Oportunidades que a realização da prova do ENEM oferece

Ok, você fez o Enem, tirou uma nota acima da necessária, acessou o site no período correto e realizou a inscrição Prouni, mas e como acompanhar seu processo? Bom, como dissemos você pode morar e prestar o enem no Rio Grande do Sul e concorrer a um curso em uma universidade do Maranhão, dessa forma a concorrência deve ser grande, certo? Você poderá acompanhar as notas de corte que são atualizadas diariamente a partir do segundo dia da inscrição, no próprio site. O maia interessante é que se sua nota for superada e você ver que não foi mais conseguir sua bolsa é possível alterar suas opções de curso e readequar-se, conseguindo assim a tão sonhada vaga no ensino superior. O candidato poderá escolher até 2 opções de curso simultaneamente.

A 1º chamada ocorre geralmente em 20 de janeiro, onde os estudantes selecionados deverão levar os documentos para providenciar sua inscrição. A 2ª chamada Prouni ocorre aproximadamente em 3 de fevereiro. Se mesmo assim você não for contemplado poderá ingressar na lista de espera, mas não esqueça: Quem entra na lista de espera também deve entregar documentos, isso geralmente ocorre no dia 19 e 20 de fevereiro.

Legal, hein? E você, prestou o Enem este ano? Aqui vai uma última informação pra lhe convencer ao fazer o Enem ano que vem, caso não tenha feito este ano: Mais de 1.100 universidades particulares já adotaram o sistema e estão concedendo bolsas através do programa, além disso, as universidades federais estão abandonando o sistema tradicional de vestibulares e utilizando SOMENTE o Enem. Quer exemplos?

  • UnB (Universidade de Brasília) – Oferece 50% das vagas pelo Enem e 50% pelo PAS no 1º semestre e vestibular no 2º semestre;
  • UFG (Universidade Federal de Goiás) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do sul) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFAL (Universidade Federal de Alagoas) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFBA (Universidade Federal da Bahia) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) – todas as vagas pelo Enem;
  • UFC (Universidade Federal do Ceará) – todas as vagas pelo Enem;
  • Muitas outras.

 

Leave a Comment