quinta-feira, 16 de abril de 2009

QUE IGREJA É VOCÊ? Rainha, concubina, virgem ou pomba?

IGREJAS RAINHA, CONCUBINA, VIRGEM OU POMBA?

"Sessenta são as rainhas, e oitenta, as concubinas, e as virgens, sem número. Mas uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe e a mais querida daquela que a deu à luz; vendo-a, as filhas lhe chamarão bem-aventurada, as rainhas e as concubinas a louvarão." Cantares de Salomão 6: 8-9

Sabemos perfeitamente que, do ponto de vista literal, o livro de Cantares de Salomão, ou Cântico dos Cânticos, trata-se do maior cântico nupcial já escrito, o qual ressalta a origem divina da alegria e dignidade do amor humano no casamento. No entanto, muitos intérpretes do passado, abordam este livro primordialmente como uma alegoria profética do amor entre Deus e Israel, ou entre Cristo e sua noiva. Por outro lado, vários trechos básicos do NT, descrevem o amor de Cristo à Igreja, sob a figura do relacionamento marital. (2 Co 11.2; Ef 5.22, 23; Ap 19.7-9; 21.1,2,9).
Partindo dessa premissa, podemos considerar o livro de Cantares de Salomão uma ilustração simbólica da qualidade do amor existente em Cristo e a sua noiva, a Igreja.

Diante do exposto, quero aqui fazer uma analogia da situação, comparativamente entre a Igreja e Jesus Cristo.

Vejamos que Salomão fala aqui de várias mulheres, todas debaixo da sua autoridade real, e possivelmente todas vivendo dentro dos arraiais da coroa real, porém, o que quero aqui distinguir, é que tipo de relacionamento existia entre ele e essas mulheres.

SESSENTA RAINHAS

O Dicionário Aurélio, define rainha como:
1.A esposa (ou a viúva) do rei, 2.Soberana que rege ou governa um reino, 3.A principal, a primeira, entre outras, 4.Mulher que detém poder absoluto.

Por certo as rainhas citadas, tinham a titularidade. Quem sabe, esses casamentos foram frutos de acordos diplomáticos com outros reis que deram suas filhas para tal. Por certo o ponto alto dessas relações, era a liberdade de mercado entre seus povos e Israel, o livre trânsito internacional dos seus súditos, ou seja, os interesses, além do status, do glamour e do poder.

O que chamaria a atenção nessas rainhas é que, a não ser o conforto que essa vida lhes proporcionava e também aos seus, onde estava a intimidade conjugal do casamento? Não dá para entender um homem dividindo seu amor e intimidade de casamento com sessenta mulheres.

Porventura não seria o caso de igrejas-rainhas, ou mesmo crentes-rainhas nos dias de hoje? Gente preocupada apenas com seus próprios interesses, conformadas com o status, glamour e poder lhes conferido pelo Evangelho? Onde está a comunhão com o noivo, a singeleza e singularidade do amor genuíno. Gente que já foi tão longe, que não tem como voltar atrás. Nada mais vai lhes dar tal poder, status e glamour, a não ser continuar "empurrar com a barriga" a situação, mesmo sem qualquer intimidade, comunhão, ou qualquer grau de espiritualidade.

Um grupo de "alto risco" de se enrascar nessa miserável situação são, tanto os líderes e administradores que não vigiam, como também os modernos "pop stars" do evangelho, sejam eles os envolvidos com a pregação, com a chamada “música gospel”, e todos aqueles que vivem em torno desse "show bisness cristão".

Além disso, se faz necessário relatar que nos dias de hoje, é socialmente "chique" dizer "sou evangélico". Nunca vimos tantos artistas, esportistas e outros mais assim serem denominados. As Igrejas de conveniência crescem a cada dia. O importante é se dizer "evangélico", ainda que para isso cada um crie a sua própria Igreja, e essa os aceite do jeito que são, e em nada os contrarie. Nesse caso, o conforto que o evangelho lhes proporciona é total.

