quinta-feira, 26 de julho de 2007

FIRMEZA DOUTRINÁRIA E APOLOGÉTICA



A firmeza doutrinária e apologética, é uma das grandes necessidades da Igreja nos dias atuais.
É preciso firmeza doutrinária.

Um obreiro não tem como atingir EXCELENCIA NO MINISTÉRIO se não tiver firmeza doutrinária.
A Doutrina é o conjunto de regras e costumes que identificam um povo, uma instituição ou uma crença. Se um líder não tiver conhecimento e firmeza na doutrina, será tentado a viver mudando de atitudes e induzirá o povo ao erro. É como um advogado sem conhecimento da Constituição e dos códigos de leis, ou um Arquiteto ou Engenheiro que não tenha conhecimento do Código de Obras da cidade.
Quem ainda não aprendeu, não tem condições de ensinar.

A necessidade dos tempos modernos, faz com que muitos obreiros sejam consagrados ainda neófitos, ou seja, sem conhecimento necessário para assumirem determinadas funções no Reino de Deus.

Alguns ao serem tentados, findam por cair na condenação do diabo como diz a Palavra:

Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo”. I Temóteo 3: 1-6 (o grifo é meu)
A Igreja Primitiva não abria mão da doutrina:
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”. Atos dos Apóstolos 2:42
O apóstolo Paulo não se cansou de orientar o jovem Pastor Temóteo a perseverar e ensinar a Igreja na boa doutrina:
Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido”. 1 Timóteo 4:6
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”. 1 Timóteo 4:16 (os grifos são meus) - Leia ainda: Tito 2:1, 2:10,
O crente que não for orientado na doutrina, finalmente descobrirá que foi ludibriado, e, com certeza culpará os líderes que assim agiram. Ainda que a princípio a correção não seja agradável, depois produzirá o fruto desejado. A Bíblia diz:
E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela”. Hebreus 12:11
Quem quiser alcançara EXCELENCIA NO MINISTÉRIO, jamais poderá abrir mão da DOUTRINA.
Uma das virtudes do Pastor da Igreja de Éfeso mencionada pelo Senhor Jesus, também foi o seu zelo pelo combate apologético. Ele não só ensinava a Igreja, mas combatia as heresias que tentavam se infiltrar nela.

A Bíblia é rica em advertir-nos que nos últimos tempos surgiriam falsos profetas, os quais se introduziriam em nosso meio, tentariam dissuadir os irmãos e se fosse possível enganariam a muitos.
O pastor da Igreja de Éfeso já era preocupado com essa questão, tanto que o Senhor trouxe à tona seu incisivo combate nessa área.
Hoje em dia, obreiros despreparados entendem que a EXCELENCIA NO MINISTÉRIO passa pela bajulação e favorecimento no querer das pessoas.
Isso não é verdade.
Há momentos em que é necessário contestação à Luz da Palavra de Deus.
A EXCLENCIA DO MINISTÉRIO não consiste só em agradar ou, dizer sim a tudo que querem. É preciso coragem para contestar, varrer e banir da Igreja as sujeiras que disfarçadamente satanás procura jogar em nosso meio para engodar.
É preciso discernimento, pois espíritos enganadores estão a trabalhar.
As heresias estão por todos os lados: nas mensagens, nas músicas, nas apresentações artísticas, nos usos e costumes que procuram se infiltrar em nosso meio, em nosso linguajar, e pasmem, até infiltradas em movimentos espirituais com falsas características de avivamento.
As heresias, a princípio, são propostas bonitas e saborosas. São iscas colocadas pelo inimigo para minar a autenticidade, legitimidade e nossa unidade.

A Igreja do Senhor é comparada a um rebanho de ovelhas. Os líderes precisam atuar como atalaias, antevendo o perigo, colocando-os à prova à luz da Palavra de Deus e alertando o rebanho.
Quando isso não acontece, os resultados são as divisões, rebeliões e o surgimento de novas denominações evangélicas, cada um fazendo as coisas do jeito que entendem, trazendo concorrência desleal para o seio da Igreja, além das corriqueiras dissensões, ciúmes, invejas, etc...
E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos, repentina perdição”. II Pedro 2:1 - Leia ainda: II Coríntios 11:13, Gálatas 2:4, Tiago 1:22, I João 4:1.

A mídia é um poderoso instrumento aliado à Igreja na propagação do evangelho, no entanto, satanás procura usá-la de todas as formas, para também, infiltrar na própria Igreja todo tipo possível de heresias.
A massificação é um perigo. Nem tudo que faz sucesso serve para a Igreja. O rádio, a televisão, os CDs, DVDs e a internet, naturalmente induzem que, tudo o que reúne grande público, manipula as massas e agrada a maioria, é de Deus.
Isto não é verdade. satanás é astuto.
Na tentação, lá no deserto, o inimigo enfrentou o próprio Jesus com a Palavra, usando textos isolados e fora de contexto. É exatamente isso que acontecesse hoje. É necessário discernimento para desmontarmos a estratégia do inimigo com a própria Palavra, mas para isso, é necessário que existam obreiros hábeis nessa Palavra, os quais serão capacitados pelo Espírito Santo para resistirem, usando a ferramenta própria com habilidade.

