quarta-feira, 26 de setembro de 2007

E O GALO CANTOU

É por demais conhecida a história bíblica do apóstolo Pedro, então destemido discípulo do Senhor Jesus Cristo que o negou por três vezes antes que o galo cantasse.

Quero aqui tirar bom proveito de três falhas fundamentais cometidas por Pedro que o levaram à grande amargura.
Se tivermos a atenção necessária, poderemos aprender muito com seu erro, o que nos evitará cair na mesma armadilha.
Pedro é avisado
Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu apara vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até a prisão e à morte. Mas dele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces. Lucas 22: 31-34

1 - EXCESSO DE AUTOCONFIANÇA
Vejamos que Satanás pediu diretamente a Jesus para cirandar com a vida de Pedro.
O Senhor não disse que não autorizara, mas que rogou ao Pai para que a fé do discípulo não desfalecesse.
Ora, Pedro deveria entender que estava na mira do inimigo, a ponto do próprio Senhor Jesus rogar por ele para que sua fé não desfalecesse.
A autoconfiança de Pedro era tamanha, que lhe faltou discernimento suficiente para perceber que estava fragilizado com as circunstâncias, e que a situação exigia muita oração, humildade, reflexão e cautela.
Em muitas ocasiões perdemos o controle pelo EXCESSO DE AUTOCONFIANÇA.
Ninguém é forte demais que não precise do auxílio do Senhor, do socorro que vem do alto.
A Bíblia diz:
Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem (na sua própria força), e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Jeremias 17: 5

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46: 1
Dá-nos auxílio na angústia, porque vão é o socorro do homem. Salmos 60: 11.

2 -NEGLIGENCIOU NA ORAÇÃO

E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudeste vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26: 40-41
Jesus não somente avisou a Pedro do perigo, mas deu a solução. Convidou Pedro para oração para que ele não caísse em tentação. Diagnosticou que o espírito de Pedro estava preparado, mas a carne era fraca, porém, Pedro e os demais companheiros, certamente tomados pelo clima de tensão e apreensão não deram a atenção necessária e foram dormir.
Com certeza, se Pedro tivesse entrado na oração não mudaria as circunstâncias, mas certamente suportaria a pressão sem negar seu Mestre, o que o livraria dessa marca negativa em sua vida cristã e Ministério.
O Apóstolo Paulo sabia tanto dessa realidade que escrevendo aos tessalonicenses foi taxativo quando disse:

Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5:17

3 - ESCOLHEU O LUGAR ERRADO PARA FICAR
Pedro nega a Jesus
Então, prendendo-o, o levaram e o meteram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe. E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles. E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele. Porém ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço. E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou. Passada quase uma hora, outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é Galileu. E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe tinha dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente. Lucas 22: 54-62
Além das falhas anteriores aqui mencionadas, Pedro ainda escolhe o pior lugar para acompanhar Jesus de longe.
Vejamos que os demais discípulos, temendo, preferiram fugir.
Pedro tinha boa intenção, no entanto, não estava preparado, não havia orado como Jesus havia recomendado e o EXCESSO DE AUTOCONFIANÇA o fez ESCOLHER O LUGAR ERRADO PARA FICAR, ignorando assim o perigo que correria.
O Pátio era um lugar de blasfêmias, ira, rancor e ódio contra o Mestre. Imagino que naquele lugar agia um principado satânico com todas as baterias voltadas contra Jesus e discípulos.
Será que não haveria outro lugar para Pedro se aquecer ou mesmo ver tudo de longe?
Quantas vezes caímos em tentação, pecamos, negamos e até traímos o Senhor por má escolha do local onde devemos ficar ou mesmo aguardar a hora da vitória?

A Bíblia diz:
Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmos 1: 1
Após o galo cantar não há mais nada a se fazer, senão, confessar, chorar, curtir a amargura, decepção, vergonha e se arrepender para alcançar a infinita Misericórdia Deus.

Que o Senhor nos dê a Sua Graça, de tal maneira que não excedamos na AUTOCONFIANÇA, não NEGLIGENCIEMOS NA ORAÇÃO e nem ESCOLHAMOS O LUGAR ERRADO PARA FICAR.

Soli Deo Glória.
Em tempo: Estou lendo e quero indicar o livro A SINDROME DO CANTO DO GALO do ilustre escritor Pastor Elienai Cabral – Editora CPAD – Um raro e verdadeiro tratado sobre a consciência.

13 comentários:

  1. Olá!

    Satisfações em ler você.

