
Hoje, 1º de Maio, é comemorado o DIA TRABALHO.
Nada mais justo do que reservarmos um espaço para uma reflexão bíblica sobre a trajetória do significado do termo trabalho, que transita desde o castigo original, até mesmo ser qualificado como um Dom de Deus.
Querendo ou não, de uma forma ou de outra, todos temos que ter nossa ligação, direta ou indireta com qualquer tipo de trabalho, afinal de contas isso é uma determinação de Deus.
No início, o trabalho foi determinado por Deus como uma forma de castigo pelo fato de Adão e Eva terem se esquecido dos seus mandamentos e então terem introduzido o pecado à raça humana.
Vejamos o que diz a Palavra de Deus:
CASTIGO
E a Adão disse: Porquanto deste ouvido à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com odor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3: 17-19
Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os afligir. Eclesiastes 3: 10
É interessante notar que, com o desenvolvimento da raça humana, esse castigo inicial, foi tomando formatos mais confortáveis, como, por exemplo, de recompensa honesta, alegria e mesmo de prosperidade.
Analisemos a essência das passagens do texto sagrado, abaixo transcritas:
Analisemos a essência das passagens do texto sagrado, abaixo transcritas:
SOBREVIVENCIA E FELICIDADE
Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem. Salmos 128: 2
RECOMPENSA E PRAZER HONESTO
Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de vida da tua vaidade; os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida e do teu trabalho que tu fizeste debaixo do sol. Eclesiastes 9: 9
PROSPERIDADE
A fazenda que procede da vaidade diminuirá, mas quem a ajunta pelo trabalho terá aumento. Provérbios 13: 11
ALEGRIA
E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhos neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho. Eclesiastes 2: 10
Ninguém pode esquivar-se do trabalho, julgando-o como algo que provém fonte duvidosa, pois o trabalho foi instituído por Deus e portanto d’Ele provém. Acredito que as diversas faces do trabalho podem ser usadas por Deus para um tratar d’Ele mesmo com nossas vidas. Vejamos o que diz a Bíblia Sagrada:
O TRABALHO PROVÉM DE DEUS
Não é, pois, bom para o homem que coma e beba e que faça gozar a sua alma do bem do seu trabalho? Isso também eu vi que vem da mão de Deus. Eclesiastes 2: 24
O TRABALHO É DOM DE DEUS
E também que todo homem coma e beba e goze do bem de todo o seu trabalho. Isso é um dom de Deus. Eclesiastes 3: 13
Outra coisa que é muito interessante notar, é que Deus fiel aos seus atributos, ainda que determinando o trabalho inicialmente como uma medida compensatória pelo pecado do homem, não o taxou com uma moeda que Ele mesmo não conhecia, muito pelo contrário, o fez com algo que Ele faz e sabe fazer muito bem. Analisemos o texto sagrado:
DEUS TRABALHA
E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. João 5: 17
Como tudo é bom, prazeroso, dá alegria ou mesmo seja aplicado como medida compensatória, é necessário equilíbrio, e no caso do trabalho não é diferente. Pela recompensa, alegria, prazer, sobrevivência honesta e tudo o mais que o trabalho pode nos proporcionar, é de bom alvitre que seja exercido com equilíbrio.
Analisemos o texto sagrado:
Porque, na muita sabedoria, há muito enfado; e o que aumenta em ciência aumenta em trabalho. Eclesiastes 1: 18
Melhor é uma mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho e aflição de espírito. Eclesiastes 4: 6
Assuma para sua vida os conselhos da Palavra de Deus e tenha um
FELIZ DIA DO TRABALHO.
Irmão Carlos,
ResponderExcluirNa verdade há tabalhos mais pesados de que outros. No princípio, creio que o conforto e o sustento vinham sem grandes esforços.
Saindo desta situação para suar em busca do próprio sustento deve ter sido mesmo muito difícil.
Dou contínuo testemunho de que por onze anos espalhei quase um milhar de currículos sem conseguir uma oportunidade de emprego. É claro que virei-me de várias formas provisórias durante este tempo, não tendo, portanto, amor pelo ócio.
Por ter alguma experiência neste assunto, quero dizer que a maior bênção que Deus deixou para o homem é a capacidade de trabalhar, naturalmente herdade Dele mesmo.
