segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

OUSE CHORAR






Do Dicionário Aurélio
Chorar Verter ou derramar lágrimas: Verter ou derramar lentamente gotas de água ou de outro líquido. Exprimir tristeza, dor, etc., com gemidos, soluços, acompanhados ou não de lágrimas; soluçar, lamentar-se, lastimar-se, lamuriar-se, queixar-se. Ter som análogo à voz do que pranteia. Exprimir em pranto, ou como que em pranto, lamentar, lastimar. Sentir profundo desgosto ou saudade pela perda, falta ou ausência. Sentir remorsos ou arrependimento de: chorar os pecados. Ter grande pesar ou desgosto pela falta ou perda de alguém, queixar-se dos próprios males; lastimar-se.

Em qualquer circunstâncias ou fase da vida, o choro significa a admissão do limite. Desde criança, na mais tenra idade, quando nada mais se pode fazer, o choro é o desabafo da alma, é grito que pede misericórdia.

Não há alegria quando alguém chora, porém o que quero salientar neste ensaio, é que há um mover de Deus quando alguém chora. O choro, ainda que não pareça, nem sempre determina o fim de tudo, mas o começo de uma nova etapa.

Na Bíblia encontramos várias situações de pessoas chorando, mas quero aqui meditar apenas sobre algumas delas:

Ismael e Agar - O choro do menino e de uma mãe desesperada.
E foi-se e assentou-se em frente, afastando-se a distância de um tiro de arco; porque dizia: Que não veja eu morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou. E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o Anjo de Deus a Agar desde os céus e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do rapaz desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o moço e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação. E abriu-lhe Deus os olhos; e viu um poço de água, e foi-se, e encheu o odre de água, e deu de beber ao moço. E era Deus com o moço, que cresceu, e habitou no deserto, e foi flecheiro. E habitou no deserto de Parã; e sua mãe tomou-lhe mulher da terra do Egito. Gênesis21: 1-21

O choro de Ismael com sede e o choro de desespero da mãe Agar, sabendo que nada mais poderia fazer pelo filho que iria morrer, moveu o coração de Deus que tomou uma decisão de salvação para ambos.

Ana - O choro de uma estéril amargurada
Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR e chorou abundantemente. 1º Sam 1: 10.

Porém Ana respondeu e disse: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. 1º Sam 1: 15.

Vejamos que Ana nada poderia fazer, senão chorar abundantemente diante do Deus Todo poderoso, porém foi ouvida e atendida em sua necessidade. Prossiga a leitura da narrativa bíblica, onde isso fica bem claro.

Ezequias - O choro de um rei doente, desenganado e condenado à morte
Naqueles dias, adoeceu Ezequias de morte; e o profeta Isaías, filho de Amoz, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Ordena a tua casa, porque morrerás e não viverás. 2 Reis 20:1

Analisemos que o rei Ezequias estava doente, e o texto deixa bem claro que era doença de morte, e ainda por cima Deus usa o profeta Isaías, e lhe ordena que ponha a casa em ordem porque iria morrer, ora, se Deus disse estava dito, mas Ezequias tomou uma atitude:

Então, virou o rosto para a parede e orou ao SENHOR, dizendo: Ah! SENHOR! Sê servido de te lembrar de que andei diante de ti em verdade e com o coração perfeito e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. 2º Reis 20 2-3.

A atitude de Ezequias, de virar o rosto para a parede e chorar muitíssimo, interpreta que o rei sabia que nada mais havia a ser feito. Deus as costas para tudo e todos e foi falar e chorar diante de quem poderia resolver o seu problema. O profeta nem chegou a sair do palácio, mas ainda no pátio, Deus ordena que volte e dê a notícia ao rei de que ouvira seu clamor e aumentaria 15 anos à sua vida. Esse foi um caso clássico de paredão, choro e solução.

Pedro - O choro amargo de um obreiro arrependido
E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente. Mateus 26:75

Pedro havia caído em sua própria armadilha. Uma vez não tendo vigiado, negou o Mestre amado, ainda que tivesse sido avisado por Ele.

Palavras e atitudes não mais adiantariam, a não ser o choro amargo de arrependimento e admissão do seu grosseiro erro. O Mestre de longe observava tudo, porém após sua ressurreição, quando o anjo mandou chamar os discípulos, deixou claro que Jesus estava atento ao choro amargo de arrependimento do valente discípulo, tanto que, mesmo Pedro não se fazendo contar entre os demais, foi citado nominalmente, para que não houvesse qualquer dúvida do perdão concedido:

Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse. Marcos 16: 7.

A Nação de Israel - Arrependimento coletivo e confissão com choro
A melhor confissão é aquela que vem acompanhada de choro. A condição deixa claro que é arrependimento real e não formal como vemos em muitas situações. O povo de Israel em diversas circunstâncias foi aconselhado a se apresentar assim diante de Deus:

Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. Joel 2: 12

Quando foram exortados a despedirem as mulheres estrangeiras com as quais haviam se casado e constituído famílias, contrariando assim o mandamento do Senhor, também não foi diferente:

E orando Esdras assim, e fazendo esta confissão, e chorando, e prostrando-se diante da Casa de Deus, ajuntou-se a ele de Israel uma mui grande congregação de homens e mulheres e de crianças, porque o povo chorava com grande choro. Esdras 10:1

Assim como aconteceu com todos aqueles aqui citados, ouse orar, ouse clamar e até mesmo ouse chorar abundantemente, afinal de contas, se estivermos no paredão de qualquer situação, somente o choro sincero, poderá mover o coração daquele que tudo pode.

Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Salmos 30: 5.

Não morra de estress, nem sufocado pelas frustações da vida!

OUSE CHORAR!
DEUS TE OUVIRÁ!

DESLIGUE O SOM DA RÁDIO E OUÇA ESTA CANÇÃO NA VOZ DE SONETE:



2 comentários:

  1. Pastor Carlos,

    Somente acrescentando, que o que moveu o coração de Deus no caso de Ismael e Hagar foi o choro do menino.
    O versículo diz: "Deus ouviu a voz do menino..."

    Muito boa a reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Ok prezado Márcio Melânia:
    Como o irmão bem disse, o choro tem essa singular caracterísica de mover o coração de Deus.
    Portanto, OUSEMOS CHORAR, sem medo, vergonha ou remorso.

    Recordo agora o título de uma música gospel:
    CHORE PRA DEUS!

    Em tempo quero registrar aqui a saisfação da sua presença neste blog. Paa mim é uma honra.

    Volte sempre!

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...