
Então, Elias disse a todo o povo:
Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e reparou o altar do SENHOR, que estava quebrado. 1 Reis 18:30
Muito conhecido o texto que resume o fato envolvendo o profeta Elias e os profetas de Baal e Asera. O que me chama atenção é que, toda a história envolvia uma decisão a ser tomada. A quem servir? Baal ou ao Deus verdadeiro.
Vejamos o texto:
Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada.
O fato de o povo não responder nada em primeira instância, revela o comodismo humano e a dificuldade de se tomar decisões quando essas implicam em mudanças e propósitos.
Havia a necessidade de um milagre, da manifestação expressa de Deus, no entanto Elias fez primeiro a sua parte, consertou o Altar do Senhor.
Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e reparou no altar do SENHOR, que estava quebrado. I Reis 18: 30.
No dias atuais fala-se muito em bênçãos e milagres, porém, a fórmula é praticamente mecânica, quase uma pirotecnia, e, se vacilar uma verdadeira barganha comercial com compra e venda de amuletos, e coisas semelhantes. A preferência humana é que Deus faça tudo sem que tenhamos que tomar qualquer DECISÃO de serví-lo com fidelidade. É bem verdade que Deus é amor e misericordioso, aliás, "as misericórdias do Senhor são as causas de não sermos consumidos", porém, jamais podemos nos esquecer que Ele ao mesmo tempo é SANTO e JUSTO e não tem o culpado por inocente.
Assim como nos dias do profeta Elias, estamos precisando tomar firme DECISÃO de servir ao Senhor, e para tanto, repararmos o nosso altar.
Quando me refiro a altar, não digo aquele da IGREJA onde todos vêem, mas aqueles altares que naturalmente não são vistos por todos, como por exemplo, o da ESCOLA, do CASAMENTO, da FAMÍLIA, dos RELACIONAMENTOS, do TRABALHO, dos NEGÓCIOS, da VIZINHANÇA, etc...
É mais do que certo que, quando consertarmos e repararmos o altar do Senhor em nossa vida, colando cada pedra em seu devido lugar, não haverá dúvidas de que o Senhor nos responderá com fogo, ou seja, o MILAGRE acontecerá sem qualquer simulação, insinuação ou mesmo auto sugestão.
A Palavra de Deus registra que "aquele que confessa o seu pecado, e deixa, alcança a misericórdia de Deus."
Querido Pastor Carlos,
ResponderExcluirGraça e Paz!
A referência bíblica aliada a sua interpretação tornaram o texto instrumento de Deus para o crescimento espiritual dos cristãos e também para a verdadeira conversão de outros.
Todos precisam de um milagre em suas vidas, por isso é momento de decisão!
Um forte abraço.
Fábio Lopez.
A Paz do SEnhor Pastor Carlos.
ResponderExcluirGraças a Deus pelos comentários no texto bíblico em que o Profeta Elias nos deixou uma grande lição, mostrando que não basta simplesmente querer fazer as coisas em nome de Deus, mas é necessário ter o Altar de uma vida espiritual realmente de acordo com a vontade de DEle. Pois a garantia de uma vida vitoriosa diante das provações é a manutenção do altar da nossa vida espiritual em ordem. Com isso, o Altar em ordem cetifica a presença de Deus em nossa vida, para alcançarmos vitórias nas lutas do dia-dia, e tomarmos as decisões de forma equilibrada e em ecordo com a vontade do Senhor Jesus.
Fique na Paz do Senhor Jesus.
Pb.Israel
Que Deus abençõe e continue lhe usando poderosamente!!!!!Muito bom seu post!!
ResponderExcluirAbs!
Faculdade Teológica