sábado, 5 de maio de 2007

Janes e Jambres - Quem foram esses?

"Assim como Janes Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem a verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto a fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesta a sua insesatez, como também o foi a daqueles". II Temóteo 3:8-9.
O apóstolo Paulo no texto supracitado, falava dos seus oponentes, os quais lhe resistiam na pregação do evangelho, e comparava que o fim deles, seria como o de Janes e Jambres, que resistiram a Moisés.
A única referência bíblica que encontramos sôbre o referido texto, é relacionando-o com os mágicos que a serviço de Faraó, tentaram sem sucesso, apresentarem milagres mais poderosos do que os de Moisés, através de suas magias e encantamentos.
"Então, Moisés e Arão entraram a Faraó e fizeram assim como o SENHOR ordenara; e lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente. E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos. Porque cada um lançou sua vara, e tornaram-se em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles". Êxodo 7:10-12
Por que os nomes de Janes e Jambres não são citados em qualquer outro lugar do texto sagrado, mesmo nas experiências bíblicas semelhantes, citadas na sequência do texto acima, a não ser exclusivamente uma única vez pelo Apóstolo Paulo, quando escrevia a Temóteo?
Em primeiro lugar, o texto sagrado foi genérico quando citou que Faraó chamou os sábios e encantadores, ou mesmo quando se refere como os magos do Egito. Como eram vários, por certo não houve a necessidade de nominá-los.
Acontece que Paulo, por ter sido um estudioso nato desde a sua juventude, enviado por seus pais de Tarso para Jerusalém para se formar Rabí ou Mestre aos pés de Gamaliel, tornou-se portador de uma elevada cultura, o que possibilitava que tivesse conhecimentos seculares, filosóficos e mesmo históricos, os quais após a sua conversão a Cristo, não os considerava acima da Palavra de Deus, mas chegou a taxá-los como esterco, conforme descreve no texto a seguir:
"Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu, segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo". Filipenses 3:4-8
No entanto, independente das suas próprias considerações de caráter espiritual, o certo é que Paulo tinha conhecimento de toda a história, e os livros da época, em sua maioria, citavam os nomes de Janes e Jambres entre os principais mágicos e encantadores, justamente no tempo em que foram convocados por Faraó para resistirem a Moisés.
Na época de Paulo, havia em circulação uma espécie de livro judaico, que provavelmente ridicularizava Janes e Jambres como insensatos, justamente pela referida ação ante Moisés.
Os nomes de Janes e Jambres, figuram também em mais de um lugar, em um Targum de Jônatas (Targum: Conjunto de traduções e comentários de textos bíblicos que datam do séc. VI a. C.), em um dos quais temos o seu comentário sôbre a passagem de Êxodo 1:15. Ainda o Targum do mesmo Jônatas sôbre Números 22:22, considera Janes e Jambres como os principais entre os mágicos egípios.
Em vários outros escritos cristãos primitivos, eram citados os nomes de Janes e Jambres, inclusive no evangelho apócrifo de Nicodemos em seu quinto capítulo. Orígenes faz alusão a um livro que tinha o nome deles e Plínio também faz alusão a eles ( ver História Natural xxx. 1,11).
Numênio, o filósofo, refere-se a Janes e Jambres, como escribas egípicios, famosos por seus escritos acerca das artes do ocultismo, o que os coloca na condição de professores de artes mágicas naquele tempo.
Essas informações por certo deram ao apóstolo Paulo, a conscientização necessária para considerar Janes e Jambres, como os líderes daqueles mágicos contratados por Faraó.
As considerações acima mostram que, ainda que outros conhecimentos não sejam necessáriamente fundamentais para a pregação do evangelho, se bem utilizados, podem acessorar em muito na interpretação por parte daqueles que ensinam, e para o entendimento por parte daqueles que lhes ouvem.
Por outro lado, a citaçaõ nominal do apóstolo Paulo sôbre as figuras de Janes e Jambres, pasaram a representar a personificação daqueles que usam de meios humanos ou até mesmo demoníacos para tentar desqualificar ou banalizar o extraordinário de Deus na vida dos seus servos sinceros. Aqueles que agem assim, infelizmente podem ser considerados seus discípulos.
Fonte de consulta: Paulo de Tarso - O Maior Bandeirante do Evangelho - Huberto Rohden - Editora Martin Claret e O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo - R.N. Champlin, Ph. D. - Editora Hagnos Ltda.

16 comentários:

Anônimo disse...

É engraçado ver um protestante explicar de onde surgiu os nomes citados por Paulo, no caso Janes e Jambres.
Que contradição né? Para ver que nem tudo a Bíblia, teve que buscar fora dela para poder explicar hehehehehe

viva a Sola Scriptura!!!

Nilza Oliveira disse...

Estou feliz pois exatamente hoje precisei muito de saber sobre Janes e Jambres, pois estava estudando 2 Tm.3, e busquei muito na B´blia e não consegui, pra mim foi muito proveitoso.
Que o Senhor Jesus continue abençoando.
A Paz e a Graça do Senhor Jesus

Anônimo disse...

JOZIL
GOSTEI MUITO DE SABER SOBRE ESTAS DUAS FIGURAS,JANES E JAMBRES,APESAR DE QUE A NOSSA BIBLIA NÃO NOS EXPLICASE BEM SOBRE ELES,MAS NÓS SABEMOS QUE O QUE ESTA NA BIBLIA É DE FATO INERRANTEMENTE CORRETO,SE ASSIM POSSO DIZER.FIUQE NA PAZ

Menino crente disse...

Eu sempre achei muito interessate pessoas que, algumas vezes buscam conhecimentos biblicos, fora da Bíblia. Isso enrriquece a net, que em muitas vezes é procurada para coisas errada. Parabéns, que Deus continue lhe abençoando, e dando sabedoria.
"Aquele que ensina esmre-se em faze-lo", já dizia o sábio Paulo.

