terça-feira, 29 de dezembro de 2009

BÍBLIA DAKE - Posicionamento do Pr. Carlos Roberto e Comentário de Revisora demitida pela CPAD


Fonte da Imagem: Blog do Pr. Robson Aguiar


Tenho acompanhado as discussões sobre a publicação da Bíblia de Estudos de Dake, lançada pela CPAD, porém, na condição de Membro do Conselho de Doutrina da CGADB, representando lá a COMADESPE, convenção regional da qual estou Vice Presidente Executivo, procurei não precipitar qualquer comentário aqui na blogosfera, no afã de ser moderado aguardando um bom final para este processo.


No entanto, considerando que aqui mesmo neste blog, publiquei chamada sôbre o lançamento da Bíblia Dake, com a melhor das intenções, e a partir de então passei a ter também responsabilidade com a indicação, não posso me calar, motivo pelo qual passo a expor o que se segue:


1 - Participei da Reunião do Conselho de Doutrina em conjunto com a Comissão de Apologética da CGADB, quando por conscenso e unanimidade, foi enviada resolução aos órgãos competentes, assinado pelos presidentes dos referidos conselhos, concluindo pelo cessar da publicação, bem como pela retirada dos exemplares da referida Bíblia ainda existentes nas lojas da editora. Somente isso já diz tudo sôbre o que significa para a Igreja tal publicação.

2 - Considerando que a Bíblia de Dake continua sendo muito bem vendida nas lojas da CPAD, e que, em virtude da notícia de seu lançamento postada aqui, tenho recebido muitas indagações, sejam por telefone ou e-mails, e até mesmo considerações através de comentários, declaro que:

3 - Não concordo com as discrepâncias doutrinárias de Dake, as quais passei a conhecer somente quando do recebimento de um exemplar, bem como da participaçào da Reunião do Conselho de Doutrina e da Comissão de Apologética,

4 - Ainda que existam bons comentários nela inseridos, aqueles que são heréticos e venenosos, invisabilizam a publicação, principalmente em se tratando de uma editora de caráter confessional.

5 - A não consulta ao conselho competente da CGADB, no caso o de doutrina, o que é regimental, foi erro grave e nesse caso específico irreparável.

6 - No meu entender, salvo melhor juízo, o não acatamento da resolução tomada pelos referidos conselhos, pelo menos até agora, (22.12.2009), agrava muito mais a situação, e caracteriza ainda uma séria crise institucional.

7 - Nossa convenção, a COMADESPE,  através da Comissão de Temário da 76a. AGO que será realizada em Bauru, de 25 a 28 de Janeiro de 2010, com muito temor e lamentando muito, decidiu, pontualmente, abrir mão de uma parceria de alguns anos com a CPAD, pelo menos até que isso se resolva, para que não tenhamos o constrangimento de ter a referida Bíblia comercializada nos stands do evento, e também para evitar o desprazer de ter que justificar, não recomendar ou fazer contraponto a um produto de tão importante parceiro.

8 - Não bastasse tudo isso, acaba de ser postado aqui neste blog, comentário da funcionária da CPAD, revisora Miriam Anna Libório, demitida, o qual transcrevo na íntegra:


A quem interessar possa.

Não é justo que eu seja penalizada pela publicação da Bíblia Anotada de DAKE, quando a direção foi avisada (pelo chefe de setor em exercício e pelos revisores responsáveis, muito antes de sua publicação) de que ela traria problemas. Não existe erro de revisão nela. Existem discrepâncias doutrinárias que inviabilizam sua publicação e isto, embora não seja da competência do revisor, que apenas cumpre ordens, foi visto e comunicado.
O superior imediato foi alertado a respeito das discrepâncias, mas não deu ouvidos, sabe-se lá por quê.
Qualquer coisa que seja dita, por quem quer que seja, para justificar a ignorância deles com relação a este fato, é MENTIRA atestada por mim como copy mais antiga no setor. Peço que tomem providências. Ou este sacerdócio já está tão corrompido que será necessário Deus abrir a boca de um jumento para repreender o profeta cego, surdo e mudo? Não quero emprego de volta, nem dinheiro. Quero desagravo. Não posso ficar à mercê de profetas velhos, aos quais sempre temi, dos quais sempre tive receio, e por causa de quem me vejo neste imbróglio.

Com muita indignação,
Miriam Anna Liborio
P.S.: Se existe algum problema de saúde naquele lugar, é cegueira. Incurável.

Isto posto, registro o que aqui relatei, como prova de respeito pelos leitores deste blog, os quais em sua maioria são companheiros de ministério e de convenção, e nesse caso me refiro principalmente à COMADESPE, além de amigos pertencentes a outras denominações, por ser este o veículo que disponho para externar o que penso a respeito do caso, e peço vênia, não sejam confundidas tais declarações, com qualquer conotação de política eclesiástica ou campanha contra a CPAD, a qual continua contando com a minha admiração e apoio pelo conjunto da sua obra e serviço prestado às Assembléias de Deus e à Igreja Evangélica brasileira em geral, no entanto, nesse caso específico, entendo que o erro é grave com o que não posso concordar em hipótese alguma.

Talvez tenha sido tardio no afã de não ser precipitado, mas agora, com todo respeito e moderação é necessário um posicionamento de minha parte.

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." I Timóteo 4: 16

Com temor a Deus e respeito
pela CPAD e todas as pessoas envolvidas,

Pr. Carlos Roberto Silva

437 comentários:

  1. Estimado Prº Carlos Roberto Silva
    Paz do Senhor Jesus Cristo.

    Orando para que tudo esteja bem.

    Sinto-me pequeno "não minto" diante do vasto saber de alguns protagonistas desta matéria.
    Todavia, é triste perceber que alguns comentaristas "usando este canal tão salutar" parecem partir para agressão pessoal contra os seus desafetos.
    Prefiro ficar com o que o senhor registrou. Permita-me:
    debate tão salutar, e portanto, é imprecindível que continuemos debatendo no "CAMPO DAS IDÉIAS".
    O que temos percebido até parece um filme do sylvester stallone, virou "briga de rua"
    Podemos discordar das idéias sem contudo tirar
    o direito de expressão de outrem.
    O apóstolo Paulo afirmou:
    2 Tm 2:24 e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente;

    Agora muito mais ainda oro: que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó continue lhe dando graça na fala, ações e nos pensamentos,nas entradas e saídas diante do povo santo e ainda nos meandros das ações em prol do reino de Deus.

    Fraternalmente em Cristo Jesus,

    José Roberto Santana. 45 Pb.
    Um dos remanescentes lutando para ser achado fiel no grande dia "encontro nos ares".
    Jesus prometeu. Ele cumprirá.

    Min. Ass. de Deus de CB.

    ResponderExcluir
  2. Prezamado Eliseu Antonio Gomes,

    Paz!

    ELISEU ANTONIO GOMES sugeriu em se texto: Não entendi a idéia apresentada pelo Pr. Newton Carpintero. Ele propôs que seja publicado um livro refutando as doutrinas da Bíblia Dake e que a Bíblia Dake continue sendo vendida junto com este livro de refutações, como um kit?

    Newton - servo informa: Caro Eliseu, você não entendeu a minha "apenas sugestão", porque não leste com cuidado o meu texto. Vá novamente e leia com cuidado.

    A sua pergunta sobre o KIT, é uma "sua" interpretação, pois, admito que um livro com a informação sobre os erros proporcionaria informação defensiva aos seus leitores. Esta é a minha sugestão. Por acaso estou errado nesta sugestão ou defendendo a DAKE? Claro que não.

    Se desejam continuar, ou não, com a venda da DAKE, com KIT, sem KIT, ou um presente à parte. Entenda este não é um problema meu. E muito menos seu. Bem reveja a sua insinuação maldosa.

    O Senhor seja contigo!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  3. Prezado Pr. Carlos Roberto, por incrivel que nos pareça, aqui está um microcosmo da igreja brasileira.

    Quer ser grande, mas não tem organização interna, pois suas comissões constituídas para determinado fim não conseguem executá-lo.

    Quer ser forte, mas vive uma luta de interesses, que vão da "simples" ignorância com a posição alheia até o atiçamento nas palavras, sem que uma coisa nem outra seja produtiva.

    Quer ser santa, mas está tão apegada a defender uma conjunto de pressupostos que acaba coando um mosquito e engolindo um camelo.

    Julga-se isenta, mas está comprometida institucionalmente. E vai replicando o comprometimento nos seus membros.

    Nunca foi tão atual o ditame do Mestre: Sede simplices e prudentes...

    Por enquanto, os melhores produtos da "Casa" continuam sendo suas Lições Bíblicas, exceto uma ou outra eivada de sutilezas de um editor desapercebido.

    Enfim, o que de fato será feito com a Dake's Bible Frankestein brasileira? Por enquanto, e sem querer generalizar, meu bordão se confirma: Tais Bíblias 1) Não aguçam a pesquisa, pois somos avessos à pequisa séria 2) Não aguçam a leitura, pois não gostamos de ler e 3) Não aguçam a espiritualidade, pois trazem divisões e contrasensos.

    E podem discordar à vontade!

    ResponderExcluir
  4. A teologia da properidade/confissão positiva sufocou o pentecostalismo nos EUA e temo que aconteça o mesmo no Brasil. As origens do pentecostalismo nos movimentos de Santidade Wesleyano e herdeiro do pietismo e da Reforma Protestante é o verdadeiro e original Pentecostalismo Clássico.

    ResponderExcluir
  5. Pr. Carlos, meu Presidente

    O silencio está se instalando. Pouco a Pouco vai se estabelendo. O presidente Sarney ensinou ha uns dias atras: O Silencio, o tempo e a paciencia é melhor remedio pra fazer a verdade ser esquecida. Estamos adotando a mesma prática. A CGADB nao fala. O diretor da CPAD nao Fala. Antonio Gilberto nao Fala. Os apologetas nao Falam. Os Ícones nao Falam. Os Teologos desistem do debate com muita "humildade",O conselho de doutrina nao fala. Há um espirito surdo-mudo agindo e enquanto isso somos obrigado a engolir o gosto amargo da traiçao a que estamos expostos por quem devia zelar e cuidar bem da igreja de Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Paz pra todos!
    Pr Newton, desculpe quando me expressei dizendo não ser um conferencista, ou assalariado da igreja ou pregador itinerante.

    Pois, Não tenho nada contra.
    Confesso que foi uma colocação infeliz. Apresento meu pedido de desculpas não só ao irmão mas, a todos que se inserem neste contexto. Todavia pelo contexto quis dizer que muitos de nós, as vezes por essas coisas, deixam suas convicções de lado, e passam a ser subservientes do sistema.

    Já adiantando que não é o seu caso.
    Bem, voltando ao assunto, quero me dirigir ao Pr. Carlos. Fazendo coro com o Pr. Geremias gostaria de saber qual vai ser o critério do irmão para avaliar quem aqui é desafeto de quem.
    já disse, não concordo com agressões verbais. Como já esclareceu por aqui outro companheiro (é crime). Mas, pessoas públicas e que fazem uso contínuo da palavra, como é o nosso caso. Estamos sujeitos a críticas. Se não queremos o nosso nome mencionado em debates como esse é bom não falar muito por ai. Nem escrever também. Pois será natural ter seu nome mencionado em veículos de comunicação como este. Estando ou não presente.

    Agora, o que temos que ter cuidado, é no tocante a linguagem chula, deselegante, imprópria para crentes e principalmente homens de Deus.

    Permita-me dar um exemplo disso. Pr Isael de Araújo, é meu amigo, tenho grande admiração pelo seu trabalho, seu nome até o momento não foi citado, mas foi ele quem apresentou na cerimônia de lançamento, a bíblia dake.

    Então, como não citá-lo entre os que estão envolvidos na confecção da dake pela CPAD? No meu ver, ele, como Chefe do Setor de Obras Especiais, também tem que nos trazer esclarecimentos. Mensageiro da Paz, outubro, p. 3, Rio de janeiro, 2009.

    Então volto a tecla da blindagem. Tá no Jornal, não fui eu quem escrevi. Pr. Antonio Gilberto, respalda a bíblia dake.

    Como se segue:

    “O Pr. Antonio Gilberto falou sobre a importância da obra, a qual conhecia há mais de 30 ANOS”.
    Depois que adquiri a obra, passei SEIS ANOS só estudando os recursos da bíblia.

    “É UMA OBRA EXTRAORDINÁRIA”

    “VAI ENRIQUECER OS ESTUDANTES DA PALAVRA DE DEUS NO BRASIL, E EM TODOS OS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, AFIRMOU PASTOR ANTONIO GILBERTO”

    Mensageiro da Paz, outubro, p. 3, Rio de janeiro, 2009

    ResponderExcluir
  7. Em tempo. Pr. Carlos!

    juntando minha voz ao irmão Esteves, não é só do Excelentissimo Senhor Presidente da CGADB, que estamos sentindo falta no tocante a pronunciamento, mas, também os demais membros do Conselho de Doutrina e Comissão apologética.

    Tem alguma operação abafa na calada da noite?

    Acho que já está na hora mostrarem os rostos. Pelo visto, com excessão do nobre companheiro Jessé,(que não pertence a Comissão) mas, ocupa posição elevada na COMADESPE, está sendo solidário a causa, o senhor é o único das comissões, aqui presente.

    devo perguntar onde eles estão lá no meu blog? risos

    ResponderExcluir
  8. Caro
    Pr. Washington Pires
    I Igreja Batista do Ingá-RJ

    Quero agradecer seu elogioso comentário ao nobre companheiro Pr. Ciro Zibordi, porém, considerando ser este espaço aberto, e ele por vontade própria ter ser retirado, já ficou convencionado por esse aprendiz de moderador, que não mais publicaria qualquer ceomentário sobre sua saída deste fórum, o que poderia gerar réplicas e tréplicas.
    O seu comentário não publicado é muito bom e louvável, mas geraria réplicas, e para ser equilibrado, é melhor cumprirmos o aqui anunciado.
    Meu amado, volte dentro do assunto em fóco, pois o irmão é muito bem vindo, pois ainda que não concorde com a maioria, com certeza enriquecerá este fórum de discussão.

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  9. Caro Pr. Robson Aguiar,

    A Paz do Senhor!

    Considerando suas perguntas, quero registrar que neste blog, falo por mim.
    Não seria de bom alvitre, estar indagando meus pares, seja de ministério, convenção ou do conselho de doutrina, sôbre os seus posicionamentos a respeito do caso, no entanto, aqui foi o veículo que disponho para minha manifestação.
    Quem sabe, se o irmão sugerir em seu blog, alguém venha se manifestar.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  10. Carissimo pastor ! dono do blog point rhema
    Obrigado por permitir minha postagem
    Se nao passou pelo conselho de doutrina por que a DAKE foi publicada ?

    ResponderExcluir
  11. Atenção pastores!

    CPAD agora só com reintegração de posse.

    A soberania é da Igreja ou da CPAD?

    ResponderExcluir
  12. Caro irmão Anônimo,
    Graça e Paz!

    O que o amado irmão quer saber, é justamente a pergunta que não quer calar, talvez a demora em a CPAD se pronunciar.

    Pelo seu comentário, interpreto uma insinuação de que alguém do CD tivesse assinado, desconheço qualquer coisa até agora!

    Como o amado irmão tem dificuldade em se identificar, este é o último comentário postado.

    Se identifique e tenha toda liberdade para interagirmos!

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  13. Pr. Carlos Roberto,
    A paz do Senhor!
    Em relação a polêmica do momento, gostaria de fazer algumas observações:
    1) Fui provavelmente um dos primeiros blogueiros a introduzir a questão das heresias presentes na Bíblia Dake na blogosfera, mais precisamente dentro do contexto da UBE. Fui eu o primeiro blogueiro a consultar um colaborador direto da casa enviando minhas indagações - elas foram enviadas ao Pr. Silas Daniel diretamente em seu blog. Na ocasião, achei por bem trazer público também em meu blog as respostas obtidas, e publiquei na integra meus questionamentos e as respostas do Pastor Silas Daniel, que acabaram por repercutir no blog oficial da UBE, e consequentemente para diversos outros blogs, acendendo a chama da curiosidade pelo assunto e o interesse pelo debate na blogosfera, debate esse que acho que deve prosseguir mesmo após decisão do Conselho de Doutrina da CGADB. Não vejo o caso como encerrado, principalmente depois da atitude covarde da CPAD em demitir uma das funcionárias envolvidas no projeto de publicação da bíblia. De fato, a posição tomada pela Casa em apresentar a obra como “revisada com todo rigor teológico e doutrinário” em suas peças publicitárias nos periódicos da CPAD e em outras mídias constitui-se no mínimo em propaganda enganosa, descuido com os postulados teológicos da denominação e um verdadeiro jogo de mal gosto com a ingenuidade das pessoas. E o pior: tudo isso com o aval de um suposto Conselho de Doutrina e do vaticínio de um dos maiores teólogos da nossa denominação, o Pr. Antonio Gilberto.

    2) Em matéria publicada em meu blog afirmei que a CPAD deveria receber da parte do Conselho de Doutrina da CGADB uma espécie de “moção de advertência” pelo “vacilo” da editora em relação ao caso. No entanto, fiz questão de afirmar em minha postagem que acredito no compromisso da Casa em difundir e distribuir materiais de qualidade editorial e teológica como tem feito até aqui com excessão da nova bíblia. Assim, faço questão de destacar meu po0nto de vista de que os responsáveis ( e não uma simples revisora) sejam penalizados. E, sinceramente volto a repetir, o cúmulo do desrespeito da CPAD foi apresentar a obra como revisada com todo rigor teológico e doutrinário.

    3) Para encerrar, quero retomar algumas observações feitas neste fórum pelo Pr. Ciro Zibordi que compartilhou o fato de ter manifestado posição contrária a respeito de uma das obras publicadas pela editora anteriormente pelo fato da posição tomada pelo autor não ter amparo dentro da teologia assembleiana. De fato, é preciso relembrar que muitos dos autores de títulos publicados pela CPAD nem pentecostais são (Dave Hunt por exemplo é batista, e já se manifestou diversas vezes contrário a experiência pentecostal em diversos artigos publicados pela Revista Chamada da Meia Noite), no entanto a obra escolhida pela editora (neste caso “Em defesa da fé cristã”) é uma obra isenta de problemas doutrinários e teológicos, e portanto saudável, bem-vinda e extremamente recomendável pela sua importância. Outro exemplo é a posição do próprio Hank Hanegraaff, que embora possua posição ortodoxa em relação ao Movimento da Fé e da Prosperidade (assim como as ADs no Brasil) e portanto crítico das heresias de Dake, não se compatibiliza teologicamente conosco quando o assunto é a Restauração de Israel no fim dos tempos – para Hanegraaff a igreja substituiu eternamente a Israel no plano divino, nem por isso todas as obras dele devem ser relegadas ao plano não-ortodoxo (veja por exemplo “Cristianismo em crise” e “A oração de Jesus” – obras de valor magistral para a vida cristã). Infelizmente, a CPAD acabou decepcionando diversos assembleianos com uma obra aparentemente saudável pelos números que apresenta, embora escrita por um assembleiano. Um triste paradoxo!


    Sidnei Moura
    WWW.sidneiemoura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Saudações CRISTÃS a todos!

    Amados, lendo o desenrolar deste post, vendo a postura de alguns, gostaria de sugerir que TODOS, isto mesmo, TODOS pudessem descentralizar seus desafetos contra A, B, C ou quem quer que seja, e passassem a priorizar a defesa da sã doutrina (lembrem-se de Ef 6.12).
    Pelo que vi, praticamente todos possuem formação teológica, são pastores ou exercem direção em alguma Congregação.

    Creio que o intuito do Pr. Carlos Alberto não foi o de polemizar e sim o de esclarecer. Se, pois há apologetas, que os mesmos usem o dom que o Senhor da Seara lhes confiou e o use para orientar aos cristãos leigos sobre os erros da citada Bíblia de Estudo aqui ou seus blogs. Repetindo: sem ofender ninguém. É muito feio e anti-cristão.

    Em nada ganharemos se ficarmos a nos degladiar.

    A CPAD errou? Quem de todos os que aqui visitaram e deixaram seu comentário, não deu uma "ratada" teológica, administrativa em sua caminhada?

    Por isso, digo mais uma vez: o fruto do Espírito Domínio Próprio, Mansidão é demonstrado através do respeito. Somos cristãos, e então ajamos como tais. Pois a história de que "sou crente, mas meu braço direito ainda falta se converter" não cabe aos santos do Senhor.

    Postei a pedido do Pr. Carlos Alberto alguns dos erros encontrados na Dake. Agora, fica a responsabilidade dos apologetas nervosos descarregarem suas emoções na refutação das mesmas.

    No Amor Dele que conhece todas as coisas,

    Ir. Márcio Cruz.

    ResponderExcluir
  15. interesante esse debate.
    Só fiquei triste quando o vice-presidente da CGADB cuspiu na convenção, escrachou todos pastores que perseveram na sã doutrina, incitou os membros insatisfeitos a deixarem essa igrejas. Chamou a nós pastores de anos e anos, pioneiros, de hipócritas, fariseus e tudo mais.
    Tudo em uma pregação sua sobre liberdade cristã e legalismo.
    E, infelizmente não vi nenhum desses blogs (batalhadores da fé) comentar um jota ou um til.
    interessante...
    para refletir.

    ResponderExcluir
  16. O que é isso irmãos, vejo Homens de Deus se degladiando e saindo do foco que é discutir sobre a Bíblia Dake e passam agora a discutir sobre si mesmos. Cuidado irmãos!

    ResponderExcluir
  17. Ilustre Pr. Carlos Roberto;
    Graça e Paz;

    Quero em primeira mão, parabenizá-lo pela clareza e postura diante de tão repercutido debate. O assunto em pauta é muito interessante, pena que alguns disvirtuam o foco deste fórum e acabam confundindo a liberdade de expressão, com falácias que não agregam valores ao tema em pauta. Mas, deixando de lado essas coisas, a matéria em foco e todos os comentários pertinentes e que agregam valores são bem interessantes, o que não podemos é querer mascarar o que está errado, temos que continuar sendo vozes proféticas no meio desta geração. Uma das coisas que o apóstolo Paulo mais combatia era contra os falsos mestres e as heresias no meio da Igreja Primitiva(II Ts 2:7 I Tm 4:1), portanto sejamos cuidadosos no falar, e no agir para que o Nome do Senhor em tudo isso continue sendo Glorificado, porque o foco e a centralidade continua sendo CRISTO.

    Que o Eterno continue derramando sua graça arrebatadora....

    Vosso Conservo menor;

    Ev. Anderson Araújo.
    Assembléia de Deus, Cubatão SP.

    ResponderExcluir
  18. Caro pastor Carlos Roerto, gostaria de saber por que o amado irmão não publicou meu comentario, fui muito ofensivo, quero lhe dizer que o pastor Ciro sempre posta meus comentarios, qualquer correção que o imrão ache que eu deva fazer eu farei comtoda humildade, mas gostaria muito que o imrão me respondesse.

    ResponderExcluir
  19. Pois é... Nobre Pastor, concordo com o Pr. Robson Aguiar - é, no mínimo estranho, alguém comentar e sentir-se ofendido quando alguém tece comentários acerca do que o comentador escreveu.

    Lembro que, devido a uma mal interpretação, por parte do Pr. Samuel Câmara, do artigo do MP de maio/2007, intitulado "Pareceu bem ao espírito Santo e a nós", de autoria do nobre Pr. Geremias do Couto se gerou uma enorme polêmica.

    No entanto, em momento algum, vimos o Pr. Geremias do Couto se esquivar das perguntas ou ignorar seus "desafetos". Ele se portou dignamente, respondendo com humildade e atenção a todas as perguntas e críticas levantadas.

    Não vi, em momento nenhum, o "linchamento" de nenhum comentarista do fórum. Apenas se viu opiniões, réplicas, tréplicas, comum a qualquer debate e sejamos justos, ninguém abateu a moral, nem tratou mal a ninguém.

    Ora, nada mais que o normal! Estou feliz que o debate tenha continuado, apesar da saída de alguns e espero que o mesmo surta efeito - que a nossa liderança maior, os diretores da CPAD e os conselheiros se manifestem.

    Ninguém quer aqui apedrejar a CPAD. Vejo a preocupação de todos, no sentido de evitar mais um disseminação de heresias de um material publicado por uma editora confessional, que tem uma bela história. Se a editora voltar atrás, não será vergonha pra ninguém. Antes, será um motivo de orgulharmos em saber que avançamos, mas também retrocedemos, quando necessário.

    Deus tenha misericórdia de nós!

    ResponderExcluir
  20. “Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade” (Gálatas 4:16).

    Campo das idéias parece esse termo esta sendo muito usado por blogueiros Cristão neste últimos dias , na internet as discussões tem sido acirrada e parece que os dedos falam do que o coração esta cheio , e estando longe parece que ostdedos falam mesmo ,RS alguém faz uma crítica à forma de uma pessoa trabalhar ou a maneira como ela está desenvolvendo a sua liderança, o indivíduo se sente “atacado”, ferido e magoado e, via de regra, vê a outra pessoa como um inimigo potencial e alguém que precisa ser “destruído”. estamos tratando aqui de críticas – avaliação – ao trabalho e não agressões verbais a quem quer que seja. Na primeira situação, o Espírito Santo está no comando; na segunda, com grosseria e falta de amor a Deus e ao próximo, é a carne que está dominando.

    Acredito que é possível, numa boa, como diz a rapaziada, “brigar” apenas no campo das idéias – sem jamais perder o equilíbrio e a compostura. Como cristãos maduros, redimidos por Jesus e sendo transformados diariamente pelo Espírito Santo, podemos discutir – lembrem-se a palavra “discussão” pode resumir-se apenas ao campo das idéias: “Debate” – e, depois, sair do local da reunião abraçados e nos amando como bons irmãos em Cristo.

    Tem uma frase fantástica a este respeito: "Toda unanimidade é burra!" e Deus não fez nos num processo de "fabricação em série"; por isso, é normal, natural, que pensemos diferentes e, com certeza, esta unanimidade, em tudo e nos mínimos detalhes, não acontecerá nunca!( não há outro igual a você nenhum outro igual a você . mais Deus ama assim como é você . cantei muito isso.

    Só lembrando. A discussão também aconteceu na na Igreja Primitiva: Barnabé e Paulo e digo mais é bíblico, sem derramamento de sangue não há remissão de pecados . sem uma boa discussão não se Chega a um bom acordo . Rs Como resultado desta falta de "unanimidade", e até discórdia, contenda, o diabo teve mais uma grande derrota: Ao invés de uma dupla missionária, passamos a ter duas: Barnabé & Marcos e Paulo & Silas.

    O legal, o bonito nisso tudo, é que houve lá - como tenho certeza que tem que haver sempre entre nós - diálogo, discussão, debate de opiniões e idéias e, acima de tudo, amor e respeito! A livre discordância, como discípulos maduros e servos empenhados na Causa do Mestre, não os tornou rivais e, muito menos, inimigos.

    Eles não saíram dali com raiva uns dos outros e “de mal”; pelo contrário, continuaram mantendo contato e cooperando entre si. Ao ponto que, no final do seu ministério, Paulo faz o seguinte pedido numa das suas cartas: “... Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério” (II Timóteo 4:11).

    É importante frisar que posso estar em desacordo com suas idéias, mais isso não deve nos tornar inimigo uns dos outros , posso ser contra sua idéias mais não sou contra você . devemos sempre assegurar que isso não afetaria a nossa amizade, e nem tampouco o impediria de darmos prosseguimento a obra , a “briga” foi apenas no campo das idéias. Devemos Continuarmos amigos – sem mágoa ou rancor

    ResponderExcluir
  21. Pr. Carlos, e nobres blogueiros aqui presente em comentários,

    Acabei de postar em meu blog uma matéria que gostaria de compartilhar com os irmãos, se assim o amado Pr. Carlos nos permitir,

    "Uma estratégia que alguns defensores da dake vêm promovendo em seus blogs é o seguinte:

    Os irmãos tem condições de possuir a bíblia de Finnis. Basta só tirar as espinhas e comer a carne. (reter o que é bom).

    Aguçando o ego dos leigos e inocentes que compraram a obra,e até mesmo dos que possuem conhecimento, mas, foram enganados pela propaganda, chegando a, cegamente indicá-la também aos seus liderados, pretendem mantê-la no mercado e evitarem queixas por parte dos prejudicados.

    Bem, sabe aquele irmão que em culto de avivamento foi levado pela emoção a testemunhar diante do pregador que lhe chamou a frente que estava curado de sua enfermidade, mais, que ao chegar em sua casa voltou a sentir dores? Pois é, ele ta chorando suas dores caladinho para não passar por mentiroso. (Não ficaria bem pra ele, não é verdade?)
    Assim, tem muitos irmãos que estão adotando a postura, do cômodo argumento dos espinhos.

    Ou da “Tempestade em copo d’água”.
    Concluo que a CPAD e sua direção não precisam se pronunciar a respeito do assunto, pois os marqueteiros de plantão já estão fazendo seu papel.

    Resta saber, é se todos vão engolir esse fraco argumento.

    A julgar pelas manifestações no blog POINT RHEMA, se tratando da peixaria CPAD, não será recomendado peixe com espinha.

    Pois na cozinha pode ter cozinheiro com essa intenção, de deixar alguém engasgado. Mas, os nutricionistas de plantão (Conselho de Doutrina e Comissão de Apologética da CGADB), não aprovarão tal cardápio.

    O cardápio desse comedouro de pão e peixe é tradicionalmente sem fermento e sem espinhas(Bíblia de Estudo Pentecostal).

    Deus abençõe a todos.

    ResponderExcluir
  22. “Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade” (Gálatas 4:16).

    Campo das idéias parece esse termo esta sendo muito usado por blogueiros Cristão neste últimos dias , na internet as discussões tem sido acirrada e parece que os dedos falam do que o coração esta cheio , e estando longe parece que ostdedos falam mesmo ,RS alguém faz uma crítica à forma de uma pessoa trabalhar ou a maneira como ela está desenvolvendo a sua liderança, o indivíduo se sente “atacado”, ferido e magoado e, via de regra, vê a outra pessoa como um inimigo potencial e alguém que precisa ser “destruído”. estamos tratando aqui de críticas – avaliação – ao trabalho e não agressões verbais a quem quer que seja. Na primeira situação, o Espírito Santo está no comando; na segunda, com grosseria e falta de amor a Deus e ao próximo, é a carne que está dominando.

    Acredito que é possível, numa boa, como diz a rapaziada, “brigar” apenas no campo das idéias – sem jamais perder o equilíbrio e a compostura. Como cristãos maduros, redimidos por Jesus e sendo transformados diariamente pelo Espírito Santo, podemos discutir – lembrem-se a palavra “discussão” pode resumir-se apenas ao campo das idéias: “Debate” – e, depois, sair do local da reunião abraçados e nos amando como bons irmãos em Cristo.

    Tem uma frase fantástica a este respeito: "Toda unanimidade é burra!" e Deus não fez nos num processo de "fabricação em série"; por isso, é normal, natural, que pensemos diferentes e, com certeza, esta unanimidade, em tudo e nos mínimos detalhes, não acontecerá nunca!( não há outro igual a você nenhum outro igual a você . mais Deus ama assim como é você . cantei muito isso.

    Só lembrando. A discussão também aconteceu na na Igreja Primitiva: Barnabé e Paulo e digo mais é bíblico, sem derramamento de sangue não há remissão de pecados . sem uma boa discussão não se Chega a um bom acordo . Rs Como resultado desta falta de "unanimidade", e até discórdia, contenda, o diabo teve mais uma grande derrota: Ao invés de uma dupla missionária, passamos a ter duas: Barnabé & Marcos e Paulo & Silas.

    O legal, o bonito nisso tudo, é que houve lá - como tenho certeza que tem que haver sempre entre nós - diálogo, discussão, debate de opiniões e idéias e, acima de tudo, amor e respeito! A livre discordância, como discípulos maduros e servos empenhados na Causa do Mestre, não os tornou rivais e, muito menos, inimigos.

    Eles não saíram dali com raiva uns dos outros e “de mal”; pelo contrário, continuaram mantendo contato e cooperando entre si. Ao ponto que, no final do seu ministério, Paulo faz o seguinte pedido numa das suas cartas: “... Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério” (II Timóteo 4:11).

    É importante frisar que posso estar em desacordo com suas idéias, mais isso não deve nos tornar inimigo uns dos outros , posso ser contra sua idéias mais não sou contra você . devemos sempre assegurar que isso não afetaria a nossa amizade, e nem tampouco o impediria de darmos prosseguimento a obra , a “briga” foi apenas no campo das idéias. Devemos Continuarmos amigos – sem mágoa ou rancor
    pr. pereira

    ResponderExcluir
  23. obrigado pr. carlos por posta meu comentario como anonimo walter da luz .

    ResponderExcluir
  24. Caro Sidnei Moura,

    Graça e paz!

    Parabéns por vc. ter agido na vangarda, com relação a Bíblia de Dake. Infelizmente não pude acompanhar.

    Quando o irmão fala que houve o aval de um "suposto" Conselho de Doutrina, saiba que isso não está explicado, pois pertenço ao CD e
    jamais houve qualquer reunião para tanto, a não ser a que ocorreu após o lançamento, exatamente em 18.11.2009.

    Quanto ao pastor Antônio Gilberto, está claro que houve falhas no processo, e acredito tenha sido envolvido na situação, porém falo isso considerando suas conhecidas convicções.

    Grato pela participação.

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  25. Caro Robson,

    Saiba que li seu comentário, mas parece que me perdi na moderação e devo ter perdido.
    Me perdoe!
    Se tiver gravado, volte a postar que publicarei, ou faça outro, será um prazer!

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  26. A paz e Graça á todos

    Pr. Carlos Roberto, tomo a liberdade de faze-lhe uma sugestão.

    Formalize uma pergunta a respeito dessa bíblia , ou sobre a CPAD e realize uma ENQUETE aqui em seu blog.

    Obrigado pela atenção!!!!


    Miss. Rute dos Santos

    ResponderExcluir
  27. Prezamado pr. Carlos Roberto,

    A paz do Senhor!

    Estamos diante de um grande desafio. Por favor! neste momento o nosso irmão pb. Juari Barbosa está com esta mensagem em seu blog:

    www.juaribarbosa-opregador.bllogspot.com

    "AMADOS IRMÃOS E IRMÃS LEITORES DESTE BLOG, VENHO ATRAVÉS DESTA SOLICITAR ORAÇÕES E INTERCESSÕES A FAVOR DO MEU FILHO MAIS VELHO, ELE SE ENCONTRA NA UTI EM COMA INDUZIDO NO HOSPITAL MODELO DE CUBATÃO.
    O NOME DELE É ANDERSON, ELE ESTÁ COM MENINGITE, EM CREIO NAS ORAÇÕES DO POVO DE DEUS E O NOSSO SENHOR VAI OPERAR MILAGRES.

    DESDE JÁ AGRADEÇO E ABRAÇOS.

    EM CRISTO,
    PB. JUARI BARBOSA E FAMILIA"
    .............
    POR FAVOR, anunciem em seu blog esta solicitação e esqueçam por um momento, deste desastre chamado Bíblia DAKE.

    O Senhor poderá atender a nossa oração, após ouvi-la. Eu creio!

    O Senhor seja contigo amado pr. Carlos Roberto!

    pr. Newton Carpintero

    ResponderExcluir
  28. Pr Carlos,
    Terei um dia muito corrido hoje e provavelmente não estarei ativo nesse blog durante o dia, mas, marcarei presença a noite.

    Estarei atento!

    Unidos no mesmo propósito,

    Robson Aguiar, servo.

    ResponderExcluir
  29. Amado Pr. Geremias do Couto.

    Obrigado por responder pontualmente a cada consideracao que fiz, aprendo com isso que quando nao temos respostas, ao mesmo nosso posiciomanento deve ficar claro. Dizer o pensa é uma atitude corajosa, principalmente quando o sistema se cala, porem numa "atitude panoptica", está a tudo observar.

    Com relacao a formacao de uma COMISSAO INDEPENDENTE para tratar o CASO DAKE, sugeri para justamento trazer ao processo mais clareza, pois o nevoeiro é grande.

    Nao tive a percepcao de que poderia trazer descredito ao trabalho já feito pelos Conselhos de Doutrina e Comissao de Aplogetica da CGADB, uma vez que embora o posiciomanento dos referidos orgaos é de conhecimento de todos nós, nada fizeram os seus respectivos presidentes quando a dita Resolucao nao foi acatada pela Direcao da CPAD, ou seja, nao teve o "cumpra-se" que todos nós desejavamos.

    Ademais, os Presidentes da CGADB, do Conselho Administrativo da CPAD, do Conselho de Doutrina, sao pai e filhos. Soma-se a isso que o Presidente da Comissao de Apologetica pertence ao mesmo ministerio dos já citados presidentes. Ainda que sejam homens até entao honrados, nao é etico que assim se proceda. Como disse o Pr. Levi: Ninguem quer cortar a propria pele".

    2)Sobre a "frente apologetica", só me resta acrescentar: A CONVENIENCIA SÓ SOBREVIVE PELA INCOERENCIA. Creio porem que essa sobrevida já está no fim.

    3)Quanto a referencia a "jumenta", referia-me ao episodio da exclusao do Ministerio de Madureira da CGADB, com a posterior necessidade de um arbitramento da Justica na questao. Porem nao defendo esse tipo de acao, a nao ser quando estamos tratando com despotas que nada respeitam, o que espero nao ser o caso.

    4) Sobre a dificuldade dos escritores evangelicos no Brasil, que lastimavel constatacao. Quem estuda, ora, escreve, pode morrer de fome se depender do seu trabalho, porem os Executivos das editoras que os publicam ganham salarios que nem nos convem falar, afora as despesas corporativas. Que inversao de valores.
    Parece-me que o massacre do capitalismo chegou as nossas portas. Como o agricultor que planta, cuida e colhe pouco ganham, assim vejo aqueles que Deus tem usado para alimetar multidoes sendo pouco valorizado pelo "mercado editorial", exetuando-se aqueles do sistema se aproveitam.