Literalmente rainha gosta de conforto, status e glamour, e daí o próximo passo é agirem como a Igreja que estava em Laudicéia:

"Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu." Apocalipse 3.17.

É uma situação que cumula acomodação material e social, porém, com desgraça na alma. Como Deus não deixa ninguém de lado, ainda dá o grande conselho:

"Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e vestidos brancos, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas; Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te."

OITENTA CONCUBINAS
O Dicionário Aurélio define concubina como:
"Mulher que vive com homem com quem não é legalmente casada."

Imaginemos uma mulher, vivendo como concubina, no meio de outras oitenta, e ainda mais à disposição de um homem que já tinha sessenta rainhas?

Essas mulheres, por certo se sujeitavam a essa situação, única exclusivamente pelo sustento necessário que lhes era concedido, e isso por estarem à disposição do rei para uma sazonal aventura amorosa. Pessoalmente, entendo que eram mulheres praticamente sem marido, sem qualquer comunhão conjugal com o rei, a não ser em meros e pouquíssimos encontros casuais. O sustento e a estabilidade procedentes dessa situação eram a sua principal motivação para tanto.

Hoje, infelizmente há muitos que se dizem cristãos, apenas por aquilo que o evangelho lhes pode proporcionar, ainda que seja o mínimo, enfim o suficiente para o seu sustento. Comida, casa, carro, milagres e bênçãos mil aqui mesmo na terra. Ainda que os profetas de plantão não consigam cumprir a promessa feita, só os sonhos já são o alento. Nunca vimos tantas músicas e pregações de sonhos. Sonhos dos crentes, sonhos de Deus e por aí afora. Não fosse essa a proposta que muitas igrejas fazem, seus templos estariam completamente vazios.

Perdoem-me, mas não encontro outra palavra senão esta. Agem como as concubinas de Salomão, gente que flerta com Jesus, mas não tem comunhão, intimidade, muito menos querem qualquer compromisso com ele. Para essas pessoas, tudo o que Deus pode fazer por elas, deve ser aqui mesmo na terra, caso contrário o evangelho não lhes interessaria em nada. São como aqueles que acompanhavam o Mestre durante seu ministério terreno, por causa da comida e da bebida.

Jesus respondeu-lhes, e disse:
"Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou." João 6. 26-27.

VIRGENS SEM NÚMERO

O Dicionário Aurélio define virgem como:
"Mulher (especialmente mulher jovem) que nunca teve relações sexuais, através da vagina, com homem; donzela. 2.P. ext. Mulher solteira; moça."

As virgens, numericamente incontáveis à disposição de Salomão, eram na verdade escravas à seu serviço, porém conjugalmente viviam à distância, não tinham qualquer intimidade ou relação afetiva com o Rei. Sua relação com o monarca era apenas trabalhista.

Com o crescimento da Igreja, em quantidade e visibilidade, existe um sem número de pessoas que participam do reino, porém com uma relação estritamente trabalhista. Além da própria Igreja como personalidade jurídica, vejamos que é grande o número de empresas, sejam editoras, gravadores, distribuidoras, reprodutores, empresas de comunicação, músicos, maestros, técnicos de som e imagem, seguranças, fabricantes e vendedores de brindes e quinquilharias evangélicas e outros mais que agora não me lembro.

Gente que tem uma relação exclusivamente trabalhista com o reino, mas não gozam da menor intimidade com o dono da obra, ou seja, com o Rei Jesus. Esse povo é o mais difícil de lidar. Nos grandes eventos, são os que chegam primeiro e saem por último. Jesus pode salvar e batizar, curar e libertar e eles não estão nem aí, e se vacilar, ainda arrumam encrenca se as coisas não acontecerem do jeito que imaginavam.

Vivem daquilo que o evangelho lhes proporciona, como se fosse uma empresa qualquer, porém, não possuem qualquer vínculo afetivo ou espiritual. Trabalham por aquilo que ganham e nada mais. Ainda que com o nome de "evangélicos", são como aqueles trabalhadores tipo "free lance", são como os fiscais e os vendilhões do templo no tempo de Jesus.

