quarta-feira, 15 de abril de 2009

Rick Warren pede perdão a homossexuais


Warren arrepende-se de ter apoiado Proposta 8, medida que protege casamento na Califórnia contra investida da agenda gay.
Rick Warren, pastor de mega-igreja na Califórnia e autor do livro Uma Vida Com Propósitos, pediu perdão a seus amigos homossexuais por fazer comentários em apoio da Proposta 8 da Califórnia. Essa proposta, defendida por evangélicos, católicos e outros religiosos, tinha como objetivo proteger a instituição do casamento contra os ataques legais de ativistas homossexuais. Warren agora afirma que ele "nunca deu nenhum apoio" a essa emenda defendendo o casamento.
Na segunda-feira de noite, no programa de TV Larry King Live, da CNN, o Pr. Rick Warren pediu perdão por seu apoio à Proposta 8, dizendo que ele "nunca foi e nunca sera" um "ativista contra o homossexualismo ou contra o casamento gay".
No entanto, duas semanas antes da votação da Proposta 8 em 4 de novembro, o Pr. Warren distribuiu nota apoiando explicitamente a emenda de proteção ao casamento, ao se dirigir aos membros de sua igreja.
"Apoiamos a Proposta 8. E se vocês acreditam no que a Bíblia diz sobre casamento, vocês precisam apoiar a Proposta 8 também", disse ele.
A seguir a transcrição completa do comentário de Warren poucas semanas antes da votação da Proposta 8:
A hora da eleição está chegando, em apenas duas semanas, e espero que vocês estejam orando sobre seu voto. Uma das propostas que, evidentemente, quero mencionar é a Proposta 8. Essa proposta havia sido instituída porque os tribunais rejeitaram a vontade do povo. E um tribunal com quatro caras realmente votou para mudar a definição de casamento que exite há 5.000 anos. Ora, permita-me dizer isto realmente com clareza: apoiamos a Proposta 8. E se vocês crêem no que a Bíblia diz sobre casamento, vocês precisam apoiar a Proposta 8. Nunca apóio um candidato, mas em questões morais eu me manifesto bem claramente. Essa é uma questão, amigos, em que todos os políticos tendem a estar de acordo. Perguntei diretamente para Barack Obama e John McCain: qual é sua definição de casamento? E os dois disseram a mesma coisa: é a definição tradicional, histórica e universal do casamento — um homem e uma mulher, para a vida inteira. E todas as culturas durante 5.000 anos, e todas as religiões durante 5.000 anos, disseram a mesma definição: casamento é entre um homem e uma mulher. Ora, eis algo interessante. Os gays e as lésbicas são apenas dois por cento da população americana. Não devemos deixar que dois por cento da população decidam mudar uma definição de casamento que tem o apoio de todas as culturas e todas as religiões há 5.000 anos. Essa não é uma questão exclusivamente cristã. É uma questão humanitária e humana que Deus criou o casamento para o propósito de estabelecer a família, o amor e a procriação. Por isso, incentivo vocês a apoiar a Proposta 8, e a repassar essa mensagem para outros. Vou distribuir uma nota aos pastores mostrando o que é que creio nessa questão. Mas todos sabem no que creio. Eles me ouviram no Fórum Civil quando perguntei a Obama e McCain sobre suas opiniões.
Entretanto, durante sua entrevista à CNN na segunda-feira, Warren expressou remorso por apoiar a Proposta 8. "Escrevi a todos os meus amigos gays — os líderes gays que eu conhecia — e realmente lhes pedi perdão", confessou ele.
Além disso, o Pr. Warren disse que ele não queria comentar ou criticar a decisão da Suprema Corte de Iowa, EUA, da semana passada de legalizar o "casamento" homossexual porque "isso não é sua agenda".
O Dr. Jim Garlow, pastor sênior da Igreja Wesleyana Skyline em San Diego, ajudou a liderar a campanha da Proposta 8 na Califórnia. Garlow admite que está confuso e preocupado com a decisão do Pr. Warren de pedir perdão por ter apoiado a Proposta 8.
"Historicamente, quando instituições e indivíduos recuam de convicções acerca das verdades da Bíblia, só um fator leva a isso: o medo de perder o respeito das outras pessoas. Em outras palavras, preocupar-se mais com o que as outras pessoas vão pensar do que com o que Deus pensa", concluiu ele.
Traduzido e adaptado por Julio Severo
Fonte: OneNewsNow / Júlio Severo
Link: Aqui

14 comentários:

  1. Prezado Pr. Carlos Roberto

    Pessoalmente, concordo que é o medo de perder prestígio que leva muitos à retração. O que, a princípio parece ser a demonstração de uma virtude cristã - reconhecer os próprios erros - na verdade é a flagrante demonstração de covardia.