    Pastor, criei uma comunidade no site Orkut. É a BLOGUEIROS EVANGÉLICOS. Com poucos dias essa comunidade já ultrapassou a margem de 60 pessoas e continuará crescendo. Ela tem o apoio do Pr Altair Germano e Valmir Nascimento Vilomen.

    Está convidado a se juntar a nós, lá.

    A finalidade da BLOGUEIROS EVANGÉLICOS é fazer com que nós, evangélicos e mantenedores de blogs, conheçamos mais uns aos outros e leiamos mais uns aos outros, ensinando e aprendendo uns com os outros e que assim sejamos mais coesos e fortes levados pelo Espírito Santo a pregar unidos o Evangelho na INTERNET ou a tratar de assuntos relativos a essa vida com o tom certo que Deus quer de todos nós.

    Alguns de nós somos mais eruditos na questão da teologia, outros, mais atualizados quanto às evoluções da informática, que não pára de mudar... Na comunidade podemos trocar informações até com blogueiros que estão em outros sites, que não o BLOGGER. Todos têm algo a oferecer e também a receber. E o fórum está lá para tudo isso: perguntar e responder.

    Não se sinta impedido em divulgar as postagens do seu blog nessa comunidade. Ela existe para isso.

    Abraço.

    Eliseu A Gomes

    PS: Comunidade BLOGUEIROS EVANGÉLICOS no Orkut:
    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=38716780

    Meus blogs:
    BLOGGER
    http://www.belverede.blogspot.com/

    MSN LIVE SPACE
    http://eliseu07.spaces.live.com/

    ResponderExcluir
  2. Caro Elizeu Gomes!
    Graça e Paz!
    Obrigado pela dica.
    Conforme vc. mesmo disse, eu também sou um desses iniciantes nessa questão de informática.
    De qualquer forma que vou visitar a comunidade e procurar interagir com vcs.
    Obrigado pelos visitas ao Point Rhema, pelos comentários e pelo convite.
    Sua contribuição tem sido uma benção na blogosfera evangélica.
    Pastor Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  3. Caro Pastor, excelente escolha a obra do Pastor Elienai Cabral, a Síndrome do Cantar do Galo. Também já li alguns capítulos quando estava lecionando sobre ética na ED.
    Parabéns pelo artigo...
    Prossiga sempre assim!
    Em Cristo,

    Robson
    prossigo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Pr. Carlos, A bem da verdade, Pedro estava cheio das melhores intenções, inclusive para cumprir o que prometera: Se preciso seria preso ou morto sem abandonar o Senhor. Naturalmente ele falhou mas, depois de tudo, se tornou o principal dos Apóstolos; Foi o 1º a entrar no sepulcro; Levantou a voz no dia de Pentecostes, pregando; etc, etc. Gilvan Paz.

    ResponderExcluir
  5. Pr. Carlos,
    Faço côro com meu antecessor nos comentários, o irmão Robson Silva, quando o parabeniza pela excelência da abordagem do tema.
    Eu louvo ao Senhor pela sua vida e aprendizado que nos tem proporcionado pela sua palavra ungida. Fraternalmente,
    Gilvan Paz.

    ResponderExcluir
  6. Caro Pb. Gilvan!
    A Paz do Senhor!
    Muito agradecido pela sua visita ao Point Rhema e pelas palavras de incentivo.
    À guisa de esclarecimento, corroboro com suas palavras acerca do apóstolo Pedro.
    Acredito no entanto, que o Senhor permitiu o registro das anomalias citadas no artigo, primeiro para que aprendêssemos com elas a evitá-las, depois para também mostrar o quanto ele é poderoso para nos restaurar, desde que estejamos dispostos a reconhecer, confessar e deixar nossos erros.
    Finalmente o apóstolo Pedro deu uma grande demonstração do quanto amava ao Senhor!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. A paz do Senhor pastor Carlos!

    Sinto-me sempre a vontade em comentar no seu BLOG.

    A falta de oração, a auto confiança, e a falta de limites (onde Pedro estava sentado). Tem sido a causa da queda de grandes homens de Deus.

    Muitos de tão compromissados com diversos assuntos (até mesmo da obra do Senhor), não conseguem mais tirar o seu tempo de comunhão com o Senhor. Já não oram mais e ficam insensíveis ao Espírito Santo. Com a falta de oração, logo o cristão não fica mais tão dependente de Deus, e é aonde surge a auto confiança do homem. Ele já não pergunta mais a Deus sobre nada, e passa a tomar atitudes conforme a sua vontade, com a mais auta confiança. Logo sem oração, e com a auto confiança a todo vapor, o cristão passa a não ter mais limites. Começa a tomar atitudes e a andar em lugares que não correspondem com a conduta cristã.