Não possuem qualquer comunhão nem compromisso com as questões de caráter espiritual.

Não quero aqui ser radical, pois sei perfeitamente tem gente séria e comprometida com Deus atuando nessas áreas, mas infelizmente não é a maioria.

No caso acima citado vejamos qual foi a voz do Mestre:

"E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração, mas vós a tendes convertido em covil de ladrões." Mateus 21: 13

Jesus foi duro, não pelo serviço que prestavam, mas pela motivação imprópria que tinham, além de roubarem do povo de Deus.

UMA É A MINHA POMBA

Segundo a Wikipédia enciclopédia:
Os pombos e pombas são considerados como símbolos de paz e harmonia, numa tradição que, supostamente, tem as suas origens na história bíblica da Arca de Noé. Segundo o Antigo Testamento, depois do dilúvio, Noé soltou uma pomba que regressou com um ramo de oliveira no bico, que mostrava que a água estava regredindo e que tinham sido feitas as pazes com Deus. Na iconografia cristã, são também uma metáfora do Espírito Santo, que apareceu sob a forma de pomba no batismo de Jesus Cristo. Antes mesmo da existência da bíblia, os pombos já eram usados pelas religiôes primitivas com símbolos e propósitos diferentes.

Salomão quando falava da pomba, dizia com satisfação "a minha pomba".
Vejamos que disse a respeito das outras mulheres:

"Sessenta são as rainhas, oitenta são as concubinas e sem número as virgens."

Mas quando fala de uma mulher em especial, a qualifica simbolicamente como:

"a minha pomba".

No verso 13 do capítulo 6, Salomão identifica o nome da sua favorita como SULAMITA que quer dizer: "QUE POSSUI A PERFEIÇÃO".

Salomão a qualifica como uma mulher especial, amada, perfeita, não apenas mais uma no meio das demais.

Entendemos perfeitamente que, no meio de toda essa babel, dessa confusão que temos até dificuldades para distinguir quem é quem, o Senhor Jesus sabe exatamente quem é a sua eleita, a Igreja verdadeira, santa, imaculada, composta por "um povo especial, zeloso e de boas obras", conforme Paulo fala a Tito 2: 14.

Assim como a pomba, a Igreja de Cristo é limpa, não suja suas vestes; é inocente e pura, e tem o Espírito Santo.

Ama porque primeiro foi amada, não há interesses escusos nessa relação. Tudo o que se passa aqui é passageiro e circunstancial. O que mais interessa é o casamento,

Um povo que não segue a Cristo por causa da comida nem da bebida, ou por outros favores mais que Ele realmente possa fazer, nem mesmo por medo do inferno, mas segue-o por tudo o que Ele é, pelo seu sacrifício vicário na cruz do calvário, pela salvação da sua alma, porque o ama, pela vida eterna, e pelo prazer de um dia viver eternamente com Ele na glória.

"Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou." Ap 19: 7

"Veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro." Ap 21: 9

O que realmente representamos nessa analogia?

As rainhas, as concubinas, as virgens ou a pomba?

Recapitulando, todas as mulheres estavam e participavam do mesmo reino, mas apenas uma era a pomba, a amada, a verdadeira esposa.

Que Deus tenha misericórdia de nós!

Soli Deo Glória

Com temor e tremor!

Vosso conservo em Cristo,

Pr. Carlos Roberto Silva

30 comentários:

  1. Shalom!

    1. Nobre Pr Carlos Roberto, que texto lindo! Parece que teremos um novo livro de Shir HaShirim - Canticos dos Cânticos!

    2. A palavra pomba no hebraico é yonáh. E como o sr mostrou com maestria a pomba em Cantares representa a igreja. Permita-me elencar três características desta figura da pomba como igreja em Cantares;

    1) Devoção ao parceiro .... amor só por Jesus [o noivo] Jesus como noivo não admite concorrentes; ou ficamos com Ele, ou o deixamos

    2) A pomba gosta de banhar-se... isto fala de purificação, santificação. A igreja não pode estar cheia de "carrapichos", de corpos estranhos. Deve estar constantemente buscando a santificação.