    4) Quanto a busca de uma TERCEIRA VIA, conte comigo para orar e trabalhar por isso, sou mais nesta batalha.

    No amor de Cristo.

    Pr. Jessé Sobral
    prjessesobral@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  30. Caro Pr. Carlos Roberto Silva

    Quero corroborar com a vossa decisao de nao publicar quaisquer comentarios que venha desfocar o assunto, bem como, os ofensivos.

    Hoje (terca-feira) estive fora. Ao retornar, percebi que há "falas" que refletem conflitos de personalidades, nao só de ideias. Meu conselho a todos nós(já postado num outro blog) é que o perdao seja uma pratica aqui tambem.

    Nao é salutar para o debate focar em demasia a pessoa de um discordante. Vitimizar alguem nao é uma atitude inteligente, mas é tudo o que o sistema precisa. Creio ainda que nenhum dos que até aqui se posicionaram, se prestará a esse papel.

    Quero aproveitar para esclarecer ao Pr. Newton que apenas levantei os riscos de um assunto como este ir parar na Justica Comum, caso haja da parte das nossas liderancas PREVARICACAO. Nao concordo e nem recomendo a solucao dos nossos conflitos por esse viés. Porem, quantos problemas foram parar na Justica por intransigencia de lideres ou liderados. O Caso da AD - Rio Preto é o mais recente exemplo. A nossa Harpa Crista, funcionarios de editoras e pastores que foram injusticados, sao só alguns casos que comprovam que as vezes a JUMENTA precisa falar para os "nossos profetas" poder ouvir.

    Mas o senhor está certo, existe realmente um caminho para resolver essa situacao entre nós: A VERDADE, NADA MAIS QUE A VERDADE!!! Nao só sobre a DAKE, mas tambem sobre a CPAD. Depois da verdade, o reconhecimeto publico do erro, acoes de contigencia quanto as DAKE vendidas e ainda nao vendidas, reparacoes com funcionarios injusticados, ajustes de carater administrativos e normativos entre outros. Todavia, o que se pensa agora é como resolver o problema e nao trazer prejuizos financeiros a CASA. Pode!


    No demais fico feliz ao ver aqui neste debate o jovem Cristian Mesquita, representando essa nova geracao, antenada nas questoes teologicas e espirituais, parabens.

    Tambem agradeco a manisfestacao do amado Pr. Altair Germano (M. Th), que atendeu a um pedido nosso.

    Aos amados Levi Aganaldo, Eliseu Gomes, Daladier Lima, minha observacao: Sempre que tiverem casos semelhantes aos do assunto em debate, alimentem as discussoes com eles. Percebo que se as nossas liderancas nao tornar posicao pelo viés ético (postura) e teologico (doutrina), serao forcados a fazerem pelo viés historico, o que os operadores do direito chamam de "jurisprudencia".

    Caro Pr. Robson.

    O irmao apontou muito bem. Fora desta esfera de debates é preciso trabalhar pelas nossas conviccoes. Debater aqui é muito importante e salutar, mas precisamos agir alem do "mundo virtual". Nao só exigir um pronunciamentos da lideranca da CGADB, mas tambem conversamos com os nossos pares, com os pastores presidentes de ministerios e convencoes regionais etc. Vamos fazer a nossa parte.

    No amor de Cristo.

    Pr. Jessé Sobral
    prjessesobral@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  31. Pastor Carlos Roberto!

    Meus parabéns! Que espaço precioso. Muitas trocas de idéias, gente democrática e inteligente, tudo para a Glória de Deus!

    Eu gostaria de contribuir de duas formas: Como a acadêmico e como profissional de marketing. Vou aposentar o teólogo e o blogueiro hoje, se me permite.

    O blogueiro até irá se manifestar oportunamente acerca desta síndrome de XERIFE que tomou alguns irmãos que acham ter o dever ou a eleição delegada para determinar as regras da expressão na blogosfera e eleger os que estão acima da critica. Mas deixemos isto para depois. Já o teólogo se cala, pois não há mais nada que eu possa acrescentar que algumas mentes brilhantes QUE CONHECEM A DAKE já não o tenham feito.

    Contribuição do Acadêmico:

    Eu possuo a DAKE e outras 41 publicações de textos bíblicos comentados. Eu as considero muito úteis nos meus estudos e não as vejo como Bíblias, de fato, eu até evito chamá-las assim (bíblias de estudo). Ajo desta forma, pois sei que este proceder reveste a publicação de uma cerimônia e um arcabouço confessional que costuma gerar problemas aos neófitos e às mentas mais cauterizadas. Reservo a denominação de Bíblia para a publicação apresentando somente o texto das Sagradas Escrituras.

    Como acadêmico jamais iria aprovar a censura de uma obra autoral. Nem uma linha pode ser retirada sem o consentimento do autor. Ou a editora publica a obra na integra, ou é melhor deixar que outra editora o faça.

    O problema aqui é claro. A obra foi publicada por uma editora confessional, que a apresentou como obra confessional (eu vi os anúncios induzindo tal conclusão por parte do leitor) e utilizou-se de mídia em veículos confessionais com uma capilarização que chega aos mais novos na Fé e influenciáveis. Todos concordam que isto foi um erro, em menor ou maior medida, e emitiram sugestões. Eu vou oferecer as minhas na segunda parte do comentário. Só uma coisa não dá para negar: O estrago é real. Afinal, estamos aqui, a maioria dos grandes formadores de opinião na WEB Cristã debatendo e (divergindo) sobre as causas, conseqüências e a superação da questão. Imaginem o tamanho da encrenca nas bases. Todo livro merece respeito e nós apologetas precisamos deles. Publiquem Mein Kampf de Adolf Hitler, mas não o façam pela Editora Israelita, pois teremos problemas.

    (continua)

    ResponderExcluir
  32. (continuação)

    Pastor Carlos Roberto!

    Segue minha contribuição como profissional de marketing:

    A CPAD é uma grande instituição e motivo de orgulho para as AD e para outras denominações. É uma das mais respeitadas editoras do país (em geral, não somente religiosas) e sua importância e reputação estão acima dos homens e de circunstancias.

    Mas a CPAD é uma empresa e, como tal, está sujeita a problemas típicos de empresas. Eu vi alguns pedindo linchamento de editores, funcionários e da própria instituição. Isto é uma temeridade. Não há como julgar eventuais intenções escusas por trás da publicação de heresias e outras coisas ditas. Os erros no marketing aqui são tão básicos e avassaladores que obscurecem qualquer outro parecer. Tudo o que vejo é um case de péssimo planejamento de marketing.

    Pode parecer incrível para alguns, mas o fato da CPAD ser a instituição confessional não a isenta de falhar na comunicação com seus consumidores. Religião de fora, dinheiro não aceita desaforo e erros custam caro. Um gerente de produto Jr seria capaz de antever os riscos advindos da falta de cumprimento de etapas importantes no lançamento em questão. O que vemos é a conseqüência. A CPAD errou feio na comunicação do lançamento (interno – entre funcionários, conselhos e formadores de opinião na AD - e externo – ao grande público) e criou fortes desabonadores do produto, ainda antes de lançá-lo. Agora se prepara para cometer o pior dos erros: Indica a intenção de tentar “colocar o lixo para baixo do tapete”, sob justificativa econômica, como pareceu defender aqui o Pr Ciro Zibordi. Um erro que poderá lhe custar muito caro.

    Veja o exemplo em outras empresas:

    No EUA, muitas grandes editoras confessionais se viram na situação da CPAD de “bater no teto do seu mercado cativo” decidiram vincular o seu crescimento a publicação de obras não confessionais. Tudo muito legítimo. Premia a competência e ainda gera recursos extras preciosos que podem subsidiar ações de caridade e na distribuição de material educativo gratuito, por exemplo. Contudo, para evitar os problemas em foco aqui, estas editoras criaram “selos” diferenciados para este fim. Desvincularam os lançamentos não confessionais do selo da denominação. Com o passar do tempo tais selos cresceram tanto que terminaram até por obscurecer o original na mídia, mas financiaram importantes obras na denominação.

    Quando o governo ordenou que a General Motors fizesse o primeiro RECALL da indústria automobilística mundial, os críticos acharam que se isto não acabasse com a GM financeiramente, terminaria com sua reputação. Não demorou muito para que todos percebessem o quanto estavam errados. O publico entendeu que o erro é inerente a uma indústria tão complexa e é melhor comprar um carro de quem assume o erro, alerta o consumidor, recolhe e repara o erro do que fazer negócios com empresas que varrem a sujeira para debaixo do tapete. Por décadas, a GM seguiu operando com preços mais caros que os demais, pois contava com a confiança extra da marca. Desde então, em marketing sabemos que diante da necessidade de um Recall, o mesmo deve ser decidido rápido e muito bem comunicado. Multiplique o investido em comunicação de lançamento por dois e invista na comunicação do RECALL: A alegria vem pela manhã.

    ResponderExcluir
  33. Graça e paz Pastor carlos

    Como "escreví" anteriormente, o debate está quente e gostaria de ficar de fora porque o que tenho a "dizer" com certeza poderia "tumultuar" ainda mais.

    Só que a "reclamação" do pastor Ciro é improcedente. Como Um Pastor que tem livros publicados combatendo heresias, a sua posição é estranha e com isso causou polêmica (Como pode um pastor defensor da fé cristã afirmar "que a CPAD não pode ter prejuízo financeiro?)e eu mesmo fiquei perplexo com tal afirmação do Amado Pastor

    Nota:NUNCA recomendo Bíblias com notas de rodapé aos meus alunos


    Abraços


    Feliz 2010


    Alípio Fernandes
    Santo André/SP

    Obs: Estarei "descendo" para Cubatão dia 31/12 (Casqueiro)

    ResponderExcluir
  34. Amado Pr. Carlos; com relação ao comentario de Esteves há um texto no livro de Apocalipse que nos diz: "Abrira´-se os livros".

    Sem duvida apesar do silencio tudo aquilo que está na obscuridade virá a luz.

    "Abriram-se os livros"

    ResponderExcluir
  35. Irmãos,

    Mesmo não sendo assembleiano, mas devedor a esta denominação e à CPAD, tenho acompanhado com interesse este debate, que percebo está se esgotando de elentos novos. Com o que temos já é possível formar bem um quatro atual e praticamente dá para se fazer a "reconstituição do crime". O que resta é a pergunta: o que fazer?

    Já foi sugerido o que a CPAD deveria fazer, bem como as ações esperadas por parte de outros órgãos oficiais, além da manifestação de outros que tem envolvimento com a situação.

    Mas e nós? Além de discutirmos (o que foi feito) o assunto, tem algo mais prático que possa ser feito?

    Caberia, por exemplo redigir um documento e encaminhar às instituições, órgãos e pessoas envolvidas? Ou uma blogagem colaborativa, advertindo os leitores sobre os perigos da Dake?

    Sei lá, são sugestões. Só acho que a discussão deve produzir luz e não apenas calor.

    Em Cristo,

    Clóvis
    Editor do Cinco Solas

    PS.: Sobre sua moderação neste espinhoso debate, ela está irretocável, ao meu ver.

    ResponderExcluir
  36. Fala-se que a CPAD tem publicado obras de autores calvinistas; que a CPAD tem que dedicar uma parte de suas publicações a outros públicos-alvos. Que a Assembleia de Deus no Brasil não é mais uma igreja "menina". Que o importante é separar as "espinhas" - reter o que é bom.

    Seguindo essa linha de raciocínio:

    - Não poderíamos fazer o mesmo em relação à certas canções? Sabor de Mel, Como Zaquel, quero subir, os sonhos de Deus... Porque não devemos ouvi-las ou cantá-las na igreja?
    - Porque não trazer bandas como Voz da Verdade para nossas igrejas? Os crentes não são mais meninos - estão aptos a "separar as espinhas". Nesse sentido, não vejo porque criticar belas melodias, "só porque tem alguns desvios teológicos em algumas linhas das estrofes". São trechos isolados, que não condena a obra como um todo.

    O problema é que a realidade é muito diferente. O ensino da palavra e a própria EBD tem sido desprezada, negligenciada nas igrejas e são poucos os membros que tem o discernimento. Muitos jovens desejam ser como este ou aquele "astro dos pulpitos" e estão sempre em busca de novidades. Nada melhor que o rodapé de uma bíblia cheio de estórias fantasiosas ou distorções teológicas para impressionar um público, ávidos por novidades.
    ==============

    Esperamos uma manifestação do nosso excelentíssimo presidente da CGADB e dos responsáveis pela publicação, embora eu imagine que não vai acontecer da maneira que muitos esperam (retirada do produto do mercado), visto que a perspectiva em relação ao lançamento da obra, é de grande retorno financeiro. Basta ver os números no site da CPAD:

    Mais Vendidos de Novembro
    1º - Bíblia de Estudo Dake
    2º - Bíblia de Est. Pent. Centenário
    3º - Minha Primeira Bíblia
    4º - Uma Bíblia para Mim
    5º - Bíblia Ovelhinhas
    6º - CD - Rasgue o Coração
    7º - Heróis da Fé
    8º - Pequeno Dicionário Bíblico (Mcnair)
    9º - Aliviando a Bagagem
    10º - O Livro dos Mártires (Brochura)

    É isso aí...

    Eu continuo achando que esse debate deve prosseguir. Estamos vendo muitas opiniões, argumentações interessantes, aplicáveis em outros casos, que só nos ajuda a entender certas questões.

    Deus continue nos abençoando.

    ResponderExcluir
  37. Tática:
    "Não vejo. Não ouço. Não falo."

    Alguém tem de colocar fogo na CASA de marimbondos. Muito fogo.

    ResponderExcluir
  38. Pastor Carlos, estamos sujeitos a cometer erros em nossas vidas o tempo todo. O importante mesmo é reconhecer e corrigir os rumos. Isto o senhor já fez, com toda humildade e sabedoria que Deus lhe deu. Amém. Que Deus lhe abençoe e dê cada vez mais forças para continuar com seu brilhante trabalho. Parabéns pelo bolg. Aproveitando o ensejo, deixo aqui o endereço do blog da nossa igreja para apreciação dos amigos irmãos. Abraços.
    www.ibbnolinda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Caros irmãos,

    De fato, a questão é sobre a malfadada bíblia dake... Mas não há como não concordar com os irmãos Elian e o anônimo acima: a discussão no campo das ideias deve prevalecer. A liberdade de expressão deve ser assegurada. A censura deve ser afastada.

    É saudável a diversidade de ideias dentro de um clima de civilidade - assim penso. Discordar não é "brigar", tampouco "atacar". Somente os fracos reverberam, respondendo a argumentos bem fundamentados com xingamentos e ataques pessoais, como se viu aqui por uns pouquíssimos (exceção das exceções).

    A ninguém deve ser dado o direito de impedir ideias contrárias às suas apenas por serem contrárias. Isso seguramente não faz parte do límpido direito de livre expressão.

    Somente os pusilânimes querem impor as suas ideias pela força, impedindo a discussão saudável. Os pontos de vista, a meu ver, podem sempre ser contrapostos. As teses devem ser DEFENDIDAS e não IMPOSTAS pela força, mediante o uso de qualquer estratagema ou ardil.

    Acredito que o editor e mediador deste importante blog terá - como sempre teve ao longo da sua vida - a sabedoria para filtrar o que for nocivo ou ofensivo a quem quer que seja, sem contudo impedir a discussão e as diferenças de posicionamento doutrinário, teológico e ético.

    Ao que me parece está claro aqui, pela quase totalidade dos comentaristas, que a referida publicação é mesmo um acinte contra os consumidores da obra, os crentes, em última análise. Restou também quase que cristalino que à CPAD resta a necessidade de se pautar novamente pela ética, dando um parecer definitivo sobre o assunto. Jamais, entretanto, tentar ganhar a causa pelo silêncio no afã de relegar o fato ao esquecimento. Essa sim, a pior estratégia!

    Esperamos que o bom senso, a ética cristã e a verdade prevaleçam!

    Em Cristo,

    Ricardo Mamedes

    ResponderExcluir
  40. Há peixe com tanto espinho que até se perde a fome. E quem insiste se engasga.
    Restaurante confiável oferece peixe com espinho?

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. A Paz do Senhor, Pastor Carlos
    Muitos já se posicionaram e até debates e divergências são notadas, mas nós da Comadespe já lutamos contra heresias e vencemos.
    Na nossa convenção de 25 a 28 de janeiro próximos, vamos nos posicionar como instituição assim
    teremos atras de nós uma Convenção repudiando essa famigerada Biblia.
    A luta é todos, por contra heresias estamos sempre unidos

    Conte sempre com seu irmão e amigo.
    Pr. Brunelli Júnior

    ResponderExcluir
  43. Pastor Jesiel Padilha

    O Pr. Marcio Cruz pontua com muita propriedade as aberrações do pensamento do Pastor Dake, das quais, a que mais me irritou foi a de que as raças não devem se misturar. Esse Dake como postei anteriormente deve ser um racista membro da ku klux klan que pregou o ódio e apologia a segregação racial. Só esse posicionamento deve ser rechaçado por todos.

    Pr. Jesiel Padilha
    Santos SP

    ResponderExcluir
  44. Prezamado pr. Jessé sobral,

    A paz do Senhor!

    Bom contemplar um comentário em que o coração, o seu, está apenas necessitado em seguir com as melhores qualidades proporcionadas à este seu comentário.

    o nosso melhor desejo em soluções diante de Deus, será o motor para atigirmos a melhor solução para este caso.

    Aconteceu, vamos apenas como homens de Deus, rever as posições decididas para que a decisão principal tome respaldo: A de Deus!

    O Senhor seja contigo e com o responsável por este blog. O nobre pr. Carlos Roberto.

    pr. newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  45. Prezados Srs. pastores e irmãos participantes deste fórum, paz vos seja multiplicada.
    A minha torcida aqui é no sentido que a publicação da Bíblia Dake sirva de fio da meada para que nossos líderes maiores possam enxergar a decadência espiritual e administrativa que as IEADs no Brasil estão passando, uma decadência que tem por pano de fundo, muita politicagem, nepotismo, corporativismo e uma CGADB composta de uma mesa diretora controversa, porventura andarão dois juntos se não estiverem de acordo, e é o que ocorre entre o Pastor José Wellington e o Pastor Silas Malafaia, dois homens que não se suportam mas que estão “juntos” por causa do resultado político das últimas eleições, refletindo esta politicagem nas opiniões dos seguidores de cada um neste fórum.
    Quando leio alguém escrever, alguém não, vamos ser transparentes, pois gosto de dar nomes, incógnitas não é coisa de cristão , quando leio o Pr. Ciro Sanches, um homem de Deus que admiro e considero um dos mais centrados doutrinariamente na Assembléia de Deus, relatar que devemos preservar as instituições, pois elas estão acima de homens, fico aqui meio que chocado, não dizendo que o mesmo esteja agradando á homens, não, muito pelo contrário, não o vejo assim, seus livros testificam por ele, só não concordo com este "clichê", pois as instituições não funcionam sozinhas(não podemos tratá-las com o mesmo fanatismo que um torcedor trata o seu time de futebol, torcendo mesmo quando estão na 2ª e 3ª Divisão, temos que reconhecer a decadência), elas são dirigidas por homens; e pelos mesmos homens há muito tempo por sinal e sendo assim, quando se fala nas instituições, se fala da direção que estes homens as estão dando, uma direção nociva ao Reino de Deus, quem vem á tona através desta fratura exposta.
    É certo que muitos aproveitarão os deslizes doutrinários da Bíblia Dake para fazer e trazer mais politicagem para dentro da IEAD, pois alguns não estão nem um pouco preocupados com a propagação da verdadeira doutrina bíblica, mas em derrubar seus pares para assumirem seus lugares, ISTO É FATO, mas contudo, não podemos ignorar que se uma Bíblia recheada de heresias, foi publicada pela CPAD, houve uma falha muito grande na sua administração, aí temos de procurar saber quem é o Editor Chefe e o Consultor Teológico e Doutrinário responsável pela publicação desta Bíblia e não como obreiros da justiça lançar mão da injustiça e punir a revisora, Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
    Lá no mundo secular, a corda arrebenta sempre nas mãos dos mais fracos, mas dentro de uma instituição que se diz ser de Deus, quando vierem a juízo, para que julguem, ao justo justificarão, e ao injusto condenarão, pois o que justifica o injusto e condena o justo, tanto um como o outro são abomináveis ao SENHOR...
    Fico aqui na torcida, para que tudo se resolva e que Deus e não as instituições sejam colocadas em primeiro lugar, pois no dia que Deus ocupar o lugar que lhe é devido no coração de nossos líderes, as instituições voltarão com certeza a funcionarem bem, pois Deus é pela ordem, pela justiça e pela transparência... Paulo Sabino.

    ResponderExcluir
  46. Agora quero deixar o assunto CPAD/IEAD de lado e dar o meu parecer sobre a comercialização da Bíblia:

    A comercialização da Bíblia para mim deveria ser proibida, ela deveria sim, ser distribuida... Já que a igreja é uma instituição filantrópica, ela deveria pelo menos se prestar a condição de distribuição de exemplares bíblicos como forma de evangelização, afinal de contas dinheiro sobrando temos para isto, tanto que inúmeros líderes evangélicos o estão esbanjando com a compra de aviões que chegam a custar a bagatela de 12 milhões de dólares, convertidos, mais 21 milhões de reais...
    Voltando à Bíblia, o que ocorre com a comercialização da mesma é que cada um se sente no direito de ganhar dinheiro em cima dela... Com isto, para comercializá-la, quem a produz ou edita, para vender, se sente na obrigação de escrever algo diferente daquilo que alguém já escreveu, pois caso contrário fica repetitivo e não há saída, e é neste ponto que entram as heresias... Produzir Bíblias e vendê-las eu considero como pirataria, pois os direitos autorais pertencem ao Espírito Santo de Deus... A Bíblia deveria ser produzida somente com o intuito de distribuição gratuita e não para comércio... Agindo assim, estaríamos a valorizando, respeitando a Deus e a disvinculando do cunho comercial que atingiu no mundo todo... Paulo Sabino.

    ResponderExcluir
  47. Prezamado pr. Carlos Roberto,

    A paz do Senhor!

    Aproveito para transferir ao seu blog uma das minhas postagens sobre Bíblias:

    A Bíblia é coerente?

    Sim! Os homens não! Quem respeita o Direito Autoral de Deus?

    A Bíblia, a Palavra de Deus, está preocupada em valorizar a vida. A vida do necessitado e faminto do conhecimento Real sobre Deus.

    O Homem está preocupado em valorizar, cada vez mais, os livros chamados de Bíblia, impresso em seus diferentes valores para o comércio, modelos de capa, acabamentos se possível em ouro, com ornamentos diversos, acabadas em couro, de plástico, de cartão etc, ou seja, procura, e deseja encarecer, e assim, conquistar comercialmente em sua ganância de bens materiais, o que foi nos dado por misericórdia, sem merecimento e não lhe pertence os direitos autorais.

    A negociação é realizada sem pena e dó, por covardes interessados no seu próprio bolso. Não desejam sacrificar o lucro, para que se produza em maior quantidade, e assim, atingir, o maior número possível de gentes de todo o mundo, com o simples objetivo de evangelização e facilidade de aquisição, o que deveria ser comum aos evangélicos em primeiro lugar..

    Cria-se assim, a possibilidade de agradar aos que possuem mais dinheiro, e podem disputar, como se fossem bolsas de marca especial, ou roupas caras com Etiquetas de Moda.




    Conclamo a todos os diretores de editoras, que assumam imediatamente a responsabilidade pela DISTRIBUIÇÃO DA BÍBLIA, com lucros sensíveis e óbvios. E aos demais produtos produzidos com o Direito Autoral de cada um, represente ganhos merecidos ao que lhe pertencem com os seus próprios livros e materiais desenvolvidos pelo dom de cada um, mas sem a ganância, que impede uma maior realidade com valores justos à necessidade de maior distribuição, e que parem com esta discriminação com sentido comercial.




    Vergonha! É como trocar moedas, como Judas o fez, pelo Santo e Salvador Jesus Cristo. É como adicionar valor, ao que já possue todo o valor necessário, para permitir o conhecimento à criatura de Deus, e assim, proporcionar a valorização da vida de um homem ou uma mulher: A salvação é o dom em ser chamado filho de Deus.

    Imaginemos uma epidemia no mundo, e a necessidade de se produzir vacinas, para podermos eliminar o mais rápido possível, a devastação que se processará com total rapidez, alcançando milhões de pessoas, para não definir toda a população da terra, e o prazo de distribuição deve ser o mais RÁPIDO POSSÍVEL.

    continua....

    ResponderExcluir
  48. .....continuação:

    Os líderes de cada governo, descobrem nesta situação no meio da mortandade, a possibilidade de aumentar a arrecadação do governo para construções magníficas e assim, arrecadariam valores maiores de impostos com a vacina, que será a mesma em seu conteúdo e em sua capacidade de curar, mas será produzida da seguinte forma:

    1) Vidro simples.

    2) Cristal caro.

    3) Porcelana fina.

    4) Cristal caro com pedras preciosas.

    5) Porcelana fina e detalhes em ouro 24 quilates.

    6) Vidro e proteção de couro de animais.

    7) Cristal revestido com diamantes e ouro.

    8) Etc.

    O mesmo deste exemplo, está sendo desenvolvido pelos líderes editoriais, em sua ganância, parecida com o seculares editores, no exato momento em que existe uma mortandade pelo pecado como maior enfermidade na terra, repleta de vidas perecendo como nunca, sem Deus e sem Salvação.

    A Bíblia, está sendo colocada em frasco de diferentes valores, como o exemplo do antídoto acima, sem a preocupação na distribuição rápida, eficaz e simples. Perdem milhares de vidas pelo conforto da ganância.

    Basta de Bíblias luxuosas. Ela já possui o seu próprio valor. O valor que supera o do produzido pelo homem. O valor que o homem não conhece, ao estipular pela sua própria mão, ou seja humanos e carnais, como um servo não de Deus, mas de Mamon.

    Momento de avaliar. Momento de rever. Momento de tomar a decisão correta como servo de Deus e não de Mamon.

    Maranata!

    O Senhor seja contigo neste serviço ao Senhor!

    Pr. Newton Carpintero - servo
    www.pastornewton.com

    Este é o link com esta matéria:
    http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=4153202500280102294&postID=6708447524680044176

    ResponderExcluir
  49. Caros comentaristas deste Blog,

    A Paz do Senhor!

    Louvo a Deus pelas vossas vidas, bem como pelas vossas valiosas participações neste singelo espaço!

    Como nosso fórum já ultrapassou o número de 200 comentários, sendo este o de número 250, a partir de agora, clique o ícone:

    "mais recentes"

    Isso proporcionárá que fique na primeira página os comnetários a paritr do número 201 em diante.

    Grato pela compreensão.

    Um grande abraço!

    Vosso conservo,

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  50. Paz Irmãos.

    Ha dias venho acompanhando o debate a respeito da Bíblia de Estudo Dake . Confesso que fiquei maravilhado com a coragem dos pastores que aqui expressaram sua posição contraria 'a comercialização da Dake pela renomada CPAD ,devido aos desvios teológico contidos na mesma. Parabéns pastores,por conservar acima de tudo o zelo pelo Evangelho, esse e o nosso papel.
    Adquiri a famosa Bíblia a dois meses numa escola bíblica na costa leste americana,onde apresentaram a Bíblia como o melhor lançamento da CPAD, e quando questionamos a respeito das heresias contidas na versão original, nos foi garantido que a equipe da CPAD havia com muito cuidado retirado todas elas. Após folhear algumas paginas e ver as anotacoes,e receber uma garantia dessas,nao pensei duas vezes em comprar a Bíblia . Nao demorou muito para perceber que mesmo apos a revisao ,erros gravíssimos passaram batidos pela equipe da CPAD, e nao e isso que venho questionar, entendo que como seres humanos,estamos sujeitos a falhas, também nao estou revoltado por terem me vendido gato por lebre, nao tive nenhum prejuízo com isso,muito pelo contrario,ainda vejo a DAKE como uma fonte rica para pesquisa, minha indignação e com o posicionamento da CPAD em insistir vendendo esse material com a justificativa que a retirada do mercado grandes prejuízos financeiros para editora, esperava uma atitude mais responsável da CPAD ,que por décadas tem sido uma fonte de riquezas para a literatura evangélica brasileira,esperava que no mínimo retirassem do produto do mercado, assumissem o deslize que cometeram ,e arcassem com o prejuízo financeiro antes que venha danos maiores,mas pelo visto quando se tem dinheiro em jogo,o zelo pela Palavra fica em segundo plano infelizmente.

    Em Cristo

    Marcos Vasconcelos.

    ResponderExcluir
  51. Caros amigos e irmãos,

    Aproveitando a deixa sobre o que ocorreu neste blog a respeito da necessidade ou não de moderação de comentários, postei no meu blog algo sobre LIBERDADE DE EXPRESSÃO à luz da Constituição Federal. Aproveito para convidá-los a me fazer uma visita (http://www.ricardomamedes.blogspot.com/).

    Um grande abraço a todos,

    No amor de Cristo,

    Ricardo Mamedes

    ResponderExcluir
  52. Parabéns ao pr.Carlos Roberto, pela firmeza de equilíbrio, pela coerencia doutrinária e pelo zêlo da Palavra e tbm pela bravura em mostrar a verdade neste brilhante artigo.
    Sempre o acompanhei e agora mais do que nunca minah admiração pelo senhor aumentou consideravelmente.
    Pastor, o senhor já pensou em ser presidente da CGADB? vejo no senhor a 3ª via de que tanto precisamos.
    Espero que isso nasça em seu coração como uma sementinha e que em 2013 isso se torne concreto. Precisamos de um líder como o senhor a frente da CGADB.
    Paz do Senhor!
    Pastor Alisson olegário.

    ResponderExcluir
  53. Pastor Newton Carpinteiro, fico feliz por esta postagem sobre Bíblias, pois é o que penso com relação a ganância dos empresários de editoras evangélica... Como eu disse alguns posts acima, não concordo com a comercialização da Bíblia, pois ela tem um autor que é Deus e considero pirataria o que muitos fazem ao lançar Bíblias com comentários disto e daquilo para torná-la diferente das outras com intuito comercial, é por causa deste espírito mercantilista que surgem estas Bíblias cheias de heresias... Muito bom o teu texto...

    ResponderExcluir
  54. Danilo Fernandes,
    Quem dera que fosse só isso...

    ResponderExcluir
  55. Pr. Silva, paz!

    Preciso fazer parte desse número de + de 250 comentários... ainda não tinha encontrado algo parecido... parabéns...
    .
    Quanto ao assunto em si... parabenizo a CPAD por publicar tal produto tão interessante... ele é tão interessante que basta olharmos os números de comentários aqui e em outros blogs que levantaram a questão para constatarmos isso... VIVA A Bíblia DAKE!!!!!!!!
    .
    Na vida, aprende-se com erros e acertos...
    .

    ResponderExcluir
  56. Prezada Miss. Rute dos Santos,

    Graça e Paz!

    Agradeço a sua boa sugestão, e estarei verificando como postar aqui uma enquete sôbre a publicação da Dake pela CPAD.

    Grato pela participação.

    Aguarde!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  57. Caros participantes deste fórum,

    Graça e paz!

    Reiterando pedido do nobre companheiro Pr. Newton Carpintero, a fim de intercedermos pelo Anderson Barbosa, filho do blogueiro Pb. Juari Barbosa, ratifico que a situação continua grave, mas cremos no poder de Deus, através das orações.

    Muito obrigado!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  58. Caro Pr. Alisson Olegário,

    A Paz do Senhor!

    Grato pela sua honrosa visita e palavras de incentivo a mim dirigidas.

    Amado, este post não tem qualquer motivação política, a não ser a defesa dos nossos princípios, e a boa imagem que sempre tivemos da CPAD, uma editora confessional.

    Agradeço a sua palavra, mas isso não se passa em minha mente. Estou focado no meu trabalho na igreja local, ministéro e convenção a que pertenço.

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  59. Por que se deve ser cuidadoso com relação a BÍBLIAS DE ESTUDO?

    Quando você lê o texto puro, lê o que Deus disse.
    Quando lê o texto comentado, lê o que alguém acha que Deus disse.

    Não seria mais apropriado ler a Bíblia contando com a iluminação do Espírito Santo? Sem, evidentemente, dispensar as ferramentas pertinentes a uma adequada interpretação de texto?

    ResponderExcluir
  60. Pastor Carlos,
    A Paz!

    Lamento não ter tido a oportunidade de participar dos debates levantados atravéz de seu posicionamento, mas como o irmão talvez já saiba, estive com problemas de acesso ao blogger aqui em Minas, assim como muitos. Até postei um comentário no inicío, mas o mesmo não foi salvo devido a este problema.

    Mas, lhe parabenizo pela forma como tratou a questão, de forma sábia e equilíbrada.

    Parabenizo o Pastor geremias do Couto, que para mim, na minha visão, foi o mais coerente, e expressou de forma clara que para o erro, existem reparos, e pra mim, neste caso da Dake, não existe justificativas para o erro cometido.

    Parabenizo e concordo com o comentário como também o texto do blog do irmão e Evangelista Daladier Lima, que, como o fez anteriormente, manifestou a verdade que muitos, que prezam pelo mercantilismo não quiseram enchergar, que, mais uma Bíblia de estudo talvez não vai melhorar em nada a vida dos cristão, se estes, não lerem a Bíblia ao invéz de notas de rodapé.

    Sou solidário com a irmã Miriam, que foi crucificada injustamente pelo erro grave cometido pela CPAD, e pior, crucificada sozinha, levando toda a culpa, e tudo, pelo menos é o que ficou claro para mim, pelo desenfreado sistema mercantilista ou quem sabe até, pelo desejo por mais poder (a busca por ser a maior editora do País) ou pelo enrriquecimento demasiado(busca por mais recusos financeiros).


    Não psoso parabenizar alguns que, defenderam a CPAD pelo erro cometido, e, embora respeite e preze por todos, discorod do Pr. Ciro Zibordi, que defendeu a CPAD sem considerar (talvez) que para o erro, não há justificativa, e sim, o arrependimento e o reparo.

    No mais, espero que a cúpula seja sincera como deve ser o cristão (ou somos cristãos apenas dde faixada?) e reconheçam o erro, que não justifiquem, mas que deixem os argumentos eruditos de lado e sejam apenas sincero com o povo, e nada mais!

    Desejo-lhe pastor Carlos, um feliz ano novo, e espero poder aprender mais com o irmão em 2010.

    Em Cristo,
    Matias Borba!

    ResponderExcluir
  61. PARECE QUE A DAKE FOI LANÇADA POR UM SUPER HEROI COM TODOS PODERES .
    Um super-herói é um personagem fictício "sem precedentes das proezas físicas dedicadas aos atos em prol do interesse público." Desde a estréia do super-herói Superman em 1938, histórias de super-heróis variando de aventuras para breves episódios contínua longos anos - Grupo sagas - quadrinhos americanos têm dominado a passagem em livros e outros meios de comunicação social.
    Por mais definições, personagens não têm necessidade de ter superpoderes para serem considerados superheróis. O objetivo dos Super-heróis é, geralmente, a defesa do bem, da paz, o combate ao crime, tomando para si a responsabilidade de ser protagonista na luta do bem contra o mal. É porriso que acreditamos que nosso SUPER RO-RO na ora certa vai agir contra o mal .da biblia DAKE , é sem duvidas o nosso desejo de que venha logo,nos socorrer ou sera que ele não é nosso super heroi ? ou sera que ele é apenas o SUPER HOMEM DAKE . Geralmente, de um super-herói deriva pelo menos um super-vilão. Essa "mitologia" que tem a ver com um certo "equilíbrio" do universo entre o Bem e o Mal ou o Caos e a Ordem, Segundo o sociólogo Nildo Viana, o super-heróis são componentes do gênero superaventura, que é caracterizado por um mundo povoado por super-heróis e supervilões. Oque nos resta saber é se o nosso SUPER HEROI que lançou esta biblia , com todos os poderes a todos nós virá nos socorrer.ou será um vilão desta história .
    Porque a pergunta que não quer se calar é esta.
    E AGORA QUEM PODERAR NOS SOCORRER?

    pr.Walter.P.Luz

    ResponderExcluir
  62. pb isaias pres prudente30 de dezembro de 2009 às 17:25

    a paz do SENHOR a todos os debatedores,p mim é um privilegio e honrra poder deixar aqui a minha opinião,falo isto devido ao nível do debate,vejo q os irmãos estão muito bem preparados ,e eu como simples servo do SENHOR,dando os meus primeiros passos no ministério tenho pesquisado um pouco, li quase todos os comentários e pelo que vejo a questão principal ja não é biblia dake e suas notas estranhas,mas sim por ela ter sido publicada pela CPAD, fiz essa mesma pergunta na minha primeira postagen e tornarei a fazer.Até onde confiar em uma biblia de estudo? possuo uma NVI,BEP e uma DAKE,sempre pesquiso em todas para poder chegar à uma conclusão.o meu email é este izackoliver.asselino@hotmail.com,no demais,q as bençãos de DEUS seja sobre a vida de cada um dos irmãos

    ResponderExcluir
  63. Amados comentaristas,
    Quero agradecer as orações aqui solicitadas e compartilhar o e-mail que acabei de receber:


    "Amado, Pr. Carlos!!!

    Quero te agradecer por suas orações, meu filho anderson agora a tarde acordou do coma e já conversou conosco, obrigado por tudo, amanhã ele já deve ir para o quarto para continuar a recuperação, mas, o pior já passou.

    Abraços e fique na paz!!!!

    Pb. Juari Barbosa"

    Continuemos intercedendo, mas também agradecendo ao Eterno!

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  64. Caros comentaristas,

    Graça e Paz!

    Considerando a importância deste debate, e acatando a sugestão da nossa comentarista Miss. Rute dos Santos, acabo de postar uma enquete no início do blog sôbre este post.
    Confira, participe e divulgue!

