domingo, 6 de maio de 2007

...E a Pedro - (parte II)

"Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse". Marcos 16:7
A propósito do artigo com o mesmo título - parte I, não é intrigante que nenhum dos evangelhos citem essa nominata, "e a Pedro"?
Acontece que para os demais escritores, com certeza esse era mais um "detalhe", não tinha lá tamanha importância, tanto é que ninguém descreveu tal chamamento nominal a Pedro.
Dentre os quatro evangelhos, Marcos é o relato mais conciso do "Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus". Embora o autor não se identifique pelo nome no próprio livro, o testemunho primitivo e unânime da Igreja é que João Marcos foi quem o escreveu. Ele foi criado em Jerusalém e peretenceu a primeira geração de cristãos (Atos 12:12).
João Marcos teve a oportunidade ímpar de colaborar com o ministériode três apóstolos: Paulo (Atos 13:1-13, Cl 4:10, Fm 24)), Barnabé (Atos 15:39) e Pedro (I Pe 5:13).
Segundo Papias e outros pais eclesiásticos o século II, João Marcos obteve o conteúdo do seu evangelho, através da sua associação com Pedro, escreveu-o em Roma e destinou-o aos crentes de Roma.
Ora, se João Marcos teve no apóstolo Pedro a maior influência de consulta para escrever o Evangelho de Marcos, não há a menor dúvida do quanto foi importante para ele esse pequeno "detalhe", e a Pedro.
O que para os demais não tinha a menor importância, para o apóstolo Pedro, era o divisor de águas em seu ministério, a verdadeira salvação da lavoura.
Soli Deo Glória

2 comentários:

  1. Caro pastor Carlos,

    A paz do Senhor!

    Excelente o seu blog! Vou colocá-lo em minhas indicações também. Agradeço-lhe pela visita ao meu blog e pelos comentários. Para mim é uma honra poder me comunicar com o irmão e poder ler textos tão esclarecedores.

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  2. Estamos formando a nossa "rede" de blogueiros, um ambiente bastante acolhedor para a circulação de idéias e uma ferrramenta extremamente proveitosa para ir além fronteiras. Não há limites! Vamos aumentar o círculo e fazer o nosso "marleting" pessoa a pessoa. Aqui o conhecimento não tem custo, é democrático e permite a interação com o leitor.

    Vamos lá!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...