    Devemos cuidar e sempre preservar a nossa comunhãom com o Senhor, que é o pilar de mais estimada conduta cristã!

    Deus o abençoe grandemente!
    Vitor Hugo.

    ResponderExcluir
  8. A paz do Senhor pastor Carlos!

    Sinto-me sempre a vontade em comentar no seu BLOG.

    A falta de oração, a auto confiança, e a falta de limites (onde Pedro estava sentado). Tem sido a causa da queda de grandes homens de Deus.

    Muitos de tão compromissados com diversos assuntos (até mesmo da obra do Senhor), não conseguem mais tirar o seu tempo de comunhão com o Senhor. Já não oram mais e ficam insensíveis ao Espírito Santo. Com a falta de oração, logo o cristão não fica mais tão dependente de Deus, e é aonde surge a auto confiança do homem. Ele já não pergunta mais a Deus sobre nada, e passa a tomar atitudes conforme a sua vontade, com a mais auta confiança. Logo sem oração, e com a auto confiança a todo vapor, o cristão passa a não ter mais limites. Começa a tomar atitudes e a andar em lugares que não correspondem com a conduta cristã.

    Devemos cuidar e sempre preservar a nossa comunhãom com o Senhor, que é o pilar de mais estimada conduta cristã!

    Deus o abençoe grandemente!
    Vitor Hugo.

    ResponderExcluir
  9. Pastor Carlos, a Paz do Senhor!
    Concordo plenamente com seus últimos comentários. Consubstanciado pelo conteúdo de sua postagem original, creio que o Vitor Hugo sintetizou muito bem o que ora pretendia argumenar, razão pela qual, muito satisfeito, desejo-lhes A Paz do Senhor.
    Fraternalmente, Pb. Gilvan Paz.

    ResponderExcluir
  10. Olá pstor Carlos, parabéns pelo post.
    Recentemnete escutei o famoso pregador norte-americano Joel Beek falar acerca de questões parecidas sobre Pedro. Eu artigo foi um exelente aprofundamento nesta questão.
    Abraços e Paz do Senhor!!!

    ResponderExcluir
  11. PASTOR CARLOS!!!
    A PAZ DO SENHOR!!!
    GOSTEI MUITO DESTE ARTIGO, COM CETEZA A FALTA DE ORAÇÃO LEVA O HOMEM A DECADENCIA POIS FICA FRAGIL AO BOMBARDEIO DE SATANÁS NÃO DA P/ O CRISTÃO VIVER SÓ DE AUTOCONFIANÇA, JÁ QUE SEM ORAÇÃO A FÉ NÃO É A MESMA, E SEM FÉ O CISTÃO TENDE A DESANIMAR, DESFALECER, RETROCEDER, PARAR.
    POR OUTRO LADO A ORAÇÃO FAZ COM QUE NÓS TENHAMOS FÉ E AUTOCONFIANÇA PARA QUE HAJA O QUE HOUVER OU VENHA O QUE VIER IDEPENDENTE DAS CIRCUNSTACIA ""FIQUEMOS FIRMES!!!!"

    UM GRANDE ABRAÇO E QUE DEUS CONTINUE O ABENÇOANDO!!!!!

    anderson o. assis ADC cota 95

    ResponderExcluir
  12. Pr. Carlos ,
    Louvo a Deus por mais este artigo que o sr. nos proporciona através deste espaço.
    Pedro sem duvida falhou, mas me chama muito a atenção o fato dele ter se lembrado das palavras do mestre, e ter "chorado amargamente", e ter alcançado a misericórdia do Sr.
    Isto mostra o quanto Deus se compadece daquele que realmente busca o arrependimento com um coração sincero

    Paz do Senhor

    Pb Aneildo

    ResponderExcluir
  13. Caro Carlão,

    Muito bom o seu excelente artigo sobre o Galo (não confundir com o clube de Belô).
    Pedro, após essa experiência, não podia mais ouvir os galos cantando...
    Tinha vontade de desembanhar a espada e cortar a cabeça de todos eles...
    Parabéns Professor e Pastor Carlos...
    O Reino necessita desesperadamente de comentários bíblicos, atualíssimos e essenciais com o do Cantar do Galo.
    Parabens!
    Continue contando com a admiração e o respeito do seu sempre amigo...since long time.

    Joá Caitano

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...