    Um abraço a todos!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  65. Paz do Senhor, Parabens Pastor pelo excelente trabalho que o Senhor está realizando para igreja de Deus, através da sua postura firme, expressando-se com muita clareza e objetividade quanto a defesa dos interesses e dos valores do Reino de Deus. Pois, em momentos de uma visível crise de integridade no meio do povo de Deus,os profetas do Senhor não podem ficar calados,mas a abrir a boca e falar bem alto "assim diz o Senhor"..., a história sacra nos revela que sempre que as pessoas começam a priorizar os seus interesses ao invés dos de Deus, passam a se sentirem incomodados com o "assim diz o Senhor". Todavia, a igreja sempre teve homens como o apóstolo Paulo, o qual exercia um ministério com propósito e por isso podia dizer "Pelo que, ó Rei Agripa, não fui desobediente a visão celestial" At 26.19. Vejo que o Senhor e muitos outros homens comprometidos com o reino de Deus nesses tempos difíceis, podem fazer desse texto o seu lema.

    ResponderExcluir
  66. Não entendo o porquê da confusão em torno da Bíblia Dake. Não li todos os comentários, apenas alguns, mas ainda não li nenhum tópico com erros da Bíblia Dake publicada em português, apenas o erros que existem na obra publicada na língua inglesa. Ora, o que eu vejo é que fizeram tempestade em um copo d'água. A obra foi recomendada por Elienai Cabral e Antônio Gilberto, que utilizam a Bíblia a vários anos, ou seja, a Bíblia Dake em língua inglesa. Sinceramente, foi um desrespeito ao autor, e ao leitor, ao retirarem o que não não era considerado "ortodoxo". É recomendação de Paulo "Examinai tudo. Retende o bem" (1 Ts 5.21). Os leitores da CPAD são tão imaturos espiritualmente para não compreenderem o que é "ortodoxo" e o que "não é ortodoxo"? Não adquiri ainda a Bíblia Dake, mas estou ansioso, antes que a tirem do mercado, e quando a adquiri vou "caçar" o que existe de tão "venenoso" na Bíblia Dake (até agora só vi muito barulho). Quanto a ser uma editora confessional (acho que li em alguns comentários), ultimamente a CPAD tem publicado livros de autores calvinistas (alguém dirá que os calvinistas são ortodoxos, mas não professam a nossa confissão: arminiana e pentecostal!). Não li as obras, mas posso citar John MacArthur Jr., que acredito ser o mesmo autor do livro "Os Carismáticos" da Editora Fiel, onde questiona o falar em línguas, que afirmou "Dizer que o dom bíblico de línguas é a linguagem extática usada hoje pelos carismáticos em suas devoções particulares é forçar um significado no texto bíblico que não esta lá." (Os Carismáticos, John F. MacArthur Jr., Editora FIEL, pág. 157.). O livro pode ser adquirido em http://www.editorafiel.com.br/detalhes.php?id=1006. Não li o livro, mas sendo publicado pela Editora Fiel, acho que não apoia o ensino pentecostal sobre línguas estranhas, e acho que é o mesmo autor de alguns livros publicados pela CPAD, que não sei se passaram por algum processo de mutilação.

    ResponderExcluir
  67. este blog http://asverdadesdociro.blogspot.com, que eh um blog CALUNIADOR foi criado pelo ELISEU ANTONIO GOMES, que o abandonou depois que foi DESMASCARADO!!!!

    pr newton carpinteiro caiu em cima e DESMASCAROU o eliseu!!!!!! sabia que antes ele já tinha criado O XIS DA QUESTÃO (também abandonado???), também com a mesma finalidade????

    e o pastor carlos roberto tem a coragem de eleger eliseu, o maior vigarista da net como seu representante para falar com o pastor ciro?????????

    fale com ele o sr!!!!! essa postagem no blog do eliseu está deponto contra o senhor, pastor carlos!!!! O senor por causa da dake está trocando as bolas...

    PR Carlos, e mais: o pastor Ciro não falou só do Eliseu... esse aí nem conta... ele falou de outros qu não souberam debater direito. A própria irmã miriam falou contra o livro dele, pastor... ACOOOOORDA!!!!!!!!!!!!

    claudio

    ResponderExcluir
  68. “Após folhear algumas paginas e ver as anotacoes, e receber uma garantia dessas, nao pensei duas vezes em comprar a Bíblia . Nao demorou muito para perceber que mesmo apos a revisao ,erros gravíssimos passaram batidos pela equipe da CPAD.”
    Para quem, talvez por desinformação, insiste em dizer que esta Bíblia contém erro de revisão, eu alerto: ELA É O ERRO.
    Outra coisa: Não preciso de defesa, porque não sou ré. Sou vítima do SISTEMA. Sofri um atentado de queima de arquivo. Só que o "arquivo" sobreviveu.
    Depois de tanto blá-blá-blá, alguém compreendeu minhas reais intenções. Hoje, Pr Brunelli, a quem conheço apenas de nome, posicionou-se com a firmeza que deve reger o homem de Deus (sem desmerecer ninguém, por favor).
    Este não é mesmo o espaço apropriado para se discutir as questões que antecederam este fato e, que, certamente o sucederão. São questões grandes, e grandes questões.
    Espero que nossos pastores se posicionem. Antes que seja tarde demais. E o estrago seja tão grande que talvez nem haja mais o que recuperar.
    Onde já se viu uma INSTITUIÇÃO (IEAD soberana), do porte da nossa, ser administrada por três pessoas da mesma família? E os outros componentes não terem autonomia para corrigir falhas? (Decorrentes do processo, eu sei, mas falhas). E o pior — que nem eles sabem — serem alvo de chacota, acusados de se aproveitarem da ocasião para aparecer. Pelo que sei, CONSELHO delibera, não combina.
    Alguém aí, acima desta postagem, sugeriu que eu ficasse caladinha. Este procedimento fora de moda (ou não, né?) é próprio de psicopatas, neuróticos e sei lá mais o quê. Só sei que é coisa feia e ruim, de quem impõe à vítima o terror do silêncio, enquanto se aproveita da situação. Meu lema é:
    Pra frente, sempre! Recuar, nem pra dar impulso!
    Posto isto:
    Vou tentar responder alguns questionamentos indo direto ao ponto, porque as postagens já estão muito distantes daqui. Ok? De acordo com a resposta, cada um saberá fazer a associação.
    1) Quanto ao sistema:
    Na AD o sistema é composto de duas castas: A que manda e a que obedece.
    2) Quanto à banalização do mal:
    Ela está diretamente ligada ao sistema sócio-ético-político-econômico-religioso-financeiro. Percebe?
    3) Quanto à função específica do copy:
    Além da correção gramatical, conhecimento específico (no caso, teologia).
    4) Quanto à minha demissão:
    Não sei. É possível (Na Cpad fala-se qualquer coisa, menos a verdade). Só percebi que havia alguma relação, quando as pessoas começaram a me cumprimentar indagando se eu era a revisora que deixou passar heresia na DAKE.
    Lá existe um sistema em que o gerente de TI, no dia que vai ao trabalho, passa o dia inteiro vasculhando os computadores, que foram transformados em terminais, ou então escutando as conversas telefônicas. Eles devem ter visto ou ouvido alguma coisa muito feia.
    Meu gerente me disse que era por faltas. Deve ser também. Durante catorze anos, vi coisas deprimentes lá dentro.
    Continua...

    ResponderExcluir
  69. ...continuação

    Por exemplo, ele ou ela, não se sabe ao certo, quando não simpatizam com alguém, dão início a um processo que denominamos “flambar” ou “botar a batata pra assar”. Funciona assim:

    1) Você é ignorado nas relações interpessoais, inclusive pelos colegas, porque ninguém quer ficar mal visto por estar com você. Assisti, mais de uma vez, cenas abomináveis assim. Vi colegas entrarem em depressão assustadora. Fica difícil demitir alguém sem razão plausível, então, cria-se o motivo. Aí, alguém pergunta. “Porque não foi embora?!” Se você passar por esta fase, vem a próxima.
    2) Você assume o posto de trabalho às 8 da manhã e permanece até as 18 sem fazer nada, enquanto seu trabalho é distribuído pelo departamento inteiro e até setores não afins. Se ainda assim, você não pedir as contas vem a seguinte etapa.
    3) Ocorre uma dança de cadeiras no departamento e é posto (ou imposto) um chefe que, na maioria das vezes, sabe menos que você. Vi isto durante todos estes anos. Com gente famosa. Que nem precisava estar lá. Amava a casa simplesmente. Como você e eu. É hediondo. O elemento fica contente com a promoção, sem saber que está sendo feito de palhaço. Na ânsia de mostrar serviço, o novo chefe, que acha que sabe muito, começa a intimidar você.
    Quando chegou a minha vez, eu estava imunizada.
    a) Não dependia das pessoas emocionalmente (algumas vezes até virei o jogo).
    b) Fazia qualquer coisa para preencher o tempo: preparava uma aula, lia um livro, lia a Bíblia, nunca li tanto.
    c) O dia que a maré estava mansa ia trabalhar. O dia que eles me azucrinavam ficava em casa.

    Sempre me perguntei se o diretor sabia o que se passava ali dentro. Eu achava que não, ou não queria acreditar. Agora, me dizem que é ele quem planeja. Os outros só executam.
    Hi! Hitler!
    Este depoimento nada tem a ver com Kafka. Este depoimento é verdadeiro.
    Miriam Anna Liborio
    annaliborio@ig.com.br

    ResponderExcluir
  70. Existe um ditado que diz:
    Não está satisfeito? Vá se queixar ao bispo!

    Eu me perguntava o tempo todo: E quando o bispo também não quer saber?

    Pastor Carlos,
    Obrigada por me ouvir. Dos últimos anos, este foi um dos melhores pra mim. E o senhor é responsável por isto.

    ResponderExcluir
  71. Caro irmão comentarista anônimo assinado como Cláudio,

    O irmão afirma que elegí o comentarista Elizeu para falar em meu nome contra o Pr. Ciro.

    Afirmo eu mesmo, que o irmão inventou isso ou foi mal informado, prefiro crer na segunda hipótese.

    Aqui ninguém fala por mim, a não ser quando eu mesmo posto.

    Depois amado, muito embora o Pr. Ciro tenha suas próprias convicções, com as quais concordo em sua grande maioria, excetuando-se isoladamente neste caso, a publicação da Dake pela CPAD.
    Veja que sôbre a Dake não temos discordância, mas apenas, repito, na questão publicação pela CPAD.

    Não obstante a isso, o nobre companheiro tem o meu total respeito, e se tiver que me manifestar a ele, saberei fazer isso com toda responsabilidade e respeito que ele merece.

    Agora, qualquer comentarista que aqui se manifestar dentro do que propõe a discussão, sua fala será publicada.

    Não tenho como ficar levantando a vida e proceder dos comentaristas, nem mesmo blogs dos quais não tenho conhecimento, assim como respeitosamente publiquei o seu comentário sem te conhecer, ainda que o irmão tenha falado uma inverdade a meu respeito. Se o irmão afirma uma inverdade a meu respeito, como poderei acreditar no que diz a respeito dos outros?

    Em sendo assim, desde que mantenhamos a linha da discussão proposta pelo post, todas as participações serão mantidas.
    Se houver mudança de postura de quem quer que seja, não publicarei.

    Registro que publiquei este comentário, no sentido de mostrar a intenção deste blog, mas solicito que não transformem este espaço em campo de batalha para resolução de problemas criados em outros blogs!

    Grato pela compreensão.

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  72. Amado pastor Carlos Roberto,

    Por favor, pelo amor de Deus, peço ao senhor e a todos os debatedores que discorram sobre a Dake à vontade. É um direito que lhes assiste. Não estou mais aqui, como debatedor, mas acompanho o assunto, até porque estou inscrito nesta postagem, ainda.

    Estou triste com a condução de tudo isso. Pedi para sair para não haver mais confusão. Chamaram-se de juvenil, infatil... tudo bem. Mas eu saí para não atrapalhar.

    Tirei também uma postagem de meu blog, pela qual explicava o porquê da minha saída, para evitar polêmicas.

    Mas vejo que muitos querem lavar "roupa suja" aqui. Sim, se eu quisesse, poderia fazer denúncias de pessoas mal intecionadas, que já se traíram e não tem moral nenhuma para posar de equilibrado ou representante do senhor.

    Agora já estão criando postagens com o meu nome e minha foto e dizendo que foi o senhor quem mandou, como fiquei sabendo através do anônimo (claudio?) aí em cima. Pelo amor de Deus! Ainda bem que o senhor veio a público para desfazer mais essa inverdade.

    Mas há pessoas do mal, que talvez estejam dando lugar ao Inimigo, que querem nos ver em inimizade. Eu amo o senhor em Cristo, pastor Carlos, e o quero muito bem. O fato de discordar do senhor não quer dizer que sou seu desafeto. Não tenho nada contra o senhor; me perdoe de alguma palavra, caso o tenha magoado. Admiro o senhor e não quero discutir com mais ninguém.

    FELIZ ANO NOVO A TODOS! E, por favor, falem sobre o assunto proposto: Dake.

    Em Cristo,

    CSZ

    ResponderExcluir
  73. Caro Pr. Ciro Zibordi,

    A Paz do Senhor!

    Sua palavra trouxe mais paz ao meu coração, e elucida dúvidas!

    Louvo a Deus pela sua vida e espero encontrarmo-nos em 12 e 13 de Março próximo, permitindo Deus.

    Um Feliz ano novo para o irmão e sua família!

    Mais uma vez, grato pela sua participação no sentido de nos elucidar.

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  74. Caríssimos senhores defensores da Bíblia de Dake,

    Com todo respeito, gostaria que os senhores refletissem sobre a seguinte pergunta retórica (Respondam, potanto, às suas próprias conciências):

    Há de fato alguma diferença importante entre os ensinos controvertidos de Kenneth Hagin, por exemplo, e as aberrações de F. J. Dake que nos permita "desqualificar" um deles e promover o outro?

    Eu, particularmente, creio que aqueles que têm tido a oportunidade de ler alguns dos escritos de ambos, sabe que não há como negar a compatibilidade entre inúmeras de suas idéias.

    Então surge a pergunta: Por que promover um (Dake) enditando uma Bíblia repleta dos seus ensinos distorcidos e ao outro expor como herege apontando seus livros como material não-recomendado?

    Em meu blog postei uma pequena mensagem dirigida aos defensores da Bíblia de Estudo Dake, conclamando-os a retornarem ao bom senso.(http://dariusapologetikus.blogspot.com/2009/12/uma-palavra.html)

    Em Cristo,

    Darivan Castro
    (Membro das Assembléias de Deus em Abaetetuba-Pa)

    ResponderExcluir
  75. Amados:
    A pincípio pretendia ler a todos os comentários antes de me pronunciar, e somente pensava em fazê-lo para participar da discussão, afinal de contas nem pastor sou.
    Ainda pretendo ler todos os comentários, mas um dos comentários da Sra. Mírian Anna me deixou estupefato: Saul nunca foi rei?
    Esta afirmação não é uma das heresias constantes da Dake?
    Muito embora não seja este nem de longe o foco das discussões, quero humildemente pedir à irmã Mirian Anna que ilumine minha ignorância:
    De onde vem mesmo esta idéia de que Saul foi "capitão" e não rei de Israel?

    Graça e paz a todos os irmãos, e peço que me perdoem por fugir ao tema principal das discussões.

    ResponderExcluir
  76. Caro pastor Carlos Roberto:

    Li atentamente o comentário do Danilo Fernandes e estamos de pleno acordo, quando nos posicionamos na condição de acadêmicos.

    Em um dos meus comentários, afirmei inclusive que sou contrário a qualquer iniciativa que se proponha a ditar o que pode ou não ser lido. O direito de escolha é uma opção assegurada até mesmo pelas Escrituras.

    Por outro lado, embora com o advento do mundo virtual houve o que chamamos de democratização do conhecimento, vivemos o paradoxo de uma sociedade que, de maneira geral, não quer pensar, mas prefere que outros pensem por ela. Assim, muitas vezes a leitura é acrítica e se aceitam os maiores absurdos, seja através da leitura, seja através de discursos, pregações, conferências etc.

    Acredito, portanto, que o nosso grande desafio está em fazer com que as pessoas pensem por si mesmas(e não vai aqui nenhum sentimento de arrogância de minha parte. Longe disso!) e saibam distinguir alhos de bugalhos.

    No entanto, o que hoje as universidades mais fazem, mediante dados já comprovados, é lançar no mundo milhares de jovens que sequer sabem interpretar um simples texto, quanto mais conceitos que beiram à abstração. Infelizmente, no meio evangélico não é diferente, haja vista as grandes bobagens que pululam de norte a sul do país e são tidas, para a nossa tristeza, como "a mais profunda revelação de Deus".

    Digo isto para, por um lado, desafiar os que nos cercam a não aceitarem as coisas do jeito que chegam, embrulhadas às vezes em papel atraente, mas contendo veneno ou conceitos muito bem articulados, mas que, no fundo, contradizem as Escrituras. Assim, dialoguem com o texto, façam perguntas mentais ao autor, coteje o que está escrito com o que pensam outros autores e, sobretudo, submetam o que leem ao crivo da Palavra de Deus e do Espírito Santo. Mas, por favor, pensem! Dá um pouco de trabalho, mas o resultado disso será muito melhor do que essa balbúrdia que aí está. Sem querer repetir um chavão, mas já repetindo, sejamos como os bereanos!

    (Continua...)

    ResponderExcluir
  77. (Continuação...)

    Por outro lado, digo também tudo isto para reafirmar que a CPAD, por ser uma editora confessional, jamais deveria ter publicado a Bíblia Dake, em hipótese alguma, até por ter lançado há alguns anos uma obra - Cristianismo em Crise - que a condena com veemência. Isso soa contraditório e deixa transparecer a ideia de que a finalidade é puramente comercial e não ministerial. Ou então deveria vir a público e dizer: "Erramos quando lançamos 'Cristianismo em Crise' e para reparar o erro estamos lançando agora a Bíblia Dake". Mas como essa é uma hipótese absurda, só há uma saída: reconhecer publicamente que errou com este último lançamento.

    O meu amigo do mundo virtual, Danilo Fernandes (não o conheço pessoalmente), que, em contato com o Leonardo Gonçalves (também não o conheço pessoalmente), acabou me dando o privilégio de receber deste como presente o banner que hoje disponibilizo em meu blog a quem desejar copiá-lo, mencionou que as editoras confessionais americanas criaram selos independentes para não ficarem presas aos limites da confessionalidade. Por minha vivência na área sei que de fato isto aconteceu, mas peço licença ao amigo para discordar dele, pois isso me soa como uma atitude para burlar a boa fé dos membros da dita confissão, como se os seus líderes estivessem dizendo: "Não foi a nossa editora (confessional) que lançou". Ok. Mas foi sob um selo que pertence a ela. Ou seja, para mim dá no mesmo.

    Todavia, creio que com todas as restrições impostas pela confessionalidade, uma editora confessional dispõe de obras a rodo para lançar, e de excelente aceitação, sem comprometer os princípios que a denominação defende e sem precisar correr o grave risco moral que a CPAD está correndo por ter lançado a Bíblia Dake, "a ponta do iceberg", como diz a nossa querida Miriam. Quem já esteve na CBA, nos Estados Unidos, como eu já estive diversas vezes, sabe do que estou falando. Não é por falta de obras de excelência e sem esses deslizes que uma editora confessional morrerá à míngua. Assim, para não ferir um princípio acadêmico deixem as editoras confessionais que as independentes lancem as obras que elas não podem lançar. O lucro não é o seu principal objetivo.

    (Continua...)

    ResponderExcluir
  78. (Conclusão...)

    Ademais, é hora de as editoras começarem a pensar mais no autor nacional e a valorizá-lo. Os blogs evangélicos têm revelado escritores de boa cepa que podem muito bem ser aproveitados desde que tenham boa orientação e haja bons editores (no sentido profissional do termo) que em parceria com eles os ajudem a produzir boas obras. Mas há que se ter uma boa estratégia, pois livro, no meio evangélico brasileiro, ainda não permite que o autor dele sobreviva.

    Farei agora uma revelação que considero da maior importância. Acho necessária trazê-la neste momento a público. Em comentários anônimos e em páginas do orkut, em razão das recentes demandas político-eleitorais da CGADB, já fui chamado várias vezes de alguém que "mama nas tetas da CPAD". Pela graça de Deus sou comentarista da revista Lições Bíblicas para a EBD. A última que escrevi foi lançada em 2007. Tenho outra em preparação, que tiver de adiar por um tempo em virtude de minha recente cirurgia e pós-operatório. Pretendo entregá-la nos próximos meses e, provavelmente, saia ainda em 2010. Portanto, de 2007 até 2010 serão três anos entre uma e outra.

    Sempre escrevi sem pensar na remuneração, mas tendo como foco a oportunidade ímpar de compartilhar a Palavra com milhares de pessoas em todo o Brasil. Jamais fiz gestões pessoais junto à diretoria em busca de qualquer numerário vantajoso. Mas sabem quanto ganha um comentarista na entrega dos originais de cada revista? R$ 7.000,00 depois de descontado o imposto de renda. Agora,por favor, façam o seguinte exercício: dividam esse valor pelos três anos (36 meses)entre o lançamento de uma e outra e veja o resultado mensal: R$194,44. Agora pergunto: se eu fosse depender dessa quantia para a minha sobrevivência durante todo esse tempo seria possível? Isso é "mamar nas tetas da CPAD?" É so comparar esse valor com o montante que entra a cada trimestre na editora com a venda de lições bíblicas para se chegar à conclusão que se trata de um pingo d'água no oceano.

    Mas isso em nada me afeta. Continuo com a mesma alegria e disposição, enquanto vida tiver, para continuar a cooperar com a CPAD, pois entendo que o meu trabalho é de natureza ministerial e vocacional. Apenas trago a público essa informação para que os fatos sejam colocados em seu devido lugar.

    Para não me alongar mais, caros Carlos Roberto e Danilo Fernandes, o trabalho de "copy" em qualquer editora deve restringir à forma e, assim mesmo, sempre defendi que seja em parceria com o autor. Sou visceralmente contra, como já me expressei anteriormente, que se corte qualquer parágrafo, período ou frase que afete o conceito expressado por quem escreve. Ou publica-se na íntegra, como expressou o Danilo, mesmo que haja aprimoramento da forma, ou não se publica.

    Assim, como a CPAD decididamente não se viu em condições de publicar a Dake's Bible "in totum" (tanto é que autorizou os cortes paliativos que foram feitos) não deveria então publicá-la sob pena de ter de maquiar, como de fato maquiou, o pensamento do autor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  79. Por E-mail:

    "Apos receber o email do Pr. Sobral, ate então não tinha nenhum conhecimento da BiBlia Dake.

    Parti para uma pesquisa aqui nos EUA junto a agencias americanas, ja tenho um material e precisarei de um tempo para a traducão.

    Apenas posso informar com certeza que o Sr.Dake:

    1- Foi ordenado ministro pela Assembleia de Deus Americana e depois excluido por se envolver em um caso extraconjugal com uma menina de 16 anos (provas no site do jornal e corte (forum) da Cidade de Chicago)e foi condenado pois assumiu a culpa.

    2- Transferiu-se para a Igreja de Deus,e nao se sabe se rompeu com eles, pois nao ha registro que tenha continuado com essa denominacao ate o final de sua sua vida em 1987, mas e claro que tenha se tornado independente de qualquer igreja.

    3- Seus comentarios tem forte ligacao com o mormonismo,

    4- Seus comentarios negam a totalidade da divindade de Cristo, na Total Onisciencia de Deus. A existencia de pequenos deuses ja que distorce o termo antroporformismo,

    5- Seus ensinos e atitudes trouxeram danos irreparaveis ao movimento pentecostal e carismatico americano, pois assim de autodenominava e por ter vindo de raizes assembleiana

    Solicito que essas informacoes sejam passadas ao Pr. Carlos e demais membros da COMADESP, e reintero ao amados a minha posicão de ajudar a amada COMADESP a manter uma genuina doutrina.


    Roberto Vidal
    Servant of The Gospel"

    ResponderExcluir
  80. Prezamado pr. Carlos Roberto,

    A paz do Senhor!

    Tenho lido com frequência a insistência de alguns, quando afirmam que outros alguns, estão a pleno favor do livro DAKE.

    Não chamarei outro livro de estudo à partir desta data de "BÍBLIA DE ESTUDO", e sim, a verdadeira Bíblia que devemos estudar, e não as novíssimas com o jeitinho agradável de "comunicação moderna" que alegra os corações adocicados dos jovens que querem somente escrever conforme seu textemensagem (UAU).

    Basta de credibilidades aos novos inventores de bíblias de estudo.

    O ideal será informar: Livro de estudo do FULANO. Livro de esttudo do Ciclano. Assim, será escrito por quem interessar e publicado por quem desejar.

    Precisamos dar um basta a esta fábrica de $bíblias$. Sei(rs) de uma nova que está a caminho(rs). E outras mais virão!

    Não há, a devida afirmativa e esta super defesa ao referente livro, e sim, uma preocupação, com o que passa na CPAD.

    É normal depois da sua disposição em trazer ao público este problema que será resolvido, com certeza.

    Erros destroem e por muitas vezes constroem. A experiência possue este recheio ou este tempêro.

    Aproveito também para poder entender o comentário da irmã Miriam, que não a conheço ou apenas por seu texto neste blog:

    A denúncia sobre a CPAD demonstra categoricamente que devemos pedir que alguém exploda de vez esta editora. Não entendo como se pode trabalhar "neste ambiente de pavor com características infernais". Algo está errado! Estou me sentido em um Conto de Fadas em que algo mágico irá acontecer mais nestas denuncias.

    Se este estado de espírito é o da CPAD, o que proporcionou a estada por tantos anos, neste MESMO estado de HOLOCAUSTO.

    Esta afirmação, dedica aos atuais funcionários o direito à liberdade e devemos lutar em favor dos que estão subjugados até mesmo, a não pedirem demissão por medo.

    Parece a CPAD, através destas afirmações da irmã Miriam, uma CASA DOS HORRORES, ou não?

    A bem da verdade, é que sinto que em breve estaremos em um destes textos com a moção dos sete anões ou Branca de Neve. Sinto escrever desta forma.

    Através dos depoimentos da irmã Miriam, que não a conheço pessoalmente, mas repito, penso que alguma posição deve ser tomada para que o Peter Pan, não faça a festa e se continuarmos assim, com certeza, transformarão este blog de respeito em uma base da Disney World.

    Que tal uma sugestão: Parem de escrever a este blog, por um tempo, e liguem, contactem, congestionem, ocupem, todas as linhas da CPAD e perguntem aos responsáveis o motivo de "tamanha covardia" com a irmã Miriam, e assim, não perderíamos tempo com agressões e defesas, o que, também, é de direito.

    Estive analisando os comentários e se nos debruçarmos com cuidado, verificaremos que alguns poucos se marcaram com uma tatuagem, que ficará feia quando a pele ficar enrrugada.

    Um blog desta seriedade, pastor Carlos Roberto, causa definições e resultados. A semente foi plantada e germinará!

    O Senhor seja contigo! Nobre Pastor!

    pr. Newton Carpintero - servo

    Em poucos meses, iniciarei um basta fortíssimo a todas as formas de desagravos na internet. Doa a quem doer! Não estou carregando instrumentos musicais e nem possuo o dom musical de acalmar os "SAULS DA VIDA". Não sou salmista, sou apenas um guerreiro e sem temor.

    Estou revestido de uma armadura de guerra, e pronto para guerrear, contra as mentiras, heresias e não contra a carne, mas sim, contra as potestades que se levantam sem sentimentos para destruir. Não estou aqui para realizar graçinhas na internet, e nem necessito disto.

    O menor de todos!

    ResponderExcluir
  81. Pr. Carlos Roberto,

    A paz do Senhor!

    Quero parabenizá-lo por sua coragem em apresentar os erros da Bíblia Dake.
    Uma vez que a CPAD é uma editora confessional, seu primeiro dever é com o escopo doutrinário esposado por nossa denominação e não com o prejuízo financeiro que possa acontecer com a retirada desse produto do mercado.
    Julgo temerário essa permissividade com relação ao veneno doutrinário administrado por essa obra. Creio que o antídoto não será outro senão retirá-la do mercado e apurar devidamente a responsabidade pela permissão da publicação de erros tão grotescos quanto a doutrina bíblica, pricipalmente aquelas que defendemos veementemente.
    Em Cristo,

    Pr. Roberto C. Cruvinel
    Assembléia de Deus - Ministério Pleroma - Diadema - SP

    ResponderExcluir
  82. Pastor Carlos!

    Volto ao seu importante forum para um pequeno reparo em vista da carinhosa menção do Pastor Geremias Couto.

    Pelo visto concordamos em tudo, mas ficou uma interpretação equivocada da minha menção a selos editoriais temáticos em editoras. Falha de comunicação de minha parte, risos.

    Quando eu tratei desta possibilidade muito comum no exterior não estava necessariamente me referindo a prática como uma solução ao presente imbróglio. Como disse a seguir, há limites para esta prática: Dei o exemplo da publicação do livro de Hitler e Goebles, que se legítima jamais poderia ser feita por uma editora confessional, cuja a própria confissão é ameaçada de existência pelo conteúdo do livro. Ou seja todos podem publicar a obra, mas jamais uma editora de confissão judaica.

    Estava a me referir a criação de selos educacionais, acadêmicos, infantis, etc. Que identificariam ao consumidor da editora confessional a natureza da produção e sua vinculação, ou não como obra de natureza confessional. Estes selos possibilitam a amplitude editorial potencial, segundo estratégias de marketing definidas. Seria a Dake uma publicação adequada ao lançamento em um selo acadêmico, ou referencial de uma editora como a CPAD? Caberia aos seus conselhos editoriais e fóruns competentes da denominação decidir a validade. E, em caso positivo, deveria este lançamento ter uma abordagem profissional de tal ordem a não apenas atenuar eventuais impactos, mas superá-los por completo. Contudo, tudo isto extrapola as possibilidades de conjecturas de um debate como este, Afinal estaríamos tratando de seguidas medidas e ações a serem tomadas em função de ações estratégicas anteriores que nem discutimos aqui, redundando em um cenário bem diferente do que se apresenta atualmente. Utilizando um conceito da química, nas CNTP – condições normais de temperatura e pressão – a publicação é possível se medidas corretas se tomam. Nas CITP (I, para ideais) a publicação seria um sucesso editorial. Nas CATP (A, para atuais) e da forma que foi, nem com selo de qualidade do Cerrullo! Risos.

    ResponderExcluir
  83. Pastor Carlos, a Paz do Senhor.
    Gostaria de fazer umas perguntas ao destacado e equilibrado pastor Geremias do Couto, participante deste excelente debate:

    1. Que dispositivos de controle poderiam ser utilizados para manter a CPAD dentro da vocação "cristã-assembleiana" e evitar traumas como o caso "Dake"?

    2.Devido a polarização dentro da AD(Belém x Belenzinho),tem-se falado numa terceira-via que mudasse os rumos desta denominação. Quais poderiam ser as propostas sustentáveis que esta 3ª via traria para renovar a CPAD e unir a AD nos objetivos pentecostais inspirados no livro de Atos e na "Igreja-Primitiva"?

    3.Quais os supostos motivos dos autores pentecostais nacionais serem preteridos ou mesmo excluídos das escolhas de edições da CPAD?
    Obrigado pela atenção
    PAULO MORORÓ

    ResponderExcluir
  84. Caros amigos,

    Antes de mais nada quero afirmar que não conheço a Sra. Miriam, mas tenho capacidade de análise e compreensão, quando são apresentados fatos. Juntando as premissas, os raciocínios, motivos, concluí que ela é mesmo a grande vítima desse imbróglio.

    Sempre se constroem culpados para ocultar os verdadeiros culpados. Porém essa atitude se constitui em 'modus operandi' na vida secular e não no meio cristão/denominacional. Nesse diapasão, a demissão da consultora é uma vergonha (usando o bordão do Bóris Casoy).

    O que a mencionada Copy relatou em sua fala anterior se caracteriza em ASSÉDIO MORAL, que tanto produz consequências no âmbito civil/trabalhista (valor econômico= indenização), como criminal (sanção=pena).

    Embora não a conhecendo (Miriam) - a não ser neste blog - rendo-lhe aqui homenagens pela coragem e me junto à você na indignação!

    E espero que os demais pastores e irmãos façam coro comigo, a fim de que este blog seja o canal para o DESAGRAVO dessa irmã, profundamente atingida nos direitos e valores. É um dever de honra!

    Concordo em tudo com o Pastor Geremias, especialmente no tocante a não publicar obras que não seriam publicadas pela Editora confessional (CPAD) com selo independente. Essa atitude se caracterizaria em SIMULAÇÃO FRAUDULENTA, na medida em que o selo independente estivesse vinculado corporativamente à própria Editora (CPAD). Além, é claro, de se constituir em desvio moral.

    Era o que me cabia acrescentar.

    Ricardo Mamedes

    ResponderExcluir
  85. Nobre Pr Carlos
    A Paz do Senhor

    Tenho acompanhado atentamente o posicionamento dos debatedores a respeito do deslise cometido, com a publicação da biblia Dake. Louvo a DEUS pela sua vida e diga -se de passagem como está dificil tirar,de uma vez por todas uma heresia do meio do povo de Deus.Tal assunto me faz lembrar um Pr de uma grande igreja que ao ser questionado por uma falha cometida ele foi sincero em suas palavras; ISTO ACONTECEU POR CAUSA DA SANTA CONFIANÇA.Com tudo isto que está acontecendo da pra perceber,
    que a retirada imediata deste produto heretico ja começa ferir o interesse de alguem.Lembra da moça que tinha um espirito de adivinhação, que dava muito lucro ao seus senhores descrito em Atos?. Foi só o apostolo PAULO ESPULSAR AQUELE ESPIRITO ,que a empresa veio a falir. Longe que isto aconteça com a nossa CPAD.O desfecho da historia o Senhor ja conhece muito bem;custou uma prisão para Paulo e Silas, com tortura mas DEUS que vela pela Sua Palavra,interviu e ali nasceu uma igreja autentica que ´foi a igreja de Filipos.Nos tempos modernos são poucos que colocam o rostop/ bater.Não quero e não sou indelicado com os debatedores, porem vejo numa boa parte deles com todo respeito as suas diversas opiniões muitos acariciando a dake,e até advogando,A CONTINUIDADE DA CIRCULAÇÃO mas o que este simples servo vê na Biblia Sagrada em Tt 3;10;
    Ao homem herege, depois de uma e outra admestação, evita-o.vers11 Sabendo que este tal está pervertido e peca,estando ja em si mesmo condenado.Entendo neste trecho que o apostolo não gostava de perder tempo com hereges. Ele gostava,de colocar as coisas em boa ordem e batia de frente com os contradizentes.Nem o apostolo Pedro escapou de uma repreensão do apostolo Paulo porque era repreensivel. Na historia do eunuco mordomo da rainha dos Etiopes este homem estava lendo o velho testamento quando Felipe o evangelista perguntou :entendes tu o que les? Ainda bem que não foi um herege que interpretou aquele assunto para o eunuco.Concluindo ;um pedido de perdão ,uma reparação do erro cometido, uma tomada até rigorosa de ação só vai fortalecer as instituições responsaveis.Lembra daquele bispo que deu um pontapé numa imagem de escultura? Foi só o lider geral da denominação pedir perdão aos catolicos romanos que a coisa se resolveu e a igreja não parou de crescer.Conte com o meu singelo apoio e as minhas orações.
    Respeito toda aliderança das ADs por isso creio que a solução para a resolução deste problema, está na oração, ação dentro dos padrões das Sagradas Escrituras.
    No amor de Cristo
    Um abraço
    Pr Jasiel Sobral
    ADB Piracicaba

    ResponderExcluir
  86. MIN. DESAFIANDO OS CAMBIADORES EVANGÉLICOS31 de dezembro de 2009 às 11:07

    Vejam neste link o que os homens fizeram da
    Palavra de Deus, a transformaram em produto para comercialização, é Bíblia pra todo tipo de gosto:

    http://www.cemporcentocristao.com.br/octopus/?sid=36&m=B&-biblias-cm1-3&-biblias+de+estudo-cm2-31

    Insisto em dizer que está na hora da igreja protestar contra esta comercialização, pois cada um, motivado pelo espírito comercial/competitivo, se acha no direito de dar uma interpretação pessoal á ela em seus estudos, colaborando para a descaracterização da doutrina bíblica... É chegada a hora de nos levantarmos para protestar contra estes cambiadores evangélicos... Querendo me visitar:

    http://desafiandooscambiadoresevangelicos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  87. Pastor Carpintero,
    Que bom que o senhor fez menção de Saul.
    Aclamado pelo povo, Saul era representante do Mal, ao contrário de Davi, escolhido por Deus, que era o fundador de uma linhagem da qual viria o REDENTOR da humanidade.
    Coloque os dois frente a frente e veja com clareza cósmica
    Saul=Satanás/Davi=Cristo. A ira do que estava em Saul não era por causa do trono. Era por causa do que ele via por trás de Davi. Ou seja: O Senhor Jesus e a NOSSA redenção. Vigia!
    É o diabo que tem de fugir de mim, não eu dele.
    O senhor não sabe nem de longe o que está dizendo.

    ResponderExcluir
  88. ainda a novela Carpintero...

    O senhor pode sentir o que quiser.
    Neste CONTO, eu sou narrador/personagem, enquanto o senhor é meramente um narrador/observador. É isso que está lhe incomodando?

    ResponderExcluir
  89. pr. Walter Luz pastor e amigo31 de dezembro de 2009 às 12:56

    MEU QUERIDO PASTOR CARLOS,

    Sei que sou menor de todos, mais as denuncias que a irmã MIRIAN traz pra todos nós são sérias . deu para perceber que nossa querida casa vive um regime não editorial , mas SIM DITATORIAL ,LEMBRO-ME DA NOSSA ÉPOCA DE DITADURA MILITAR .

    Diz ela: Sou vítima do SISTEMA. Sofri um atentado de queima de arquivo. Só que o "arquivo" sobreviveu.

