ele a CPAD, através de seus responsáveis na área administrativa e editorial.

    Em outras palavras, o que temos afirmado aqui já o fizemos frente à frente com quem de direito e o faremos em todos os níveis que se fizerem necessários.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  26. Caro Pr. Geremias do Couto,

    A Paz do Senhor!

    Sua participação aqui é sempre uma honra, principalmente neste post, onde sua ativa participação, nada mais é do que a reverberação do seu pensamento muitas vezes exposto a quem de direito e em fórum competente, sempre na defesa da CPAD e da CGADB.
    Sou testemunha ocular disso.

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  27. Permitam-me, nobres pastores, que me antecedem,

    Mas, a impressão que temos é que o irmão Márcio pegou o Bonde andando. Parece que o amado irmão não leu os mais de 400 comentários postados nesse blog sobre o Tema DAKE.

    O irmão escreve que ainda não leu nossa refutação acerca dos erros da DAKE. Isso demonstra que o querido Márcio não está acompanhando todos os comentários da universal blogosfera.

    Recomendo portanto, ao Márcio, que antes de tecer quaisquer critica, se atualize sobre o assunto e sobre a posição dos debatedores. Só assim, não fará juízo precipitado.

    Ofereço o meu humilde Blog para que o irmão Márcio possa se inteirar no assunto. Basta clicar no meu Banner que está na coluna do lado direito do Blog Point Rhema.(Blog do Pastor Robson Aguiar).

    Em tempo, quero agradecer ao Pastor Carlos, por divulgar meu Banner.

    ResponderExcluir
  28. A Paz do Senhor, Ir. Carlos.

    Agradeço pelo comentário. Lúcido, maduro, reflexos de alguém que tem metas, prumos, lastros para comentar.

    As minhas referências são baseadas no que li aqui. Não sou contra a troca de ideias, pois as mesmas fazem parte do processo de aprendizagem. Mas faz-se altamente necessário sobriedade, imparcialidade.

    Cito como exemplo, o Ir. Geremias do Couto. Suave, com postura, mas ele com alguns poucos são agulhas em um palheiro. Detalhe: comentando sobre coisas que ele conhece, pois esteve lá. Por isso me detive em comentar Dake, e depois sobre a postura (não sua ideias) de alguns blogueiros.

    É a isto a que me refiro. Infelizmente, alguns colocaram as emoções na ponta dos dedos e falaram coisas que serviram de faísca em assunto altamente inflamável.

    Irmão Carlos, quero lhe dizer que pensei muito para enviar os últimos comentários. Pois estive vendo que o post deixou de ser produtivo, raras pessoas contribuíram para que o efeito fosse melhor para edificação. O que vi muito não somente aqui, mas em outros espaços, foram escárnios, deboches, ironias contra pessoas. Com a desculpa de ser senso de humor, que infelizmente não parecia ser postura cristã.

    Postei a um pedido seu alguns erros da Dake, esperando que alguém pudesse fazer a refutação bíblica neste espaço, pois creio que era isto que veio a postagem propor. Certo?

    Tudo bem! Não se trata do erro de qualquer maneira. É preciso antes fazer a anamnese. Coisa que infelizmente (não culpa dos mesmos), os Conselhos fizeram depois (MAS FIZERAM, AGIRAM). Não se detiveram.

    Agora, quanto à tomadas de posturas, decisões para o tratamento clínico, medicamentoso, a melhora do doente depende dele. Se o médico já receitou, cabe ao paciente decidir em tomá-lo, pois se houver uma recusa por parte dele, é decisão sua. Só não reclame das conseqûências.

    Em Cristo, meu irmão me despeço, ficando apenas como acompanhante da situação.
    Me perdoe pelos comentários. E este comentário é apenas para esclarecimento. Não precisa publicá-lo. Precisando, segue meu e-mail abaixo.

    Ir. Márcio Cruz - Manaus/AM
    amojeova@ig.com.br.