    3) a pomba é simples - palavras do Noivo [Jesus] em Mt 10.16 - esta é a característica da Igreja fiel, ela é humilde, sempre dependente do Eterno!

    Concluo dizendo que conforme o texto de Ct 2.14 a morada da yonáh [pomba] é na rocha. Quem é a rocha? Jesus! A igreja só estará segura se estiver firme e escondida na ROCHA ETERNA!!

    O Eterno conceda-lhe cada mais destreza para escreveres!

    abraços do amigo, Pr Marcello Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Pr. Marcello de Oliveira,
    Graça e Paz!

    Grato pela visita e por suas palavras de consideração e incentivo.

    Sua participação aqui, enriquece e agrega valores aos meus posts.

    Que o Eterno continue abençoando sua vida.

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  3. Glória a Deus pastor Carlos por suas Palavras.Estou tentando com todas as minhas forças ser como a pomba,fiel,humilde,buscando a santificação,amando meu Jesus não pelo que Ele pode me dar,ou com medo de ir pro inferno,ou só porque,não,quero amá-lo pela salvação que Ele me deu através da crus,quero amá-lo porque me dáprazer,gozo na alma amá-lo,serví-lo.
    Pastor,só uma correção,não é a Igreja de Sardes que diz que está rica e abastarda,é a Igreja de Laodicéia.Creio que foi erro de digitação sua.Só para correção do Senhor.Graça e paz ao senhor e sua familia!

    ResponderExcluir
  4. Nobre pastor Carlos Roberto, a paz do Senhor!

    Que texto maravilhoso! Cada vez que contemplo a palavra de Deus e sua riqueza e atualidade fico maravilhado: Grandioso És tu Senhor. Devemos refletir qual a relação que temos com o Senhor individualmente e como igreja. Sabendo que Ele só virá buscar "a sua pomba", imaculada, zelosa e de boas obras!

    Que o Senhor continue te abençoando ricamente para que possa nos presentear com belas reflexões como esta!

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto pr Carlos Roberto

    Glórias a Deus!

    Sejamos símplices como as pombas

    Mas como as pombas têm sofrido!

    Têm sido jogadas em gaiolas, usadas como pombo-correio, seus bicos tem sido amordaçados, suas asas têm sido quebradas, sendo que, em alguns lugares, abriu-se temporada de caça a elas.

    Quem está por cima da carne seca são os urubus. E são muitos!

    Abraços

    Cristiano Santana
    http://cristisantana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Caro Ednelson Coelho,
    Graça e Paz!

    Grato pela sua hinrosa visita e feliz comentário.

    Minha oração é que o Senhor nos ajude nessa marcha até o dia da sua volta, ainda que vivendo em mundo um tanto complicado, porém sem perder a verdadeira visão do Reino de Deus.

    Agradeço a bem vinda correção no texto.
    Agora já sou devedor dessa assessoria editorial.rsrsr.
    Já está corrigido, muito obrigado!
    Deus continue abençoando sua vida e de sua família.
    Um grande abraço!

    Seu conservo em Cristo,
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  7. Caro Marcelo de Oliveira, o outro!

    Graça e paz!

    Meu irmão e amigo, ore por mim!
    Louvo a Deus pela sua vida, bem como pelas palavras de consideração e incentivo.

    Deus nos ajude a ser como as pombas!

    Grato pela visita!
    Volte sempre!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  8. Caro Cristiano Santana,
    A paz do Senhor!

    Meu amado, os urubus podem estar por cima da carne seca, podem perseguir as pombas, mas chegará o dia em que eles quererão sair de cima da carne seca para subir com as pombas, mas não poderão.
    Tentarão mas não conseguirão!

    A porta celestial se abrirá para as pombas, e os urubus ouvirão um NÃO VOS CONHEÇO bem grande. rsrsrs!

    Estou lutando para ser pomba, e nessa hora não vai dar tempo nem pra ter dó de urubu!