    Como qualquer ditadura ou regime, onde o militar exerce uma influência muito forte, sem ser totalmente dominante.governado por um governante de alta patente, Vejo que este regime esta explicita-damente mostrado pela irmà mirian e fica claro que a lei marcial e a represão funciona muito bem dentro desta instituição que amamos cegamente.

    Parece que naquela instituição a luta pelos direitos e não repressão foi só para o governo, mas lá na CPAD ditadura continua.

    As denuncias da irmã MIRIAN são gravissimais quando juntada a outras de nosso conhecimento que não vem ao caso citar neste momento. tem tanta relevancia como o que nos une neste blog que o tema DAKE .a Dake a editora pode até tirar de circulação mais o regime continua a fazer suas vítimas ,

    Sinto que meu dever de cidadão que lutou pelas diretas já em nossa nação e a repressão, mesmo eu naquela época sendo cabo das forças armadas , não conseguia ficar sem agir contra um regime podre e corrupto. E por ideal passei noites em claras produzindo faixas e bandeiras para as diretas já , e não tenho nenhum arrependimento , mesmo preso por dias no quatel e acusado de ser subversivo não perdi meu ideal , mais vejo companheiro que este regime impera ainda em nossa denominação . e os nossos generais estão lá nos seus quarteis acreditando que o nosso medo é maior do que os erros deles , nossa irmã MIRIAN deixa claro isto para nós e sinto suas Dores e de outros que já nos enviou email. Não será o caso de acordamos do sono pois somos um gigante adormecido . onde nossa liderança vem trazendo esse regime a mais de 20 anos .

    DIZ ELA :Atenção pastores!
    CPAD agora só com reintegração de posse.A soberania é da Igreja ou da CPAD?

    A BIBLIA DAKE é o motivo ensejador para que a jumenta venha abrir a boca pra falar a este sacerdócio que já está tão corrompido de profeta cego, surdo e mudo? Como disse nossa irmã MIRIAN para mostrar que a direção e o caminho esta errado , é hora rever nossos conceitos sobre a nossa igreja ? e aquele argumento de que a mudança traria Heresias e doutrinas e custumes estranho , e que perderiamos estabilidade .o mesmo usado na ditadura que diziam que era uma ameaça de "perigosas ideologias", como a comunista. E hoje vemos que não precisou mudar e a Heresia veio sem mudanças mesmo .

    Espero que nossos pastores se posicionem. Antes que seja tarde demais. E o estrago seja tão grande que talvez nem haja mais o que recuperar. Onde já se viu uma INSTITUIÇÃO (IEAD soberana), do porte da nossa, ser administrada por três pessoas da mesma família? E os outros componentes não terem autonomia para corrigir falhas?

    Isto é um apelo para que a nós pastores e membros da CGADB venhamos a gir contra esta autocracia Assembléiana ,como no regime militar que com frequência os governos militares passaram a ser liderado por uma única pessoa poderosa, que governamvam em autocracias. longo de sua existência seus dirigentes e os militares se tornaram intimamente envolvidos no governo. A ponto de não querer perder o governo para que os podres não fossem descobertos. usavam de força e violência para que todos ficassem caladinhos .
    diz ELA : Alguém aí, acima desta postagem, sugeriu que eu ficasse caladinha.

    ResponderExcluir
  90. pr. Walter Luz pastor e amigo31 de dezembro de 2009 às 12:57

    (...CONTINUAÇÃO)
    fala de um Regime que não respeita os direito da pessoa e usa todos os os meios necessários para silenciar os adversários políticos, que são vistos como opositores. Vejo que regime é tão ditatorial que faz abertura política de forma espontânea ou é forçado a sair por convulsões sociais, em atividade ou em risco iminente.como nos conta a irmã MIRIAN.

    Quanto ao sistema:
    Na AD o sistema é composto de duas castas: A que manda e a que obedece.

    (CASTA) Este sistemas tradicionais, hereditários, ou seja e a um arranjo hierárquico entre os indivíduos em divisões de poder e riqueza já esta ultrapassado .

    diz ELA: Quanto à banalização do mal:
    Ela está diretamente ligada ao sistema sócio-ético-político-econômico-religioso-financeiro. Percebe?

    Nós que pregamos a justiça temos que aceitar este regime mal e cruel ?

    Quanto à minha demissão:
    Não sei. É possível (Na Cpad fala-se qualquer coisa, menos a verdade).
    Meu Deus ...nós pregamos a verdade , e temos que ouvir isto e ficar caladinhos.

    Existe um ditado que diz:
    Não está satisfeito? Vá se queixar ao bispo!

    E o pior na AD nem Bispo tem .

    Como disse nossa irmã é preciso a jumenta falar e creio que a DAKE é o motivo ensejador de a jumenta falar, para acordamos como disse a irmã MIRIAN.

    Será que isto vai ficar só no campo das idéias e no mundo virtual ? enquanto no campo de batalhas nos soldados estão morrendo pelo discaso ?

    vamos pintar as caras , e acordar deste sono. ( Desperta tu que dormes e Cristo lhe esclarecerá.)

    lembro-me desta canção .Vem, vamos embora Que esperar não é saber ,Quem sabe faz a hora Não espera acontecer...(2x)

    Isto é uma Vergonha ! será que nossos editores de plantão já não estão se inspirando a escrever aquele livro O QUE ESTA POR TRAZ DA CPAD ? eu tenho mania de copiar títulos (RS)

    Irmãos a jumenta já vinha falando a muito tempos atrás , e uma forma de não ouvir a jumenta é só dizer que ela é burra . ou burro.

    ACHO QUE A CPAD DEVERIA SIM TER ESCRITO A BIBLIA DAKE , PARA QUE A JUMENTA PODESSE FALAR .MAIS AGORA A JUMENTA JÁ FALOU E NÃO VAMOS SER TÃO BURROS A PONTO DE NÃO ESCUTAR.E FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS .

    O pior Cego é aquele que não quer enxergar.

    O evangelho que atrai as pessoas não é metódico ou ditatorial , mas sim de relacionamento saudáveis .

    Trata-se de uma batalha entre o bem e o mal Deus não nos permitira que lutemos sozinhos contra o inimigo. O PROPRIO Senhor na pessoa de Jesus Cristo vira pra nos defender e libertar.

    Que Deus os abençoe.

    Pastor e amigo Walter Luz

    E NA NET COMO NOS LIVROS ESCREVO O QUE PENSO SEM MEDO DE REPRESSÃO AMERICANA. ( RISOS ) QUE TAMBEM TENHO DIREITO.DE RIR.

    ResponderExcluir
  91. Paz, Pr. Carlos Alberto!

    Quero parabenizar pela coragem e disposição em manter seu posicionamento, bem como pela maneira como tens moderado esse fórum.

    Como sempre, o comentário do Pr. Geremias do Couto é sempre uma contribuição indispensável a qualquer fórum de debates. Achei interessante alguns trechos do seu comentário:

    Pr. Geremias do Couto disse: "Por outro lado, digo também tudo isto para reafirmar que a CPAD, por ser uma editora confessional, jamais deveria ter publicado a Bíblia Dake, em hipótese alguma, até por ter lançado há alguns anos uma obra - Cristianismo em Crise - que a condena com veemência. Isso soa contraditório e deixa transparecer a ideia de que a finalidade é puramente comercial e não ministerial. Ou então deveria vir a público e dizer: "Erramos quando lançamos 'Cristianismo em Crise' e para reparar o erro estamos lançando agora a Bíblia Dake". Mas como essa é uma hipótese absurda, só há uma saída: reconhecer publicamente que errou com este último lançamento."

    É como se um empresa de Antivírus, contratasse alguns experts ou crackers para a criação de vírus, pra ela mesma se beneficiar com venda da respectiva vacina no mercado de informática. Parece aqueles filmes de ficção, conspiração, em uma empresa cria um vírus de extermínio e o propaga, visando a dominação/poder e o lucro com a venda da vacina.

    Pr. Geremias do Couto disse: "Sou visceralmente contra, como já me expressei anteriormente, que se corte qualquer parágrafo, período ou frase que afete o conceito expressado por quem escreve. Ou publica-se na íntegra, como expressou o Danilo, mesmo que haja aprimoramento da forma, ou não se publica.Assim, como a CPAD decididamente não se viu em condições de publicar a Dake's Bible "in totum" (tanto é que autorizou os cortes paliativos que foram feitos) não deveria então publicá-la sob pena de ter de maquiar, como de fato maquiou, o pensamento do autor".

    Concordo plenamente! Se podemos afirmar com toda certeza que a venda do produto não traz riscos nem consequências desagradáveis e os nossos membros estão imunes, alertas, preparados e tem o necessário discernimento, não tem porque fazer cortes e o produto deve ser produzido e publicado.
    Alegar que se a gente não lançar, outra editora o lança também não é inteligente. É como eu vender drogas ou qq produto ilícito! Se eu não vender, outros venderão. Já basta tanta drogas que estão sendo lançadas no Mercado! Que não seja eu um dos vendedores ou promotores das tais.

    Alegar prejuízos financeiros não é uma boa justificativa, se os maiores prejuízos forem os espirituais. Isso é loucura!

    Deus tenha misericórdia de nós.

    ResponderExcluir
  92. Caro Danilo:

    Como estamos percebendo, pontos de vista diferentes bem apresentados e discutidos ajudam a aclarar o pensamento. Creio que ambos chegamos a um denominador comum.

    Da forma como o amigo esclarece agora o tema dos selos editoriais, isto me basta! Estamos de acordo. Não há o que acrescentar, pois fica patente que se tratam de obras segmentadas - acadêmicas, educacionais, infantis - que, ainda assim, passariam pelo crivo do conselho editorial da editora.

    Estamos quites! Zero a zero!

    Ao caro Paulo Mororó, responder-lhe-ei mais tarde.

    Abraços

    ResponderExcluir
  93. Joá Caitano, Pr. Miss.31 de dezembro de 2009 às 13:31

    Caro Amigo Carlos,


    Parabéns por sua coragem revestida do Espírito do Senhor, trazendo a luz os problemas da Dake.

    Corajoso - porque na condição legal de membro do Conselho de Doutrina - votado pela Assembleia Convencional atraves de indicação ou nomeaçãao de quem quer que seja, voce obedeceu a sua consciência cristã e a voz do Espírito no trato de matéria teológica, fundamental para milhões de vidas da nossa querida Ass. de Deus.

    A proposito, voce poderia enviar-me a lista com os erros doutrinários registrados na Dake?

    Um forte abraco,

    JC

    ResponderExcluir
  94. Prezados comentaristas,

    Considerando sugestões de blogueiros mais experientes, reiniciamos a enquete postada neste blog sôbre a publicação da Bíblia de Dake pela CPAD, no sentido de que tenhamos um resultado mais real.
    Estávamos operando com monitoramento simples, e passamos a funcionar com o sistema avançado oferecido pelo site da enquete, o qual dificulta votos sucessivos de um mesmo IP.

    Mesmo assim estou adicionando a orientaçào que cada internauta vote apenas uma vez.

    Também aumentamos mais uma opção de voto:
    Sim - com anotações do editor - comissão apologética
    Em sendo assim, tivemos que perder os votos que já estavam computados e reiniciamos do zero.

    Como a enquete estava no ar hà menos de 24 horas, e o data limite proposta é o dia 15 de Janeiro de 2010, creio que não teremos grande diferença no resultado final.

    Se você já havia votado, por gentileza vote outra vez e nos ajude na divulgasção!

    Grato pela compreensão.

    Vosso conservo,
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  95. pr. Walter Luz pastor e amigo31 de dezembro de 2009 às 15:01

    VAMOS APROVEITAR QUE NOSSO PASTOR CARLOS ESTA REINICIANDO E TAMBEM VAMOS NOS CONFRATERNIZAR A FINAL LOGO TAMBEM SE INICIA UM NOVO ANO

    Mário Quintana escreveu a seguinte frase:

    "A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!"


    Difícil, muitas vezes é, mas não é impossível conviver em harmonia. Que no ano de 2010, você, que é uma pessoa amada, possa também amar. Amar no sentido real da palavra. Não amar apenas por palavras escritas ou ditas. Que as pessoas possam sentir seu amor no olhar, no abraço, no beijo, no toque, no conselho, na exortação, no sorriso, no silêncio necessário; enfim, que possam sentir seu amor por meio das atitudes.


    Que o verdadeiro amor que corre do trono de Deus possa inundar sua vida em 2010, 2011, 2012... até a eternidade!!!!

    “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.”
    1 Coríntios 13.4


    MARAVILHOSO ANO DE 2010 !!!!!!!


    "Nunca permita que um problema a ser resolvido se torne mais importante do que uma pessoa a ser amada."
    Bárbara Johnson, jornalista

    FELIZ 2010 NA PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

    WALTER LUZ PASTOR E AMIGO

    ResponderExcluir
  96. Prezamada irmã Miriam,

    Paz querida,

    A irmã utilizou o assunto Saul, no qual me dirigi, a muitos outros poucos, e não a irmã, e sim aos aventureiros. Talvez tenhas cometido um erro. Acontece!

    Observe com cuidado e verifique que postei esta informação, após a minha assinatura, como advertência a alguns! Não dirigi a irmã com o nível baixo, porque não o sei ser.

    As questões a que submeti a irmã, está em base com as suas aludidas e TREMENDAS DECLARAÇÕES, sobre a CPAD.

    É meu e nosso o direito questioná-las. Está no blog e não está escrito para um leitor cego, surdo e mudo, mas para quem averigua e deseja respostas diretas ou indiretas à respeito dos "MAUS TRATOS a que foi "SUBMETIDA".

    Portanto, responda às questões se assim, o desejar. Afinal esta colheita é resultado da sua sementeira, sim ou não?

    Penso que depois de saudar os da CPAD com HI Hitler!, nos deixou a todos merecedores de explicações, até mesmo, para que aconteça uma defesa justa, e não como sugerida neste blog por devoradores e aproveitadores, sem o entendimento necessário de que o ouvir deve ser conduzido abertamente aos dois lados da questão.

    As minhas questões, são justas com base na sua aparente predisposição em difamar com pesada e decisiva artilharia ao da CPAD.

    Questiono sobre este momento conforme a irmã aludiu: Pois, entenda, é necessário saber a verdade! Depois destas suas afirmações e após o seu comentárioo seria covardia aceitar sem questionar este fato à sua demissão?

    Bem sei que se escrevesse pedindo o linchamento desta editora em que trabalhaste tantos anos, e se "CONFORMOU", indiretamente às torturas, foi obrigada a continuar neste regime dito por alguns de "DITATORIAL", continuou atendendo aos desejos "SÁDICOS", dos diretores desta instituição?

    Observe bem, escrevo com base na sua informação, que com certeza é desgostosa e degustada pela saída.

    Será que tomaríamos conhecimentos destas "ATROCIDADES", se a irmã estivesse ainda como colaboradora e um salário?

    No seu texto: É o diabo que tem de fugir de mim, não eu dele.
    O senhor não sabe nem de longe o que está dizendo.

    Não sei lhe responder, pois, não utilizei este texto abaixo da minha assinatura para a agredir, e sim, para que outros aventureiros entendam a minha informação.

    Creio que a irmã está predisposta a tudo que for a seu favor e tudo o mais que for aparentemente contra.

    Esta parte do texto, está fora do que sugeri às questões dirigidas à irmã e com base somente nas suas informações.

    Será que devo ouvir e ENTENDER O QUE ESTÁS DIZENDO e não questioná-la? Será que isto nem público e entendo que é uma agressão aos pastores que de forma ou outra pertencem indiretamente ou diretamente a esta instituição?

    Cuidado minha irmã. Seja mais amena e confie na justiça de Deus e não nas de alguns justiceiros aparentes. Estes oferecerão ofertas mirabolantes de appoio e fugirão ao primeiro grito de alerta!

    A irmã, entenderá em breve futuro, o motivo das minhas questões.

    O Senhor seja contigo!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    ResponderExcluir
  97. Caro Pr. Carlos, comentaristas e leitores.

    Tenho tomado a decisao de postar menos comentarios, mas nao abandonei "a tribuna". Estamos trabalhando neste assunto em outras frentes, fazendo contatos com nossos pares aqui no Brasil, EUA e Canadá.

    Ouvimos conselhos, pedimos oracoes, consultamos amigos e teologos até mesmo de outras denominacoes, e parece-me que tudo se alinha. A edicao da DAKE pela CPAD nao preocupa apenas assembleianos, até nos depoimentos isto já está claro.

    Percebi nos bastidores, que será inevitavel que esse problema - que para nós tinha apenas um carater doutrinário - nao desdobre-se em questoes de fundo etico-institucional ou até mesmo polico-eclesiastico. O amado alertou sobre isso na sua postagem, e isso nao pode ser esquecido. Foram essas as suas palavras, permita-me repeti-las:

    "A não consulta ao conselho competente da CGADB, no caso o de doutrina, o que é regimental, foi erro grave e nesse caso específico irreparável".

    "No meu entender, salvo melhor juízo, o não acatamento da resolução tomada pelos referidos conselhos, pelo menos até agora, (22.12.2009), agrava muito mais a situação, e caracteriza ainda uma séria crise institucional".

    O alerta foi dado, mas por enquanto, parece-me ignorado.
    Será que a verdade, a etica e a apologetica entraram em recesso, tirarm ferias, ou sofreram aminesia? (nao dá nem pra rir!)

    Enquanto o amado permitir e for necessario esclarecimentos e posicionamentos, estaremos aqui.

    Pela correria do Ano Novo e pela entrada de outras pessoas que enriqueceram o debate, preferi divulgar mais o debate e acompanhar como leitor.

    Mas tao logo tenha condicoes voltarei aqui com mais dois ou tres comentarios:

    1) Batendo o balde e sujando a agua.

    2) Teologos, peixes e minhocas.

    3) O Ma(nua)l que precida de manual.



    Aos fervorosos debatedores e a todos nós que queremos entrar no ceu.

    Meditemos:

    "No essencial, a unidade. Nas diferencas, a liberdade. Mas, acima de tudo, a caridade" (Agostinho)

    "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhao uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho,nos purifica de todo pecado" (IJO 1:7)



    Feliz Ano Novo a todos!

    No amor de Cristo.

    Pr. Jessé Sobral
    prjessesobral@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  98. Prezado irmão Márcio Cruz,

    Espero não ter me enganado a seu respeito, pois ao que me parece – sem querer invadir sua privacidade (Aliás, foi o imrão que tronou público o seu voto!) – ao votar positivamente na enquete o irmão não está levando em conta o fato de que os ensinos de Dake, salvo raras excessões, pouco diferem das heresias de Kanneth Hagin, p.e.

    O irmão já teve a oportunidade de ler algum dos livros de Hagin? Se já leu, o amado irmão deve ter percebido que seus escritos não contém somente heresias. Há muita coisa "aproveitável" em suas obras, assim como em vários dos escritos de Joseph Smith e Charles Russel. Não se ofenda com minhas palavras, pois as digo no temor de Deus. Não creio que o irmão aprovaria uma Bíblia anotada por Hagin, J. Smith ou Russel. (Aprovaria?)

    A verdade que tem sido ignorada é que a referida obra editada pela CPAD [Bíblia de Dake] está, e sempre estará atrelada ao nome de um homem cujos ensinos têm sido expostos como o "embrião" de muitas das idéias de Hagin e de inúmeros outros "Mestres da Fé" como Kenneth Copeland, Frederick Price e Benny Hinn, só para citar alguns.

    Além disso, pergunto: o que há de tão extraordinário nesta obra [Bíblia de Dake], em termos de recursos (notas, comentários, mapas, etc.), que outros excelentes materiais disponíveis no mercado editorial evangélico, muitos publicadas pela própria CPAD, já não nos têm apresentado, e com muito mais profundidade teológica, para enriquecimeto dos estudiosos da Palavra de Deus.

    Será que apoiaremos nossos argumentos em defesa de uma reedição da obra na suposta utilidade dos recursos ali contidos em detrimento do cuidado que devemos ter com os incautos e desprovidos de dicernimento (os chamados "fracos na fé")?

    Será que realmente não conseguiremos viver mais sem A Bíblia de Dake? Será ela tão necessária assim?

    Peço ao irmão que leia a última postagem que fiz em meu blog (http://dariusapologetikus.blogspot.com/2009/12/uma-palavra.html)

    Minhas palavras ali – dirigidas àqueles que têm defendido a obra – não conseguem transmitir tudo aquilo que gostaria de dizer, no temor do Senhor, aos que têm defendido esta vergonhosa página na história da CPAD, mas escrevo com sinceridade, orando e esperando em Deus que o bom senso volte a reinar nos corações daqueles que têm estado indiferentes à gravidade do problema.

    No amor de Cristo,

    Darivan S. Castro
    (Membro das Assembléias de Deus em Abaetetuba-Pa)

    ResponderExcluir
  99. A Paz do Senhor á todos comentaristas deste debate e em geral á todos que participam desse Abençoado Blog.


    Agradecemos á Deus pelo que temos absorvido atravéz desde canal, e aprendemos o quanto é importante as "discussões" de idéias, mesmo que hajam discordâncias.Já pensou se todos penssásemos igual ?,esse blog não precisaria de comentários, e não seria tão rico em valores como tem se mostrado até aqui.
    Por isso nós, simples seguidores, parabenizamos a todos que por diversas razões participam desse debate e contribuem de alguma forma para que assuntos como "esse" não fique isolado nem que seja esquecido.


    Ao autor,administrador,gestor e supreendentemente grande Mediador deste blog,Pr. Carlos Roberto,servo submisso do Deus Altíssimo.Desejo que tenha um Ano Novo com muita saúde ,precisamos de homens de Deus com o seu perfil,isso bastaria para que muita coisa fosse corrigida.

    Mas não percamos a esperança!!!!
    FELIZ 2010,á todos.

    ResponderExcluir
  100. Pr. Carlos

    Compreendo as razoes que o levaram a nao postar meu ultimo depoimento. Só queria mostrar qual espirito está tomando conta do sistema AD no Brasil e fora dele tambem. Mais ainda confio em homens como o Sr. e o meu PASTOR. Nao perdi a esperança de ver a nossa AD sarada.
    Imagino a pressao espiritual e emocional que a irma Miriam tem sofrido. Enfrentar o Sistema é suicidio. Oro pelo Sr. que com certeza pagará um preço. Se acovardar, ser coninvente, silenciar, aceitar suborno, encobrir pecados e etc é questao de sobrevivencia. Encarar a verdade é uma virtude de uma minoria sem significancia.


    Em Cristo

    Pr. ESteves Jacinto AD vila Bela







    Em Cristo

    ResponderExcluir
  101. Julio deixou um novo comentário sobre a sua postagem "BÍBLIA DAKE -Posicionamento do Pr. Carlos Roberto...":

    Primeiramente quero expressar meu profundo respeito ao nobre pastor carlos roberto e a todos os que tem postado neste importante debate se é que posso falar assim tendo em vista que apesar das heresias contidas nesta bíblia a mesma vem mais para trazer o desinteresse ao estudo e a busca pelo aprendizado, pois tenho ouvido muitos dizerem que a mesma tem tudo pronto, aí abre um grande precedente para aqueles que preferem tudo pronto, do que se esmerar na busca pelo conhecimento sadio das escrituras e com isto aumenta o número de heréticos em nossas igrejas e quem perde com estas coisas é o reino de Deus.O meu profundo desejo é que esta "Bíblia" sai o mais rápido possível de circulação, porém creio que isto é quase impossível pelo lado financeiro já investido, mas se a CPAD realmente entender o tamanho da ferida que fora aberta seus responsáveis não olharão para este lado e sim terão visão para sanar esta barbarie cometida e entender que assumir um erro não à de denegrir a imagem da casa e sim mostrar capacidade de superação e humildade para dar a volta por cima. A sim e tem Bíblia até por 900 reais hen rsrsrsrs seria uma boa oportunidade para todos que estão no debate falar algo a este respeito.Fiquem todos na paz e um 2010 de muito sucesso a todos.

    Júlio

    ResponderExcluir
  102. Senhor Carpintero,
    Desde sua primeira postagem, percebi que o senhor não sabia escrever. Entretanto, por força de minha profissão (com os lentos devemos gastar mais tempo) continuei a responder os questionamentos repetitivos que o senhor insistia em não compreender.
    Seu português é, para dizer o mínimo, sofrível. Seu vocabulário é inadequado. Sua pontuação péssima. Regência, coesão e coerência passam longe, e concordância só se for com a sua vontade, né? Sua ironia, entretanto, não me passou despercebida.
    Como o único idioma que conheço é o português (brasileiro), claro (adjetivo /interjeição).?!, fica difícil nos entendermos. Para haver comunicação é preciso que emissor e receptor dominem o mesmo código. Daí, a minha dificuldade em dar-lhe satisfações à altura que o senhor merece.
    Para complicar, descobri, através de suas postagens em outros blogs, que o senhor é machista (o fora de moda foi profético). Coitadas das mulheres sob seu jugo. Quando o tempo passar, será difícil encontrá-las na multidão, pois não haverá marca, sobre a pele enrugada, que as DISTINGA (sei que aqui não pode palavrão, mas só achei esta palavra). Mas, pensando bem, barbie não envelhece, né?! E permanece idiota.
    Se as mulheres de pastores mandassem mesmo, a Assembléia de Deus no Brasil não estaria esta bagunça. Porque são elas que, nos bastidores, agüentam o tranco, enquanto eles se apresentam nas tribunas, com firulas e salamaleques, em debates infindáveis e sem propósito, como num desafio nordestino (sem demérito nenhum para este). Se bem que, qualquer pessoa que faça uso mínimo de sua inteligência (homem ou mulher) sabe que isto é um recurso utilizado para cansar os “nobres colegas” e esvaziar qualquer tentativa de se debater algo de fato importante.
    Como se vê, o que nos desune não se restringe à sua dificuldade em se comunicar, por mais que se esforce. — É, também, a sua dificuldade em se atualizar, no idioma e na vida (o senhor está com um problemão!). — Para usar um jargão blogueiro, é no campo das idéias.
    Se o senhor impuser a lei da mordaça aos outros blogueiros para que não publiquem desagravos, criarei meu próprio blog e falarei mal de quem eu quiser, inclusive do senhor. Agora eu tenho assunto. Mas a audiência será só minha! Se o senhor acha que isto é artilharia pesada, não sabe o que é poder de fogo.
    Se estas respostas não disserem respeito a qualquer questionamento que, no meu entender, tenha sido dirigido a mim, desconsidere. Deve ser porque não entendi bem.
    Após esta postagem, não lhe responderei mais nada, mesmo porque nenhum prazer há em conhecê-lo.
    Miriam Anna Liborio
    A ausência do assunto DAKE nesta postagem é proposital. Ele já está sendo tratado em fórum competente e por quem de direito, espero.
    Tenho dito.

    ResponderExcluir
  103. Publicar DAKE não foi somente questão financeira. Foi também questão de IGNORÂNCIA: ampla, geral e irrestrita

    ResponderExcluir
  104. É impossível a publicação de DAKE ser um fato desconhecido dentro da CPAD, porque lá nada acontece sem aprovação prévia. Nem mesmo compra de papel higiênico.

    ResponderExcluir
  105. Caro Paulo Mororó:

    Para cumprir o que lhe prometi ontem, aí seguem as minhas respostas aos seus questionamentos.

    O irmão propõe:

    “1. Que dispositivos de controle poderiam ser utilizados para manter a CPAD dentro da vocação 'cristã-assembleiana' e evitar traumas como o caso "Dake"?”

    Minha resposta:

    Os dispositivos de controle já existem. Eles precisam ser aperfeiçoados e, na prática, exercitados. Não podem ficar no papel. Não sei que mudanças houve no processo editorial depois que deixei a CPAD, mas havia uma série de passos a serem cumpridos até que uma obra fosse considerada aprovada para publicação. A tentativa de “queimar etapas”, como parece que aconteceu com a Bíblia Dake, gera as distorções que estamos presenciando agora. Por outro lado, a diretoria executiva não dever ser absoluta nas decisões. A gerência de publicações (anteriormente diretoria) precisa ter uma atuação mais presente e eficaz já que “publicar” é de sua responsabilidade.

    O irmão propõe:

    “2.Devido a polarização dentro da AD(Belém x Belenzinho),tem-se falado numa terceira-via que mudasse os rumos desta denominação. Quais poderiam ser as propostas sustentáveis que esta 3ª via traria para renovar a CPAD e unir a AD nos objetivos pentecostais inspirados no livro de Atos e na 'Igreja-Primitiva'?”

    Minha resposta:

    Essa polarização de fato existe, mas creio que não se pode estereotipar como se fosse entre o Belenzinho, SP, e Belém, PA. É só analisar o número de votos que cada chapa recebeu nas últimas eleições para perceber que ela vai muito mais além do que esses dois ministérios. Daí porque sou defensor de uma terceira via que se ponha acima dos dois grupos polarizados. Há que se trabalhar, sobretudo, como ponto de partida, a unidade espiritual da igreja. Todo o restante é consequência. Creio que a primeira iniciativa desse novo líder não deveria ser apresentar um programa sofisticado e impraticável no dia a dia, só para impressionar, mas convocar de imediato todos os presidentes de convenções, outros líderes reconhecidos e os responsáveis pelos órgãos convencionais para um retiro de oração e Palavra pelo menos por uma semana sem qualquer outro tipo de interferência. Creio, sem dúvida alguma, que a partir daí as coisas começariam a mudar.

    O irmão propõe:

    “3.Quais os supostos motivos dos autores pentecostais nacionais serem preteridos ou mesmo excluídos das escolhas de edições da CPAD?”.

    Não creio que os autores nacionais sejam preteridos ou excluídos visto que há diversos deles publicados pela CPAD. No entanto, reconheço (e já me posicionei sobre isso) que não há uma política que os valorize de modo que possam produzir com tranquilidade, com o apoio de bons editores e segundo os melhores padrões para a edição de um livro. Por falta disso, muitas obras de autores nacionais acabam sendo descartadas não pela má qualidade da proposta, mas pela má qualidade do texto. Por outro lado, o elemento político, regional ou de predileção pessoal não pode prevalecer na seleção das obras, que devem ser analisadas única e exclusivamente pelos critérios que determinam se são ou não boas obras.

    Não posso me estender mais, todavia espero que as respostas acima nos ajudem em nossa reflexão.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  106. ...e continua a novela DAKE...

    Quem aprecia comida ruminada é boi.

    Voltem ao estudo da PALAVRA.

    ResponderExcluir
  107. Com todo o respeito, mas com muito respeito mesmo, impressiona-me a soberba da irmã Miriam. Será que vale a pena fazer dela o centro das atenções neste espaço????

    Ela se gloria de escrever bem, despreza aqueles que não concordam com ela. Ela cristã??? Jesus nos ensinou a desprezar o próximo???? Acho que não vale tanto a pena considerá-la a protagonista deste debate.

    É só uma opinião, pois já vi que as atitudes soberbas da irmã Miriam nunca são repreendidas por ninguém aqui. E esse lugar é cristão, até que se prove o contrário. Será que a irmã Miriam não pode ser mais moderada e educada com os participantes????

    PS. AS MINHAS PERGUNTAS NÃO FORAM RESPONDIDAS! ESTÃO CHAMANDO A CASA DE DESOBEDIENTE, MAS ESSA CRÍTICA NÃO DEVERIA SER DIRIGIDA AO PRESIDENTE DO CONSELHO ADM DA CPAD?????

    Everaldo

    ResponderExcluir
  108. Aos pastores do Brasil e exterior que acompanham este blog e não se pronunciaram:

    Temam a Deus que pode matar o corpo e lançar a alma no inferno.
    O governo humano é temporário. E este momento da história, do qual você faz parte, será revisto na eternidade.

    Pense bem:
    Você ficará contente de se rever, dentro dele, lá?

    ResponderExcluir
  109. Para quem, porventura, esteja preocupado comigo:

    Estou sentindo as dores da INSTITUIÇÃO e é por ela que lutarei até o fim, com todas as forças.

    ResponderExcluir
  110. Cara irmã Miríam,

    Paz! O seu desejo em não responder as minhas questões com base na sua interminável e relevante referência à CPDA, e a sua conivência em ter estado por lá durante anos e, não sei bem o motivo ou interesse que significou esta sua necessidade em criticar e desrespeitar o local em que muitos colaboradores, sentirão neste momento, vergonha do seu esforço inútil.

    Nestas suas afirmações, ao meu péssimo escrever o idioma português, que por ignorância minha, não esconderão à sua falta de respostas às minhas questões não RESPONDIDAS ATÉ AGORA. para qwue o esconderijo? Insisto e redundo as minhas perguntas para que fique bem gravado que algo vai mal nas suas informa;'oes, prinipalmente quando utilizou o termio? HI HITLER! Isto foi abusivo e vergonhos diante dos pastores que possuem compromissos com a CPAD. Eu pelo menos não possuo nenhum vínculo.

    Um pouco mais: A irmã envergonhou -com a sua agressão ao meu péssimo português- a maioria dos líderes em ministérios pelo Brasil que não possuem a mesma cátreda profissional da irmã, mas são extremamente capazes no idioma do Espírito Santo e não merecem o desprezo e nem se envergonharem ao escrever, apenas porque 1% da população do Brasil não obteve a sua oportunidade e empenho no idioma.


    Tentas recorrer ao recurso das perguntas e afirmações incógnitas e com vulgaridade me agredi na minha ignorância portuguesal(rs).

    Se tús és professora e conhecedora de um excelente português a congratulo, por conheceres uma das matérias mais difíceis no mundo.

    Mas, na minha ignorância, continuo ainda sem ler as principais respostas às minhas questões, e está visível, repito, as suas agressões a minha inferior capacidade de escrever e que não coaduna com os erros de suas declarações com propósitos diretos à personificação da CPAD em uma CASA DE HORRORES.

    Em tempo: Tente no seu próximo comentário, que já se esquivou, ao afirmar sair deste espaço sem responder às questões devidas onde a irmã, sempre tenta encontrar um atalho. E aproveito para que a irmã se abstenha de criticar o meu português e que leia pelo menos neste blog o que copiei do meu blog abaixo: Leia com cuidado!

    "Os meus textos são pessoais, e não quero demonstrar, qualquer capacidade em escrever. Portanto, favor somente avaliar o conteúdo, pois, não sou Professor de Português.
    Sou apenas, mais um dos muitos, que desejam, contribuir para a divulgação do Evangelho, e demonstrar que, não estou de acordo, com o que está acontecendo no mundo, e em algumas...chamadas igrejas. Palco de enganadores e artistas da prosperidade."

    Portanto, creio que perdeste muito tempo em não responder às minhas questões e mais uma vez, declaraste para muitos, o que você deseja administrar em suas palavras de total agressão à CPAD.

    Entenda que alguns cuidadosos lerão em suas entrelinhas o que passa em seu coração, e o desvio das respostas com esta agressão, bem como a sua necessidade em defender a conduta feminista dentro da igreja, que envergonhada posiciona mulheres com títulos de pastoras, bispas, profetas e apóstolas em pleno desafio ao Santo Deus e outras afimações mais nas suas entrelinhas. quem ler com cuidado, com certeza descobrirá algo mais.

    O Senhor seja contigo!

    pr. Newton Carpintero
    www.pastornewton.com

    O Senhor seja contigo no preparo responsável às questões que desaparecem nestas dezenas de comentários.

    pr. Newton Carpintero - sem nenhum vínculo com a CPAD e neste momento apenas com uma sugestão:

    Que as novas, ou as reeditadas "Bíblias de Estudos", recebão o nome do criador ou criadores de cada novo "LIVRO DE ESTUDOS", e eliminem o nome BÍBLIA apenas pela confusão e polêmica aos interêsses de mais "bílias" ao mercado editorial.

    ResponderExcluir
  111. A Paz do Senhor

    Estive fora, deu trabalho dar "uma lida" em tudo isso, mesmo que "bem por cima".

    Penso que, se a Bíblia Dake possui desvios doutrinários (eu acredito que tenha sim, como já afirmado por todos, mas ainda não verificado por mim, coisa na qual nem pretendo verificar tão cedo, rsrs), então fica difícil para pessoas com pouca "vivência na Palavra de Deus" ou "conhecimento teológico" refutar erros como esses.
    Qual o requisito básico para a compra de uma Bíblia Dake? Curso de Teologia? Não! É só portar-se de cerca de R$ 120,00, como dito pelo irmão Eliseu; e isso não implica que ele tenha conhecimento adequado ou capacitação por Deus para discernir a gravidade do mal ou bem que está diante dos seus olhos;

    Por esses, que estão sujeitos ao engano, preferiria que a Bíblia Dake não fosse nem indicada, nem ao menos publicada, nem pelo bem que possui, bem no qual se inclui o próprio texto bíblico em si, maior bem da Bíblia Dake.

    É melhor ficar “inculto”, do que culto, mas “desviado” do Alvo, Jesus Cristo e o seu Evangelho, assim como vem acontecendo aqui.

    Pode ser uma infeliz coincidência, mas vejo aqui, mesmo homens de Deus, se envolvendo numa trama em que uns dizem que “fulano fez isso”, “fulano disse isso”, “fulano é aquilo”, e vejo um Deus bem distante daqui, salvo raras exceções, se não fosse pelo fato de a Bíblia ser muito bem conhecida como ‘A Palavra de Deus’ e de a saudação da maioria ser “a Paz do Senhor”, Deus sequer seria notável em nosso meio, pois os “fulanos” estão sendo alvo, na maioria das vezes, infelizmente da pior maneira, de forma maliciosa por muitos, mas de alguma maneira a desviar a atenção melhor voltada para Deus.

    Eu então tomo a atitude de, dentro do meu poder limitado, me acautelar a respeito da Bíblia Dake, “que anda souta”, aconselhar cautela aos que já tem a Bíblia Dake e aos que também não a têm, assim como eu.