    A Paz do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  29. "Até agora não vi ninguém postar as refutações bíblicas sobre as heresias Dakeanas..."


    Aqui mesmo neste Blog tem um artigo do pr. Carlos Roberto sobre um email do pr. Paulo Romero onde ele mostra as Heresias da Bíblia de Dake.

    E se digitarem no google Heresias de Dake vão se deparar com um valioso compendio sobre as heresias desta Bíblia.

    ResponderExcluir
  30. Caros comentaristas,

    A paz do Senhor!

    Considerando ter postado aqui meu comentário no post do nobre companheiro Pr. Altair Germano, "Publicar ou não publicar, eis a quetão", agora publico também, para conhecimento dos que acompanham este debate, seu comentário resposta:

    "Amigo e pastor Carlos Roberto,

    com certeza uma das duas coisas aconteceram: O Conselho de Doutrina (nas gestões citadas) aprovou obras contendo heresias e sem a devida nota de advertência, ou a CPAD registrou a aprovação do referido Conselho nas obras citadas, sem o devido exame pelo mesmo. É uma caso para se investigar internamente.

    Se o texto lançou apenas sobre o Conselho de Doutrina a possível "responsabilidade" dos fatos citados, foi inabilidade deste escritor. Fica aqui minhas desculpas.

    No demais, o amigo sabe, que a nossa discussão gira em torno de pontos de vistas, e meu carinho, respeito, amizade e admiração pelo irmão e companheiro apenas aumentam a cada dia que passa.

    Abraços fraternos!

    Pr. Altair Germano

    ResponderExcluir
  31. Caro Márcio Cruz,

    Publiquei seu comentário por julgá-lo elucidativo e coerente.

    Todos são bem vindos neste espaço!

    Creio que, à medida que emitimos nosso parecer e respondemos as réplicas e as tréplicas, dentro do assunto proposto, as questões vão naturalmente se elucidando.

    O acirrar dos ânimos é humano, mas isso também se equilibra quando há quem jogue água quando o incêndio está alto.rsrs

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  32. Caro comentarista anônimo,

    Publiquei seu comentário, considerando que o aprofundamento teológico ds questões que envolvem a Dake, é a melhor contribuição deste momento, no entanto, tenha total liberdade para se identificar.

    Muito obrigado!
    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  33. E todos aqueles que pagaram caro por um produto de uma instituição teóricamente séria, como ficam?

    A CPAD deveria ressarcir todos aqueles que compraram essa Bíblia.

    Que nas próximas publicações, a CPAD seja mais responsável, pois lesar consumidores tamném é pecado.

    ResponderExcluir
  34. A paz do Senhor Pastor, Quero parabeniza-lô pela sua posição no tocante a Bilia Dake, louvo a Deus porque creio que,nesta geração, jumenta não fala, e nem as pedras clamarão,pois ainda a profeta de Deus em Israel, A paz do Senhor.A proposito eu comprei uma bilia Dake, mas troquei por outra ,Após ver uma série de erros contidos nela , uma verdadeira confusão, inclusive no Capitulo 42 do livro de genesis está faltando o versiculo 3, um erro Absurdo.

    ResponderExcluir
  35. Caro Willy Martinelli,
    A Paz do Senhor!

    Grato pela honrosa visita!

    É justo concordar com a sua linha de pensamento.

    Que assim seja!

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  36. Caro Luiz Paulo,

    Graça e Paz!

    Ore por mim e também por outros que não se calaram. Muitos também não concordaram mas a exposição é um risco que nem todos querem correr.
    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  37. Sou pesquisador da net, Saiba o real significado do RA-TIM-BUM em nosso site

    http://www.assembleiabelem.br22.com/word/forum1.html

    Saiba alguns significado de algumas palavras em nosso blog, aprenda para ensinar

    Saiba qual o erro do novo CD da damares

    http://www.assembleiabelem.br22.com/word/musica4.html

    Aproveite e Acesse nosso site

    www.assembleiabelem.br22.com

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...