quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ninguém dá e todo mundo desce - Presidente Lula





NINGUÉM DÁ E TODO MUNDO DESCE

“Ninguém dá e todo mundo desce”, foi a frase do nosso Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se referindo ao posicionamento dos líderes mundiais que preferem mostrar força, ao invés de “sentar na mesa de acordo”, ao falar sobre o acordo nuclear com o Irã.

Não quero me referir aqui ao cerne da questão, até porque vejo um heróico esforço pacificador do presidente Lula nessa causa, ainda que eu mesmo não saiba mensurar se isso trará algum resultado. Nosso presidente não está candidato, nem quero aqui fazer política com isso, mas apenas refletir sobre o fato.

Neste post, quero me ater simplesmente à frase em si, que entendo não ser de bom alvitre para quem se expressa oficialmente no exercício da presidência da República, discursando na noite de ontem, quarta-feira, durante a abertura da 4ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Será que não haveria outro termo na língua portuguesa que nosso mui digno presidente pudesse usar, de modo que fosse entendido?

A frase é de dúbia interpretação, e vem de origem popular, porém não pura nem inocente, mas de quem quer forçar outro à prática de ato sexual proibido, à força.

O pior é que, a frase citada não ocorreu nem mesmo em momento informal ou de descontração, mas oficial, e todos, ou pelo menos a maioria achou graça.

É lamentável que um exemplo assim esteja estampado nos principais jornais de hoje, e desde ontem à noite como chamada em diversos jornais televisivos da nação, e creio que do mundo inteiro.

Seria esse um exemplo para os nossos jovens e crianças?

Que Deus tenha misericórdia de nós!

Pr. Carlos Roberto Silva

8 comentários:

  1. Que adina se ele viese con frases eruditas e fosse um canalha?

    Ah eu gostei da frase, o presidente fala a lingua do povo.
    chega de puritanismo né pasotr?

    ResponderExcluir
  2. Pr. Carlos, a Paz do Senhor!

    Prezado Pastor, não só nesta frase, mas, em outras muitas tenho visto o parco pronunciar de nosso digníssimo representante maior da República Federativa do Brasil.Provavelmente a ausência de instrução educacional e paterna, aliada a sua habitual forma grotesca de se comunicar tenha cimentado essa sua maneira aética de se relacionar com o POVO, a imprensa nacional e internacional. Os que o rodeiam, até o louvam com ovacionada aprovação equivocada nessa desconstrução. Quantos outros Presidentes se manifestam com impropérios e tamanha impudência e desrespeito para com a sua Nação de forma tão asquerosa e rotineira?

    Não observo diferença entre Lula e FHC,ou quaisquer dos seus antecessores, exceto pelo linguajar polido daqueles(ainda que não verdadeiro na essência, também), poupando-nos da vergonha artilharia que suas falas alimentam TV, Rádio, Jornais e Revistas, Internet..., fazendo de si uma piada.

    Inclusive seus "escalões menores", se comportam de forma natural e saudável, como se espera de um representante; atentando que nem todos comungam com uma forma XUCRA, como a que vem sendo aplicada por Lula. É minha humilde opinião de cidadão brasileiro.

    Entre tantos, cito apenas um exemplo bíblico: "O homem de Belial, o homem vicioso, anda em perversidade de boca." - Prov. 6.12 ARA.

    Abraços,

    Gilvan Paz

    ResponderExcluir
  3. Prezado(a) comentarista anônimo (a),

    A Paz do Senhor!

    Veja como são as coisas, pensamos igualmente, pois também não concordo com canalhas, mas quem disse que para ser sério e honesto não se pode ter um mínimo de erudição?

    Creio que temos eruditos sinceros e também canalhas, assim como pessoas sem erudição, algumas sérias e outras canalhas.

    A questão não é essa!

    Seu comentário foi muito bom, da próxima vez se identifique.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  4. Caro Gilvan Paz,

    Graça e Paz!

    Grato pela honrosa participação.
    Seus comentários sempre agregam valores aos posts deste singelo blog.

    Creio que o nosso Presidente Lula, já demonstrou desenvoltura suficiente, independente da sua formação educacional, inclusive o vejo como um verdadeiro autodidata, no entanto, creio que mistura o palanque eleitoral com o exercício da presidência.

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  5. Pastor Carlos, em 8 anos de presidencia o Lula sempre usou termos assim, Pq agora justamente em ano eleitoral o Nobre Pastor resolveu criticar? Ele não é candidato, porem é a principal referencia pra candidatura do seu partido.
    Na minha opinião é mais produtivo discutir o programa de governo dele, como politica externa, economia, saúde, segurança e etc, a discutir s linguagem usada por ele.
    Sinceramente não entendo. Alias Entendo mas é melhor se não entendesse.

    ResponderExcluir
  6. Caro Pastor Carlos,
    Embora a paz seja SEMPRE o melhor dos mundos, é ingenuidade pensar que nosso presidente está assim tão preocupado com a paz mundial. A corrente ideológica a qual ele pertence é claramente antiamericana, como também contra "tudo o que está aí". Ele está usando a questão do Irã como pretexto para atacar as grandes potências mundiais. Esse é o verdadeiro motivo. O fato de alguém estar pregando "paz" não significa que ele seja bom. Há casos na História, como ocorreu com Hitler na Alemanha (o engraçado é que eles têm a mesma opinião sobre os judeus), que a "paz" é desculpa para omissão, que no final traz um prejuizo muito maior. Ele não é o paladino da democracia como parece ser. Na verdade, quem ele defende mesmo são os seus amigos que seguem a sua linha ideológica (Hugo Chaves, Castro, Muamar Kadafi, Manoel Zelaya, etc).
    A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  7. Caro anônimo,

    Estou falando daquilo que entendo ser pertinente ao meu raio de ação.

    Creio que plano de governo, com certeza está sendo discutidos em fóruns competentes.

    Seu comentário é pertinente com aquilo que vc. pensa, porque insiste em não se identificar?

    Amplexos,

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  8. Caro Oziel,

    Grato pela sua honrosa participação.

    A idéia do posto não é a política, mas a linguagem utilizada, mas de qualquer forma está aí publicado seu pensamento.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...