    Nas muitas Bíblias de estudo que já vi, vemos grande auxílio ao nosso conhecimento e fatos bíblicos esclarecidos. Geralmente, não é a opinião dos comentaristas que trás a mim elevo espiritual diante de Deus através de seu Espírito Santo, mas sim a suma do texto bíblico mesmo, pela qual o Senhor pode constantemente falar comigo. Nessa perspectiva, entendo perfeitamente a visão do Pr. Ciro, mas assim como os outros, gostaria de não ver essa versão comentada da Bíblia a atordoar os simples servos de Deus ou qualquer outro que se vê confundido diante das “doutrinas várias e estranhas”(Hb 13.9)*, invenções de homens que se esqueceram da Palavra de Deus que os chamou, da qual não deveriam se “desviar nem para a esquerda nem para a direita”(2 Cr 34.2)**.


    ------------------------------------------------------------------

    * Hebreus 13:9 Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.

    ** 2 Crônicas 34:2 E fez o que era reto aos olhos do SENHOR e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda.

    ResponderExcluir
  112. Sou leitor assíduo do blog do Pr. Altair Germano e o considero um excelente professor em matéria de EBD e assuntos teológicos. Observei sua avaliação em relação às Bíblias de Estudos "Vitória Financeira e Batalha Espiritual" e "Dake", contudo achei injusta. Conforme já ficou aqui constatado por todos: A "DAKE" contém heresias ou "incongruências". Outro fator aqui já citado por muitos comentadores é que existe uma forte ligação entre uma e outra.

    Sendo assim, vejamos:


    1) Sobre a Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira

    Na matéria "TEOLOGIA DA PROSPERIDADE E DA VITÓRIA FINANCEIRA: HERESIAS E HEREGES", o pastor faz algumas colocações:

    ALTAIR GERMANO: 2º) A dimensão pública da divulgação da Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira, e a vexatória campanha dos R$ 900,00, fundamentada numa suposta profecia que não se sustenta exegeticamente, exigem uma postura pública na mesma proporção (o que pelo blog não chego nem perto), tendo em vista a gravidade e os constrangimentos promovidos pelos fatos;

    Dimensão pública da divulgação - o mesmo não tem ocorrido com a "DAKE". A CPAD utilizou todos os recursos multimídia pra propagar a bíblia. No entanto, uma é confessional (o que torna a situação mais grave) e outra não;

    ALTAIR GERMANO: 3º) O que a Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira apresenta são heresias claras, princípios da Teologia da Prosperidade, como já refutei (leia AQUI), e até agora, ninguém apresentou uma réplica do ponto de vista bíblico;

    Conforme já ficou entendido por todos - a DAKE apresenta "heresias claras".Não mereceriam as duas bíblias o mesmo tratamento?

    ALTAIR GERMANO: 8º Dessa forma, chego às seguintes conclusões:
    - A condição de vice-presidente da CGADB não outorga ao pastor Silas Malafaia o direito de disseminar heresias. Sim, estou acusando-o formalmente de herege pelos fatos aqui já citados e conhecidos;
    - Como herege, ele não precisa apenas de oração, precisa também ser admoestado (vide citação do pastor Esequias Soares) e, as heresias e práticas que propaga necessitam ser combatidas (vide nota da Bíblia de Estudo Pentecostal);


    Como editora confessional, a CPAD tem o direito de disseminar heresias? Pouco combate tenho visto em relação à DAKE

    2) Sobre a Bíblia de Estudo DAKE:

    Na matéria "BÍBLIA DAKE: A MAIOR FONTE DE CONSULTA EM TERMOS DE BÍBLIA DE ESTUDO":

    ALTAIR GERMANO: Minha grande preocupação em torno de publicações feitas por uma editora oficial, como já expressei em outros posts são:
    - Em caso de manter as idéias originais do autor, quando estas não se conformam com a ortodoxia da denominação, a editora deve deixar isto claro na obra, como fez a CPAD ao publicar em parceria com a HAGNOS o "Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo" de R. N. Champlin;

    Ora, não seria contraditório publicar um livro que alega uma doutrina ser falsa e no mesmo livro condená-la? Além de que a propria publicadora tem livro que atacam os erros dessa obra, como já foi citada a obra "Cristianismo em Crise"?
    - Uma outra opção plausível foi a acordada e tomada pelas editoras CPAD e Atos, no caso da Bíblia de Estudos Dake, em omitir as idéias não ortodoxas do autor.
    Omitir as idéias ou fazer cortes não somente maquiaria a obra?

    Assim, como no caso da Bíblia de Estudos Batalha Espiritual e Vitoria Financeira, não seria condenável a Dimensão pública da divulgação? Não seria interessante a denuncia das heresias? Não seria necessário uma réplica por parte da CPAD do ponto de vista bíblico?

    Acho q o nobre pastor deveria rever seu posicionamento. No meu ponto de vista, está havendo dois pesos e duas medidas nessa avaliação.

    Obs.: Meu objetivo não ofender o nobre pastor - acho q isso está claro neste comentário - eu continuo admirando-o e recomendando-o.

    ResponderExcluir
  113. Senhores,

    Embora sabendo que ela não necessita de qualquer defesa, posto já ter demonstrado saber se defender com eficácia e maestria, continuo comungando do pensamento da Sra. Miriam. Primeiro, porque ela é direta. Segundo, porque é clara. E terceiro, porque não se vale da falsa humildade e servilismo que infelizmente está tão em voga.

    Se ela (Miriam) fala tão claramente e ainda assim alguns não a compreendem, o que fazer? Se ela foi vítima e "alguns" (alguém) teimam(teima) em subverter os fatos para colocá-la na condição de culpada, o que esperar destes (deste)?

    Sim, cara Miriam, às vezes é extremamente difícil entender o que é escrito, quando a frase vem completamente truncada, sem regência alguma e inexoravelmente esvaziada de sentido, consoante eu disse alhures. A peroração, nestes casos, é facilmente observável. Como se ser prolixo e truculento fossem qualidades que enobrecessem o homem.

    Vou dizer aqui e espero que este comentário seja publicado, nem que seja por desagravo, uma vez que já fui infamado anteriormente: há pessoas que participam de um debate como este (cujo assunto é relevante), não para enriquecê-lo, ou trazer proposições sérias e lógicas(ainda que baseadas em premissas axiomáticas), mas para promover a defesa irresponsável de "outros" com prejuízo da própria verdade, posando de "grande cristão" (com a desculpa da concordância, posto que neste caso é apenas um).

    A conclusão é que mais uma vez reconheço os seus motivos na resposta dada a um dos comentaristas, este, teimando veementemente em desviar o assunto "Dake" para um viés de ataque e culpabilização pessoal.

    Motivo pelo qual conclamo todos a se manterem no foco, sem o desviarem para a pessoa da Sra. Miriam, especialmente para atacá-la, ou colocar em dúvida as suas qualidades pessoais, seus atributos intelectuais (que são perceptíveis), ou uma culpa inexistente no evento 'sub análise'.

    Ricardo Mamedes

    ResponderExcluir
  114. Saúdo a todos os meus irmãos em Cristo com a esperança de que todos tenham, neste ano que se inicia, as bênçãos do Senhor em suas vidas e em seus ministérios.
    Sou diácono da Assembléia de Deus em Goiânia - GO. Minha Igreja não tem nenhuma ligação com a CGADB, sendo filiada à CONAMAD.
    Com relação à Bíblia Dake, após os mais de trezentos comentários a que li na íntegra, não há mais o que dizer. É uma heresia, e como tal deve ser tirada de circulação. A única pergunta que resta a esse respeito é: Quem pode obrigar a CPAD a fazê-lo e porque ainda não obrigou?
    Com relação a outras questões que foram levantadas e reveladas pelos comentaristas ao longo da discussão, peço a permissão do pasto Carlos Roberto para me manifestar como segue:

    1 - A irmã Mirian tem se mostrado tremendamente arrogante e desrespeitosa no trato com os irmãos que não concordam com ela. Se esta era sua conduta também em seu local de trabalho, creio que deve ter sido uma experiência terrível aos que tiveram de conviver com ela no quotidiano profissional. E vejam que absolutamente não a conheço, e falo do que percebi através de suas intervenções nesta discussão.

    2 - A postura do pastor Ciro Zibordi nesta discussão tem sido de tremenda covardia. Defende o indefensável, e, quando encontra resistência dos demais, faz beicinho para o editor do blog afim de que os censure. Estando mesmo o pastor Ciro presente ao EEBA em março próximo, o acompanharei de perto para ver como fará para censurar as manifestações contrárias a sua opinião estando os debatedores presentes.

    3 - Gostaria mesmo que algum encaminhamento prático surgisse desta discussão.

    Graça e paz a todos, da parte de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual é testemunha do quanto tenho orado pelos irmãos.

    ResponderExcluir
  115. Não tenho porque criticar as palavras da irmã Miriam como erradas, pois tem grande conhecimento da Verdade.
    Mas, sinto o "infeliz" cheiro de quem passou por um enorme constrangimento, não há como negar e, nem há como dizer que não foi ela mesmo ocupante da posição de vítima, em verdade.
    A ofensa parece tê-la deixado com vontade de ofender e quem não fica insatisfeito vendo sua "plantação" sendo segada em plena "juventude", "sem madurar".

    Mas, entregar nas mãos de Deus ainda é o melhor. Deus quem havia dado, ainda tem muito para cada um de nós, conforme as nossas necessidades, Ele as suprirá. Não podemos perder as esperanças nEle. A denominação com sua cúpula corrompida, o que não há confirmação, não deve perturbar o nosso coração de forma que a indignação nos tire a Paz que Deus nos deu, em estar firmado unicamente na Rocha.

    Colossenses 3:15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.

    Que o Senhor seja nosso consolo!

    ResponderExcluir
  116. Cara irmã Miriam,

    Será que somente o irmão Everaldo, descobriu nas entrelinhas dos seus comentários o que está proposto no seu coração aos participantes destes comentários ou leitores deste blog?

    Penso que não! Portanto, tenha o máximo de cuidado para o que virá, mais adiante em seus comentários.

    Me pronunciei. contra suas afirmações por saber ler(talvez escrever bem mal o idioma português, conforme sua avaliação) entre as suas linhas a necessidade de se aproveitar deste blog e induzir a todos sem respeito ao seu intuito de consolidar a CPAD como uma CASA DE HORRORES.

    Será que os responsáveis pela CPAD, tomarão alguma atitude após o conhecimento das suas palavras aqui posicionadas?

    Veremos se assumem alguma responsabilidade e confirmem, após os meus e-mails enviados à CPAD à uma confrontação com a VERDADE e não com o meu péssimo escrever o idioma de seu total domínio.

    O que tenho escrito, não o foi à uma revisão especial, como a do escritor Ernest Hemingway que informou como lição:

    "Inicío a revisão dos meus textos após revisá-los pelo menos 30 vezes."

    Portanto, saiba que mais leitores devem estar preocupados com a sua decisão, sobre o seu MONSTRO chamado CPAD, e um pouco menos com os meu erros, sem a preocupação de uma revisão final.

    Vamos às respostas devidas às minhas questões, sem desviar-se do assunto mais uma vez.

    pr. Newton Carpintero

    ResponderExcluir
  117. Pastor Carlos, a Paz do Senhor.
    Uma reflexão sobre a frase do nosso irmão Everaldo.

    “E esse lugar é cristão, até que se prove o contrário. Será que a irmã Miriam não pode ser mais moderada e educada com os participantes????” comentarista Everaldo.

    Meu irmão Everaldo, ponha-se no lugar da irmã Miriam, reflita e sinta como seria duro passar tamanha provação. Será que você também pediria ao necessitado Bartimeu, para usar de mais “diplomacia”, ao invés de gritar? O cego Bartimeu, era cego e não mundo. Ele ainda tinha uma “ferramenta”, a voz, e a utilizou de modo eficaz, mesmo que incomodasse alguns “éticos”ouvidos. Ela sente a dor e grita, resta-nos a liberdade e a sensibilidade para interpretá-la. Aqueles que podem e DEVEM fazer algumas coisa que as façam em tempo oportuno. Jesus fez em tempo oportuno e resolveu a questão de Bartimeu. A crise é grande, mas o Amor Divino e a Sabedoria vinda do Alto é muito mais abundante. Sabe irmão Everaldo, o que me dói aos ouvidos são duas coisas: o silêncio retumbante de quem DEVE explicações sobre o caso “Dake” e os sussurros indiferentes e omissos de quem DEVERIA questionar sobre o fato.
    Abraços
    PAULO MORORÓ

    ResponderExcluir
  118. Amados irmãos, voltei! Risos.

    Na verdade, nunca deixei de acompanhar o debate. Só me retirei como debatedor porque não há apenas pessoas íntegras e cristãs renascidas participando deste fórum. Se não estou debatendo, é porque não há como debater com certos irmãos (irmãos?).

    Se eu pudesse debater em ALTO NÍVEL, como foi a minha conversa com o pastor Geremias do Couto, maravilha. Mas vejam quantos irmãos (irmãos?) aqui abandonam o debate só para dizer que sou covarde, juvenil, blá, blá, blá...

    Sabem de uma coisa? Esse fórum já está sem rumo, com toda a sinceridade. Voltem a debater sobre o assunto proposto. Parem de se ofender mutuamente (isso não vale para todos, é claro). Aqui é um fórum cristão. Ou não? Claro que uma alfinetadinha, outra ali, às vezes, fazem parte, mas a toda hora ataques pessoais?

    Retomem o debate, amados irmãos, se é que o assunto já não se esgotou. Afinal, entre esses mais de trezentos comentários pouca coisa se aproveita em termos de OPINIÃO mesmo.

    Em Cristo,

    CSZ

    ResponderExcluir
  119. Caro pastor Carlos, a Paz do Senhor.
    Sobre as resposta do pastor Geremias do Couto.

    “Creio que a primeira iniciativa desse novo líder não deveria ser...” Pr Geremias.

    As respostas enriquesssem os comentários sobre ocaso”Dake”. Somente me veio uma reflexão sobre o aspecto “novo lider”. Esta espera por ações de um “novo lider” não poderia ser antecipada por “novas atitudes” das atuais lideranças da AD, como aconteceu com Davi, no caso também trágico do “trasporte de Arca”, visto em 1 Crônicas 15.13-15? Vejamos:
    - Davi reconheceu o erro (não fez rodeios e nem se utilizou de eufemismos) e disse: “ O Senhor fez rotura em nós, porque não buscamos segundo a ordenança.”;
    Liderou a correção de atitudes ( o pronome “nós” utilizados no texto indica que ele tinha parte no erro. Não culpou UMA ou um servidor – no caso Uzá ou outro ) ; e
    Voltou a praticar “...conforme a palavra do Senhor...”.

    Um abraço. Foi apenas uma reflexão.
    PAULO MORORÓ

    ResponderExcluir
  120. Para Ricardo Mamedes,
    Pena que minha passagem por este blog seja temporária. Tenho certeza que promoveríamos grandes e saudáveis debates.

    Para Georges Nogueira,
    Se você fosse vítima de estupro, iria à polícia denunciar ou ficaria calado com receio do que os outros fossem pensar de você?

    Pois é:
    Você entrou no ônibus agora e já quer sentar na janela.

    ResponderExcluir
  121. Peço respeitosamente ao pastor Carlos Roberto que me permita me manifestar ainda esta vez, embora meu posicionamento a respeito da Bíblia Dake já esteja claro e concluído.
    Peço também perdão aos demais irmãos, visto que falarei de assunto diverso da Bíblia em questão, mas creio que pertinentes a esta discussão.

    Ao exaltado pastor Ciro Zibordi: Como eu posso respeitar uma pessoa que ao primeiro sinal de discordância, classifique a um crente que não conhece de agente do diabo e discípulo do inimigo? Que fruto do Espírito é este que o Sr. demonstra? Quanto mais conheço o senhor, mais me decepciono com sua pessoa! Em seu blog, o Sr. age covardemente ignorando os comentários que não lhe são agradáveis. No blog alheio, o sr. tenta agir da mesma forma e quando não consegue censurar quem não pensa como o Sr. parte para a ofensa gratuita? Não é de se estranhar que o Sr. já entre na discussão com medo de que seus desafetos apareçam. Justo o Sr. que deu um verdadeiro "chilique" no início desta discussão alegando que havia sido ofendido? Será que um verdadeiro homem de Deus ajunta inimigos? Provérbios 20.10 para o Sr. Agradeço a Deus por ter me permitido esta experiência com o Sr., pastor Ciro, tão esclarecedora quanto ao seu caráter!

    À amada irmã Mírian: Quando a Vítima chega à polícia para denunciar o crime de que foi vítima, ela não pode chegar exaltada, xingando o escrivão e agredindo o delegado, senão quem acaba presa é ela. Disso sei bem porque vivo da advocacia. Minha crítica em relação à Sra. foi construtiva. Apenas lhe peço que reconsidere sua forma de se dirigir aos irmãos que discordam da Sra.
    Finalmente, não quero janela ou qualquer outro lugar. Quis apenas expor minha opinião. E muito agradeço pela oportunidade.

    ResponderExcluir
  122. Amém, irmão Georges Nogueira! Peço-lhe perdão pela minha grosseria. Eu reconheço que preciso melhorar, e nada como fazer isso em 2010. Ano novo, vida nova! Feliz 2010 para o irmão também!

    Agradeço-lhe pelas palavras construtivas! Perdoe-me pelas minhas palavras... É que o irmão disse que irá ficar de olho em mim, no I Encontro de Editores de Blogs Apologéticos. Creio que eu entendi errado. O irmão estará lá para me ajudar em oração, enquanto eu estiver ministrando a Palavra.

    Peço-lhe perdão mais uma vez...

    CSZ

    ResponderExcluir
  123. Prezados comentaristas,

    A paz do Senhor!

    De acordo com os comentários aqui postados, está claro que as posições sôbre a publicação da Bíblia de Dake pela CPAD, estão bem definidas pelos participantes desse fórum.

    Percebemos que não há muito mais o que se discutir sôbre essa questão, no entanto, outros assuntos que vieram à tona por conta do principal, incentivaram certas discordâncias entre os debatedores.

    Entendo que na maioria dos casos, é totalmente desnecessário tal desgaste, pois os debatedores falam considerando o que aqui se escreveu, porém, tanto de um lado como de outro, há o que se falar, mas não é ético que seja dito aqui, justamente por não ser o fórum competente. Isso ficou claro em algumas situações.

    Nesse caso, é melhor que nos atenhamos ao fóco da questão, até porque este editor pretende:

    1 - Como membro do Conselho de Doutrina da CGADB, representando a COMADESPE, levar o assunto para a AGO que acontecerá no período de 25 a 28 de Janeiro de 2010 na cidade de Bauru - SP, caso não haja qualquer decisão até lá, para aprovação de um manifesto oficial por parte da COMADESPE, sugestão essa já apoiada aqui mesmo neste blog por outros líderes da convenção. Seria muito bom que outras convenções também fizessem o mesmo, sé que assim pensam.
    Precisamos falar menos e agir mais!

    2 - Fazer chegar as diversas informações e comentários aqui postados, ao Presidente do Conselho de Doutrina, no que concerne a publicação da Bíblia de Dake pela CPAD.

    3 - Fazer chegar a quem de direito, nas esferas competentes da denominação, as demais informações inerentes à instituição aqui postadas, e mesmo outras que vieram por e-mail ou telefonemas, lógicamente as que tem a devida procedência e tenham sido identificados seus respectivos remetentes.

    4 - Encerrar as discussões deste fórum na próxima terça-feira, 05.01.2010, às 18h, ainda que outros posts de esclarecimento sôbre a Bíblia de Dake possam continuar sendo publicados.

    5 - Dar continuidade à enquete postada, até o dia 15.01.2010, quando será publicado um post com o resultado final.

    Finalmente meus irmãos, por gentileza, prossigamos para os alvos aqui propostos, como servos de Deus, procurando a reconciliação e paz com todos.

    No encerramento, terça-feira, postarei comentário com as considerações finais e agradecimentos deste blog.

    Muito obrigado,

    Vosso conservo em Cristo,
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  124. Em tempo:

    Como ainda não foi encerrado o debate, sugiro que a partir de agora, sejamos conclusivos em nossas considerações, procurando sempre sugerir o melhor, de acordo com a nossa consciência.

    Feliz Ano Novo a todos,

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  125. Irmã Miriam, nao se incomode com o SRCarpinteiro. Este Sr, deve estar a mando de alguem, querendo provocar-lhe desequilibrio. Este Sr. nao tem voz, nem voto entre nós. Saiba que a irmã tem o apoio daqueles que estao preocupados com a saude espiritual da AD. Estamos orando por voce.

    Pr. Esteves Jacinto AD vila bela

    ResponderExcluir
  126. Cara irmã Miriam,

    Segue abaixo seu último comentário e minha questão, na qual aguardo da CPAD uma palavra final:

    IRMÃ MIRIAM ESCREVEU: Para Ricardo Mamedes,
    Pena que minha passagem por este blog seja temporária. Tenho certeza que promoveríamos grandes e saudáveis debates.

    NEWTON PERGUNTA: O irmão Ricardo Mamedes a defende por ter OUVIDO ambas as partes? E a irmã aceita a sua defesa, por ele ter conhecimento legítimo de ambas as partes e concluiu desta forma a sua sentença?


    IRMÃ MIRIAM ESCREVEU: Para Georges Nogueira,
    Se você fosse vítima de estupro, iria à polícia denunciar ou ficaria calado com receio do que os outros fossem pensar de você?

    NEWTON PERGUNTA: Qual estupro? A decisão de continuar na CPAD foi de sua exclusividade. Ninguém trabalha onde não lhe convém. A vítima do estupro antes de ser estuprada fugirá com certeza se houver a possibilidade, e nunca dormirá na casa do estuprador com a possibilidade de fugir, muito menos por muitos anos.

    Continuaste e após a sua saída, transforma a sua demissão em uma provocada afirmação, me faz distinguir que a CPAD é dirigida por uma GANG DE ENDIABRADOS NA INFERNAL CASA DOS HORRORES, como tentas promulgar em sua demonstração que choca a alguns, e estes, leitores que se permitem emoluar em seu apoio ser rever o fato de fato?

    Somente insisto nestas questões que fogem ao "objetivo" do assunto principal, porque a irmã é o assunto principal, desta discórdia e a sua maneira em dedicarse do momento em que alguns decidiram condenar a senhora CPAD à prisão perpétua.

    Quem está sendo estuprada é a CPAD.

    Muitos nem se aproximam para algo dizer, porque a verdade, deve ser anunciada e proclamada e se a irmã Miriam, estiver com a verdade, apesar de suas afirmativas neste espaço serem confusas e com uma decisão que me causou certa desconfiança, com certeza, de joelhos, pedirei perdão aos irmãos que com coragem, tomaram a decisão em pronunciar seus nomes neste fórum.

    Claro que não aos covardes!

    Aproveito para informar ao amado dc. Georges, que a postura do pr. Ciro Zibordi é de extrema responsabilidade e bastante coerente com o que se dispõe, e a sua participação com o aviso de saída do fórum foi apenas para se resguardar de interessados acusadores que insistem em afirmar a sua defesa pelo Livro DAKE.

    Leia com o máximo de cuidado e verás que existe um consenso em suas palavras e uma apropriação errada de suas colocações. Penso que deve ser verificado com o máximo cuidado.

    O nosso encontro na IEEBA, com certeza, será face a face, e muitos dos participantes não estarão neste evento por não permitirmos as máscaras de um baile á fantasia, e desta forma, será impossível ser um anônimo, e para alegria de todos, não tocaremos no assunto DAKE. Para a tristeza de muitos discutiremos sobre as heresias que agridem a igreja e dentro dela.

    O que está acontecendo neste blog, é certo, já promoveu o necessário para que soluções, sejam arrebatadas e promovidas aos dirigentes das igrejas irmãs, bem como, aos interessados em resultados dignos.

    Enviei aos departamentos da CPAD, as informações sobre o PÉSSIMO E CRUEL TRATAMENTO à irmã MIRIAM, e espero que se dignifiquem a respondê-los, pois, com certeza, reafirmo pedirei perdão em meu blog se estiver equivocado.

    pr. Newton Carpintero

    ResponderExcluir
  127. Pastor Carlos Roberto e demais irmãos,

    A Paz do Senhor!

    Estou acompanhando este fórum desde o início, e me abstive de participar até este momento por entender que havia aqui homens de Deus muito mais qualificados para isto.
    No entanto, após ler os mais de trezentos comentários aqui postados, bem como ler os blogs dos principais debatedores, senti a necessidade de também dar a minha contribuição.
    Penso que algumas coisas ficaram claras e patentes até agora:

    1) A Bíblia DAKE possui heresias e exegeses que a tornam uma obra indefensável.
    2) A CPAD nunca deveria havê-la publicado, muito menos promovê-la como a melhor e mais completa bíblia de estudos jamais produzida.
    3) Mesmo considerando as duas afirmações acima, e os perigos potenciais de sua continuidade no mercado, a publicação desta obra não parece ser o cerne deste debate: O que a maior parte dos irmãos está questionando é a forma de gestão da CPAD e da CGADB, suas motivações e seus propósitos. Sinto que para muitos, a bíblia DAKE é somente o estopim para promover uma cruzada contra as direções das referidas instituições.
    4) O episódio envolvendo a demissão da irmã Miriam precisa ser esclarecido, não por ela, que já explicou claramente quais considera serem as razões por trás de seu desligamento, mas pelos responsáveis por isto.
    5) A própria publicação e promoção da bíblia DAKE precisa ser esclarecida pela CPAD.

    Outras coisas ficam para mim confusas, ou incoerentes:

    1) Pessoas que estão aliadas a pseudo-apóstolos que pregam que chuvas são entidades demoníacas, e que dão o livro “Bom Dia Espírito Santo” como brinde para seus cursos teológicos, atacarem com veemência as heresias da Bíblia DAKE;
    2) Pessoas defenderem aqui o respeito e a ética, e em seus blogs criarem posts para atacarem outros pastores de forma mordaz;
    3) A maneira como alguns dos irmãos (inclusive pastores) referem-se a outros: com ironia, com acidez, com amargura, com implacabilidade.

    O que será que o Senhor Jesus está pensando de tudo isto?
    O que poderemos produzir de fato para a edificação da Igreja e para o Reino de Deus através deste episódio? Nos perderemos em divagações e em acusações mútuas ou contribuiremos para uma Assembléia de Deus mais forte e coesa em seu centenário.

    Em Cristo, com temor e tremor,

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  128. Pastor Esteves,
    Saudações cordiais!

    Por que o senhor acha que consegui sobreviver 14 anos na CPAD?

    Como diz o Cristian Mesquita:
    Amplexos

    Rsrsrsrs (em caixa alta)

    Obs.: Cuidado com a pressão hein gente!

    ResponderExcluir
  129. Parece mesmo que no CAMPO DAS IDÉIAS o CIRO só da bola fora ,

    Gosta de atacar mas esta sempre em impedimento.

    Quando marca gool é contra .

    Pede pra sair e quer voltar pra agredir os adversários.

    WALTER LUZ

    ResponderExcluir
  130. Prezamado Pr. Esteves Jacinto,

    A paz do Senhor!

    O caro pastor, tomou a iniciativa de prever possibilidades e por isto tomei o seu texto e o copiei abaixo para que o sirva de referência as suas pertinêntes sugestões ao caso da irmã Miriam:
    ..............................
    PASTOR ESTEVES JACINTO DA AD DE VILA BELA AFIRMOU: "Irmã Miriam, nao se incomode com o SRCarpinteiro. Este Sr, deve estar a mando de alguem, querendo provocar-lhe desequilibrio. Este Sr. nao tem voz, nem voto entre nós. Saiba que a irmã tem o apoio daqueles que estao preocupados com a saude espiritual da AD. Estamos orando por voce.

    Pr. Esteves Jacinto AD vila bela"
    ...........................















    Talvez o amado tenha sido justo ou não. Eu não o sei afirmar. Mas, a condenada pela irmã Miriam, a senhora CPAD, irá responder às minhas questões, e penso que sim, pois enviei e-mails aos departamentos da senhora CPAD.

    O que fizestes antes de me acusar nobre pastor? Apenas, tomo suas próprias decisões nas sua afirmações.

    Serei direto e objetivo com você amado pastor:

    1) Não estou a mando de ninguém.

    2) Resido nos EUA há quase 16 anos, apesar de conhecer a lojinha da CPAD na Flórida.

    3) A decisão de não possuir voz e voto é a sua preocupação?

    4) Como poderia eu, desestabilizar a alguém que me convidou a ser considerado analfabeto e a escrever mal, apesar de humildemente em meu blog, existir a afirmativa: Não sou e nem possuo as caracteristicas de um professor do idioma português. Apenas tento me fazer entender!

    4) Apesar das insinuações do amado pastor em defesa da irmã Miriam, concorde que neste assunto, precisamos verificar habilmente o que de fato se passou entre ambas as senhoras: irmã Miriam e Editora CPAD.

    5) Quais os argumentos da sua crítica ao "SRCarpinteiro", meu amado pastor, e a sua falta de respeito em não tentar falar com o pr. Newton Carpintero, que o não conhece, muito menos aos seus textos, com este descuido indevido a quem zela pela palavra e a quem não defende o Livro DAKE, mas defende a quem respeita por mais de 30 anos? A senhora CPAD!

    A sua defesa é injusta quando cita somente a irmã Miriam.

    Seja seguro em me responder:

    Você, amado pastor, possui provas, ou seja, as mesmas que tento receber da irmã Miriam à respeito do que ocorreu? Somente recebo agressões da parte dela, e se quiseres se juntar a ela, o terreno é amplo.

    O Senhor o ajude! A ser justo e consciente!

    pr. Newton Carpintero ou se desejar: SRCarpinteiro

    ResponderExcluir
  131. Pastor Nestor Cardoso, diz:

    Pr. Carpintero:

    Não entendo pq o senhor concorda com o pr. Ciro com relação a Dake e ao mesmo tempo metralha os Gideões de SC, Bíblia de Malafaia e afins...
    Uma vez que a Bíblia de Dake não é melhor nem pior do que as obras e vento acima.
    A bíblia de Dake gerou a Bíblia de Batalha financeira como bem disse o pr. Geremias do Couto. O senhor discorda do pr. Geremias que a Dake não é a mãe da Bíblia de Malafaia?
    O senhor concorda que a CPAD atropele os estatutos da CGADB e continue a venda deste produto mesmo depois da posição do Conselho de Doutrina?
    O senhor está apoiando a rebeldia e uma crise institucional, não acha?
    Pense nisso e me responda por favor, pois quero entrender....

    ResponderExcluir
  132. Senhores,

    Até que enfim pude ver, além da Sra. Miriam, que há bom senso ainda. Bom senso no sentido de enxergar que um homem completamente desequilibrado como Newton Carpinteiro não pode ter o direito ilimitado de xingar os seus semelhantes como fez aqui.

    Há bom senso? Parece que sim. Parece que até mesmo Ciro Zibordi o tem, quando chega ao fundo do poço.

    Muito obrigado meu caro irmão e colega Georges, por ter a capacidade de fazer calar os detratores gratuitos, que posam de falsos democratas.

    Deus sempre haverá de mostrar o verdadeiro caráter dos homens, bem como diferenciar o joio do trigo.

    Aprenda com o que houve aqui, Ciro Sanches Zibordi, e se refaça como homem e como crente, pois ainda é tempo. O verdadeiro caráter sempre emerge. E o seu, certamente ficou patente.

    Espero que o mediador deste blog publique as minhas palavras finais, pois imagino que eu tenha direito de pronunciá-las.

    Ricardo Mamedes

    ResponderExcluir
  133. Francisco Damião, Pr.2 de janeiro de 2010 às 10:45

    Posicionamento do Pr. Francisco Damião Membro do CONSELHO DE EDUCAÇÃO E CULTURA RELIGIOSA DA COMADESPE –SP.


    Nota

    - A Casa Publicadora das Assembléias de Deus, conhecidíssima como a nossa CPAD, não cessou as vendas e nem as distribuições da Bíblia de Estudo Dake. No site da CPAD a Bíblia Dake consta em 1º lugar como produto mais vendido no mês.

    Também no link a referida bíblia pode ser comprada on line pelo valor de R$ 110,41.

    No site da CPAD há também uma amostra no link:
    http://www.cpad.com.br/cpad/down/Sample_Dake.pdf, e pasmem, nessa amostra contém a página 72 onde há um dos referidos erros que deixaram escapar com o seguinte comentário:
    "Um Deus com corpo físico, tangível, com corpo, alma e espírito limitada que não pode ocupar dois lugares ao mesmo tempo, como qualquer ser humano”. E há vários outros ensinamentos heréticos como por exemplo o comentário de Lucas 13:11 onde traz uma expressão muito usada pela escola de Kenneth Hagin e E. W. Kenyon, dois hereges:

    O versículo diz:

    "E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se."

    A nota de rodapé de Lucas 13:11 da Bíblia Dake diz:

    "Ela tinha um espírito demoníaco, que a possuía havia cerca de 18 anos (sic). Jesus disse que Satanás a prendia (v. 16). O que podia ser mais claro quanto às causas das doenças e enfermidades? Elas definitivamente são de origem satânica, não provêm de Deus (Mt 4.23,24; Jo 10.10; At 10.38). Cristo veio para levar todas as enfermidades e doenças e para curar todos os homens (Mt 8.16,17; Jo 10.10; 1 Pe 2.24; Is 53). Portanto, é obra de Deus libertar os homens das doenças, e não lançá-las sobre eles.”

    Ao que tudo indica a CPAD investiu alto na Bíblia de Estudo Dake.

    E agora?

    Em diversas cidades a CPAD continua vendendo, apesar da orientação do Conselho de Doutrina e da Comissão de Apologética da CGADB (Órgãos competentes das Assembléias de Deus no Brasil), de se retirar das prateleiras das lojas em todo Brasil, conforme consta no site das Assembléias de Deus de Campinas (http://www.adcamp.org.br/), Igreja esta liderada pelo o presidente do Conselho dem Doutrina, Pr. Paulo Freire.

    Desde o lançamento pela CPAD, a Bíblia de Estudo Dake vem causando polêmicas no meio dos pastores assembleianos, irmãos estes todos leitores das publicações da CPAD há muitos anos, e agora se deparam com várias discussões entre eles. Dizem que a casa que criamos para nos orientar, nos ensinar e repassar ao povo de Deus, dentre eles, aqueles que contribuíram anos para o bem estar da casa, que são hoje pastores conhecidos, renomados e muito respeitados, grandes teólogos e apologistas que estão silenciados, talvez pelo motivo de terem seus livros publicados pela CPAD e por não desejarem ficar "contra a casa". Será esse o motivo? Espero sinceramente que não. Porque eles nos ensinaram de outra maneira, e agora eu penso, e com o perdão dos leitores, eu posso até estar errado, porém eles já viram estas aberrações e ainda não se manifestaram. Qal seria o motivo?

    Todos já começam a ver os erros gravíssimos da CPAD, qual seja, a de não consultar o Conselho competente da CGADB, no caso o de doutrina, o que é regimental, erro este irreparável. O não acatamento da resolução tomada pelos referidos conselhos, agrava muito mais a situação, e caracteriza ainda uma crise institucional, infelizmente, porém espero que todos eles tenham uma boa explicação para darem para o povo que eles representam e são responsáveis, pelo menos a bíblia que não é a Dake fala explícitamente sobre isto, porém não se sabe se obedecem ou praticam o que realmente fala as santas escrituras, porque se as praticassem jamais concordariam com o que está relatado na bíblia Dake.

    O que podemos ver é totalmente contrario, pois as pessoas que deveriam dar exemplos de obediência e submissão, no meu entender, estão desafiando o Conselho de Doutrina, do maior órgão das Assembléias de Deus no Brasil que é a CGADB.

    ResponderExcluir
  134. Francisco Damião, Pr.2 de janeiro de 2010 às 10:46

    continuação

    Não é necessário muito esforço para verificarmos em todos os lugares, livrarias, etc, onde continuam com a venda e distribuição da Bíblia Estudo Dake, que ela contém discrepâncias doutrinárias, bem como outras coisas muito graves que é de conhecimento de todos. O pior que existem aqueles irmãos que não assumem que já sabem das discrepâncias doutrinárias que a Bíblia Dake contém.

    Portanto meus queridos irmãos, de uma coisa eu sei, mesmo vendo todas essas manobras dos "deixa pra lá", fica claro que ainda vai ocorrer muita polêmica sobre o assunto, e com certeza com graves conseqüências, a exemplo do que ocorreu há alguns anos atrás, e os senhores são sabedores do evento, quando a CPAD resolveu mudar as letras dos hinos da Harpa Cristã, e após uma ação judicial, foi obrigada a recolher todas as Harpas Cristã editadas e ainda substituir as que já tinham sido vendidas.

    Espero sinceramente, nobres e ilustres senhores que isso não ocorra, pois é de conhecimento geral que uma ordem judicial não se discute, mas sim se cumpre, sendo ela justa ou não. Isso me fez lembrar de um livro que tive o prazer de ler alguns anos atrás, no qual o autor, um doutor em leis, usava continuamente uma frase em latim: “Dura lex sed lex”, repetindo por diversas vezes, “Dura lex sed lex”, e fui buscar o seu significado em português para melhor entendimento –“A LEIA É DURA, PORÉM É A LEI”.

    Entendo essa frase perfeitamente. Jamais devemos ir contra a lei, porque Lei é Lei, e quem for contra a Lei só tem a perder e perder muito. "Quem tem ouvidos para ouvir que ouça", quem não tem não tem, porém o próprio Jesus nos falava sobre isto e nos alertava claramente, não saberás agora, mas saberás depois.

    Este depois é que é, é ai que está o “x” de toda questão e de toda a demanda, porém as santas escrituras relata em Ec: 10:4 "Diz que o acordo é um remédio", porém para quem faz o acordo, lembrem–se nunca esqueçam: acordo é sempre um acordo, e sempre é bom para ambas as partes.

    continua...

    ResponderExcluir
  135. Francisco Damião, Pr.2 de janeiro de 2010 às 10:47

    ...conrinuação

    Face ao exposto, e por tudo mais que ainda será acrescentado no decorrer dos dias, fica aqui através deste singelo relato, como prova de respeito pelos leitores deste site-blog, e outros os quais em sua maioria são nossos Irmãos em Cristo e companheiros de ministério e de convenção, de Cidades e de Municípios e principalmente todos da Igreja de Cristo que fazem parte de um mesmo corpo, como também todos os meus amigos companheiros e irmãos que fazem parte e são filiados a nossa douta convenção que é a COMADESPE, como também a todos os meus amigos pertencentes a outras denominações.