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  9. Prezado Pr Carlos Roberto
    Graça e Paz!
    Parabéns pela abordagem enriquecedora deste texto riquíssimo em detalhes. Suas palavras enfatizam sabiamente a condição atual da Igreja e contrastam com a forma que Deus deseja que ela viva. Parabéns por sua voz profética que soma-se a centenas de outras que Deus tem levantado nesta nação. Colho na oportunidade o ensejo para enviar-lhe expressões de estima e apreço, seu conservo
    Pastor Sérgio Pereira

    ResponderExcluir
  10. Caro Pr. Sérgio!

    A Paz do Senhor!

    Grato pela sua visita e comentário.

    Que o Senhor nos ajude a ter uma vida digna como as "pombas".

    Agradeço também a Deus pela sua vida e ministério, bem como pelas suas palavra de incentivo.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  11. Por nada pastor.Agora serei seu acessor para revisão de coteúdo,rsrsrs.Sou grato a Deus pela sua vida e seu ministério.Continue Pr.,não cesse de pregar,assim como Paulo falou a Timóteo.Deus o abençoe grandimente em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  12. Graça e Paz!
    Pr. Carlos, muito lindo e edificante este texto levando-nos a refletir sobre que tipo de crentes somos nós no Reino.
    Que o Senhor nos ajuda a tornar-nos simples como a pomba.
    Que Deus continue lhe usando com muita graça e sabedoria Pastor.
    Um grande abraço .

    Uilson Camilo.

    ResponderExcluir
  13. Caro Ednelson!
    És muito bem vindo à este singelo blog! rsrsr

    Passei no seu blog e já deixei meus cumprimentos pelo seu noivado.

    Parabéns!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  14. Caro Uilson Camilo,
    Graça e paz!

    Grato pela visita e edificante comentário.

    Deus continue abençoando sua vida.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  15. Paz,

    O meu blog foi indicado para receber o prêmio de melhor blog cristão, e indiquei seu blog para recebê-lo também.

    Aproveito para avisar que seu link a partir de hoje em meu blog em "Blogs que acompanho".

    Um grande abraço

    Cristiano Santana
    http://cristisantana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Caro Cristiano Santana,
    Graça e Paz!

    Obrigado pela indicação do Point Rhema para esse prêmio.
    A Deus toda glória!
    Reconheço minhas limitações, mas procuro contribuir dentro desses limites!
    Muito obrigado por passar a acompanhar este singelo blog.
    Já acompanho o seu, o qual considero excelente!

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  17. Amado Pr.Carlos a paz do Senhor
    Louvo a Deus por sua vida e coragem para escrever as er
    eternas verdades da Santa Palavra de Deus.
    Fico maravilhada com a riqueza da Santa! É tremendo!
    Uma das coisas interessantes que diz respeito à pomba é que ela é o símbolo do Amigo e o Amigo vive na Noiva. Outrossim, a pomba é a única ave que não tem fel. De igual modo o Amigo é doce não há amargura nele, como também não há amargura na Noiva do Cordeiro.
    Rogo ao Pai que a graça e misericórdia alcancem a minha vida diariamente para que eu possa estar na Noiva, a predileta, a única do Noivo Amado.
    Um abraço para si e para a minha querida Sarita.
    a conserva
    lidia fernandes

    ResponderExcluir
  18. Parabéns de pé!
    Maravilhoso!.

    Uma leitura socio-religiosa de profunda sensibilidade e reveledora. Vivemos na Igreja de multiplas faces. Uma Igreja fragmentada, dividida entre seus interesses.

    E sua abordagem é atual, espiritual e necessária.

    Mais uma vez, meus parabéns. Continue sendo uma voz que clama, ainda que, em desertos.

    Paz do Senhor meu amigo.

    Pb. Ivan Tadeu

    ResponderExcluir
  19. Prezada irmã
    Lídia Fernandes,

    A Paz do Senhor!

    Que benção e ao mesmo tempo responsabilidade, em ter uma serva de Deus como a irmã, lendo e comentando neste singelo blog.

    Sei da sua luta para continuar em plena comunhão com o amigo, obedecendo as ordens no nosso Mestre.