Hoje, Dia mundial dedicado ao Trabalho, dou graças a Deus publicamente pela oportunidade que Ele me concedeu de ganhar o pão para minha casa, de forma perene e abençoada. Aqueles 11 anos terminaram em 2003, e em 11 de julho deste ano, vou completar cinco anos como contador do Hospital do Campo Limpo.
Jesus é bom!
.
.
Caro irmão João Cruzue,
ResponderExcluirLouvo a Deus por esta benção em sua vida, bem como pela experiência adquirida que dá condições espirituais de poder ajudar a muitos que lutam por um emprego para sustento da sua família!
Glória a Deus!
O Verdadeiro Valor
ResponderExcluirO nosso intuito é fazer com que o leitor reflita sobre temas atuais que tem contribuído para alterar os padrões de conduta do ser humano nesses últimos tempos. O nosso compromisso como cristão é alertar o povo de Deus acerca de alguns conceitos que fazem parte do nosso dia a dia.
Jesus disse: “Pai não te peço que os tire do mundo, mas que os livres do mal...” João 7:15”
Se pegarmos o conceito da palavra valor, veremos que ela tem vários sentidos, mas usaremos um conceito que é muito utilizado atualmente: “qualidade inerente a um bem ou serviço que traduz o seu grau de utilidade”.
Para que você possa entender melhor esse conceito deixaremos um exemplo real que eu mesma presenciei quando fui ao Piauí há dois anos atrás. - Durante a viagem, num determinado momento o motorista parou o ônibus para que um bando de jumentos pudessem atravessar a rodovia, como estava sentada em uma das poltronas da frente, disse a ele: “mas que irresponsabilidade dos donos, deixarem os coitadinhos dos jumentinhos soltos desse jeito, estão arriscados a morrerem atropelados” ele olhou para mim e disse: “esses jumentos não tem dono não dona, depois que as motos apareceram por aqui, ninguém quer saber de jumento. Eles colocam dez reais de gasolina anda a semana toda, o jumento da muita despesa e trabalho”. Infelizmente esse conceito está disseminado em nossa sociedade, o que não tem utilidade é descartado como se nunca tivesse em si o seu valor. Não é diferente com as pessoas, vivemos em uma sociedade onde elas são valorizadas pelo grau de utilidade, enquanto produzimos temos nosso devido “valor”.
Isso tem causado um prejuízo muito grande para a humanidade. Quantas vezes você já ouviu de um trabalhador aposentado “é trabalhei a vida toda agora não sirvo mais para nada” ou “enquanto estava na ativa tinha valor agora que estou desempregado sou descartado”.
Será que não estamos entrando por esse caminho? Será que não estamos avaliando as pessoas na ótica do mercado, quer dizer: pelo seu grau de utilidade? Para Deus, o verdadeiro valor de um homem não consiste somente na sua utilidade. Deus investe em nós e cuida de nós. Lembre-se de Pedro. Jesus o amava e acreditava em seu potencial, mesmo quando naquele momento recuou do seu propósito. “... Pedro, tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas...” Deus acredita em nós mesmo quando nos sentimos inúteis, fomos criados por Ele, e por Ele existimos nunca se esqueça disso. O nosso valor não é determinado pelas posses, status social, força física, pela aparência, inteligência, popularidade, capacidade ou realizações, mas porque nos ama e nos conhece por dentro, verdadeiramente ele se importa conosco. Deus sempre investirá em você Ele cuida de nós, nos deseja e nos chama. Deus, é o nosso criador, é quem nos dá valor. “Oh glória”! Talvez você nesse momento esteja se sentindo inútil, no seu trabalho, em sua casa, na igreja, não importa, Deus diz: “ eu acredito em você eu me importo com você, eu enviei o meu único filho por amar você, por isso você tem muito valor para mim, e isto é que importa”.
Autoria Alcitania Godoy
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmado
ResponderExcluirVenho aqui trazido pelo link do seu e-mail referente ao post. É uma honra para mim constar dessa listagem e estar informado das suas atualizações neste blog.
Com todo respeito, quero observar o seguinte sobre as minhas observações bíblicas sobre o trabalho: na minha concepção não é uma maldição consequente do pecado.
TRABALHO - MALDIÇÃO OU BÊNÇÃO DE DEUS?