    Assim, por meio desse veículo que é Internet da qual disponho neste momento para externar o que penso a respeito do caso, e peço em nome de Jesus que não sejam confundidas tais declarações com qualquer conotação de política eclesiástica ou campanha contra a CPAD, a qual continua contando com a minha admiração e apoio pelo conjunto da sua obra e serviços prestados às Assembléias de Deus no Brasil e fora dele e as demais Igrejas Evangélicas no Brasil e no mundo.

    No entanto, quero aqui deixar claro quando me referi aos erros doutrinários e outros os quais são gravíssimos e podem deixar muita gente sadia doente e porque não dizer com uma doença incurável, eu falo por mim e pelos meus companheiros comadespianos em especial pelo o meu irmão e amigo Pr. Carlos Roberto Silva, DD. Vice-presidente Executivo da Comadespe, que nós comadespianos em conjunto, entendemos que os erros são gravíssimos, e como pastores das Assembléias de Deus no Brasil e filiados ao maior órgão fiscalizador e orientador das Assembléias de Deus no Brasil que é a CGADB, e o mais importante de tudo, sendo conhecedores da santa e gloriosa palavra de Deus, não podemos de fato e de direito concordar em hipótese alguma com o que está contido na Bíblia Dake.

    Não podemos concordar principalmente com a venda e a distribuição da Bíblia Dake para o nosso povo que já foram devidamente ensinados com os ensinamentos genuínos da palavra de Deus. Isto iria adoecê-los e contaminá-los com ensinamentos contraditórios à santa e gloriosa palavra de Deus. Além de que a palavra de Deus é santa, genuína, inviolável e inalterável, conforme nos relata e nos adverte em " I Timóteo 4:16 o seguinte: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

    Após esse alerta que vem da palavra de Deus, cada vez mais nos encoraja e nos da força para defendermos a causa do mestre.

    Assim, com muito temor a Deus e com muito respeito e toda reverência a todos os meus irmãos e amigos, deixo aqui registrado o meu apelo:

    Revejam este assunto, este caso, esta demanda da Biblia Dake urgente. Eu vos peço em nome do rei dos reis, senhor dos senhores, pois Deus vai lhes proporcionar e vai lhes entregar em vossas mãos um outro produto muito mais vendável e aceitável que a CASA vai lançar e conseguirá cobrir todos os prejuízos que tiveram com a publicação da Bíblia Dake.

    Sendo assim, só tenho a agradecer a todos que lerem esse alerta e aos que irão participar direta e indiretamente deste apelo em prol do reino de Deus.

    Isto feito, como de fato o fiz, porém com todo respeito e reverência a todos, e aos departamentos da CPAD, e a quem de direto interessar nesta oportunidade ou em futuras oportunidades, bem como a todas as pessoas envolvidas ou que se sentirem ofendidas.

    E para finalizar, com todo respeito, amor e carinho deixo para vossa meditação Filemon:1:21 e também para o vosso enlevo espiritual meditação e apreciação deixo os seguintes Hinos da nossa harpa cristãs de números: 422, 171, 300, 177, 140, 371, 394 e o 301 que todos iremos cantar se estivermos devidamente enquadrados no Salmo 133, se vivermos neste Salmo podemos desfrutar de todo teor do Salmo 128 juntamente com toda a nossa família que é o nosso maior patrimônio que o senhor nos presenteou.

    Pr. Francisco Damião
    Membro do Conselho de Educação e Cultura Religiosa da COMADESPE- SP

    ResponderExcluir
  136. Querido pastor Carlos Roberto, pastores e cristãos verdadeiros que participam deste fórum:

    Com as palavras são finais, conclusivas, só tenho a lamentar que o senhor Ricardo Mame dez, vinte, trinta... vezes em meu blog para escrever as suas "criativas" postagens zombeteiras e sem fundamento bíblico. E, depois, ele ainda se junta ao Walter Luz (ou seriam Trevas) e outros web-zombadores para apoiar blogs-paródias, que são uma vergonha para o Evangelho! Nobre trabalho o desses senhores que aqui me atacam, não?!

    Querido pastor Carlos Roberto, a minha gratidão pela sua compreensão. E só voltei aqui para participar, a fim de responder a alguns web-amargurados de plantão. Quanto à Dake, no momento prefiro aguardar o desdobramento do processo. Mas estou do lado da CGADB, do Conselho de Doutrina e da CPAD. Não vejo esses órgãos como dissociados. Por isso, prefiro ficar em silêncio, agora.

    Que Deus em Cristo nos abençoe mais e mais!

    CSZ

    ResponderExcluir
  137. Prezamado pr. Francisco Damião,

    A paz do Senhor!

    Parte da exposição do seu texto copiada abaixo é de extremo significadopara, nestes momentos em que se dignificam vários pastores à defesa da CPAD, com a preocupação vísceral de se proteger a instituição e punir com consciência os culpados na correção dos erros expostos mediante o julgamento do equilíbrio dos pastores julgadores deste caso:
    ..............................
    "O que podemos ver é totalmente contrario, pois as pessoas que deveriam dar exemplos de obediência e submissão, no meu entender, estão desafiando o Conselho de Doutrina, do maior órgão das Assembléias de Deus no Brasil que é a CGADB."
    ...............................

    É de extrema importância o entendimento à necessidade em julgarmos este caso entre os irmãos sem o uso da LEI externa, e sim, com base nas palavras no texto abaixo do nobre pr. Francisco Damião:
    ..............................
    "“Dura lex sed lex”, e fui buscar o seu significado em português para melhor entendimento –“A LEIA É DURA, PORÉM É A LEI”.

    Entendo essa frase perfeitamente. Jamais devemos ir contra a lei, porque Lei é Lei, e quem for contra a Lei só tem a perder e perder muito. "Quem tem ouvidos para ouvir que ouça", quem não tem não tem, porém o próprio Jesus nos falava sobre isto e nos alertava claramente, não saberás agora, mas saberás depois.
    .................................

    A palavra de Deus nos orienta a não irmos contra a LEI, e por sua vez, nos orienta a procurarmos os recursos internos entre os sábios da igreja para solução dos problemas internos.

    No momento muitos estão desfilando com a vantagem da LEI em defesa comum, e em breve, se cumprirá conforme:

    ...... e quem for contra a Lei só tem a perder e perder muito."Quem tem ouvidos para ouvir que ouça",......

    Sim, perderemos muito, quando a lei obrigar aos pastores a procederem aos casamentos homossexuais e a adoção de filhos por estes mesmos homossexuais, como foi promulgada em partes dos EUA e México.

    Sim, quem for contra a LEI, perderá muito, pois, deverá escolher entre agradar os homens ou ao Senhor.

    Não devemos utilizar somente a LEI como rigor em nossas causas e sim o procedimento correto encontrado na palavra de Deus, conforme escrito na Bíblia:

    ......porém o próprio Jesus nos falava sobre isto e nos alertava claramente, não saberás agora, mas saberás depois.....

    O Senhor seja contigo, nobre pr. Francisco Damião que com a sabedoria que o dignifica ao cargo postulou a sua mensagem com conhecimento.

    pr. Newton Carpintero - servo

    ResponderExcluir
  138. Francisco Damião, Pr.2 de janeiro de 2010 às 12:03

    Prezado irmão,
    Pr. Newton Carpintero,

    Obrigado pelas suas considerações, mas quero salientar, se não consegui ser bem claro, que quando me referi à lei, usei a justiça secular apenas como referência, mas no presente caso, me refiro mesmo às leis estatutárias e eclesiásticas que regem a CGADB, seus departamentos, instituições ligadas e respectivos conselhos.

    Muito obrigado,

    Pr. Francisco Damião
    Membro do Conselho de Educação e Cultura Religiosa da COMADESPE

    ResponderExcluir
  139. Caro pastor Carlos, a Paz do Senhor.
    Permita-me retransmitir um comentário e a respectiva resposta, que está no Blog do pastor Altair, a respeito do assunto em foco, o caso "Dake". Vejamos.

    PAULO MORORÓ disse...

    "Pastor Altair, a Paz do Senhor.
    Volto a este comentário para solicitar ao senhor uma descrição mais específica das heresias contidas na "Dake", com suas respectivas respostas apologéticas, nos mesmos moldes feitos à Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira.Senti a falta de seu rigou apologético diante do "rigor doutrinário" prometido pelos promotores da "Dake". Se forem muitas estas heresias, pode usar a técnica de parcelar o estudo,algo do tipo:Heresias na DAKE - parte I,Heresias na DAKE - parte II e assim por diante.

    "Tenho também uma Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira. Qual a grande relação entre as duas bíblias? Ambas trazem heresias em suas notas de rodapé".Pr Altair

    A falácia da Teologia da Prosperidade e outras heresias precisam ser combatidas independentemente das suas fontes. Espero ainda por váriadas e constantes postagens sobre o assunto. Para que não fique nenhuma dúvida que " o mesmo pau que bate em Chico TAMBÉM bate em Francisco".
    Um Abraço.
    PAULO MORORÓ
    1 de janeiro de 2010 22:12

    ALTAIR GERMANO, disse...
    Nobre Paulo,

    já estou trabalhando num post sobre as heresias da Bíblia Dake.

    abraços.
    2 de janeiro de 2010 09:12" Blog do Pastor Altair

    Como vimos acima,o assunto terá mais desdobramentos. Vamos esperar para conferir (mais conferir mesmo At 17.11).
    Abraços .
    PAULO MORORÓ

    ResponderExcluir
  140. Recebi este parecer sôbre a Bíblia de Dake, diretamente do seu autor Pr. Paulo Romeiro, via e-mmail (p.romeiro@uol.com.br), e aqui publico com a sua devida autorização. O texto está na íntegra, mas puplicarei em destaque após o encerramento deste fórum, como um post, com as respectivas referências bibliográfica.)
    Pr. Carlos Roberto



    BÍBLIA DAKE

    Muitas pessoas nos perguntam, freqüentemente, sobre uma Bíblia controvertida chamada Bíblia Dake, publicada em 2009 pela CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus), em parceria com a Editora Atos. Assim, creio que as informações mais confiáveis, em português, sobre essa Bíblia de Estudos e Referências podem ser encontradas num livro publicado pela própria CPAD, como segue abaixo:
    Hank Hanegraaff. Cristianismo em Crise. Rio de Janeiro. CPAD. 2006.
    As citações a seguir sobre a Bíblia Dake foram retiradas deste livro conforme indicam as páginas onde elas aparecem.

    Página 128:
    “Devemos observar, nessa conjuntura, que o livro de Gênesis nunca retrata o homem como alguma espécie de soberano autônomo, e, sim, como um mordomo encarregado de cuidar da criação de Deus. A delegação, tal como a entendemos em nossa cultura, deixa inequivocamente claro que apesar de Deus ter conferido à humanidade um domínio relativo sobre a criação terrestre (cf. Gn 1.26.28), os seres humanos continuam sendo meros mortais, responsáveis pelo cuidado de tudo quanto Deus lhes confiou.

    Mas os mestres da Fé substituem o ponto de vista bíblico do domínio, onde o homem assume a posição de autoridade delegada, pelo conceito antibíblico de deificação. Benny Hinn torna-se particularmente absurdo nesse aspecto, chegando a assumir ares de especialista quanto ao sentido hebraico da palavra domínio. De acordo com Hinn:

    Adão era um superser quando Deus o criou. Não sei se as pessoas sabem, mas ele foi o primeiro super-homem que realmente viveu. Em primeiro lugar, as Escrituras declaram nitidamente que ele deveria ter domínio sobre as aves do ar, sobre os peixes do mar – o que significa que costumava voar. Naturalmente, como poderia ter domínio sobre as aves, sem ser capaz de fazer o que elas fazem? A palavra “domínio”, no hebraico, declara nitidamente que se você tem domínio sobre um sujeito, pode fazer tudo que ele faz. Em outras palavras, se esse sujeito fizer algo que você não pode fazer, então você não terá domínio sobre ele. E estenderei essa prova ainda mais além. Adão não somente voava, mas alcançava o espaço. Bastava-lhe um pensamento para chegar à lua.

    Página 278:
    Finis Dake, que exerceu profunda influência sobre muitos curandeiros da Fé, chegou mesmo a dizer:

    Germes patogênicos, que são rigorosamente aliados da obra dos demônios... são, na realidade, agentes materiais de Satanás, que corrompem os corpos de suas vítimas. Nenhum remédio já foi encontrado que possa curar as enfermidades fora do sangue de Jesus Cristo. Nenhuma droga pode curar uma única enfermidade. Qualquer médico honesto admitirá que não há poder curativo nos medicamentos.

    Tão Fácil Quanto 1-2-3
    É tudo tão fácil como um, dois, três. Primeiro, se você está enfermo, a falta é toda sua. Segundo, a solução não é algum medicamento. Até mesmo mestres da Fé mais circunspectos do que Finis Dake continuam dizendo, basicamente, a mesma coisa: “Os medicamentos não são o que Deus tem de melhor ou de mais alto. Use sua fé e não precisará de medicação”, afirma Frederick Price. E acrescenta: “Os médicos estão combatendo os mesmos inimigos que nós; a única diferença é que eles estão usando palitos de dentes e nós bombas atômicas!”. Em terceiro lugar, se você acha que não tem fé suficiente, Deus levantou uma classe especial de curandeiros da Fé, ungidos, que podem fazer o trabalho por você.

    continua...

    ResponderExcluir
  141. ...continuação

    Páginas 326-327:
    1. Bíblias de Estudo
    Existem no mercado, hoje em dia, algumas excelentes Bíblias de estudo, incluindo a Student Bible, a NIV Study Bible e The International Inductive Study Bible. (Em português temos, entre outras, A Bíblia Explicada, Bíblia de Estudo Vida Nova, a Bíblia com anotações de Scofield e a recém-lançada Bíblia Pentecostal). Também existem algumas Bíblias de estudo de qualidade questionável, que não recomendamos como a Word Study Bible: Kenneth Copeland Reference Edition Bible e a Dake’s Annotated Reference Bible
    Talvez a pior coletânea de falsos ensinos seja a popular Dake’s Annotated Reference Bible. “Deus... vai dum lugar para outro num corpo com o de todas as outras pessoas”, diz Dake. Ainda sobre Deus, Dake afirma que Ele é apenas um “ser de tamanho ordinário. Ele usa roupas... come... descansa... habita numa mansão, numa cidade localizada num planeta material chamado Céu”.

    Logo na primeira página do Novo Testamento, Dake escreveu que Jesus “tornou-se Cristo, ou seja, o ‘Ungido’, 30 anos depois de ter nascido de Maria”. Ora, qualquer pessoa que tenha cantado ou ouvido algum hino de Natal com fundamento bíblico está familiarizada com o trecho de Lucas 2.11, que diz: “Pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.

    Página 347:
    O Credo Atanasiano, largamente usado por toda a Igreja, é um dos credos clássicos do cristianismo. Costuma se dizer que nenhuma outra declaração da Igreja primitiva estabelece, tão incisivamente, e com tanta claridade, a profunda teologia implícita na afirmação bíblica de que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo mesmo o mundo. Seu propósito primário – juntamente com o dos outros credos universalmente aceitos – era refutar as heresias que tinham surgido na Igreja. Uma das funções óbvias do Credo Atanasiano era contrabalançar visões desviadas sobre a Trindade, como por exemplo o triteísmo. O Credo Atanasiano é especialmente significativo em face do fato que os ensinos do triteísmo, anunciados pelos hereges da Igreja medieval, têm vindo novamente à superfície nos ensinos de pessoas como Benny Hinn e em publicações como a Bíblia Anotada de Dake.

    continua...

    ResponderExcluir
  142. ...continuação

    BREVE HISTÓRICO DE FINIS J. DAKE
    O pesquisador Les Brown relata alguns fatos importantes sobre Dake:
    Finis Jennings Dake nasceu em 1902 e morreu em 1987. Seu filho Finis Junior diz que levou sete anos de constante trabalho para completar as 35 mil notas incluídas na Bíblia de 1.400 páginas. É uma teologia sistemática virtual e uma compilação dos pontos de vista e doutrinas de Dake. Dake foi ordenado pela Assembléia de Deus do Texas. Por um tempo, ele fez trabalhos evangelísticos em Oklahoma. Mais tarde, mudou-se para Zion, no Estado de Illinois, onde as coisas se complicaram depois de um escândalo que envolveu uma garota de 16 anos de idade.

    O jornal Daily Tribune (Tribuna Diária) de Chicago de 27 de maio de 1936, informou que “Uma acusação formal retornada em fevereiro passado em Milwaukee, alega que no dia 23 de abril de 1935, Dake levou Emma Barelli, de 16 anos de idade, de Kenosha, de sua cidade natal para o Leste de St. Louis, com propósitos imorais” (p. 1). No dia seguinte o jornal informou que Dake deu entrada em hotéis de Waukegan, Bloomington e Leste de St. Louis com a garota sob o nome de Christian Anderson e esposa. Dake, segundo os investigadores do governo, disse que pegou a menina que estava pedindo carona na estrada e ela insistiu para que a levasse até East St. Louis, onde ele daria palestras bíblicas nas comunidades locais. Dake negou que qualquer ato imoral tivesse acontecido, dizendo: “Eu a levei até lá... mas, não houve qualquer imoralidade. Eu queria arranjar um trabalho para ela” (Jornal Chicago Daily Tribune, 28 de maio de 1936, p. 17).

    Quando Dake foi levado a julgamento em fevereiro de 1937, ele se entregou à misericórdia do tribunal ao declarar-se culpado da acusação de violar a lei Mann Act (uma lei americana de 1910 que proíbe transportar menores de 18 anos de idade além das fronteiras estaduais para atividades sexuais). Ele foi sentenciado a seis meses de reclusão na Casa de Correções de Milwaukee. Dake admitiu ter trocado caricias com a garota, mas, novamente, negou que quaisquer relações impróprias tivessem ocorrido entre ele e ela. O jornal News-Sun de Waukegan informou: “Se tivesse sido declarado culpado por um processo de júri, o reverendo Dake teria sido condenado a uma sentença máxima de 10 anos numa prisão federal e uma multa de 10 mil dólares” (10/02/1937). Dake chamou a sentença de prisão de “férias” e disse que usaria o tempo de prisão para pregar aos presos e dedicar o tempo para escrever um comentário sobre a Bíblia.
    As Assembléias de Deus cortaram seus relacionamentos com Dake e ele mais tarde uniu-se a Igreja de Deus em Cleveland, Tennessee. Nunca ficou claro como a sua união com a Igreja de Deus terminou, mas Dake, eventualmente, tornou-se independente de qualquer igreja (www.learntheology.com/problems_dake_bible.html. Acessado em 28/12/2009).

    CONSIDERAÇÕES FINAIS
    Sempre que tenho oportunidade, em congressos acadêmicos ou nas conferências em geral, falo dos avanços que a CPAD tem feito na área editorial. Sinto-me honrado de ter um livro publicado por esta instituição e de colaborar com artigos quando solicitado. Meu desejo é que a CPAD continue sendo para o mundo pentecostal (que é grande), um exemplo de ética cristã e equilíbrio doutrinário na produção de literatura cristã. Infelizmente, a Bíblia Dake, que eu conheço e leio, para fins de pesquisas, desde 1980, não ajuda neste propósito. Apesar de toda a filtragem feita no processo de tradução, causou-me surpresa a CPAD publicá-la. Entretanto, quero ajudar no que for preciso para que a CPAD continue sendo um porto seguro no campo da literatura.

    Dr. Paulo Romeiro

    ResponderExcluir
  143. Paz, Pr. Carlos Roberto!

    Bom, em relação ao comentário do Paulo Mororó, fico bastante satisfeito em saber que o nobre pastor e ensinador Pr. Altair Germano vai fazer uma série de artigos sobre as heresias de DAKE, contido na bíblia de estudos lançada pela CPAD. Seria muito injusto, conforme já comentei acima, o Pr. Altair expor e combater as heresias da Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira, inclusive, conclamando a CGADB a tomar uma posição em relação ao Silas Malafaia, quando ele diz: "A condição de vice-presidente da CGADB não outorga ao pastor Silas Malafaia o direito de disseminar heresias. Sim, estou acusando-o formalmente de herege pelos fatos aqui já citados e conhecidos; Como herege, ele não precisa apenas de oração, precisa também ser admoestado (vide citação do pastor Esequias Soares) e, as heresias e práticas que propaga necessitam ser combatidas (vide nota da Bíblia de Estudo Pentecostal); , sem usar o mesmo critério para a DAKE.

    Já é fato: todos concordam que a Dake possui inúmeras heresias, além de que, segundo comentários neste fórum, ela possue uma forte ligação com a Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira. Dessa forma, tratamento igual à ambas.

    Sendo assim, acredito que o seu blog deve fazer a mesma avaliação, mostrando os erros e combatendo-os (se possível, que a análise inclua a versão original). Dessa forma, seu site prestará um grande serviço aos estudantes e portadores da bíblia, mostrando os pontos errados ou suas "incongruências", auxiliando-os no discernimento das notas de rodapé.

    Deus continue abençoando a todos e tenha misericórdia de nós, nestes tempos de pós-modernidade.

    ========

    Em tempo, no comentário que fiz acima, à respeito do posicionamento do Pr. Altair Germano em relação ao lançamento da DAKE, retifico o erro de pontuação no meu comentário:

    Onde se lê:

    "Dimensão pública da divulgação - o mesmo não tem ocorrido com a "DAKE". A CPAD utilizou todos os recursos multimídia pra propagar a bíblia. No entanto, uma é confessional (o que torna a situação mais grave) e outra não;"

    Leia-se:

    "Dimensão pública da divulgação - o mesmo não tem ocorrido com a "DAKE" ? . A CPAD utilizou todos os recursos multimídia pra propagar a bíblia. No entanto, uma é confessional (o que torna a situação mais grave) e outra não;"

    Faltou um ponto de interrogação na primeira oração, dando um sentido diferente do intencionado.

    ResponderExcluir
  144. Paz do Senhor Pr. Carlos e demais debatedores.

    Quero em primeiro lugar justificar minha aparente ausência. Não estou alheio ao assunto, tenho acompanhado diariamente. Porém, viajei para o Estado do Espírito Santo, para participar de minha Convenção CADEESO, e fiquei sem tempo de postar. Mas, agora já posso continuar dando minha contribuição a esse assunto tão importante para todos nós.

    Em Primeiro lugar gostaria de sugerir aos membros dos conselhos apologéticos, que enviasse via oficio a nossa querida CPAD o vosso parecer sobre a dake, em forma de NOTA, para ser publicado, como tem que ser, pelo nosso órgão oficial de comunicação das Assembléias de Deus , que é o Mensageiro da Paz. Uma vez que os conselhos são órgãos oficiais, e se reuniram convocados pelo presidente da CGADB.

    Em segundo lugar quero me dirigir a um dos nossos queridos debatedores, a quem tenho respeito, pr. Ciro Zibordi, para discordar mui respeitosamente de que ele neste momento esteja apoiando aos Conselhos de doutrina da CGADB, uma vez que ele concomitantemente também apóia a decisão da CPAD.
    Portanto a expressão do pr. Ciro de apoio ao Conselho, entra em paradoxo.

    Finalmente, quero me dirigir ao Nobre Pr. Carlos no tocante a sua pré- disposição em encerrar esse debate. Possa ser que já se tenha clareza a respeito do posicionamento de todos neste blog, mas, encerrar as discussões, é tudo que a CPAD quer neste momento, entenda-se, falo CPAD, para não falar de quem realmente é responsável pela não observância da Resolução da Comissão de doutrina da nossa CGADB. Isso falo, por que de repente, poderemos ter uma surpresa, em o responsável da manutenção da dake nas lojas, não ser o gestor atual, e sim, quem está acima dele.

    Estarei publicando em meu blog uma matéria homenageando o pr. Carlos pela postagem mais comentada de 2009. Parabéns pr . Carlos. Merece um selo. Risos.

    ResponderExcluir
  145. Edvaldo Florêncio da Silva, Pr.2 de janeiro de 2010 às 13:47

    ILUSTRÍSSIMO PASTOR CARLOS ROBERTO

    Seu posicionamento quanto a BÍBLIA DAKE lançada pela CPAD tem o apoio não só da Mesa Diretora da COMADESPE, porém de todos os Ministro Evangélicos e a comunidade verdadeiramente cristã compromissada com a Palavra de Deus sem desviou doutrinária.

    Pois, o Profeta Isaías assim profetizou: "Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem da escuridão luz, e da luz escuridade; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!" (Isaías 5.v.20).

    Não podemos entender o silêncio do Presidente da CGADB e presidente do Conselho da CPAD diante de tamanha gravidade que fere o bom nome de nossa casa públicadora e mancha a tradição da boa doutrina bíblica ensinada nesses quase 100 anos da história da nossa denominação assembleiana.

    A denuncia da Irma Miriam Anna Libório postada no seu Blog, é de extrema gravidade! Pois existe o "fumus boni iuris" (fumaça do bom direito) em sua palavras. A menos que para nossos representantes eleitos para assumirem tão elevada posição, não exista mais o direito e muito menos a fumaça.

    Conforme verificamos, o assunto ganhou uma abrangencia maior, pois se confirmou todas as suspeitas, ou seja, a CPAD sabia exatamente que o produto que estava lancando fere os principios da doutrinarios das ADs, bem como está recheadas de heresias, a famosa parra brava no caldo dos profetas.

    Esperamos que O Presidente da CGADB além dos presidentes do Conselho de Doutrina e da Comissao de Apologetica, como os demais envolvidos com a CPAD, Presidente do Conselho Administrativo, Consultor Doutrinario, Diretor de Publicacões e quem sabe até o Diretor da Casa venha urgentemente esclarecer e retirar imediatamente de circulação a BÍBLIA DAKE como medida de inteira JUSTIÇA!

    Caso contrário, questionamos: O que existe por trás de tudo? Será que a famosa oração bruneliana de Brasília contaminou a CPAD? e os dólares americano falam mais alto. Deus nos acuda!!!

    Edvaldo Florencio da Silva
    Presidente da Assemleia de Deus em Bragança Paulista - SP
    3º Vice-Presidente da COMADESPE
    Membro do Conselho de Missões da CGADB e Advogado militante.

    ResponderExcluir
  146. CARO PASTOR ROBSON AGUIAR.

    Como o senhor, tambem estivemos envolvidos com outras atividades nestes dias festivos, mas logo percebemos que nem tudo é festa.

    Falando em Convencao, a CADEESO, Convencao que o amado pertence, teve algum pronunciameto dentro desse assunto? Os Conselheiros tomaram alguma posicao? Seria interessante o amado nos relatar se alguma novidade surgiu por lá.

    No demais, preocupo-me diante de alguns comentarios, pois percebo que as vezes a questao nao foi tratada pelo seu prisma de maior valor: essa é uma questao ESPIRITUAL. Atras das heresias está o diabo, e nisso o Apostolo Paulo ja advertia: "

    Mas o Espirito expressamente diz que, nos ultimos tempos, apostatarao alguns da fé, dando ouvidos s espiritos enganadores e a doutrina de demonios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras. tendo cauterizada a sua propria consciencia" I Tm 4:1,2

    Com o lancamento da DAKE pela CPAD, as palavra do Apostolo ecoa-nos fortemente. Oremos por uma solucao.

    No amor de Cristo.

    Pr. Jessé Sobral
    30 Secretario da COMADESPE

    ResponderExcluir
  147. Caro Pastor Carlos Roberto,

    Eu não viria novamente aqui, mas fui citado expressamente por Ciro Zibordi, logo, penso ter o direito à réplica:

    1) primeira inverdade/simulação/emulação: o senhor não saiu do debate, mas fugiu com medo das reações - como é do seu feitio - para depois voltar, fugir, voltar, indefinidamente.

    2)eu não fui vinte, trinta vezes ao seu blog, fui apenas duas ou três vezes e, ao não ter os comentários respeitosos publicados - porque contrários - te enviei emails, fiz o desagravo/denúncia em meu blog;

    3) todos os meus textos publicados têm essência bíblica - o que pode ser facilmente verificado em meu blog. O senhor, ao contrário, vive de fazer chacotas e zombarias de outros pastores e representantes da sua própria denominação e de outras, exclusivamente para se promover;

    4) o seu caráter de chorão e bajulador ficou patente neste fórum, tendo sido citado por mutos debatedores aqui mesmo. As suas idas e vindas bem demonstram a 'força do seu caráter';

    5)as suas ofensas gratuitas e acusações contra aqueles que lhe são contrários, no "CAMP0 DAS IDEIAS" (para usar jargão blogueiro), está claramente demonstrado aqui, quando acusou de "mensageiros das trevas" e afins, aqueles que não concordam com o senhor, a exemplo do Sr. Georges; "paradoxais", para não dizer outra coisa);

    6) a sua posição final, agora A FAVOR DA CGADB (Conselhos de doutrina), colocando-se implicitamente contra a CPAD no imbróglio "Bíblia Dake", mudando repentinamente de lado, mostra bem a sua FIRMEZA DE CARÁTER, conforme bem demonstrado e comentado por Robson Aguiar.

    7) o uso de Newton Carpinteiro para defendê-lo com xingamentos aos seus "desafetos" mostra mais uma vez a sua FIRMEZA DE CARÁTER, conforme ficou patente neste fórum;

    8) E, finalmente, convido a todos para lerem os meus posts, os do Sr. Newton Carpinteiro, bem como os demais, para julgarem não somente o meu caráter como o caráter desses dois senhores. Aliás, não se pode jamais encobrir a verdade quando as palavras estão escritas, meus caros senhores!

    Em Cristo,

    Ricardo Mamedes

    ResponderExcluir
  148. Muito se fala acerca das omissões por parte dos órgãos competentes, bem como da maioria dos assembleianos sobre publicações lançadas anteriormente, que contém heresias, conforme pontuou o Pr. Altair Germano no seu último artigo "PUBLICAR OU NÃO PUBLICAR? EIS A QUESTÃO". Não sei quais os motivos dos órgãos competentes não se manifestarem. No entanto, por parte da membrasia, uma coisa é certa: não temos o hábito da leitura e o discernimento é um problema em nossas igrejas, até pela negligência e falta de incentivo (material e financeiro) à EBD.


    "O nosso povo assembleiano não gostar de ler qualquer tipo de literatura". Pr.Valmir Nascimento Milomem, no comentário do Post Universal apóia o aborto, publicado no Blog Manhã com a Bíblia.
    "Nosso povo não gosta de ler", Evangelista Daladier Lima, em em entrevista ao Blog Encontro com a Bíblia.


    Como professor da EBD, classe dos jovens, pude constatar essa triste realidade. Até mesmo no âmbito pastoral, percebemos que são poucos que adquirem ou assinam os periódicos assembleianos, lançados pela CPAD.


    Ainda bem que, com o advento e popularidade da internet (à rádio, principalmente), que tem atingido até as pequenas cidades, os evangélicos estão tendo acesso a uma gama de informações e esclarecimentos. Nesse contexto surge e firma-se como um recurso indispensável à leitura: os blogs, e com eles, a BLOGOSFERA CRISTÃ. Através desta, o internauta evangélico fica à par dos acontecimentos da sua denominação e do meio evangélico em geral.


    O blogueiro evangélico assumiu um papel que muitos líderes menosprezaram: o de informar, ensinar, esclarecer, alertar, evangelizar, doutrinar, etc. A possibilidade do internauta interagir também foi um dos pontos positivos e decisivos para a atual discussão problemas e das crises do meio evangélico na pós-modernidade.


    Com certeza, uma parte considerável dos comentaristas do fórum do Point Rhema nem tinham conhecimento das heresias da DAKE, por não possui-la ainda. No entanto, através de posts publicados na blogosfera cristã e principalmente do artigo "BÍBLIA DAKE - Posicionamento do Pr. Carlos Roberto e Comentário de Revisora demitida pela CPAD", os blogueiros, pastores e assembleianos em geral tomaram conhecimento dos bastidores do lançamento e das incongruências da publicação.


    Diante disso, surgiu essa polêmica e expressiva manifestação de repúdio à esta controvertida obra. Acho isso extremamente positivo. Não é pelo fato de termos ignorados outros lançamentos espúrios, que temos que nos calar mediante repetições de erros.


    Ainda há tempo para retrocedermos, corrigirmos os erros. ““Lembra-te de onde caíste! Arrepende-te e pratica as primeiras obras". Apocalipse 2:5.


    PARABÉNS A TODOS OS BLOGUEIROS EVANGELICOS!

    ResponderExcluir
  149. Pr. Carlos Roberto e demais,

    Concordo que dificilmente teremos elementos novos surgidos deste debate. As posições foram assumidas e mesmo quem não tomou parte ativa tem como se posicionar com base no que foi dito e divulgado aqui.

    A lamentar, os ataques pessoais nada relacionados ao tema em debate. Não incluo aqui a cobrança de posicionamento claro, coerência ou mesmo o questionamento da posição de alguém quando se esperava outra. Isto faz parte do debate. De minha parte, quero pedir perdão se ofendi a alguém.

    Gostaria, contudo, de pontuar algumas coisas antes que as portas se fechem.

    1 - Tenho sérias reservas a Bíblia de estudo, que aprendi com alguém aqui não deveriam ser chamadas de Bíblia. Não recomendo e procuro dissuadir, especialmente novos convertidos, de adquiri-las. Se insistem, recomendo a de Estudo Indutivo e a Thompson.

    2 - Especificamente quanto a Dake, meu posicionamento inicial era de concordar com a publicação com nota de advertência ou supressão das heresias nativas. Porém, após ouvir as argumentações de alguns irmãos, entendi que isso não seria apropriado, pois seria contraditório publicar e advertir na mesma obra. Portanto, minha posição é que não deveria ter sido publicada, uma vez que o foi deveria ser retirada do mercado e descontinuada.

    3 - Parece-me que a reprovação da Dake é unânime, bem como que publicá-la foi um erro, pois até mesmo o Pr. Ciro, ainda que de forma tímida e ambígua, não a aprova. Portanto, diante de tal unanimidade, é extremamente lamentável que a mesma seja continua e permaneça promovida pela CPAD.

    4 - Espero que as falhas que ocorreram na publicação da Dake sejam sanadas e a CPAD não perca o rumo. Que a CGADB consiga, com a direção de Deus, colocar os mecanismos existentes para funcionar e os aprimore, se necessário.

    5 - Foi levantada, como justificativa para a Dake, o fato da CPAD publicar obras de autores calvinistas. Vejo uma diferença abismal entre uma coisa e outra, mesmo porque o debate entre arminianos e calvinistas é um debate intramuros. Como pentecostal e calvinista, alegro-me em ver a CPAD dar a sua contribuição para juntar os dois rios que correram tempo demais separados: a tradição reformada e a liturgia pentecostal. Agora, é lamentável, por exemplo, que a TS mais conhecida da casa seja a de Charles Finney (que sequer sistemática é) enquanto a ótima TS de Stanley Horton fique em segundo plano (não falo da TSP, porque ainda não concluí a leitura).

    6 - Uma vez concordando que a Dake é um erro, o que nos cabe fazer? Além dos encaminhamentos oficiais que o Pr. Roberto e outros podem fazer, creio que podemos contribuir positivamente para a exposção dos erros da Dake. Pretendo escrever ainda no Cinco Solas sobre o assunto e me coloco à disposição para divulgar textos esclarecedores produzidos por outros irmãos.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  150. Como disse o Pr. Robson não estou alheio a este debate, mas não tenho tanto tempo... Fiquei zapeando pelos blogs que tratam do assunto e concluo, como pede o Pr. Carlos Roberto, com grande tristeza e apreensão, que:
    1) Nossa GCADB não cresceu institucionalmente, apenas inchou para acomodar privilégios, o que é péssimo para uma denominação como a nossa. Aliás, essa celeuma explica todos os outros problemas, quer apresentados em AGOs ou apenas ventilados entre nós;
    2) A CPAD é um menino mal-criado no cercado da Convenção Geral. Temo que em breve perca o status de editora convencional. Não consigo imaginar se seria bom ou mau...;
    3) Alguns dos debatedores (que também são pastores) estão precisando, com urgência, de aconselhamento pastoral. A causa principal é que não possuem estrutura para conversar com um adolescente em suas igrejas, muito menos para debater questões mais graves. Ao menor sinal de contradição já estão divisando uma intervenção diabólica!? Que coisa mais primitiva!?
    4) Que o nosso Pr. Carlos Roberto está de parabéns, e eu endosso os votos de que seja candidato, como, aliás, alguém já sugeriu aqui, nas próximas eleições. Precisamos de pessoas que identifiquem os problemas e não fujam de suas responsabilidades;
    5) Que precisamos orar por nosso País. Uma denominação que se compromete a evangélizá-lo, mas não consegue administrar uma questão interna, o que fará efetivamente a esse respeito? Podemos confiar que o IDE está assegurado em nossas mãos?

    Abraços a todos. E, repito o bordão: podem discordar de mim!

    ResponderExcluir
  151. Ilmo. Pr. Jessé Sobral,

    Ilmo. Pr. Jessé Sobral e companheiros de ministério,

    Infelizmente a CADEESO, ainda não se manifestou acerca do assunto. Não posso afirmar por qual motivo. Mas, creio que seja por falta de informação. Para tanto, estou agora no Estado do Espírito Santo, e nos próximos dias acredito que poderei responder aos amados qual o parecer da Convenção CADEESO quanto a este relevante assunto.

    Pretendo entrar em contato com o presidente e com o pastor Kemuel Sotero. Não sei se haverá por parte deles tempo para isso, uma vez que não poderei ficar até o final da Convenção por motivo de compromissos inadiáveis em Pernambuco.

    Mas, nos dias que antecedem a Convenção empregarei esforços para extrair dos supracitados pastores o que a CADEESO pretende fazer em relação ao episódio pela CPAD encenado. Principalmente, após o parecer das Comissões de Doutrina.
    Em tempo, quero frisar que não falo oficialmente pela CADEESO, e sim, como convencional da CGADB.