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. II Timóteo 2:15
Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. I Pedro 3:15

A situação está tão difícil que, quando contestamos os erros doutrinários e as heresias, principalmente dos artistas que fazem sucesso em nossos púlpitos, sejam eles cantores, grupos ou pregadores, automaticamente surgem os “advogados de plantão”, digo, na realidade são fãs defendendo seus ídolos, o que a Bíblia também condena, pois toda glória deve ser atribuída ao Senhor.
Dizem logo que ninguém deve julgar, pois são homens e mulheres de Deus que abençoam a vida do povo. Acreditam que o sucesso que os tais fazem, é a prova cabal de que Deus aprova tudo o que fazem.

Reitero que, nem a alegação de que não são ímpios e estão em nosso meio, vale para justificar suas heresias, senão vejamos o que diz a Bíblia:

Estes são manchas em vossas festas de caridade, banqueteando-se convosco e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas”. Judas 1:12
Muitos macumbeiros também fazem sucesso, centros espíritas estão lotados, idólatras arrastam multidões em seus shows, não falta dinheiro para os traficantes de drogas e garotas de programa vivem muito bem. São prósperos, ricos e famosos, no entanto, não são de Deus , não agem de acordo com a Sua Palavra, nem lhes está garantida a vida eterna, muito pelo contrário, se não se arrependerem e mudarem de atitude, a condenação já está prevista.
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte”. Apocalipse 21:8

Sucesso, dinheiro e fama, juntos ou isoladamente não asseguram legitimidade na obra de Deus. É preciso muita cautela.
Essa história de que não se pode julgar é conversa fiada.
Não podemos julgar nós mesmos, fazendo-se valer dos nossos próprios sentimentos, como: partidarismos, ciúmes, invejas ou mesmo preferências pessoais, mas a Palavra de Deus julga, e ela pode. Se o parâmetro for a Bíblia Sagrada, ela é o prumo, e está apta para julgar.
Assim agiam os irmãos bereanos:
E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos varões”. Atos 17:10-14 (o grifo é meu)
O exemplo dos crentes bereanos serve de modelo para todos quantos ouvem pregadores e ensinadores expondo as Escrituras.

Nenhuma interpretação ou doutrina deve ser aceita sem exame, pelo contrário, tudo deve ser examinado cuidadosamente mediante o estudo minucioso das Escrituras.

A palavra traduzida examinar (gr. anakrino) significa peneirar para cima e para baixo; fazer um exame cuidadoso e exato.

A pregação bíblica deve levar os ouvintes a se tornarem estudantes da Bíblia. A veracidade de toda doutrina deve ser averiguada de conformidade com a Palavra de Deus
Obreiros que querem alcançar EXCELENCIA NO MINISTÉRIO, precisam agir como atalaias responsáveis no Reino de Deus e, ao mesmo tempo, serem combativos contra as heresias e os falsos mestres. Isso não é uma opção acessória, mas uma obrigação; exigência de Deus para os líderes da Igreja.

9 comentários:

  1. Pr Carlos Roberto

    Tenho visto esse problema há muito tempo, mas pelo ângulo de fora.

    O motivo de existir quem esteja na posição de pastor, sem a devida preparação, deve ser este mesmo – a falta do elemento humano.

    Mas (posso estar errado) penso que existem também alguns que chegam ao cargo por serem apenas bons oradores, por apresentarem bem uma exposição bíblica. Creio que esta característica, se apresentar bem, não revela se alguém é ou não verdadeiramente um pastor. No máximo o tal é um evangelista.

    A função do evangelista é lidar com os perdidos, apresentando Cristo a eles. A função do pastor é diferente. Trata da alimentação das ovelhas, ou seja, trata com quem já tem Cristo. O pastor lida com o cotidiano das ovelhas, positivamente, enquanto o evangelista não tem tal capacidade espiritual. Entretanto, há quem lidere, tendo da parte de Deus, as duas características juntas.

    Por causa da falta de percepção na colocação de líderes em posições que não lhes é apropriada, muitas ovelhas se perdem ou vão para outras denominações e até mesmo os tais.

    O evangelista é importante na Obra, tanto quanto o pastor, embora tenham funções diferentes. É o caso que Paulo citou: um planta e o outro rega, mas Deus faz crescer.

    Sofri na própria pele com alguém que estava em posição inadequada quando eu tinha pouco tempo andando com Jesus. Pela graça de Deus estou em pé porque já possuía algum entendimento bíblico e essa visão da situação.

