
Na minha infância em quase todo lar protestante sempre se via 3 quadros:
A ARCA DE NOÉ,
MOISÉS E O MAR VERMELHO e
OS DOIS CAMINHOS
Este último na opinião de alguns possui um cenário terrível.
Uma gravura antiga que traz em si uma mensagem espiritual para todos e de uma forma visível aos nossos olhos usando uma linguagem sem fala, e sem um texto explícito.
São dois caminhos opostos, uma decisão e um trajeto a seguir.
À direita vê-se o caminho estreito, das abstenções e dos sacrifícios por amor e pela obediência aos preceitos oriundos da Bíblia Sagrada, os quais conduzem ao céu todo os que permanecerem nele, seguindo firmemente e fielmente seus preceitos, cujo prêmio maior é o de se ganhar o céu no final deste caminho, após a morte, pela obediência à Palavra de Deus.
À esquerda, vê-se o caminho largo, cheio dos prazeres mundano e tudo que o acompanha com as suas conseqüências, as quais conduzem a um lago de fogo e enxofre, terríveis sob a fiel e justa balança de Deus (que se vê no alto) o qual julga justamente.
No alto desse cenário, resumo do mundo, tanto físico como espiritual, flutuando no céu azul, vê-se o olho sem pálpebras de Deus, que a tudo observa. Na figura deste quadro os olhos de Deus não possuem pálpebras passando a mensagem de que Ele (o Deus de Israel) nunca dorme e que a tudo assiste.
Existem outras coisas neste contexto, que esse quadro nos passa, tendo sempre como centro duas verdades que são os pilares centrais do Cannon sagrado – o caminho da Vida e o da morte eternos.
Esta gravura é uma das mais antigas do cenário evangélico cristão.
Este quadro estava sumido mas voltou a ser impresso.
Este quadro estava sumido mas voltou a ser impresso.
Colaboração por e-mail da
amiga e irmã em CristoMarcella Ferreira Andrade - marcella811@ig.com.br
Pr. Carlos Roberto,
ResponderExcluirHá anos eu não via essa gravura dos dois caminhos. Décadas para ser mais exato.
O interessante é que quando eu vi pela primeira vez tal quadro, não conseguia decifrar ao certo o seu significado, posto não conhecer naquele tempo a Palavra de Deus.
Agora, entendo perfeitamente o significado.
Ótimo post. Saiu do baú!
Na paz
Caro Valmir,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Tal qual vc., fiquei por demais emocionado quando uma irmã que conosco congrega, enviou-me um e-mail com essa notícia.
Hà mais ou menos 10 dias, pregando em um culto de ensinamento em nossa Igreja séde, fiz menção aos referidos quadros na sala dos irmãos, os quais tinham uma função decorativa e ao mesmo tempo evangelística.
Valeu a recordação e o seu pertinente comentário.
Um abraço!
iaGraça e paz
ResponderExcluirQuando criança, morava na Rua Arthur Bernades em cubatão (próximo ao Hotel Apolo) e minha mãe (in memórian) comprou tal quadro nas mãos de um "Turco" que passava vendendo de porta em porta.
(alguns tinha luzes pisca-pisca)
valeu pela recordação
Caro Alípio!
ResponderExcluirBons tempos!
Como crente não tinha televisor, rsrsrs, assistia os dois caminhos iluminado.
Valeu!
Um grande abraço!
Pr. Carlos
Caro amigo!
ResponderExcluirEssa é uma reminiscência que vale a pena! Quando vi o quadro postado em seu blog, não pude também deixar de lembrar-me de minha infância, pois dificilmente havia uma casa de "crentes" em que ele não estivesse pendurado em destaque na sala, inclusive na casa pastoral, com os meus pais, onde sempre morei até sair para o IBAD em 1971.
Em certo sentido, vale repetir aqui o verso do clássico da Harpa Cristã: "Oh, como é bom dos tempos primitivos lembrar..."
Obrigado por esse renovo espiritual! Vou dormir daqui há pouco certo de estar no caminho estreito unicamente pela bendita e exclusiva graça do nosso bem amado Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Abraços!
Prezado pastor Carlos:
ResponderExcluirLembro-me dos tempos da minha adolescência quando víamos com frequência na casa dos irmãos, na sala, o quadro estampado dos dois caminhos. Hoje parece estar fora de uso, embora a mensagem dos dois caminhos continue de pé (Mt 7.13,14).
Pr. Natanael Rinaldi
Olá Pastor Carlos,
ResponderExcluirA Paz do Senhor!
Infelizmente não sei quem edita tal quadro, mas fiquei contente em poder compartilhar com vcs tal e-mail.
Engraçado pois poucos dias antes o senhor havia pregado sobre o quadro, e quando o recebi resolvi rencaminha-lo imediatamente.
Na minha casa também tinha este quadro quando eu era criança... mas confesso que tinha medo dele. rsrsrsrs
Enfim, é isto.
Um abraço,
Marcella
A paz do Senhor Pr Carlos.
ResponderExcluirÉ com prazer e alegria que vejo novamente,também depois de muito tempo este quadro.Quando eu era menino,ficava muito fascinado com tanta mensagem contidas neste quadro.Algumas vezes,analisava o mesmo acompanhado com alguém ainda não convertido.Que me fazia inúmeras perguntas sobre a salvação.Para mim este quadro na minha casa,sempre foi um bom motivo para evangelizar os intrigados com a mensagem que passava.Meu caro amigo Pr Carlos.Mais uma vez parabéns,pelas pérolas que compõe o seu blog.
Caro Pr. Natanael Rinaldi!
ResponderExcluirGrato pela participação, sua visita e comentário honram este singelo blog.