Deus abençoe!!

Braz disse...

Gostaria de apresentar uma réplica ao primeiro comentário, que afirma haver contradição, e que a Bíblia seria insuficiente. Na verade a "letra mata e o Espírito vivifica", a essência das palavras de Paulo é que tem virtude, coadjuvantes nos relatos Bíblicos, Jane e Jambres apenas tipificam o próprio autor do comentário, que resiste a fé e a palavra de salvação.

Renato Silva disse...

Parabéns pela exposição, estava rodeando o texto referido de Timóteo, e me ocorreu quem seria estes dois personagens, continue pois sempre precisaremos de esclareciemntos extras-biblicos.

Pb. Renato Silva

Faculdade Teológica disse...

Que Deus continue abençoando seu trabalho e nos edificando com seus post Fica Na Paz!!!!
Abs!
Faculdade Teológica

Uma Vida a Serviço do Rei disse...

Estimado Amigo Pr Carlos

Meus cumprimentos. Tenhos notícias de seu sucesso e da benção de Deus sobre a sua vida pessoal, familiar e ministerial.

Estarei inserindo nos meus blogs esta importante curiosidade, ressalvada e com os devidos creditos ao amigo e as referencias.
''Janes e Jambres - Quem foram esses?''

Adicionei o seu blog http://pointrhema.blogspot.com aos meus blogs http://prelielsoares.blogspot.com e http://elielsoares.wordpress.com

Muito bom e bem atualizado

Pr Eliel A Soares

Los Angeles, California EUA

Pr. Carlos Roberto disse...

Prezado Pr.Eliel Soares!
Sua presença aqui,honra sobremaneira este singelo blog.
Grato pela referência!
Para mim é uma honra, a oportunidade para colabgorar em seus conceituados blogs.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

PROGRAMA ORANDO COM VOCÊ disse...

sou lusmar reis, cristao catolico da rcc e fiquei curioso sobre os nomes janes e jambres, agora depois desta ajuda, sei quem foram, desejo paz para vc e a todos que usarem desta ferramenta que pode muito bem ser para a evangelização ( net). grato por postar esta explicação.

wendel disse...

Pr CARLOS Parabens!!!

Esta postagem me ajudou muito
Nunca deixe de postarestes conhecimentos que muito nos ajuda..

Luis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis disse...

Será que tudo isso pode embasar a questão misteriosa sobre as sociedades secretas ligadas ao ocultismo vindo do Egito?

São Janes e Jambres os primeiros illuminati? Ou a origem das sociedades secretas satânicas?
Como se sabe muitos fazem "mágica" e anunciam milagres, como Janes e Jambres que invadiram a Igreja para enganar o povo de Deus.

---------------
Mateus 7: 15-23

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.

Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.

Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.

Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não FIZEMOS MUITAS MARAVILHAS?

E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
--------------------
E mesmo em Timóteo 3 fala sobre os que tendo forma de piedade negam o poder a Deus, foge também destes.

Grandes pregadores que colocam suas fotos gigantes(IMAGENS) nas fachadas das igrejas. Afinal, de quem é o poder?

Ezequiel 6,7 e 8 fala contra a idolatria de Israel.
---------------
Visão das abominações em Jerusalém

Ez 8:3-5-6

E estendeu a forma de uma mão, e tomou-me pelos cabelos da minha cabeça; e o Espírito me levantou entre a terra e o céu, e levou-me a Jerusalém em visões de Deus, até à ENTRADA da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava o assento da IMAGEM DOS CIúMES, que provoca CIúMES de Deus.

E disse-me: Filho do homem, levanta agora os teus olhos para o caminho do norte. E levantei os meus olhos para o caminho do norte, e eis que ao norte da PORTA DO ALTAR, ESTAVA ESTA IMAGEM DOS CIúMES, à ENTRADA.

E disse-me: Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? Mas ainda tornarás a ver maiores abominações.
----------------------

Na verdade isso não afeta em nada nossa fé, apenas devemos alertar os outros e vigiar pra não cairmos.

O que realmente me intriga é: da mesma forma que Moisés e Arão foram usados para derrotar mágicos tão importantes no ramo do ocultismo (satanismo), o SENHOR precisa encontrar servos dispostos a obedecer suas ordens no campo de batalha contra esses mágicos satânicos. Humanamente tarefa difícil, mas quem vai ter fé suficiente para obedecer:
Então, Moisés e Arão entraram a Faraó e fizeram assim como o SENHOR ORDENARA!

Misericórdia Senhor!
Ache entre nós servos obedientes!

Amém!

--------
1 Pedro 1:22

Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;

Luis disse...

Será que tudo isso pode embasar a questão misteriosa sobre as sociedades secretas ligadas ao ocultismo vindo do Egito?

São Janes e Jambres os primeiros illuminati? Ou a origem das sociedades secretas satânicas?
Como se sabe muitos fazem "mágica" e anunciam milagres, como Janes e Jambres que invadiram a Igreja para enganar o povo de Deus.

---------------
Mateus 7: 15-23

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.

Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.

Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.

Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não FIZEMOS MUITAS MARAVILHAS?

E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

monica disse...

a palavra diz que se fosse escrever o que jesus fez, nem todos os livros do mundo caberiam dentro todos os feitos de jesus, tudo é com a permissão de Deus, não cai uma folha da arvore se Deus não quizer, portanto.

Anônimo disse...

o que existe hoje, é muito advinhos de nomes do passado,,, o Apóstolo Paulo escrevia o que sabia, pois além da torá, ele lia muito outros livros,, vejo que a letra, tem matados muitos irmãos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...