    Um grande abraço

    Cristiano Santana
    http://cristisantana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pr. Carlos é até com tristeza que li essa notícia, pois entendo que o tal pr está preocupado somente com ele e de uma certa forma envergonhando os cristãos em geral!
    Só Deus mesmo, a cada dia Jesus mais perto!

    Abraços, querido Pr Carlos

    ResponderExcluir
  3. Penso eu que esse tipo de recuo é o medo de se expor ao público e também de perder a evidência no meio em que vive, trocando em miudos é covardia pura.

    ResponderExcluir
  4. Pr.Carlos,graça e paz.É lamentável o que estão fazendo hoje com o Evagelho. Nos EUA o evangelho já está mais que destruído,está um caos.Ser "crente" lá é mais facil que nos países mulçumanos,pois nos países mulçumanos ou você é cristão verdadeiro e morre,ou você não é e vive!Mas nos EUA quase não se diferencia o cristão do mundano.São praticamente todos iguais.Deus tenha misericordia dos verdadeiros servos de Jesus nos EUA.Que vergonha pro Evangelho esse dito "pastor" está fazendo.Todos sabem do lado de quem ele marcha.De Jesus é claro que não.E tem Igrejas aqui que pegaram as doutrinas desse cara e estão fazendo o maior estrago por aqui também.Abram os olhos pastores!
    Pr. Carlos,eu coloquei o link do seu blog no meu.Gostaria que o senhor desse uma olhada nos meu escritos que estão no meu blog: www.edmaisbom.blogspot.com.Espero sua visita e o seu comentário.A paz!

    ResponderExcluir
  5. Caro Cristiano Satana,
    Graça e Paz!

    Concordo com o irmão!
    É lamentável que um pastor e escritor que faz tanto sucesso, finda sendo um formador de opinião, e nesse caso especificamente, infelizmente negativa!

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  6. Caro Marcelo Coradi,
    Graça e Paz!

    O que o irmão disse é uma verdade.
    Isso é um retrocesso em termos de opinião "cristã".
    São mais prenúncios da volta do Mestre.

    Grato pela visita!
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  7. Prezado comentarista anônimo!
    Graça e Paz!

    Oremos por Rick Warren, quem sabe possa ter mais um arrependimento, e assim sendo, volte as trilhos!

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  8. Caro Ednelson Rodrigues!
    Graça e Paz!

    Realmente essa notícia é decepcionante.

    No Brasil, temos é que vigiar, pois, sôbre o tipo de "cristianismo" vivido hoje pelos EUA que o irmão mencionou, é exatamente o que estão também tentando implantar no Brasil.

    Que o Senhor tenha misericórdia de nós.

    Estarei visitando seu blog.

    Grato pela visita e comentário.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  9. Pr. Carlos, onde chegamos?
    Que Deus nos livre de abrir mão das verdades da Palavra para agradar ao homem.

    Infelizmente, a atitude deste pastor fará muitos duvidarem sobre a integridade da igreja!

    Esta discussão é polêmica, mesmo, mas continuemos firmes no que a Bíblia ensina.

    Deus te abençoe! Parabéns! Cada vez que visito o Point Rhema saio edificada!!!

    ResponderExcluir
  10. Prezada Débora Zibordi,
    A Paz do Senhor!

    Atitudes assim, são um alerta para que a cada dia estejamos mais firmes na Palavra de Deus.

    Seu blog também está uma benção para nossa vida.

    Grato pela visia e comentário.

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  11. Paz Pastor Carlos Roberto!

    Triste estou pela notícia. Um homem de bela escrita, uma mente clara e prodigiosa para a edificação da Igreja, se posicionar de forma paradoxal assim?!?

    Como disse o sr., que ele se arrependa da última posição. Pois quem nega Jesus na terra, será negado por Ele no céu. Negar os princípios da Palavra é negar o Verbo Vivo.

    As pressões, as manipulações e tantas outras ferramentas virão para nos amedrontar, mas precisamos estar firmar na Rocha -Jesus

    Saudações
    Parabéns pela notícia esclarecedora e orientadora.

    Pb. Ivan Tadeu

    ResponderExcluir
  12. Caro amigo Pb. Ivan Tadeu,
    A Paz do Senhor!

    Quando vi Rick Warren envolvido com as celebrações de posse de Barack Obama,(não que obrigatóriamente isso fosse prejudicial) me preocupei, pois esse é um meio um tanto preocupante, nem todos conseguem o que Billy Graham conseguiu, sair ileso das pressões políticas!

    Chegar lá não é tão difícil, complicado é manter-se fiel aos princípios da palavra.

    Existem muitos interesses não explícitos, e às vezes até mesmo subliminares, os quais por causa da conveniência, corroem as convicções. Pelo menos essa é aminha visão sôbre o caso.

    Grato pela visita e comentário.

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  13. Caro Daladier!
    Graça e Paz!

    De minha parte já começou!

    Grato pela visita,

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...