    Que Deus nos ajude nessa caminhada, para sermos genuinamente participantes da noiva o cordeiro, e para tanto simples e sem amargura como a pomba.

    Muito obrigado pela sua visita e ediicante comentário.

    Seu conservo em Cristo,
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  20. Caro amigo e irmão em Cristo,
    Pb. Ivan Tadeu.

    A Paz do Senhor!

    Obrigado por sua visita e palavras de incentivo.

    Que o Senhor nos ajude a termos a dignidade de sermos chamados seus servos, e que alcancemos a graça de proclamarmos suas verdades em tempos difíceis e em áridos desertos.

    Deus continue abençoando sua vida.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  21. Natanel Rinaldi, Pr.20 de abril de 2009 às 16:08

    Prezado Pr. Carlos:

    Você foi condescendente com o mulherengo Salomão.

    Esqueceu-se de umas poucas mulheres mais:

    1 - "E O REI Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,
    2 - Das nações de que o SENHOR tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.

    3 - E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração."-(1 Rs 11.1-3).

    Considerando que eram estrangeiras e pagãs, não seria o caso de na sua aplicação considerar um tipo de casamento sincrético da Igreja com as demais religiões?

    E a ordem de Jesus em Apocalipse 18.4,5?

    "E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.5 Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela."

    Pr. Natanael Rinaldi

    ResponderExcluir
  22. Prezdo Pr. Natanael Rinaldi,
    A Paz do Senhor!

    Realmente, a aplicação que fiz analogicamente, restringiu-se ao versículo postado no início do artigo, no entanto, como o livro é tão intenso de possíveis analogias, assim como a própria vida de Salomão, o preclaro pastor, já deu continuidade as outras reais possibilidades.

    Muito obrigado pela visita, bem como pelo comentário que agregou valores à este post.

    Seu conservo em Cristo e admirador desde quando ainda era criança,

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  23. Anderson Araújo, Ev.20 de abril de 2009 às 23:50

    Pastor Carlos,
    Ficou muito boa essa mensagem.
    É de DEUS.
    Um abraço.
    Mande noticias da convenção assim que puder ok?
    Estamos aqui na retaguarda, orando e intercedendo por vocês.
    Um grande abraço!

    Shalom!

    Ev. Anderson Araújo

    ResponderExcluir
  24. Caro amigo e irmão em Crsto,
    Ev. Anderson Araújo,

    A Paz do Senhor!

    Grato pela visita e comentário com palavras de incentivo.

    Continue orando, pois precisamos muito da orientação do Senhor, em tudo.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  25. A Paz do Senhor!

    Amados irmãos é muito rico o livro de Cantares, realizei um estudo sobre este maravilhoso livro e podemos encontrar muitas características da igreja, vou citar algumas:

    - É formosa (cita dez vezes)
    - Os olhos são como da pomba (a pomba só consegue ver uma coisa de cada vez, uma pessoa de cada vez) isso nos mostra que a igreja que têm os olhos de pomba ou olha para Jesus, ou para o mundo; Ou olha para o céu, ou para as coisas terrenas; Ou olha para o noivo (Hb.12v2) ou para o enganador;
    - É morena por causa do sol sobre ela (Ml4v2)

    ResponderExcluir
  26. Cristo é a única esperança,
    Graça e Paz!

    Muito obrigado pela sua visita à esse singelo blog, bem como plo valisoso comentário que agregou valores à este post.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  27. Pr. Carlos,
    Paz.
    Precisamos sempre dessas palavras para seguir à Cristo com TEMOR, o que é algo esquecido por muitos.........
    Infelismente.

    Pr. Paulo Magno
    Praia Grande - SP.

    ResponderExcluir
  28. Caro amigo Pr. Paulo Magno,
    Graça e Paz!

    Grato por sua visita e comentário!
    Que o Senhor nos ajude a sermos como as pombas.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  29. Meu Pastor Carlos Roberto Silva, preciso e vou buscar ser como a bomba;estou enriquecido neste dia.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...