quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

DAVI - UM MENINO HOMEM SEGUNDO O CORACÃO DE DEUS


QUALIDADES INERENTES Á VIDA DE UM OBREIRO APROVADO

"Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o SENHOR que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou". 1 Samuel 13:14

Quando Deus disse essas palavras a Saul através do profeta Samuel, Davi ainda era um simples adolescente que tomava conta das ovelhas de seu pai, porém, Deus conhecia seu coração e suas atitudes, e portanto, já o tinha na condição de HOMEM.

Davi era totalmente responsável, tanto que poderia ter deixado que o leão e o urso tomassem das ovelhas do rebanho, o que seria plenamente justificável. Não fez assim, mas partiu para cima dos animais e os matou em defesa do rebanho. Teve atitude de homem responsável, de verdadeiro pastor de ovelhas, que não as abandona ao ver o perigo, mas defende o rebanho.

Quando o Senhor o qualificou "segundo o meu coração", era justamente por que estava de olho em suas ações, em sua responsabilidade, mesmo quando não havia ninguém por perto.

É interessante notar o detalhe: Mesmo não havendo mais ninguém, Deus está vendo tudo, quando agimos com temor e responsabilidade, e também quando nos comportamos irresponsavelmente como aqueles que não temem ao Senhor.

"Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui". 1 Samuel 16:11

"Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi. Então, Samuel se levantou e se tornou a Ramá". 1 Samuel 16:13

Após ser ungido rei pelo profeta Samuel, em escolha divinamente inspirada, singular e extraordinária, vemos em mais uma situação, que pessoas ao redor, também prestavam atenção no procedimento, qualidades e virtudes de Davi. É o testemunho dos que estão de fora, como disse o Apóstolo Paulo a Timóteo:

"Convém, também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo". 1 Timóteo 3:7

Isso aconteceu quando recoheceram a necessidade de um músico, tocador de harpa, para afastar o espírito mau que atormentava o rei Saul:

"Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele". 1 Samuel 16:18

Este texto, ressalta SETE qualidades prioritárias para alguém escolhido para a obra de Deus, principalmente em se tratando de um obreiro:

1 - SABE TOCAR

Davi não fazia as coisas por fazer, não era relaxado, mas fazia e fazia bem feito. Aplicava-se à sua obra com esmero, a ponto de que os outros reconheciam sua capacidade no que fazia. Teve o testemunho de Deus e dos homens.

2 - É VALENTE

Davi era valente, corajoso, não se acomodava, muito menos se atemorizava em situações difíceis.

"Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena". Provérbios 24:10

3 - É ANIMOSO

Davi era pessoa animada, estava sempre disposto a enfentar qualquer situação, ninguém o conhecia em estado de desânimo, depressão ou tristeza. Estava sempre animado e animando os outros.

4 - É HOMEM DE GUERRA

Davi não se intimidava com os inimigos, partia para cima, e veja que essa qualidade foi detectada em sua vida, mesmo antes de ter assumido o posto de rei. Isso vinha dele próprio, era guerreiro em todas as etapas da vida. Um menino, mas guerreiro. Não se entregava. O guerreiro luta e vai às últimas consequências no afã de atingir seus objetivos, ainda que para tanto sua vida esteja em risco. Deus já via nele essas qualidades, e os homens também.

5 - SISUDO EM PALAVRAS

Davi era sério em suas tratativas, tinha palavra, não tibubeava. Bem mais tarde os Apóstolos, tanto Paulo assim como Tiago, viriam advertir a Igreja sôbre isso, senão vejamos:

"Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca". Colossenses 3:8

"A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um". Colossenses 4:6

"Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis nem pelo céu nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim e não, não, para que não caiais em condenação". Tiago 5:12

É necessário que o homem de Deus seja dotado dessa prerrogativa tão nobre.

6 - DE GENTIL PRESENÇA

Davi era bonito, agradável e simpático. Quero aqui interpretar que sua generosidade, fazia com que acima de qualquer biotipo de beleza fisica, ele erqa o tipo de pessoa que cabia em qualquer lugar e situação que fosse necessário. Tanto no campo tomando conta das ovelhas, como no Palácio real, saberia se portar. Essa teria sido a mensagem que o apresentante do seu currículo queria passar. Julgo interessante frisar que, a condição de valente, guerreiro e sisudo em palavras, não fizeram de Davi uma pessoa intragável, muito pelo contrário, sabia conciliar todas essas facetas da sua personalidade, de tal forma que o conjunto da obra era perfeitamente agradável.

Um pouco antes de Davi, o profeta Samuel em sua juventude apresentava essa qualidade:

"E o jovem Samuel ia crescendo e fazia-se agradável, assim para com o SENHOR como também para com os homens". 1 Samuel 2:26

Andar na presença de Deus, não é motivo para que ninguém se torne uma pessoa intolerável, intragável ou desagradável.

Mardoqueu foi outro portador dessa virtude:

"Porque o judeu Mardoqueu foi o segundo depois do rei Assuero, e grande para com os judeus, e agradável para com a multidão de seus irmãos, procurando o bem do seu povo e trabalhando pela prosperidade de toda a sua nação". Ester 10:3

"Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens". Romanos 14:18

7 - O SENHOR É COM ELE

Poderia haver algo mais sublime do que essa constatação e testemunho a respeito de alguém? Acredito eu, que esse último tópico do currículo de Davi apresentado por aquele jovem, suplanta extraordinariamente todos os demais. Isso é simplesmente a assinatura de tudo o que se disse antes, ou seja, o verdadeiro motivo de todas as virtudes que Davi apresentava, era o fato de que o Senhor era com Ele.

