segunda-feira, 26 de abril de 2010

Maçonaria é uma sociedade secreta?



Um pouco sobre a maçonaria



Segundo afirmações dos próprios maçons, a maçonaria não é uma sociedade secreta. “Isso é calúnia dos adversários”, apregoam. Dizem, ainda, em alto e bom som, que a maçonaria é discreta, não secreta.

Na Constituição do Grande Oriente do Brasil, art. 17, onde se especifica os deveres das lojas, sob a letra p vem a seguinte norma: “nada expor, imprimir ou publicar sobre assunto maçônico, sem expressa autorização superior da autoridade a que estiver subordinada, salvo Constituições, Regulamentos Gerais, Regimentos Particulares, Rituais, Leis, Decretos e outras publicações já aprovadas pelos Poderes competentes. Toda e qualquer publicação atentatória dos princípios estabelecidos nesta Constituição ou da unidade da Ordem sujeitará os seus autores às penalidades da Lei”.


É rigorosamente proibido aos profanos (não-maçons) tomar parte nas sessões comuns das lojas, como está relatado no art.19, parágrafo único, da Constituição: “As oficinas, sob nenhum pretexto, poderão admitir em seus trabalhos maçons irregulares; deverão identificar os visitantes pela palavra semestral”.


Com essas declarações de documentos oficiais autênticos, chegamos à conclusão de que a maçonaria é uma sociedade verdadeiramente secreta, no sentido próprio da palavra.
 
 
Leia ainda neste blog:

2 comentários:

  1. Prezamado pr. Carlos Roberto,

    A paz do Senhor!

    Importante referencial, nestas últimas postagens sobre a maçonaria.

    Os que relutam diante destas afirmações, com certeza, possuem corações endurecidos pelos seus desejos materiais, e não conseguem enxergar, um palmo diante de seus olhos.

    Escrevo assim, para observar com todo o cuidado, o estado de espírito daqueles que desejam agradar ao Senhor, nosso Deus, e ao senhor deste mundo, em um só tempo. Impossível!

    Sou grato ao Senhor por sua vida.

    O Senhor seja contigo, nobre pastor e amigo,

    O menor de todos.

    ResponderExcluir
  2. Caro pr. Newtonn Carpintero,

    A Paz do Senhor!

    Sua visita por aqui é sempre uma honra para este blog.

    Continuemos em nossa marcha e tentativa de sempre fazer o melhor no reino de Deus, ainda que já sabendo que mesmo depois de tudo feito, seremos considerados como "servos inúteis" rsrs
    Só pelo fato de servirmos ao Senhor já valeu a pena todo o esforço.

    Um grande abraço!

    Seu conservo e admirador.

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...