quinta-feira, 20 de novembro de 2008

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - QUE FERIADO E ESSE?

Brasília – Comemora-se hoje, 20 de Novembro, em 12 estados brasileiros o Dia da Consciência Negra. Celebrado este ano em mais 97 cidades do que no ano anterior, a data pretende lembrar a resistência dos negros à escravidão.

O dia 20 de Novembro foi escolhido para esta comemoração uma vez que marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um importante foco de resistência da população negra escravizada que lutava pela liberdade.

Nos quilombos reuniam-se os escravos negros que tinham conseguido fugir das fazendas.
Zumbi dos Palmares morreu em 1695 com 40 anos após ter sido denunciado, e capturado por portugueses. Foi-lhe cortada a cabeça, e o seu corpo foi exibido em praça pública para fomentar o medo entre os escravos e impedir novas revoltas e fugas.
O efeito foi contrário àquele que era esperado e a consciência de que era preciso lutar contra a escravidão despertou.
Na altura em que Zumbi era líder viviam aproximadamente 30 mil pessoas no Quilombo dos Palmares.
Zumbi nasceu livre mas com sete anos foi capturado e entregue a um missionário português, foi baptizado, aprendeu português e latim, ajudou na missa mas aos 15 anos fugiu para voltar a viver no quilombo.
Quando em 1675 o local foi atacado por soldados portugueses, Zumbi destacou-se na forma como o defendeu e em 1680 tornou-se líder do Quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as tropas do governo.
Este dia serve como um momento de consciencialização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional brasileira e pretende ser uma forma de contrapor o dia 13 de Maio, Dia da Abolição da Escravatura, comemoração que tem sido rejeitada por celebrar a atitude de uma branca, ou seja, enfatizar a «generosidade» de D. Isabel, responsável pela abolição da escravatura no Brasil.
A abolição da escravatura, de forma oficial, só aconteceu em 1888.
A aludida comemoração que conta com celebrações em várias partes do país, é um bom momento para uma reflexão profunda sôbre o racismo.
Particularmente não vejo como celebrações separatistas possam contribuir para a erradicação do racismo. Não digo sôbre a data em si, mas sobre as comemorações. Entendo que na realidade, precisamos a cada dia, agir com ações práticas que nivelem negros, brancos e amarelos, não pela sua cor, mas pela sua competência e também pelo seu caráter, como prenunciado hà quarenta anos pelo Pastor norte americano Martin Luther King, em seu famoso discurso I HEAVEN A DREAM (Eu tenho um sonho), tão bem lembrado ultimamente pelo americanos e porque não dizer pelo mundo inteiro.
Que existam ações justas por parte de cada brasileiro, das intituições privadas e também das públicas, principalmente dos governos.
Quando contarmos verdadeiramente com isso, as celebrações não serão mais necessárias, se tornarão inócuas, pois a verdadeira consideração com raças hoje discriminadas, será comemorada todos dias e em todos os tipos de relações, sejam elas interpessoais, comerciais, religiosas ou políticas.
Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas; Deuteronômio 10:17
Quanto menos àquele que não faz acepção da pessoa de príncipes, nem estima o rico mais do que o pobre; porque todos são obra de suas mãos. Jó 34:19
Por isso, também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei. Malaquias 2:9
Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado e sois redargüidos pela lei como transgressores. Tiago 2:9

3 comentários:

  1. Pr. Carlos,

    A Graça e a Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    Agradeço a Deus por sua vida.
    Fico muito contente e tambem meu
    conhecimento esta a cada dia se fortalecendo com sua materias no seu Blog.

    Parabens!!!

    Deus é contigo!!!


    Pr.Carivaldo

    ResponderExcluir
  2. Pr. Carlos, a Paz do Senhor.

    Matérias desse naipe evocam a necessidade crescente que o homem possui de diminuir o segmentarismo e avançar para o respeito e altruismo.

    Quando olharmos o outro como a um irmão,quando cuidarmos do outro como gostaríamos de sermos cuidados, quando larçarmos amor sobre o nosso próximo, independentemente de sua cor, etinia, religião, "status quo"... teremos alcançado o desejo de nosso Deus. À partir de então, toda essa parede de "Seguro" construída pela sociedade, buscando blindagem para grupos cada dia mais diversificados, seja em nome de homenagem ou status - reconhecimento social; tudo isso, como bem registrado em sua matéria, não será mais necessário porque o homem harmoniza-se com o homem, e haverá prazer em sua convivencia como bem disse o salmista (Sal. 133).

    Embora considerando os desfechos sociais dos últimos anos e dias; isso possa parecer um sonho inatingível,utópico,inconcebível; verdadeiramente é o que desejo: Deus nos corações e relações.

    Fraternalmente,
    Gilvan Paz.

    ResponderExcluir
  3. Caro Pb. Gilvan:
    A Paz do Senhor!
    Seus comentários são sempre muito bem elaborados e agregam valores aos posts deste singelo blog, por isso são também sempre bem vindos!
    Muito obrigado!
    Deus continue te abençoando!
    Tenha uma semana de bençãos!
    Fraternalmente em Cristo!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...