Cara Marcela,
Devo este post a vc.
Obrigado pela contribuição.
Caro Pr. Ely!
Recordar também é viver, por isso obrigado pela visita bem como pelo sincero comentário.
Um grande abraço a todos.
Voltem sempre!
Pr. Carlos
Apaz do senhor!
ResponderExcluirSobre esse quadro, eu ouvi falar há duas semanas, na escola dominical pelo meu pastor Mário Fernando na Igreja Ass de Deus em Nova Iguaçu/RJ
Achei interessante e postei no meu blog o seu artigo.
Em Cristo
Edson Dorna
www.santodosantos.blogspot.com
Faça uma visita!
Caro irmão,
ResponderExcluirPr. Edson Dorna,
Obrigado pela sua visita, bem como pelo seu comentário!
Volte sempre e fique a vontade neste blog.
Parabéns pelo seu blog.
Pr. Carlos
Muito bom seu post !! Deus continui lhe usando!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirserar que voces nao podem ver que DEUS E O SENHOR JESUS CRISTO nao podem serem comparados por um olho euma piramide pois a piramide é um simbolo maçonico que o SENHOR JESUS CRISTO abra os vossos olhos para que todos possao enchergar o verdadeiro significado deste quadro por amor avossas almas lea mateus cap.7,ver.13-27
ResponderExcluirGerson de Souza
meu nome é gerson e em dezembro de 2008 postei um comentario sonbre este artigo e mais ninquem deu sua opiniao porque ???
ResponderExcluirPrezado Gerson,
ResponderExcluirGraça e Paz!
Em primeiro lugar, quero agradecer suas hornosas visitas à este singelo blog, bem como pelos seus comentários.
Quanto a sua interpretaçào, ficou aqui postada.
De minha parte, não tive a mesme interpretação que a sua e creio que os demais comentaristas, se leram o seu, tambem não tiveram.
Veja o prezado irmão que entre os comentaristas, alguns inclusive são apologistas e nenhum teve a interpretação de um símbolo maçônico posto de maneira proposital.
De qualquer forma, respeito sua interpretação, tanto que continua aqui postada para quem desejar discutir a idéia.
Grato pela participação.
Seu conservo,
Pr. Carlos Roberto
Pr. Carlos ALberto,
ResponderExcluirQuando menor, eu via muito esse quadro na casa de minha avó, não somente esse, como também o da arca de Noé e o de Moisés no mar vermelho... Ah! até o de Jonas e o grande peixe também tinha, acredite!
Mas a mais ou menos 1 ano atraz, eu ouvi dizer, quem quem estivesse ainda com esse quadro em casa, deveria joga-lo fora, pois este trazia maldição.Eu vi essa msg num DVD de um pastor, só não me recordo qual era esse pastor, apenas me lembro que ele falava sobre maldição, até mesmo nesse DVD condenava varios desenhs animados também, musicas, filmes e etc.
Agora deixo essa pergunta...
Afinal, em quem devo acreditar? Sou digamos assim... Um novo convertido!
Obrigado desde já, graça e paz!
Caro irmão Ulysses,
ResponderExcluirA paz do Senhor1
Assim como o irmão, também fui criado com esses quadros na sala de casa, e registro ainda que foram importantes em nossa educação cristã.
Pela misericórdia do Eterno, sou nascido em um lar cristão, estou com 50 anos de idade e até hoje nada ouvi a respeito disso.
Quanto a outros desenhos, nada posso dizer, mas quanto a esses quadros, a informação é no mínimo estranha.
Meus pais continuam servos de Deus, e e todos meus irmàos servimos ao Senhor e estamos atuantes na obra de Deus.
Tenha Paz do seu coração.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Obrigado pela resposta pastor, muito grato!
ResponderExcluirGraça e Paz!
A paz do Senhor Pr. Carlos Roberto , gostei do comentário referente ao quadro dois caminhos, sou estudante de teologia , debatemos sobre símbolo do olho que tudo vê , resposta é que nâo existia a massonária na época desde quadro , ficando de acordo com sua colocação muito bem feita , grande abraço do seu irmão André
ResponderExcluirCaro André,
ResponderExcluirA paz do Senhor!
Obrigado pela visita e comentário.
Se é que colocaram esse olho motivado pela maçonaria, sinceramente creio que não alcançaram o objetivo, pois na minha geração, ninguém foi para a maçonaria por isso, ao contrário, nutríamos muito temor ao Senhor.
Volte sempre por aqui.
Um grande abraço!
Gente.. ta na hora de acordar pra simbologias não acham? o que se vê ali e nada mais nada menos q um simbolo maçônico!!!! a pirâmide com um olho dentro, denominado o "olho q tudo vê" implementado pelos maçons para q voce possam adentrar em seus lares um quadro q pareça ser um alerta, e o que na vdd traduz nos lares uma simbologia que nao agrada a Deus!
ResponderExcluirTenho um quadro desse em minha casa. Fica bem no meio da sala, à vista de todos que ali entram. =)
ResponderExcluirpossuo um exemplar Alemão.
ResponderExcluirEstá sob cuidados de minha familia a quatro gerações, chegando até mim, quinta.
Irmão eu estava por acaso procurando algo que falasse sobre este quadro,confesso que o imaginei totalmente diferente. Gostaria de saber mais sobre o quadro.Ele é um tanto assustador...o imaginei muito,muito diferente mesmo! Paz do Senhor. Andrea Lima-
ResponderExcluirhttp://www.significados.com.br/illuminati/ procurem pesquisar mais e verão que estão sendo enganados. A Paz de Cristo a todos.
ResponderExcluir