Quero registrar minhas observações bíblicas sobre o trabalho: na minha concepção o trabalho não é uma maldição criada por consequência do pecado.
Duas argumentações:
1ª - antes do pecado de Adão e Eva nós encontramos o trabalho na Bíblia Sagrada
Ao abrir as Escrituras, logo na primeira página, nos primeiros 31 versículos bíblicos existe trabalho! Deus está trabalhando na criação! E no capítulo 2, versículo 19, encontramos Adão antes de pecar, incumbido por Deus a dar nomes às criaturas que o Senhor fez existir.
O pecado mudou a qualidade do trabalho humano, após o pecado o Homem continuou a trabalhar, mas com esforço e dor.
2ª - Jesus Cristo, nunca pecou, mas foi homem de dores e experimentado no trabalho (Isaias 53.3)
Ele foi trabalhador braçal no ramo de marcenaria, e valorizou os trabalhadores.
Notemos os escolhidos ao ministério dEle – retirou seus discípulos, depois transformados em apóstolos, levou-os do trabalho secular ao trabalho ministerial.
Além disso, Jesus mencionou o rei Salomão, autor do Livro de Provérbios, onde encontramos muitas repreensões aos preguiçosos.
Terminando
Faço menção de outro escrito de Salomão:
“Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: comer, e beber, E GOZAR CADA UM DO BEM DE TODO O SEU TRABALHO, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias da sua vida que Deus lhe deu; porque esta é a sua porção. E quanto ao homem, a quem Deus deu riquezas e fazenda e lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção, E GOZAR DO SEU TRABALHO, isto é DOM de Deus. Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida; porquanto Deus lhe responde na ALEGRIA do seu coração" - Eclesiastes 5.18-20.
A conotação do termo “dom” neste versículo é presente. Quem consegue desfrutar do seu trabalho é alguém presenteado, abençoado, por Deus.
Abraço.
Eliseu Antonio Gomes
http://belverede.blogspot.com/
Quando me ative a responder sobre a presença do trabalho antes da queda, lí o comentário de Eliseu Antonio Gomes que goza da mesma opinião que eu.
ResponderExcluirAinda acrescento algumas observações sobre o trabalho de Adão como Administrador do paraiso:
Genesis 1
28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
O trabalho de Adão como lavrador e guarda. Como em Genesis 2:
15 E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
Por isto, vejo o trabalho não como uma maldição. O que o pecado nos imputou foi a canseira, o enfado, e a dor proveniente da labuta.
Vejo o trabalho cotidiano (secular)como uma benção e as nossas tarefas como um sacerdócio. Devemos ser tão santos em nosso trabalho secular como um pastor deve ser santo em cima de um púlpito ou em qualquer outro lugar.
Inclusive não são poucos os cristãos, e digo com tristeza, que não dão valor ao seu trabalho, imputando-os como inferior ao trabalho na Igreja. Sím, o trabalho do Reino inclui nosso testemunho no trabalho secular e nós cristãos devemos ser os melhores funcionários de nossa empresa. Cumprindo horários, obrigações e sendo exemplos em produtividade e ética. Assím ganharemos almas sem o abrir de nossas bocas, pois nossos próprios companheiros enchergarão em nós algo diferente.
Graças à Deus pela oportunidade de postar minhas opiniões neste Blogger.
Na Paz e no Amor de Cristo
Julio Garcia - Belém do Pará.
Cara Alcitânia Godoi!
ResponderExcluirMuito obrigado por sua participação.
Muito bom seu comentário acerca do valor humano. Procurarei postar com destaque nos próximos dias.
Caro Elizeu!
Ainda que possamos debater em frentes distintas sobre outros assuntos, acedito que nesse caso sua abordagem é totalmente pertinente, com a qual concordo plenamente, não que seja contra qualquer outro debate, até porque o evangelho se torna rico na pluralidade dos dons ministrados pelo Espírito Santos a cada um.
Obrigado pela sua participação.
Caro Júlio Garcia!
Sua opnião é totalmente pertinente ao post, com a qual também concordo.
Obrigado pela vista e comentário.
Volte sempre!
Pr. Carlos
Amados, a paz do Senhor
ResponderExcluirSe for possivel nos contate pelo tel. 81 34414316.
Estamos ao vosso dispor.
No amor do Senhor da Seara
Lidia
1 Corintios 15.57