    ResponderExcluir
  152. Depois de tudo o que foi exposto aqui, inclusive a publicação do email do pr. PAULO ROMEIRO ao pr. Carlos Roberto sobre a Bíblia Dake, não resta mais dúvida prá ninguém, que a Bíblia Dake deve ser retirada de circulação o mais breve possível.
    Quero acreescentar que a coragem e a Bravura do pr. Carlos Roberto ultrapassaram e muito a internet, pois ví seu nome sendo usado como sinonimo de Coragem, coerencia doutrinária,liderança exemplar,em uma congragação ontem por um jovem de Abreu e Lima, quando visitei aquela linda cidade de Pernambuco.
    Pastor Carlos Roberto, o senhor está sendo exemplo para nova geração de assembleianos compromissados com a verdade, mesmo que isso corte em sua própria carne. Sinceramente nunca pensei que fosse capaz de agir com toda esta nobresa de caráter,
    Como disseram alguns, tomara que Deus toque em seu coração e o senhor saia candidato nas próximas eleições da nossa CGADB, pois de homens com o senhor que tanto precisamos.

    ResponderExcluir
  153. Diacono Evandro Ribeiro de Londrina-PR, diz:

    Pr. Carlos Roberto, parabéns pela coragem e zêlo pela PALAVRA, Vejo no senhor que Deus o está levantando como um grande líder de nossa denominação no Brasil.

    Porém, vendo agora no Blog do pr. Altair Germano, ele levantou umas questões, questões que não anulam em nada o que foi escrito e provado aqui, que a Dake é a heresia... mas ele, pr. Altair, levantou outras questões quanto a tudo em torno disso,observação: ele não negou que a Dake, não contenha heresia.

    Eis o que ele disse, por favor, me dê uma resposta sobre o que ele diz do Conselho de Doutrina, pq não se manifestou com relação a outras obras heréticas publicadas pela CPAD e também sobre a CPAD e outras coisas:

    Pr. Altair Germano em seu blog diz:

    Minhas considerações e indagações finais são as seguintes:

    1. Antes de omitir as opiniões, as pessoas deveriam buscar ao máximo conhecer o contexto dos fatos e da problemática. Uma vez conhecidos, poderiam opinar melhor sobre o assunto.

    2. Se a CPAD declara abertamente e oficialmente que mudou a maneira de pensar e agir, entendo que não é a publicação de uma única obra que deve ser questionada, e sim, a nova maneira de pensar e agir, das quais as novas publicações surgem.

    3. Se a CPAD declara abertamente e oficialmente que mudou a maneira de pensar e agir, por que esta afirmação não foi questionada em assembleias ou em reuniões oficiais? Será que foi pelo fato da declação não ter sido mais específica?

    4. Por quais razões o Conselho de Doutrina e a Comissão de Apologética da CGADB não sugeriram uma publicação da Bíblia DAKE nos mesmos moldes do Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, do também herético R.N. Champlin?

    5. Se o Conselho de Doutrina e a Comissão de Apologética censuraram a Bíblia de Estudo DAKE, que medidas retroativas tomarão em relação às primeiras edições do VINE, visto que não foi publicada nenhuma nota informando que houve uma alteração no texto das edições posteriores?

    6. Vai ser solicitada também, pelo Conselho de Doutrina e pela Comissão de Apologética a retirada de circulação do livro "CÓMO LIBRARNOS DE LAS MALDICIONES GENERACIONALES", da Marilyn Hickey?

    É no mínimo contraditório o silêncio do Conselho de Doutrina e da Comissão de Apologética da CGADB, como, também, o silêncio dos nobres apologistas assembleianos, em relação às outras obras aqui citadas e publicadas pela CPAD/PATMOS. Elas não são também heréticas, perniciosas e perigosas para os "neófitos", "leigos" e "meninos"?

    Amados leitores, há coisa mais clara em tudo aqui exposto, de que a CPAD entrou de vez no mercado editoral evangélico, e que a função de editora, publicadora e livraria exclusivamente confessional e denominacional já é coisa do passado (desde o início do anos 90)?

    A discussão em torno da publicação de uma única obra (ou de várias) não deveria ser o grande debate. As causas para esta publicação é que deveriam estar em evidência.

    A questão é simples e básica:

    A CPAD mudou a forma de pensar e agir como editora, publicadora, livraria confessional e oficial das Assembleias de Deus (isto está mais do que claro). Tais mudanças, em termos denominacionais e gerais, será (ou está sendo) benéfica ou maléfica.

    É esta a grande questão que deveria estar no centro dos debates oficiais e públicos.

    ResponderExcluir
  154. Prezamado pr. Carlos Roberto,

    A paz do Senhor!

    Nobre pastor, é irracional a posição dúbia e covarde aos demais leitores e comentáristas, quando o ADVOGADO CARLOS MAMEDES afirma sem escrúpulos o que combato na blogosfera nas suas afirmativas abaixo:
    ...................
    7) o uso de Newton Carpinteiro para defendê-lo com xingamentos aos seus "desafetos" mostra mais uma vez a sua FIRMEZA DE CARÁTER, conforme ficou patente neste fórum;

    8) E, finalmente, convido a todos para lerem os meus posts, os do Sr. Newton Carpinteiro, bem como os demais, para julgarem não somente o meu caráter como o caráter desses dois senhores. Aliás, não se pode jamais encobrir a verdade quando as palavras estão escritas, meus caros senhores!
    ..................................

    O caráter do ADVOGADO RICARDO MAMEDES está implícito quando não condena o que consta em seu blog(se por vergonha ainda não retirou), E com certeza deseja elevar aos que almejam prover resultados canastrões, como atingir um homem integro como pr. Ciro Zibordi a quem defendo e com muita honra.

    Quais os motivos obscuros do sr. ADVOGADO RICARDO MAMEDES ao desejar produzir afrontas à seriedade e permitir em seu blog os que desejam agredir ao pr. Ciro Zibordi a quem respeito como atalaia?

    Infelizmente, estamos diante de uma incógnita e aos que somente leem o blog. E, aos que não se manifestam, pelo menos, leiam com extremo cuidado os jogos de palavras arremetidos contra o pr. Ciro Zibordi.

    Não me importo com os meus desafetos do tipo ADVOGADO RICARDO MAMEDES, que me agridem, e que se ferirão com suas próprias línguas!

    O Senhor seja com o nobre pastor, e parabéns pelo blog, que mediante tantos comentários, produzirá grandes resultados aos defensores da VERDADE.

    pr. Newton Carpintero

    ResponderExcluir
  155. Irmã Miriam
    A Paz do Senhor!!

    Lamento muito pelo que aconteceu com vc neste episódio da publicação da referida Bíblia, mas gostaria de fazer apenas uma observação aos comentários zombeteiros que vc faz com muita propriedade em relação ao Pr. Ciro S. Zibordi, que merece nosso respeito, e por que não dizer de todos os outros.

    Pois causa estranheza ver os seus comentários carregados de ironia e sarcasmo, adotando o estilo literário do Pr. Ciro, ao qual é alvo da sua fúria.

    E gostaria de pedir, assim como o pr. Newton Carpintero o fez com toda educação, para que vc possa eluciar melhor o tamanho da sua indignação com a CPAD, CGADB, Pr. Ciro, etc...

    Ou serei também alvo de suas pérolas (desculpe não pude evitar, rsrsr). Também tenho o direito de usar essa ferramenta, a ironia.

    No demais espero que vc possa nos ajudar a entender melhor essa lamentável, mas inevitável, situação.

    Nos laços do Calvário.
    Rodrigo P. Silva

    ResponderExcluir
  156. A Paz do Senhor.

    Sinceramente, muita coisa que era pra ser resolvida em oração, ou pelo menos em oração se evitaria alguns erros expostos aqui, a hostilidade continua, a queda de braço é geral, meu Senhor Jesus, que tristeza...

    Apesar dos homens de Deus que são, gostaria de ver menor ironia e sarcasmo, denegrir outros pra mim é a mesma coisa que escarnecer, e de forma alguma escarnecer é um ato que veria partir de Jesus.
    Não vejo um Jesus “sarrista”, mas um Jesus que foge da mínima aparência do mal e da mínima ofensa ao próximo, visando sempre primordialmente fazer a vontade de Deus.
    Seja quem for não entenda minhas palavras como um ataque subversivo, mas que estas sejam, se dignas de consideração, entregues diante do Senhor em oração.
    O Senhor tudo pode e sua Verdade realmente liberta, não há outra verdade que resista a que Ele tem a oferecer.

    Continuo sendo mais a “Bíblia pura”, em essência, do que os comentários ricos, que nos ajudam, mas não são fundamentais, em conseqüência do auxilio do Espírito Santo ao colocar em ação o poder da Palavra de Deus. Penso que podemos aprender muito mais com esses “Ensinos Simples” do que com os outros, livros, enciclopédias e demais comentários bíblicos, que nos auxiliam, mas não passam de coadjuvantes da Verdade de Deus, coadjuvantes que, se agirem inteligentemente, trabalharão em maior reforço e contribuição da Verdade de Deus, não sendo decrementadora nem pervertedora dessa Verdade.

    Se dentro desta perspectiva da Verdade apresentada pela Bíblia Dake houve, de alguma forma, algo que causa extravagância quanto a Verdade de Deus, essa merece sim a “destruição”, ou seja, que seja apartada de nós. Pois se deve proceder assim com um herege, depois de uma ou outra admoestação (Tito 3.10 e 11), ainda mais com uma obra escrita que não se retratará, depois de impressa, sendo vazão de desvio para muitos dos que estão desprovidos de proteção para esse alto nível de perversão, que se não for rapidamente remediada por algum servo de Deus que esteja apto para combater tal tipo de perigo, poderá aceitar ensinos enganosos.

    2 Coríntios 11:3 “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo.

    E que o Senhor nos dê mais de sua Paz, ainda estamos carentes “por aqui”.

    ResponderExcluir
  157. Caro Dic. Evandro Ribeiro de Londrina-Pr.,

    A Paz do Senhor,

    Postei comentário no blog do nobre companheiro Pr. Altair Germano, o qual reproduzo aqui:

    "Caro irmão e companheiro
    Pr. Altair Germano,

    A Paz do Senhor!

    Quando postei o meu posicionamento a respeio da Dake no POINT RHEMA, tenho a convicção de que não o fiz precipitadamente ou irresponsavelmente, até porque participei pessoalmente da reunião que discutiu a questão da referida obra, lógicamente após a sua publicação, reunião essa conjunta entre o Conselho de Doutrina e a Comissão de Apologética da CGADB, quando juntos ouvimos o Gerente de Publicações da editora, sem que tivéssemos sido convencidos do contrário.

    Considerando que passado mais de um mês da resolução emitida naquela reunião,(18.11.2009) e a bem da verdade, resolução unânime, sem que nada fosse feito, nem explicação alguma ou pelo menos solicitaçào de qualquer prazo para ação, entendi que era necessário uma resposta, se não a todos, pelo menos aos pares da convenção a qual represento naquele conselho.

    Refiro-me ao que já citei, sem contar o silêncio que insinua até agora, uma espécie de "operação abafa", ou seja, ninguém fala nada e por fim esquecerão esta questão, e enquanto isso se vende a referida obra como água, segundo as informações no próprio site da emissora.

    Quanto as demais obras, às quais o amigo se referiu, quero registrar que em dois anos e oito meses como membro do Conselho de Doutrina, jamais participei de qualquer reunião para apreciação de títulos de novas obras a serem lançadas.

    Creio que de alguma maneira deveremos ser convocados para uma nova reunião, quando colocarei isso em pauta junto aos pares.

    Por outro lado, em que pese essas obras citadas pelo prezado tenham seu peso teológico, entendo serem obras de pesquisas, as quais ainda que entendo devam constar as observações necessárias, se assim for acordado, e se assim não o foi também é erro, no entanto, nenhuma teve o peso editorial e de marketing da Dake, a qual por se tratar de uma Bíblia de Estudo, muitos inclusive estão substituindo o uso da BEP por ela, fazendo da mesma uma Bíblia de uso devocional. Testemunho isso no dia a dia.

    Creio que o problema constatado com a publicaçào da Dake, fará com tenhamos mudanças ou correção de rumos nesta questão dentro da nossa denominação. Lembro-me agora de um ditado popular que neste caso se encaixa: "Há males que vem para bem".

    Quanto a imagem de acusação contra a CPAD, fico muito tranquilo e com paz no meu coração, pois até aqui tinha confiança completa nas publicações da editora, e isso independente de participar ou não do Conselho de Doutrina, pois lá sou apenas um dos mais novos. Veja que a confiança era tão plena e inocente que sempre procurei divulgar no meu blog, como o fiz com a Dake. (vejo que estava errado nessa inocência).

    Se é que o meu post levantou sobremaneira a questão, a começar pelo número de comentários, entendo que estou contribuindo com a editora, pois não defendo a idéia de mudar de editora, ou mesmo passar a utilizar revistas de EBD de outras editoras como alguns fazem.
    Entendo que devemos lutar para boas mudanças e continuarmos "puxar a brasa para a nossa sardinha" como se diz aqui no litoral paulista.

    É o que pretendo continuar fazendo, agora meu amado, a continuar acontecendo como no presente caso, é um flagrante desrespeito.

    Se acontecer algo parecido concernente ao egrégio Conselho de Educação, ao qual o nobre companheiro participa, tenho convicção que o amado se manifestará, caso contrário, tenha certeza, será cobrado pelos leitores do seu conceituado blog.rsrsr
    Aconteceu comigo!rsrs


    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto"

    ResponderExcluir
  158. Dic. Evandro Ribeiro - Londrina-PR, diz.

    Caro pastos carlos Roberto!

    Obrigado pela pronta e imediata resposta a questão por mim levantada.
    O senhor explicou sua posição claramente e demonstrou mais uma vez, coerencia, humildade, compromisso com a verdade e nobreza de Caráter.
    Com certeza, o pr. Altair Germano concordará com o irmão, pois ele é muito sábio.

    Um feliz 2010 para o senhor e todos que o cercam.

    ResponderExcluir
  159. Caro Pastor Carlos Roberto, demais participantes/comentadores deste blog,

    Os senhores são testemunhas de que eu não ataquei este senhor denominado Newton Carpinteiro, mas apenas, educada e elegantemente respondi às suas provocações e xingamentos, quando foi em defesa do seu benfeitor.

    Fui chamado de mentiroso várias vezes por esse senhor desequilibrado que não tem a vergonha de se auto-denominar de pastor. Estou sofrendo um ataque desse desequilibrado em meu blog, que só posso descrever como covarde e louco.

    Esse homem, a quem nunca vi, nunca conversei - que se diz pastor evangélico, me ataca com uma sanha de louco. Já pedi a ele por inúmeras vezes para não deixar comentários com xingamentos em meu blog, mas não sou ouvido. Estou sofrendo um ataque criminoso por parte dessa pessoa. Ele está cometendo vários crimes.

    Ele se diz pastor da Assembléia de Deus. Parece que o senhor, Pr. Carlos Roberto, ocupa uma posição de comando junto a essa instituição, por isso te peço, se de alguma forma esse senhor tem alguma vinculação real com a instituição que o senhor representa, me informe os seus dados pessoais públicos, como endereço e qualificação para que eu possa exigir a sua culpabilização criminal, já que ele insiste em me atacar com comentários rancorosos e xingamentos dentro do meu próprio blog (que não tem ativada a moderação), como todos aqui poderão ver, caso queiram, acessando-o (ricardomamedes.blogspot.com).

    Quando excluo um xingamento ele posta outro.

    Como um pastor pode agir assim, meu caro Carlos Roberto? Um homem de Deus pode ter esse comportamento? As Assembléias de Deus, as quais sempre respeitei e onde tenho grandes amigos, admitem esse comportamento de seus pastores?

    Eu pergunto, tanto a este senhor quanto aos demais pastores que aqui participam, a Bíblia nos ensina a agir dessa maneira?

    A atitude deste senhor, contra mim, repito, é completa e absolutamente criminosa. Ele se aproveita de residir em outro país, por eu não ter os seus dados à mão, para me atacar impunemente.

    Peço, pois, que o senhor me indique o órgão desta conceituada denominação (AD) onde eu possa fazer uma reclamação formal contra esse Newton Carpinteiro, que se diz pastor, para que eu promova a sua responsabilização em todas as instâncias já que todos os meus pedidos para que ele não me importune com os seus xingamentos e aleivosias têm sido em vão.

    A questão é urgente e gravíssima!
    Antecipadamente agradeço.

    Ricardo Mamedes

    ResponderExcluir
  160. Prezamado pr. Carlos Roberto,

    A paz do Senhor!

    Apesar do pr. Ciro Zibordi, REPITO, estar sendo agredido diversas vezes neste fórum, por interesses outros que diferem da verdade, podemos afirmar que falta a sensibilidade de "MUITOS ZELOSOS AMIGOS", que estão apreciando esta matéria e mantendo-se fora da questão e de qualquer visível vínculo com a verdade ou a mentira.

    Muitas das vezes estar calado significa rejeição à verdade. Será verdade?

    Onde está a justiça de alguns, que ao lerem as acusações violentas e amarguradas contra o pr. Ciro Zibordi, se calam no momento em que o afligem. Prazer? Satisfação? Alegria?

    Onde está a nossa responsabilidade real com a carga pesada atirada de encontro ao nosso irmão pr. Ciro Zibordi?

    Covardia ou inveja? Triste, muitos estarem calados em seus cantos e deixarem os argumentos convincentes ao mal, tomarem a sua própria voz?

    O Senhor nos convidou a sair em alto mar e não somente brincar nas areias da praia!

    A coragem precisa de oportunidade, e esta, está batendo às portas de muitos que se calam, e se encolhem à sua própria volta?

    A covardia será maior na verdadeira perseguição aos CRENTES DE VERDADE e não simples políticos do evangelho. A verdade virá à tona, antes que tudo se entorne.

    Onde está a defesa de quem se dedica à pregação do Evangelho de Verdade como o pr. Ciro zibordi que tem desmascarado os falsos seguidores e apóstatas que involucraram-se por suas igrejas dando espaço as falsos adoradores.

    Sinto vergonha dos que se calam e emitem apenas um parecer, sem parecer o correto. Há sim, uma quantidade de necessitados de coragem e ousadia. Esta, sim, necessária à perseguição que está diante de nossos olhos.

    A perseguição esbravejou!

    Uma sugestão para os novos comentários:

    1) Antes de posicionarem novos comentários, reflitam desde o primeiro ao último postado. Senão haverá injustiça.

    2) Não erre não ler com cuidado, todos como eu os lí, não julguem por soberba, vaidade ou necessidade. Mas, julguem com justiça! A justiça faz bem!

    3) Analisem como homens de Deus as entrelinhas de cada comentarista.

    4) Respirem fundo e não se deixem esconder na defesa da verdade!

    5) Não digam que o problema é de Deus ou do irmão comentarista. Será isto covardia?

    6) Será que as editoras (todas), estão promovendo os melhores livros ou se tornaram escravas do secular?

    Observem a vergonhosa onda de CD´s promovidos por estas editoras com Hip-Hop, Rock Suave Metal, Rock Doce metal, Rock
    Pesado Metal, Funks. E ninguém. Ninguém procede com a toma de postura correta diante de Deus.

    Sinto vergonha do comércio desvairado pertinentes, aos que se dizem crentes e são apenas uma parte religiosa do mundo. Triste ou do mundo tiéte Gospel. Evangélico religioso pentecostal ou tradicional. Não faz diferença.

    Será esta a igreja que desejamos?

    O Senhor seja contigo e tenha certeza pr. Carlos Roberto, que o resultado desta aventura, será em breve recompensada.

    pr. Newton Carpintero

    ResponderExcluir
  161. Caro pastor Robson Aguiar: Ok.

    Caro senhor (Devo chamá-lo de pastor ou cristão? Penso que não, definitivamente) Ricardo Mamedes: agradeço-lhe pelos "elogios". Contribuíram "muito" para o debate.

    Caro irmão em Cristo Clóvis: achei o seu comentário a respeito da minha opinião desnecessário, mas o perdoo por mais essa citação um tanto infeliz, visto que o respeito como servo de Deus e estudioso da Palavra e da teologia. Mas não me acuse de postura dúbia em relação à Dake. O fato de eu, nesse momento, preferir me calar não lhe dá elementos para concluir que a minha opinião é ambígua. Aguarde o meu parecer final, que será dado depois (como eu já disse aqui) de concluído o processo relativo ao assunto, o qual ainda está longe de uma definição.

    Caro pastor e amigo Newton Carpintero: agradeço-lhe pelas suas considerações em minha defesa, nas quais vejo sinceridade, e não bajulação. Não falo em causa própria, mas muitos, de fato, só têm visto o seu próprio lado, esquecendo-se da análise segundo a reta justiça (Jo 7.24). A partir do momento em que alguém, para defender a sua opinião, agride alguém moralmente ou com calúnias, perde todo o crédito como debatedor CRISTÃO. E, com isso, os outros debatedores verdadeiramente cristãos deveriam se opor a essa conduta anticristã, o que praticamente aconteceu, obrigando-me a ter de me dirigir, às vezes, com certo grau de ironia e indignação a certos debatedores amargurados e revolucionários (mas para o mal).

    No mais, voltarei aqui, se necessário e se o amado pastor Carlos Roberto Silva o permitir.

    Em Cristo,

    CSZ

    ResponderExcluir
  162. Prezados irmãos comentaristas,

    Acabo de publicar o último comentário de "irmãos em litígio".

    Estou deveras constrangido e envergonhado.

    Vos aconselho:

    Parem com isso e peçam perdão um ao outro conforme recomenda a Palavra de Deus.

    Vejam onde erraram ou exageraram e se consertem em nome do Senhor Jesus, afinal, o Rei está às portas.

    Está evidente que essas desavenças, como já falei em outra situação aqui neste fórum, procedem de desentendimentos anteriores e em outros blogs.

    Por gentileza, continuem a comentar, mas não acusem, não caluniem, não denigram e nem cobrem nada uns dos outros, pois não mais publicarei.

    Procurei ser o mais democrático possível, mas isso mostra porque muitos são ditadores em seus espaços. Prefiro continuar como tenho sido até aqui neste blog.

    Tenho certeza que o irmãos tem líderes, pastores ou mentores, porém, neste momento, como eles não estão aqui, preciso tomar para mim esta prerrogativa.
    Por favor, consertem-se, reconciliem-se em nome de Jesus.

    Se por não vigiarem tornaram esse espaço em palco de desabafos, e desacordos, abram os olhos espirituais e o transformem em "Praça da Reconciliação"!

    Pelo que vejo essa é a única maneira de os irmãos se consertsarem e pararem com isso.

    Se enquanto posto este meu pedido, chegar mais algum comentário depreciatibo, saibam desde já que não publicarei.

    Com repeito a todos e ingtercedendo pela reconciliaçào dos irmãos,

    Vosso conservo nEle,

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  163. Caro pastor Carlos Roberto Silva:

    O seu último comentário, pedindo a todos que não se ataquem, é LOUVÁVEL. Parabéns! Estou de pleno acordo e lamento por ter de reagir a certos insultos que recebi. Mas já havia pedido perdão aqui, caso tivesse ofendido alguém.

    Que Deus o abençoe pela conduta e atitude. É assim que devemos proceder, com respeito, em um fórum CRISTÃO.

    Em Cristo,

    CSZ

    ResponderExcluir
  164. Caro Pastor Carlos Roberto Silva.

    Na condição de 3º Secretario da COMADESPE, venho reiterar meu apoio as suas decisões que serão tomadas fora da blogosfera, como anunciadas em seu ultimo comentário.

    Estaremos, na nossa AGO, em Bauru, e, permitindo Deus, daremos a nossa singela colaboração. Creio que o amado poderia estender o convite para que convencionais de outras Convenções Regionais, participem conosco na condição de visitante, como já tem acontecido. Isto fortalecerá ainda mais os nossos laços fraternais.

    Oro a Deus para que o Senhor lhe de sabedoria para enfrentar o que vem pela frente. O irmão não está sozinho a nossa amada COMADESPE é uma família, e creio que apoio já demonstrado revela isto.

    Meu apoio não é fruto simplesmente da minha obediência aos meus lideres, mas, sobretudo, a Palavra de Deus. Senão vejamos:

    1) A DAKE é veneno na panela.

    Tem um ditado que diz: “A diferença entre o veneno e o remédio (antídoto) está na dose”. Lançaram um veneno e ganharam muito com ele, agora esta querendo lançar um antídoto. Como pode, se a Palavra de Deus é o remédio para todos os males que assolam a humanidade? Até parece filme de 007 – James Bond...rsrsrr

    Na verdade o amado e os demais conselheiros foram vitimas de uma armadilha maquiavélica; confirme:

    “O príncipe prudente adotará, portanto, um terceiro caminho, escolhendo como conselheiros homens sábios, e dando-lhes inteira liberdade para falar a verdade, mas só quando interrogados, e apenas sobre o que lhes for perguntado. O príncipe solicitará seu parecer sobre tudo, deliberando sozinho, do seu próprio modo” (Maquiavel).

    Interpretem como quiserem...

    Mas a Palavra de Deus diz: “Seja, porem, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna” (Mt 5:37).


    2) A DAKE é um MA(nua)L que precisa de ma(nua)l.

    Que absurdo! Imagine alguém comprando um carro (Bíblia), junto vem o manual do proprietário (comentários do DAKE), só que para o motorista (leitor) não se acidentar tem que adquirir um explicativo extra para poder entender o manual, e só então aprender a manusear o carro. Não é caso de PROCON? Aonde vamos parar?

    Permita-me o amado transcrever, na integra, o 2º parágrafo da matéria do Mensageiro da Paz, edição de Dezembro, pagina 3, sob o titulo:

    “Seminário de Reflexão Teológica”.

    “O 1º Seminário de Reflexão Teológica tem como tem como principal objetivo analisar o pentecostalismo praticado em nossas igrejas e em todo o Brasil. A CGADB e a CPAD entendem que a Assembléia de Deus, como pioneira do Movimento Pentecostal, sendo deste a máxima referencia teológica e histórica, tem o compromisso de preservar a genuína mensagem da Palavra de Deus e as manifestações do Espírito Santo. Por isso a importância desse evento, que busca ressaltar as raízes bíblicas do pentecostalismo e combater os desvios dentro do Movimento Pentecostal nos últimos anos”. (destaque meu)

    Pura incoerência (ou será conveniência?). Como poderemos combater desvios, produzindo, publicando e defendendo heresias? Se ainda citasse um pequeno trecho do mesmo periódico e edição, pagina 21, escrito pelo Gerente de Publicação da CPAD, o abismo entre o discurso e pratica aumentaria ainda mais.


    3) A DAKE é um balde que bateu no fundo do poço e sujou toda a água.

    Tive um professor de teologia na década de 80 que dizia: “Estudar teologia é como tirar água de um com um balde. Não afunde demais, pois se o balde bater no fundo suja a água”.

    Simples e correto. “As coisas encobertas são para o Senhor, nosso Deus; porem as reveladas são para nós e para os nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavra desta lei” (Dt 29:29)

    Os propósitos da “teologia evangélica” em suma, é fazer entender a fé, estende-la e defende-la. A DAKE, nem de longe serve para esses propósitos.

    Vamos nós bebermos água suja, ou permitir que ovelhas do rebanho do Senhor se contaminem? Não, façamos a nossa parte.

    Continua...

    ResponderExcluir
  165. Continuacao...

    4)A DAKE é uma “teologia da minhoca”, e a CPAD, dos peixes.

    No meu artigo “Teólogos, peixes e minhocas”, reprovo a chamada “teologia da prosperidade”, por ela reduzir a espiritualidade dos filhos de Deus a questões meramente visíveis e quantitativas como a saúde física, a conta bancaria entre outras.

    Ou seja, atribui a questões terrenas um peso eterno. Espiritualizam o material e querem materializar o espiritual. Não são na verdade pequenos deuses?

    Ora se a DAKE foi fonte de “inspiração” para os precursores desta famigerada teologia, se assemelha a ela; minhoca é.
    Agora, se a CPAD nada pode fazer porque o prejuízo financeiro vai ser grande, concluo: Uma minhoca escreveu, outra publicou e outras estão a defendendo. O minhocário está crescendo. Na verdade o que conta é só o Money, nada mais. Que vergonha!

    Ah! Quanto a “teologia dos peixes”, nada a acrescentar, senão as palavras do Teólogo Antonio Vieira:

    “A primeira coisa que me desedifica, peixes, de vós, é que vos comeis uns aos outros. Grande escândalo é esse, mas circunstancia o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos.”

    Termino com a colocação do nobre amigo Elian Soares, que entre essa multidão de palavras, sintetizou o perigo da edição da DAKE pela CPAD. Afirmou o que até então falava quando recomendava as publicações da CPAD:

    “ELAS REFLETEM O NOSSO CREDO, A NOSSA TEOLOGIA, A NOSSA FILOSOFIA”

    SERA?


    No amor de Cristo.

    PR. Jessé Sobral
    prjessesobral@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  166. Shalom!

    Amado Pr Carlos, permita-me voltar à esta tribuna. Tenho observado atentamente os comentários, e algo parece estar fora de foco. Tenho visto muitas querelas, disputas, e ataques pessoais que não levam a nada.

    Amados irmãos, devemos nos lembrar que JESUS é a chave hermeneutica das Escrituras. Por que falo isto? Porque quando foi injuriado, calou-se. Quando acusado, não se defendeu. Aquele que era perfeito, silenciou-se. Amados, respeitemo-nos uns aos outros. Estamos deixando nos influenciar por qual atitude?

    Alguém pode objetar dizendo: "Estou falando a verdade". Perfeito. Mas o que vale a verdade, se ela não tem graça? Muitos em nome da "verdade" tem afastado as pessoas de ouvirem o evangelho. Muitos no afã de dizerem a verdade, destruíram famílias, igrejas e ministérios. Lembreme-nos que antes do Evangelho ser a verdade, ele é gracioso. Jesus, o Verbo encarnado era cheio de graça e de verdade (Jo 1.14). Primeiro a graça. Depois a verdade.

    Portanto, tomemos cuidado com nossas palavras, pois a boca fala do que está cheio o coração (Mt 12.34. Além disso, toda palavra frívola que proferirem os homens, darão conta no Dia do juízo (Mt 12.36,37).

    Será que temos "inimigos", ou nosso inimigo é o Diabo? Então, se temos "inimigos", façamos como Jesus, em seu célebre sermão da montanha; caminhemos a segunda milha, abençoemos! Se ele estiver com fome, dá-lhe de comer, se sedento, dá-lhe de beber!

    Vigiemos irmãos!

    Lutemos contra o pecado, o inferno, e não contra os soldados que estão alistados no mesmo exército. Ou há alguém neste fórum que está fora deste exército?

    Nele, que é o nosso maior exemplo

    Pr Marcelo

    Para a meditação

    Pv 15.1; 17.27; 18.20

    ResponderExcluir
  167. Pr. Walter LUZ pastor e amigo .
    Olá amigos . olá companheiros,

    A paz do Senhor!
    Estive hoje em uma livraria aqui na região da zona leste e tive a oportunidade de ver um obreiro simples assembleiano, pedindo a balconista a nova bíblia da CPAD,disse ele ; Aquela que esta atrás da revista da escola dominical. E a vendedora perguntou , Qual ? e Ele disse não saber o nome mais era da CPAD . a Vendedora apresentou a DAKE e o irmão comprou e levou pra casa acreditando que seria sua melhor escolha , conforme a propaganda da CPAD.

    Primeira a minha preocupação aqui não é só com a Heresia contida na bíblia e com os conselho de doutrina da CGADB que não foi respeitado , mais sim ,com o meu amigo consumidor que na sua simplicidade comprou gato(ou rato) por lebre , e este fato não esta sendo levado em consideração aqui neste blog e por muitos que tem falado em justiça .

    Será que propaganda enganosa não deixa de ser um crime?

    O servo de plantão deve saber muito bem , e como ele mesmo fez menção de produto gospel e digo que a DAKE para a CPAD seria um desses produtos, que a CASA e achava que teria uma grande tietagem.


    Apesar do meu amigo consumidor ainda não ter postado nenhum comentário neste blog , REPITO, ele estar sendo agredido diversas vezes neste fórum, por interesses outros que diferem da verdade, podemos afirmar que falta a sensibilidade de "MUITOS ZELOSOS AMIGOS", que estão apreciando esta matéria e mantendo-se fora da desta questão .

    E alguns defendendo que meu amigo o consumidor nem tenha espaço neste blog . você imaginou se ele visse aqui e achasse alguém defendendo que o lesou ? como seria? e ninguém ainda defendeu aqui o meu amigo consumidor .nem os mais santos que não gostam de injustiça . até pediram para que a Editora continuasse a lesar o coitado .

    Muitas das vezes estar calado significa rejeição à verdade. Sim isto é verdade.

    Onde está a justiça de alguns, que ao lerem este testemunho e continua alheio a questão ?e contra o meu amigo consumidor que muitos defendem que tem que continuar a ser enganado , isto é triste , se calam no momento em que o afligem. Prazer? Satisfação? Alegria?

    Onde está a nossa responsabilidade real com a carga pesada atirada de encontro ao nosso irmão amigo consumidor ?

    Sinto vergonha do comércio desvairado pertinentes, aos que se dizem crentes e são apenas uma parte religiosa do mundo. Triste ou do mundo tiéte Gospel. Evangélico religioso pentecostal ou tradicional. Não faz diferença.

    continua.....

    ResponderExcluir
  168. Será esta a igreja que desejamos?

    Disse o servo .
    A bíblia DAKE é com certeza mais um desses produtos , mais quero deixar bem claro que o consumidor esta sendo lesado . e disse bem o servo comentarista a JUSTIÇA FAZ BEM , quero até aproveitar aqui já que este desejo de justiça esta patente , e eu faço a mesma pergunta a ele;
    Onde está a defesa do consumidor ? JUSTIÇA FAZ BEM ?
    Onde está a justiça de alguns, que ao lerem as este meu testemunho e se calam no momento em que o afligem o coitado do irmão que hoje foi enganado pela CPAD?

    E por aqueles que defendem este produto no mercado? Prazer? Satisfação? Alegria?
    Onde está a nossa responsabilidade real com a carga pesada atirada de encontro ao nosso irmão consumidor ? que desembolsou 120 ,00 pratas ? quase um terço de um salário mínimo ? afinal estamos no Brasil e não nos Estados Unidos.
    Covardia ou queremos fazer média com aquele que defende que CPAD continue a lesar o consumidor ? Triste, muitos estarem calados em seus cantos .

    O servo disse :O Senhor nos convidou a sair em alto mar e não somente brincar nas areias da praia! A coragem precisa de oportunidade, e esta, está batendo às portas de muitos que se calam, e se encolhem à sua própria volta? Ou se acovardam pra fazer média defendendo este Horror? Será que sei chamado de endiabrado ? por defender meu amigo consumidor?
    Enquanto estamos debatendo aqui a editora esta faturando alto nos quatro cantos do Brasil . e é por isso que eles não vão se manifestar tão cedo, afinal as vendas estão no auge . e muitos coitados estão sendo enganados achando que estão levando pra casa realmente o que diz a propaganda .

    VEM AI A BIBLIA DE ESTUDO MAIS COMPLETA DO BRASIL . BIBLIA DAKE .
    Com 35.000 notas de comentários, 500.000 referências cruzadas e 9.000 títulos de esboços, esta Bíblia oferece mais recursos para estudos que qualquer outra existente na atualidade. Fruto de um trab...
    http://www.youtube.com/watch?v=2VdGsfkdwv0
    continua

    Eu também sinto vergonha do comércio desvairado pertinentes, aos que se dizem crentes e sinto vergonha de saber que muitos coitados foram hoje lesado , acho que os direitos do consumidor também deve ser discutido aqui e detrimento desta biblia DAKE .
    SINTO PENA DO MEU IRMÃO amigo CONSUMIDOR .
    .... continua

    E solicito ao servo de plantão , a fazer justiça com o meu amigo consumidor a AFINAL EU NÃO SOU TÃO TREVAS ASSIM . E a área doutrinária nosso pastor Carlos esta fazendo muito bem . e esta de parabéns.


    Pr. Walter Luz pastor e

    ResponderExcluir
  169. QUERIDOS ..

    Não tive a intenção de ofender quem quer que seja , simplesmente fiz uma brincadeira para nossa descontração , não imaginei a tamanha repercussão , mais peço perdão aos ofendidos , no caso o pastor Ciro , pois também respeito suas convicções . mais discordar faz parte da discussão , não quis menospreza-lo e tão pouco zombar do companheiro. Minhas desculpas a quem mais possa ter ofendido .
    Tentei só colocar uma dose de humor mais não ironizar ninguém perdão a todos e vamos a questão que pertinente.
    PR. Walter LUZ

    ResponderExcluir
  170. Prezamdo pr. Carlos Roberto,

    A paz do Senhor!

    Parabéns, nobre pr. Carlos Roberto!

    A sua matéria permitiu conhecer ao máximo a sua atenção, sua preocupação, sua coragem, e muito bem a sua definição sobre responsabilidade diante dos homens e diante de Deus.

    Imagino a sua indagação, diante de tantos comentários, e o seu sentimento em permitir, o que foge ao seu caráter e motivos.

    Bem sei, que assumiste o ser culpado da ansiedade dos muitos que produziram, alimentos de fácil digestão e outros de muito difícil digestão, que serão degustados por vários dias e quem sabe meses.

    O importante foi a sua imparcialidade e sabermos pelo Espírito Santo de Deus, que o amado concluiu o primeiro passo para grandes mudanças.

    A igreja foi a beneficiada. O motivo foi atingido! As respostas já estão à caminho!

    O resultado não duvido, será o melhor!

    O Senhor seja contigo, meu amigo! A igreja te merece! E eu me sinto honrado!

    pr. Newton Carpintero - servo

    ResponderExcluir
  171. Evangelista João Damasceno para o pr. ciro Sanches Zibordi.

    Pastor Ciro,
    o senhor disse no último post:

    "... Mas não me acuse de postura dúbia em relação à Dake. O fato de eu, nesse momento, preferir me calar não lhe dá elementos para concluir que a minha opinião é ambígua. Aguarde o meu parecer final, que será dado depois (como eu já disse aqui)..."