José ao ser vendido por seus irmãos, como escravo para o Egito, em todas as etapas da sua escalada à função de governador, desde a casa de Potifar até o cárcere, apresentou essa excelente e impagável prerrogativa: O Senhor era com ele:

"E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o SENHOR estava com ele; e tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava". Gênesis 39:2

QUE O SENHOR NOS AJUDE A PERSEGUIR ESSAS VIRTUDES, DE TAL MANEIRA QUE NOS APRESENTEMOS COMO CRISTÃOS VERDADEIROS, HOMENS DE DEUS OBREIROS APROVADOS PARA TODA BOA OBRA.

No amor do Mestre,

Pr. Carlos Roberto Silva

8 comentários:

  1. Estimado irmão em Cristo, Prº Carlos.
    Espero que esteja bem.

    Não sei se o e-mail que lhe enviei foi recebido.
    Neste, fiz uma solicitação com referência à um site para acessar informações sobre os hinos da H.C. "cantados".
    Obs: Não sei se existe. Meu objetivo é aprender a cantar "todos" os hinos.

    Louvado seja o Deus dos Céus pela sua vida. Realmente a mensagem do pequeno/grande homem "Davi" é um motivador para a vida de todos os cristãos, membros e obreiros de todas as épocas.
    Que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó nos ajude a ter um coração sicero de tal maneira que Ele se agrade de nós e das nossas atitudes. O grande dia se aproxima. As batalhas serão cada vez mais intensas. Que sejamos achados dignos e não sejamos confundidos no grande dia.

    Que a paz de Cristo esteja sempre em seu coração.

    Respeitosamente,

    José Roberto Santana
    Jd. Casqueiro

    ResponderExcluir
  2. Caro Pb. José Roberto Santana
    Jd. Casqueiro:

    Grato pela sua visita e comentário que nos anima a continuar na difusão da Palavra de Deus.

    Quanto ao site que o irmão procura,com os hinos da harpa cantados, por enquanto não tenho conhecimento, mas estou à procura.
    Assim que localizar, enviarei com muito prazer o link para o prezado companheiro.

    Se algum visitante do blog tiver conhecimento, por gentileza nos ajude.

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  3. Esto abrigando uma criança de guatro anos em minha casa.

    Estou com algumas dificuldades, mas sei que ela precisa de mim neste momento.

    Quem puder ajudar, preciso de fraldas descartáveis.

    As roupas vieram em estado de calamidade.

    Não da pra faser tudo de uma só vez.

    Agradeço a atençao.

    Meu telefone: 13 - 33616347

    Miriam Freitas

    ResponderExcluir
  4. Prezada Miriam Freitas:
    Graça e Paz!
    Deus te abençoe por essa ação benemérita.
    Farei contato a respeito.

    Ao leitores deste Blog:

    Quem puder ajudar, ficarei imensamente agradecido.
    Conheço pessoalmente a Miriam Freitas.
    Somos membros da mesma Igreja e Ministério.

    Ela tem um coração generoso, por isso está com essa criança necessitada.

    Podendo ajudar, entre em contato com ela mesma, através do telefone que postou, ou até mesmo comigo, através deste blog, que farei chegar até ela o que for necessário.

    Um grande abra~ço a todos.

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  5. A Paz do Senhor Pastor Carlos.

    Muito boa a explanação sobre Davi, onde vemos que foi a pessoa certa no lugar certo, pois Deus já o havia escolhido bem antes que ele soubesse, porque Davi desenvolvia qualidades que o capacitava cada vez mais à missão que iria assumir posteriormente.
    Com o exemplo de Davi, vemos que um verdadeiro obreiro já é chamado e escolhido por Deus, bem antes da separação que ocorre na igreja. Com isso, dificilmente alguém será um verdadeiro obreiro, se por Deus não for escolhido, mas será apenas um aventureiro momentâneo em uma atividade que não é vocacionado.
    Certa vez, ouvi um Pastor experiente dizer que, quando ele indicava alguém para ser separada a obreiro, era pelo fato de já ter visto na pessoa atitudes e qualidades de obreiro. Que possamos ter em Davi um exemplo a ser práticado na obra do mestre.

    Fique na Paz e tudo de bom.

    Atenciosamente:
    Pb Israel.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Pb. Israel:
    A Paz do Senhor!
    Sua presença aqui neste blog é sempre muito bem vinda, e seus comentários agregam valores aos artigos postados.
    Muito obrigado!
    Tenha uma excelente semana!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  7. paz do senhor,
    Que possamos ser como Davi. Essa postagem é uma benção, e pode ser útil para ensinos biblicos.

    ResponderExcluir
  8. Caro Reinaldo Carlos:
    Graça e Paz!
    Grato pela sua visita e comentário!
    Assim como o irmão disse, nos ajude o Senhor a cultivar virtudes tão nobres.
    Que o estudo sugerido, sejam sementes plantadas nos corações dos leitores.
    Sua visita honra este blog.
    Volte sempre por aqui!
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...