    Com o tempo, o tal evangelista, tido como pastor, foi elevado a posição de pastor regional em uma cidade importante do meu estado. Deus falou ao meu coração que ele dividiria o ministério. Orei por quase um ano a respeito, recebendo uma profecia de confirmação de alguém que nada sabia sobre a revelação que ardia em absoluto segredo em meu coração, e então relatei ao responsável por sua ascensão ministerial. Mas não fui levado a sério... Depois de três anos aconteceu o que avisei. O tal evangelista rebelou-se e tomou para si, aproximadamente, sessenta congregações.

    O assunto dessa sua nova postagem é importante e são poucas vozes que têm a coragem de dizer que há neófitos em posições de liderança.

    Em Cristo,

    Eliseu

    ResponderExcluir
  2. pastor..parabéns pelo artigo. Apesar de eu ter dado uma rápida pincelada, já reparei que o conteúdo é excelente. Infelizmente doutrina é o que mais falta em nosso dias...que Deus tenha misericórdia...

    Soli Deo Gloria...
    Abraços e Paz do Senhor!!!

    ResponderExcluir
  3. Pastor Carlos, a sua abordagem mostra como a bíblia destaca a impotãncia da doutrina. Infelizmente, até em nosso meio, sobra mensagens triunfalistas, de auto-ajuda ou "suprapentecostais", mas falta a doutrina da graça, a doutrina do pecado, a doutrina da trindade, a dotrina da justificação, a doutrina do charisma etc.
    Vemos pelos versículos apresentados que a principal preocupação da igreja primitiva era como a Verdade. Lendo o s pais da Igreja, verifica-se que o apologia era um destaque.
    Um abraço.

    Gutierres Siqueira
    www.teologiapentecostal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Caro companheiro:

    O texto de 2 Timóteo 2.15, citado em seu artigo, é claro e incisivo: "manejar bem" a Palavra de Deus é requisito-chave aos vocacionados para o ministério. A expressão, por si só, diz tudo. Não é preciso acrescentar nenhuma outra definição para entendê-la.

    Infelizmente, minha experiência, no passado, como presidente de uma junta examinadora de candidatos ao ministério, mostrou-me o quanto esse critério não é levado a sério pelas igrejas na hora da escolha desses irmãos. Sem cair no terreno da generalização, muitos candidatos submetidos ao exame da junta não sabiam sequer quantos livros tem a Bíblia!

    Isso explica, em parte, os motivos pelos quais muitos crentes em todo o Brasil estão vulneráveis aos ventos de doutrina difundidos sobretudo pela mídia evangélica. Eles não não estão preparados para discernir as heresias, na maioria dos casos, por lhes faltarem "bons doutrinadores" em suas igrejas.

    Outra razão é que muitas dessas igrejas, por falta da boa doutrina, preferem viver de "movimentos" e "avivalismos" (nao confundir com avivamento), como se esse fosse o caminho para sustentar a vida espiritual do povo.

    Nào sou saudosista, no sentido pejorativo do termo, mas ainda me lembro dos cultos de terça-feira, no Rio de Janeiro (especificamente em São Cristóvão), onde, se a pessoa chegasse um pouco tarde, não encontraria lugar para assentar-se, pois os crentes accoriam ao templo certos de que ouviriam uma exposição da Palavra de Deus de forma abalizada, biblioêntrica e ungida. Era a reunião mais freqüentada do meio da semana.

    Aí faço coro com o saudoso Emílio Conde em seu hino: "Oh, como é bom dos tempos primitvos lembrar/ e dos avivamentos de que ouvimos falar..." Uma igreja viva se sustenta pelo poder da Palavra de Deus! O resto é fumaça produzida por fogo de palha!

    Muito obrigado, companheiro, por me permitir mais esse comentário.

    Deus lhe abençoe.

    Pastor Geremiass do Couto

    ResponderExcluir
  5. Observaçãö:

    Onde se lê "accoriam", leia-se: "acorriam".

    Pastor Geremias do Couto

    ResponderExcluir
  6. Paz do Senhor amado companheiro,

    parabéns pelo blog. Estou lhe adicionando aos meus favoritos.

    Um abraço.

    Pr. Altair Germano (Conselho de Educação e Cultura da CGADB)

    ResponderExcluir
  7. PASTOR CARLOS A PAZ DO SENHOR ,excelente artigo ,seria bom se todos os obreiros lideres lessem artigos como esse ,não teriamos pessoas que simplismente estão no ministério por amizade ou coisas semelhantes.PASTOR GEREMIAS ,FELIZMENTE a sua experiencia nessa area, hoje serve para voce tirar as conclusões mais corretas na escolha de um obreiro.

    ResponderExcluir
  8. Olá pastor, estou sentindo a sua falta lá no blog, algum problema?

    se tiver estamos aí...

    olhe, estou lhe mandando um e-mail, se posssível me responda o mais rápido que puder.

    abraços,
    Victor

    ResponderExcluir
  9. A Paz do Senhor Jesus pastor Carlos!

    Louvo ao Senhor por existiram homens conpromissados com a Palavra de Deus desta forma! O Senhor é contigo!

    Deus abençoe!

    Vitor Hugo
    Joinville/SC
    www.vitorhugosc.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...