    Isso quer dizer que o senhor ainda não deu sua posição final e oficial a respeito da Bíblia de Estudos Dake, lançada pela CPAD?

    E eu pergunto: E aquelas posições tomadas pelo nobre irmão debatendo com o nobre pastor Geremias do Couto, não valem mais?

    Lembro que o amado pastor Ciro defendeu que a Bíblia de Dake continui sendo vendida pela CPAD pelos motivos dos prejuizos fiananceiros, é isso ou estou errado?

    A não ser que o nobre irmão Pastor ciro Zibordi, declinar dessas posições tomadas anteriormente neste blog, o que me muito me alegra e ai, sim, verei o pastor Ciro Zibordi de sempre: Um verdadeiro apologista de nossa amada denominação Assembleia de Deus.
    Em tempo: Quero registrar que aprendi muito com seus livros, pastor Ciro, e também imprimo alguns artigos de seu blog e os tenho como fonte de consulta.

    ResponderExcluir
  172. Prezamado pr. Carlos Roberto,

    A paz do Senhor!

    Como última participação, neste evento que chega aos seu fim, e que tomará o seu caminho natural para a solução dos problemas concernentes a DAKE, como livro de estudo que provocou confronto, o que é natural aos encontros, onde alguns milhares estiveram na platéia e se limitaram a observar, desejo que com extrema importância, utilizem ao máximo o senso de análise a cada comentário e avaliem com todo o cuidado necessário antes de qualquer crítica inofensiva ou nociva.

    Permita-me deixar a todos um texto sagrado que está no Livro de Lucas 12:51,58:

    51 - Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão;
    52 - Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três.
    53 - O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra.
    54 - E dizia também à multidão: Quando vedes a nuvem que vem do ocidente, logo dizeis: Lá vem chuva, e assim sucede.
    55 - E, quando assopra o sul, dizeis: Haverá calma; e assim sucede.
    56 - Hipócritas, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo?
    57 - E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo?
    58 - Quando, pois, vais com o teu adversário ao magistrado, procura livrar-te dele no caminho; para que não suceda que te conduza ao juiz, e o juiz te entregue ao meirinho, e o meirinho te encerre na prisão.

    O Senhor seja contigo, reafirmo, parabéns pela semente plantada que escondida entre a terra, já está germinando. Quem viver verá!

    Um grande abraço, nobre pr. Carlos Roberto.

    O menor de todos!

    ResponderExcluir
  173. Sr. Carpinteiro

    1. Estou faltando com respeito em lhe chamar de Sr. Carpinteiro? nao entendi
    2. O problema nao consiste nas palavras da IRMÃ MIRIAM. E sim no fato da CPAD publicar uma biblia cheia de engodo.
    3. O Sr. insiste em ofuscar um problema gravissimo, promovendo-se e aproveitando-se de forma indecente com ataques a IRMÃ MIRIAM.
    4. O problema da irmã miriam ja está resolvido. Ela ja foi demitida.
    5. A Dake continua fazendo estrago e confusao.
    6. Estamos falando da saude de uma instituiçao da qual o Sr. nao tem acesso(apenas em uma lojinha nos EUA)
    7. Ate agora o Sr, atacou, insinuou, pondo em duvida a idoneidade da IRMA MIRIAM
    8. Por este motivo disse que o sr.Carpinteiro deveria estar a mando de alguem.
    9. O Sr, é um homem inteligente, entao porque se presta a um serviço tao deselegante como este?
    10. Atacar uma ovelha, e fazer de conta que nao houve nada, diante de um desastre tao grande como este, é no minimo irreponsavel.


    Pr. Esteves Jacinto AD vila bela-SP

    ResponderExcluir
  174. Caro pastor Marcelo Oliveira: temos inimigos, além do Diabo (Rm 12.20), mas não devemos tratá-los como tais. Antes, devemos amá-los. Mas isso não significa necessariamente, ao sermos insultados, permanecermos calados. Se bem que, para alguns casos, a melhor resposta é o silêncio.

    Creio que muitos comentários fugiram do assunto, neste fórum, exatamente por causa dos ataqueis pessoais, diretos ou indiretos. Quando somos atacados, alguém (ainda que sejamos nós mesmos) precisa responder. Se alguém acusa: "Você é covarde", ou "Você é corporativista", etc., isso precisa de uma resposta por parte do ofendido, pois todos têm direito de se defender de acusações. Creio que podíamos (nós todos) termos evitado tudo isso desde o início, se todos nós nos posicionássemos contra aqueles que usassem de insultos.

    Caro "Evangelista João Damasceno": as minhas palavras iniciais são partes de um debate, e não a minha posição conclusiva a respeito do assunto. Como se sabe, preferi me retirar do fórum como debatedor e voltei apenas para fazer esclarecimentos como este.

    Caro pastor Walter Luz: também lhe peço perdão por ter respondido às suas provocações. Vi claridade agora em seu pedido público de perdão. Que Deus o abençoe e o ilumine mais e mais.

    Volto a dizer a todos que, por causa das provocações e outras questões, não expus ainda tudo o que penso a respeito do assunto. Mas voltarei ao tema, oportunamente.

    Mais uma vez agradeço ao amado pastor Carlos Roberto Silva pela oportunidade.

    Em Cristo,

    CSZ

    ResponderExcluir
  175. Caro pastor Carlos Roberto:

    Como irmão sabe, tirei alguns dias de descanso e estou longe dos computadores. Mas consegui achar uma "Lan House" por perto para me surpreender quanto aos rumos que o debate tomou em virtude do tom agressivo de alguns debatedores. Mas como já disse outras vezes há material bastante para que os visitantes desse blog tirem as suas conclcusões.

    Não preciso acrescentar mais nada ao que escrevi. O que disse está dito, e se, adiante, houver razões que me façam retroceder, não terei nenhum constrangimento em fazê-lo.

    Mas sinceramente não acredito que haja qualquer explicação convincente que possa mudar as minhas convicções, pois todos os ângulos que poderiam ser aqui apresentados sobre a Dake já o foram e não vi nada novo que pudesse alterar o quadro. Ao contrário, cada vez mais o funil se estreita, principalmente depois da manifestação do nosso Paulo Romero.

    Assim, conclusivamente, mantenho, repito, todos os meus comentários e louvo a decisão do pastor Carlos Roberto de, junto de seus pares, levar o assunto para ser discutido no âmbito da COMADESPE.

    Uma palavra final à irmã Miriam. Fomos colegas no IBAD, na nossa quase adolescência e, por incrível que pareça, participamos de todos os grupos musicais da instituição. Parece que a nossa saudosa irmã Doris nos considerava "bons" cantores.

    Assim, Miriam, sei que você não pretende que as pessoas lhe vejam como coitada, mas como alguém que ama a instituição e luta para que ele se preserve. Não sei qual seria a minha reação, hoje, se estivesse na sua condição, mas afirmo, repito e reitero que a irmã deve ser ouvida pelos órgãos competentes e aí, sim, expor o que tem a expor.

    Dou-lhe parabéns por vir a público manifestar-se e por resistir às tentativas que lhe fizeram para responder alguns questionamentos, que, na hora certa e no lugar apropriado, a irmã saberá responder.

    Abraços a todos aqui do meu descanso necessário.

    PS. Vou ao blog do pastor Altair comentar o seu post.

    ResponderExcluir
  176. A Paz do Senhor, prezado Pr. Carlos.

    Conforme já publicado na enquete, sou favorável a NÃO publicação da Bíblia DAKE por nossa tão estimada CPAD.

    Meu entendimento é de que se toda essa controvérsia gira em torno das heresias contidas nos comentários da referida publicação versus os interesses comerciais e contratuais firmados pela EDITORA, o melhor seria a extinção definitiva de sua publicação, cabendo a Comissão requerer da Editora a publicação via Autores qualificados de Livros e comentários que pudessem esclarecer os leitores, mesmo os que já adquiriram ou que por ventura queiram adquirir por outro meio a "malfadada" Bíblia de Estudos DAKE.

    Se é apenas uma questão financeira, essa seria uma boa saída para a EDITORA... Se é uma questão de princípios, melhor ainda para os defensores da extinção da publicação...

    Acho um meio termo louvável!

    Todos ganham: a EDITORA (como instituição confessional), os ASSEMBLEIANOS (sobretudo os estudiosos), os DIRETORES (como bons e humildes administradores), a COMISSÃO APOLOGÉTICA (como defensora da sã doutrina)... Enfim...

    Que o nos abençoe e nos ilumine a todos; mentes e corações!

    Em Cristo,

    Pb. Robson Silva
    Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

    ResponderExcluir
  177. Caro irmão e companheiro Pr. Walter Luz,

    A Paz do Senhor!

    Considerando seu último comentário, quando diz:

    "Primeira a minha preocupação aqui não é só com a Heresia contida na bíblia e com os conselho de doutrina da CGADB que não foi respeitado, mais sim com o meu amigo consumidor que na sua simplicidade comprou gato(ou rato) por lebre , e este fato não esta sendo levado em consideração aqui neste blog e por muitos que tem falado em justiça."

    Como membro do Conselho de Doutrina, quero aqui registrar
    que essa foi justamente a preocupação, ou seja, com aqueles irmãos que não são pesquisadores, e adiquirem a bíblia como uma ferramenta devocional.

    Se a resolução do CD não for atentida, o maior prejuízo será para a Igreja em geral e não para o CD, que atua apenas como um atalaia.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  178. Caro irmão e amigo,
    Pr. Geremias do Couto,

    Em nome de todos os comentaristas e leitores deste fórum, quero aqui externar e registrar nossos sinceros agradecimentos, pela sua voluntariedade, boa vontade e desprendimento apresentado, ao abrir mão de momentos preciosos do seu merecido descanso, para ir a uma lan house acompanhar este debate e postar maus um comentário.

    Sua presença aqui sempre é uma honra para todos nós.

    Bom descanso, e quando quiser descansar do merecido descanso, descontraia por aqui!rsrrs

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  179. Repondendo ao nobre companheiro Pr. Altair Germano em seu conceituado blog:

    Disse Ele:

    "ALTAIR GERMANO, disse...
    Nobre amigo e pastor Carlos Roberto,

    A discussão sobre a Bíblia Dake em vosso blog foi (e está sendo) muito salutar.

    "Quanto as demais obras, às quais o amigo se referiu, quero registrar que em dois anos e oito meses como membro do Conselho de Doutrina, jamais participei de qualquer reunião para apreciação de títulos de novas obras a serem lançadas."

    O comentário acima se fundamenta no Art. 29, Inciso III do Regimento Interno da CGADB, que discorre sobre as competências do Conselho de Doutrina, que diz:

    "deliberar sobre súmulas, textos doutrinários e quaisquer obras a serem publicadas pela Casa Publicadora, obrigatoriamente encaminhadas a este Conselho, pela gerência de publicação da CPAD".

    Minha palavra sobre o texto acima? Cumpra-se ou que se reforme o Regimento Interno.

    O Conselho de Doutrina precisa, então, esperar para "agir"? Não.

    O Art. 29, inciso II do Regimento Interno da CGADB diz sobre as competências do referido Conselho:

    "deliberar sobre qualquer assunto de natureza doutrinária, direta ou indiretamente relacionados com as Assembleias de Deus no Brasil"

    Isso não inclui, também, o caso da Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira, divulgada amplamente pelo nosso 1º Vice-Presidente?

    E por qual razão o mui digno Conselho silenciou quanto ao caso?
    Esperando a Mesa convocá-lo? Não é que isto diz o Regimento Interno nobre companheiro. O Conselho não precisa esperar a Mesa, ele tem competência para deliberar sobre "qualquer assunto" de natureza doutrinária, "direta ou indiretamente" relacionado às Assembleias de Deus.

    Minha palavra sobre isso? Cumpra-se.

    Se porventura eu estiver equivocado em minhas interpretações do Regimento Interno, aceito as devidas correções sem problema algum.

    Que Deus em tudo nos ajude nobre amigo!

    Vamos tratar das causas, que os efeitos naturalmente se dissiparão.

    3 de janeiro de 2010 08:50"

    Minha reposta lá postada:


    "Nobre companheiro e amigo,
    Pr. Altair Germano,

    A Paz do Senhor!

    Concordo plenamente com sua argumentação, exceto quanto a manifestação do Conselho de Doutrina sôbre a publicação da Bíblia de Batalha Espiritual e vitória financeira.

    A referida bíblia citada pelo preclaro amigo, é de publicação da Editora Central Gospel, de propriedade do pr. Silas Malafaia.

    A obrigação regimental do Conselho de Doutrina, refere-se às publicações da CPAD.

    Reconheço no entanto, e assino todas as suas pertinentes observações de heresias da referida Bíblia, lembrando que os desvios apresentados por qualquer membro da CGADB, e pior ainda com o agravante de ser um dos seus Diretores, deve ser analisado por qualquer conselho, desde que encaminhado pela Mesa Diretora.

    Quanto as publicações da CPAD, o irmão tem toda razão, isso tem que ser cumprido ou então que se altere o regimento, porém, até para esse cumprimento, é necessário mudanças no fluxograma de trabalho, hoje inexistente, e acima de tudo estruturais para que venha funcionar.

    Digo isso por motivos que não convém citar aqui, pois isso não seria ético neste momento, pelo menos antes que venha fazê-lo em fórum apropriado.

    As coisas são assim, as consequências também revelam as causas.

    Um grande abraço!

    Seu conservo,
    Pr. Carlos Roberto"

    ResponderExcluir
  180. PR. WALTER LUZ, PASTOR E AMIGO3 de janeiro de 2010 às 14:13

    PASTOR WALTER DIZ.. COMO MINHA ULTIMA PARTICIPAÇÃO ;

    PASTOR CARLOS,

    COMPANHEIRO SEM DUVIDAS , VEJO QUE O AMADO IRMÃO É UM VERDADEIRO ATALAIA,
    COMO FOI BOM ÉSSA SUA INFORMAÇÃO , ISTO SÓ VEM ACRECENTAR CREDITOS A SUA PESSOA, E FICA AQUI MEUS AGRADECIMENTOS , NO DESEJO DE VER ESSE EPSÓDIO RESOLVIDO DA MELHOR FORMA PARA O BEM DA IGREJA. ESTAMOS ORANDO DESDE O DIA 29/12 PARA QUE DEUS VENHA DAR SOLUÇÕES E USA-LO COMO JÁ TEM FEITO .

    COMO MINHA ULTIMA PARTICIPAÇÃO DEIXO AQUI MEU ABRAÇO A TODOS DEBATEDORES QUE COM ELES APRENDI MUITO . DESEJANDO A CADA COMPANHEIRO UM ÓTIMO 2010 SEM DAKE LÓGICO.

    E NO CAMPO DAS IDÉIAS ... SOBRE A DAKE...
    WALTER LUZ : FOI O GANDULA...AFINAL NÃO DA PRA CORRER MUITO.

    LEVI : SEMPRE APELANDO PARAS REGRAS.

    HIAGO GABRIEL : MELHORA O VOCABULARIO RAPAZ.

    SOBRAL : MUITO EQUILIBRADO , SÓBRIO , DEVERIA SE CHAMAR SOBRIAL.

    NEWTOM CARPINTEIRO : SERVO FIEL , MESMO DE LONGE TORCEU MUITO PELOS AMIGOS , UM ABRAÇO QUE DEUS TE ABENÇOE .

    ROBSON AGUIAR : VOU PRECISAR DOS SEUS SERVIÇOS PRA PEDIR MEU DINHEIRO DE VOLTA.

    MAMEDE : SEMPRE É BOM TER UM BOM ADVOGADO . CONTO COM SEUS SERVIÇOS , FORA CENSURA.

    CIRO . MUITO BOM PRA PERDOAR APROVEITEM ! ORE POR MIM COMPANHEIRO E PELO MEU MINISTÉRIO.OBRIGADO PELO PERDÃO .

    GEREMIAS DO COUTO : UM MESTRE EQUILIBRADO , IMUTAVEL.

    DAMIÃO: VAI DEVAGAR , VOCE SÓ ENTRA AOS 45 DE SEGUNDO TEMPO.

    MIRIAM: CORAJOSA . VAI ME AJUDAR A REDIGIR MEUS TEXTOS . SEJA SÁBIA E A VITÓRIA VIRÁ.

    ESTEVES: NÃO DEU MOLE. É ISSO AI .

    DANILO FERNANDES: VAMOS DAR UM SELO DE QUALIDADE DE BOM HUMORISTA PRA ELE.

    PR. BRUNELI JR: É ISSO AI COMPA-NHEIRO A LUTA CONTINUA!

    Miss. Rute dos Santos: TODA SUGESTÃO É BENVINDA, ENQUETE NELES !
    MATIAS BORBA : GOSTA DE AGRADAR TODO MUNDO.UM ABRAÇO

    GEORGES NOGUEIRA : DIACONO É ASSIM MESMO MEU FILHO , FICA COM DEUS.

    RODRIGO . : BOM OBSERVADOR

    PAULO MORORO . : GOSTA DE TUDO NOS MINIMOS DETALHES .
    EDVALDO F. DA SILVA : JUSTIÇA JÁ

    ANONIMOS : DESTA VEZ VOCES FICARAM DE FORA., DA PROXIMA VEZ VE SE SE INDENTI-FICA .

    PR. CARLOS :
    MUITO MODERADO , SOUBE MUITO BEM CONDUZIR ESTE DEBATE, ESCLARECEDOR EM TUDO . HOMEM DIGNO ,

    E NÃO ESTOU DIZENDO ISTO SÓ PARA ELE PUBLICAR MEUS COMENTARIOS NÃO.

    QUE ABENÇOE A TODOS .

    PR. WALTER LUZ PASTOR E AMIGO.

    ResponderExcluir
  181. Caro pr. Carlso Roberto:
    Solicito que publique este post, que postei no blog do pr. Altair Germano:

    Faço minha as palavras do nobre pastor Geremias do Couto:

    "Li todas as suas perguntas retóricas, meu caro amigo, e não creio que os companheiros da Comadespe (cito aqui o nome do nobre amigo, pastor Carlos Roberto, para representá-los) tanto quanto eu e alguns outros assembleianos que participaram do debate estejamos movidos por motivações políticas ou outros interesses, senão o de preservar a instituição e os órgãos da CGADB, bem como a própria entidade máxima, já que dois deles tiveram uma resolução desrespeitada."

    Pq o senhor lança duvidas sobre as motivações? Amado irmão, foi o conselho de Doutrina inteirinho da silva que censurou esta obra maléfica e não apenas o pr. Carlos Roberto.
    Não adianta o senhor querer defender a continuidade da venda desta obra, depois de tudo que aprendemos no Blog point rhema.
    Aprendemso com Geremias do Couto, Paulo Romero e o proprio pr. Carlos Roberto e a Comadesp como um todo!
    Pr. Altair, se por acaso houver necessidade que esta Bíblia continue sendo vendida, deixe que as editoras não confecionais o façam, mas não a nossa CPAD...


    PEnse no prejuiso doutrinário e espiritual de nossos irmãos menos informados que já compraram e que comprarão este produto herético. Esses irmão vão influenciar a outros com estas heresias da Dake.
    Não podemos tolerar a continuação da venda deste produto, pelos males que ele pode causar a saúde espiritual dqueles que beberão na sua fonte amarga.
    Pense nisso, pastor Altair.

    Qto a Bíblia de Silas Malafaia, ela é responsabilidade da Central Gospel e não exprime o pensamento da Denominação, nem da CGADB, etc.
    Agora a Bíblia dake que foi aprsentada com tanto alarde e divulgação como a melhor e amiro Bíblia de estudos que existe ...(propaganda enganosa é crime né) Pois é...
    Imagine, como foi apresentado aqui, um irmão simples que adquiriu esta Bíblia e está se alimentando da mesma, acreditando que suas notas são verdadeiras. Triste não?
    Qto as obras citadas pelo senhor em seu artigo que o Conselho silenciou segundo o senhor, meu querido irmão, Nenhuma dessas obras foram apresentadas a população com tanta p´ropaganda e alarde, propaganda da CPAD que é a Editora Confecional da Igreja.
    Amado, devido a gravidade do assunto apresentado por mim, levarei tbm ao blog do pr. Carlos Roberto, devido ser lá o centro de debates sobre este assunto.

    Em Cristo,
    Tiago Honório

    ResponderExcluir
  182. Pr. Carlos Roberto,

    Voltei por aqui para conferir sua resposta ao meu último comentário, e a fim de solucionar algumas dúvidas que venham a surgir, gostaria de comentar o seguinte:

    - Na última postagem, fiz referência a um suposto "Conselho de doutrina". De acordo pelo menos com as últimas obras publicadas pela CPAD (livros) existe um conselho que delibera e/ou autoriza a publicação de uma obra escolhida - sejam essas obras livros ou bíblias.

    Quando fiz essa citação, estava me referindo ao conselho citado na página de copyright que todas as obras trazem nas primeiras páginas - um espaço reservado para publicação do CDD, ISBN e outras informações de cunho editorial.

    A primeira frase desta página em todas as obras publicadas pela CPAD trazem as seguintes informações: copyright (e na sequência o ano de publicação e em seguida as seguintes observações: Todos os direitos reservados em língua portuguesa para a Casa Publicadora das Assembleias de Deus. APROVADO PELO CONSELHO DE DOUTRINA.)

    Como sabemos que a Bíblia Dake não foi "autorizada" pelo Conselho de Doutrina da CGADB, existe portanto um suposto Conselho de doutrina interno na CPAD, de acordo com as informações publicadas nas obras como exemplifiquei acima.

    Assim sendo, foi essa a razão de ter me referido a um "suposto Conselho de Doutrina", pois não acredito que ele exista de fato - se existisse a obra de Dake não teria passado.

    Em relação ao que disse sobre o nobre pastor Antonio Gilberto, assim como também há um suposto conselho de doutrina, ele foi um mero garoto-propaganda no caso. Também acredito nas convicções que ele defende a décadas, o que não permitiria uma atitude tão infeliz.

    Concluindo, registro aqui meu reconhecimento e respeito por sua pessoa, pelo Pr. Antonio Gilberto, e pela CPAD pelas obras que publicou até antes da Dake. Neste momento, expresso minha "insatisfação" pelo epísódio de se ter publicado uma obra problemática do ponto de vista teológico como se de fato tivesse sido "revisada com todo rigor teológico e doutrinário" como dizia as peças publicitárias da Casa - publicá-la na íntegra com suas divergências e assumí-las de forma pública seria um caminho mais excelente.

    Abraço!

    Sidnei Moura
    www.sidneiemoura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  183. Graça e Paz.
    PR Carlos.
    Sou grato a Deus pelo seu compromisso com a verdade.

    Referente as discussões sobre a publicação da Bíblia de Estudos de Dake, lançada pela CPAD.

    Minha esperaça e oração e que a CPAD tambem venha confirma seu compromisso com a verdade, alcançado pelos longos anos de dedicação de homens de Deus.

    E se necessario poderia-mos solicitar um parecer da COMADESP para a CPAD na proxima AGO em Janeiro/2010.

    Pr Marcelo Leandro Correia
    Assembleia de Deus Cubatão

    ResponderExcluir
  184. Meu presidente, Pr. CArlos

    POr favor post o meu ultimo pronuciamente em que respondo ao Sr. Carpinteiro. Por Favor.

    Pr. Esteves Jacinto AD Vila Bela

    ResponderExcluir
  185. Pr. Ciro Zibordi,

    O irmão referiu-se a mim nas seguintes palavras:

    "Caro irmão em Cristo Clóvis: achei o seu comentário a respeito da minha opinião desnecessário, mas o perdoo por mais essa citação um tanto infeliz, visto que o respeito como servo de Deus e estudioso da Palavra e da teologia. Mas não me acuse de postura dúbia em relação à Dake. O fato de eu, nesse momento, preferir me calar não lhe dá elementos para concluir que a minha opinião é ambígua. Aguarde o meu parecer final, que será dado depois (como eu já disse aqui) de concluído o processo relativo ao assunto, o qual ainda está longe de uma definição."

    Como acho que já saí vezes demais do assunto em debate e para não continuar a fazer isso, estarei encaminhando-lhe minha resposta para seu email pessoal.

    Em Cristo,

    Clóvis

    ResponderExcluir
  186. Quero ver provas.
    Acho que tudo que é falado tem que ter provas, da parte de quem falou.
    Quero ver versiculos comentados pela tal Biblia e todo o conteúdo supostamente errado.
    È questão de respeito para com o leitor.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  187. Pastores, irmãos: fiquei espantado com as ameaças de processo, aqui e noutros blogs. Essa blogosfera é realmente CRISTÃ????

    O irmão Ricardo Moramedes ameaçou mesmo o pastor Newton Carpintero de processo???? Isso não é abuso de poder, só porque ele é ADVOGADO??? E a misericórdia, onde está????

    MEU DEUS!! AONDA VAMOS COM ISSO?? Isso aqui não é um debate para nosso aprendizado e tomada de posição??

    Everaldo

    ResponderExcluir
  188. Caro pastor Carlos Roberto: a sua atual discussão (no bom sentido) com o pastor Altair Germano é bastante pertinente e reconduz este fórum ao lugar de onde nunca devia ter saído: debate sobre a publicação da Bíblia de Estudo Dake.

    Caro irmão Clóvis: o irmão dirigiu-se a mim com as seguintes palavras: “Como acho que já saí vezes demais do assunto em debate e para não continuar a fazer isso, estarei encaminhando-lhe minha resposta para seu email pessoal”. Aguardo o seu e-mail.

    A paz do Senhor a todos!

    CSZ

    ResponderExcluir
  189. Prezamado pr. Carlos Roberto,

    A paz do Senhor!

    Estamos em falta de um pouco mais de pastores do tipo: pr. Carlos Roberto. Perdoe-me a franqueza!

    Existe uma frase bem conhecida:

    Respeito é bom e eu gosto!

    A BÍBLIA deve ser respeitada!

    Acredito que deveríamos tomar posições com maior responsabilidade e conduzir as chamadas: BÍBLIAS DE ESTUDO, ao que pode parecer lógico e saudável. Nomeá-las apenas de Livro de Estudos do Ciclano ou do Fulano. Seja o que for, é melhor do que ser o que querem. Há interesses?

    Por quê? Porque virão outras, mais e mais, e perderemos o controle total em um futuro bem próximo. Conheço uma a mais, que está por desembarcar e muitos irão virar a canoa! Cuidado!

    Devemos nós, sermos os responsáveis por um ensino, conferido(c.o.n.f.e.r.i.d.o.), e verificado(v.e.r.i.f.i.c.a.d.o.) com cuidados, conforme a BÍBLIA, nos ensina no livro de I Timóteo 04:16:

    "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem."

    É questão de LÓGICA, após este evento ocorrido no blog Point Rhema do pr. Carlos Roberto Silva, na demonstração de sua coragem e zelo pela instituição a qual faz parte, assumiu informar que algo não ia bem com o lançamento do livro de estudos, chamado de Bíblia DAKE.

    Livro pouco conhecido no Brasil, que motivou várias referências e opiniões, onde encontramos sérias divergências que promovem à uma leitura e a análise cuidadosa de cada comentarista. Todo o cuidado é pouco na leitura destes comentários, que instruem e fornecem sentimentos diferentes e com aproveitamento social, cultural e espiritual.

    Quem quiser que compre! Quem não quiser, que não compre! Mas, que exista uma prescrição quase que médica e bem elaborada no material impresso para que, pseudos pregadores e néscios, não se utilizem destas orientações para divulgar habilidades além da conta dos seus "sonhos" e assim, tomem o veneno antes de qualquer antídoto. Apesar que o antídoto é uma quantidade reduzida do próprio veneno.

    Existe também a possibilidade, conforme a sugestão de muitos: Colocá-las na fogueira!

    Responsabilidade é bem-vinda e sempre. Basta apenas encontrar o responsável!

    Posso estar diante de uma GRANDE PÉSSIMA AFIRMAÇÃO, ou um ato que poderá ser entendido como simples ASNEIRA (Favor observar que esta não é uma palavra chula, bem comum aos comuns):

    Não haver mais a propagação de livros com o nome de BÍBLIAS DE ESTUDOS.

    Um basta, deve ser dado a esta característica que -penso eu- é pura extratégia promocional que deveria ser eliminada das editoras, e principalmente as que pertencem à uma CONVENÇÃO. Afinal, quem são os seus proprietários? Existe sim, responsáveis de direito, que devem gerar resultados acima de tudo para o fortalecimento da igreja as quais pertencem. Todo o cuidado é pouco!

    Nunca o interesse comercial e o espiritual, fará parte de um mesmo resultado final. Nunca! Os interesses são extritamente regulados por normas que diferem uma da outra.

    O interesse comercial é cegar os próprios olhos para as ervas daninhas e o espiritual, é evitar sempre as ervas daninhas. Sempre!

    Penso que é tempo de se utilizar o bom senso e rever os valores espirituais das edições de livros, CD´s e DVD´s e as (argh!) Bíblias de Estudos. E transformar-mos os valores enfeitados pelos verdadeiros valores que devem ser colecionados, como pura referência moral espiritual, e não uma mescla de valores com interesse econômico.

    Sei do que escrevo. E porque escrevo! Tenho motivos!

    pr. Newton Carpintero - servo

    ResponderExcluir
  190. Pr. Roque Souza Barbosa4 de janeiro de 2010 às 20:07

    Prezados irmãos e pastores, leigos e entendidos, mestres e discípulos
    Apaz do Senhor Jesus Cristo

    É notável a necessidade de discussão deste assunto tão relevante, mas creio que não é difício chegarmos a um concenso, partindo do princípio que cremos em Jesus quando ouvimos a palavra da verdade, pois o Verbo encarnado assim é revelado em Jo. 1:14 obsevemos também algumas ref. como: Rm. 2:2, 1º Co.5:8, 13:5-6,
    2º Co. 13:8, Ef. 4:21, amados é claro e obvio que não é a minha intenção com essas refs. substimar o conhecimento de ambos, é apenas tomando este princípio como ponto de partida para esse singélo comentário; Porque esse é meu discernimento, cremos na VERDADE, pregamos a VERDADE, vivemos a VERDADE e devemos não temer a VERDADE.

    Infeslismente quando há interesses por parte de alguns, parece que a verdade não é mais absoluta e sim relativa, devemos ter muito cuidado com o relativismo se é que nos consideramos seguidores do Mestre, pois Ele é soberano e absoluto, Ele disse "EU SOU" pedimos a Deus que aqueles que porventura mesmo que seja pequeno o seu interesse não se sinta ofendido ainda que é difícil admitir, mas não esquecendo que é necessário, olhando sempre para as promessas do Senhor em Ef. 1:3 e para o exemplo do Apostólo em Fl. 3:7-9 e 3:12-16.

    Amados temos muito com que nos preocupar e também ocupar nosso tempo, claro não deixando esse assunto de lado, apenas sabendo dicernir que a nossa luta não é contra carne e sangue mas contra as investidas de nosso adversário Ef. 6:12, está escrito que nos últimos dias se possível até os escolhidos serão enganados, observemos o que diz O Apóstolo Pedro em sua 2ª carta cap. 2:1-9, amados não sou radical, nem uso esse espaço para desabafo pois o mesmo não é destinado para isso, assim com temor diante de Deus respeito a opinião de todos, pois sou o menor em minha casa onde nasci de novo, porém tenho firmeza e convicção no que creio.

    Cabe a nossa CASA (CPAD) se manifestar nos dando um parecer convincente e tomando as providências necessárias e cabíveis que aguardamos, pois confiamos que lá existem além de profissionais capacitados hommens e mulhers de Deus e de caráter que vão além dos interesses; Temos uma Editora confessional, não podemos jamais compactuar com heresias de espécie alguma e a CASA (CPAD) até aqui sobreviveu sem as cífras da "BÍBLIA DAKE" e nossa denominação como todos sabem está as vésperas de completar 100 anos de história, "lembrete sem a DAKE", que o grande amor do Eterno nos nos envolva de forma tal que possamos enteder o verdadeiramente o nosso chamado, pra finalizar vamos refletir nas palavras do mestre "APRENDEI DE MIM QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO Mt. 11:29.

    No Amor de Cristo Jesus, com temor e tremor vosso Conservo Pr. Roque Souza Barbosa, membro da igreja Assembleia de Deus - Ministério de Cubatão e membro da COMADESPE.

    Abraços! Maranata!

    ResponderExcluir
  191. Caro pastor Carlos Roberto:

    Mais uma vez retorno visto que só acessarei a Internet à noite após encerrar-se o debate.

    Manifesto aqui o meu apreço ao irmão e a gratidão pela oportunidade que me assegurou de postar aqui os meus comentários no sentido de contribuir para o engrandecimento do Reino, na medida em que, se os rumos de nossas instituições estiverem nos trilhos, Deus será exaltado.

    Foi muito bom intergir com novos blogueiros e outros que já são antigos na blogosfera e saber que muitos nos acompanharam e puderam nos conhecer melhor, embora não tenham inserido aqui nenhum comentário.

    Literalmente, fomos observados por uma "grande nuvem de testemunhas" e Deus, sem dúvida, fará o melhor que lhe apraz.

    Do amigo e irmão em Cristo,

    Geremias do Couto

    ResponderExcluir
  192. O CONFESSIONAL é, por natureza, pedagógico. Portanto, obviamente, exemplar. Basta observar as grandes (e pequenas) religiões/seitas ramificadas mundo afora. A unidade está para a integridade assim como a circulação sanguínea está para o corpo. Há princípios que exigem observação rígida em nome da sobrevivência.
    Um exemplo trágico, mas bastante pertinente, é o que vimos nos últimos dias pela mídia. Cavouca um pouquinho hoje, outro amanhã e, quando menos se espera, a casa cai. Uns terão chance de corrigir o rumo; outros, só acordarão no outro mundo (Lá não há sono).
    “... portanto, vede prudentemente como andais...” (Efésios 5)

    Deus abençoe a todos.
    Obrigada pastor Carlos

    ResponderExcluir
  193. cho a discussão do mérito louvável, más a discussão da questão em sí é irracionalidade cristã.

    A CPAD, errou acredito, eu, ao publicar uma edição bíblica, tão polêmica e controversa quanto a dake, de um autor considerado pelo cristianismo, como um Fariseu ou até mesmo um herege, quem julgara é Deus e não eu... Porém as suas obras falam por si, já diz a Bíblia que a boca fala do que o seu coração está cheio !!!


    Que a Paz do Senhor Jesus, habite poderosamente em seu coração e que a Luz da sua verdade, abra os nossos olhos !!!


    ps: fico feliz, por ter achado este blog. Deus seja louvado !!!

    ResponderExcluir
  194. Caros comentaristas deste post,

    A Paz do Senhor!

    Em virtude de um dia cheio de atividades, infelizmente não pude moderar os comentários durante o dia, de forma que só agora pude fazê-lo.
    Diante do exposto, se mais alguém desejar fazer uma avaliação final e ou agradecimento, tenha liberdade até às 24,00h, quando então encerrarei as postagens.
    Registro ainda que, como já disse aqui nosso preclaro amigo Pr. Geremias do Couto, mais do que nunca fomos observados à distância por uma "nuvem de testemunhas" além de Deus, é claro, e isso com certeza já está trazendo profundas reflexões.

    Foi um privilégio interagirmos neste post!

    Tenham liberdade até as 24,00h.

    Um grande abraço a todos.
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  195. Paz do Senhor, Pr. Carlos!
    Foi um prazer debater em seu blog sobre o tema DAKE.

    Já gravei um entrevista com o pr. Kemuel Sotero, e estarei nos próximos dias publicando o material na íntegra.

    Também estarei postando matéria trazendo o posicionamento da CADEESO quanto a Bíblia de Finnis.

    Um grande abraço e espero um dia nos conhecermos pessoalmente.

    Pr. Robson Aguiar

    ResponderExcluir
  196. Caro pr. Robson Aguiar,

    A paz do Senhor,

    Grato pela sua participação neste debate.
    Creio que as diversas opiniões aqui postadas, com certeza trarão importante contribuição, não somente para o casa BE DAKE, mas inclusive para nossa própria denominação.
    Aguardamos ansiosos sua postagem quanto o posicionamento da CADEESO, a convenção a qual o irmão pertence.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  197. Caro Pr. Carlos Roberto,
    Não entendi ainda o motivo de tanto alarde pela publicação da Bíblia Dake, como já sabemos toda Bíblia comentada trará em algum nível discrepâncias teológicas, isso dependerá exclusivamente da perspectiva da análise feita. Discordo totalmente da retirada da Bíblia de circulação, pois se ela falha em alguns pontos ela é esplendorosa na grande maioria. Muito pior do que a Dake é a tradução NVI, ali sim temos um problema gravíssimo, uma vez que o problema está no próprio texto ou na ausência de dezenas de versículos e não vejo quase ninguém tocar no assunto. Acho a Bíblia muito boa e recomendo, não no sentido de ser perfeita, mas de ser uma ferramenta poderosa para consulta e pela sua riqueza exaustiva de comentários. Acredito que em virtude de todo alarde em torno do tema a CPAD deverá lançar uma versão “corrigida” que preze mais pela ortodoxia cristã e dê a Dake o seu lugar de destaque.
    Fique na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  198. Amados,
    a Paz do Senhor Jesus.

    Realmente é um fato muito triste esse acontecimento, porém, não quero fazer ofensas ou algo do tipo.

    Como um cristão, servo de DEUS, acharia justo, a CPAD, em relação aos seus consumidores, ora, comprou a Biblia DAKE, lançar um artigo, algo do tipo, para explicar os erros que lá contém, para que pessoas leigas possam estar sabendo discernir e aprender o verdadeiro ensinamento.

    Pessoal da CPAD, por favor, busquem algo para ensinar a verdade para os que compraram essa bíblia, caso contrário, muitos leigos irão para o caminho errado que JESUS pregou.

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  199. Depois deste debate esclarecedor, creio que ninguém tem dúvidas sobre a influencia negativa da Bíblia de Dake na vida de nosso povo.

    Evandro Bezerra.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...