sábado, 19 de março de 2011

Paulo Gomes Barbosa - Ex-Prefeito de Santos - Nota de Falecimento - 19.03.2011


Paulo Gomes Barbosa - Ex Prefeito de Santos



Morreu na tarde deste sábado, em São Paulo o ex-prefeito de Santos e ex-presidente da Câmara, Paulo Gomes Barbosa (PSDB). Ele tinha 73 anos e se recuperava de uma cirurgia no coração, no Hospital da Beneficência Portuguesa na Capital.



O velório do ex-prefeito será realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Santos e deve começar por volta das 18 horas. 

Paulo Barbosa se recuperava de uma cirurgia cardíaca na Beneficiência Portuguesa de São Paulo e morreu às 14 horas. O enterro será no Memorial Necrópole Ecumênica. O ex-prefeito já realizava tratamento para o coração na Beneficência e a operação ocorreu no dia 7 de março. 

Ele permaneceu internado devido a complicações nos pulmões e nos rins, após o procedimento cirúrgico. O quadro clínico se agravou na sexta-feira. 

Paulo era casado com Maria Ignez Pereira Barbosa e teve cinco filhos: Rosane, Christine, Adriane, Paulo Eduardo (delegado de polícia) e Paulo Alexandre Barbosa, secretário de Estado do Desenvolvimento Social.

Nascido na pequena cidade mineira de Jequitinhonha em 5 de dezembro de 1937, Barbosa se tornou um ícone da política santista, com uma trajetória marcada por quatro mandatos políticos.

Chegou a Santos aos 2 anos de idade com a família, em busca de uma vida melhor. Passou a infância e adolescência no Morro do Pacheco e começou a trabalhar aos 8 anos como feirante, engraxate e lavador de carros para complementar a renda de casa.

Na Rua XV de Novembro, Barbosa despontou como corretor de café e chegou, aos 37 anos, à presidência da Bolsa Oficial do Café, dirigindo as atividades da casa entre 1974 e 1977.

Neste período, a Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido do governo militar, já se aproximava de Barbosa para prepará-lo para assumir um cargo político na cidade. Mas somente em 29 de janeiro de 1980 é que foi nomeado prefeito de Santos pelo então governador de São Paulo, Paulo Maluf.

Ele governou a cidade entre 1980 e 1984. Foi o primeiro presidente da Câmara a ser eleito por unanimidade. Comandou o Legislativo santista no biênio de 2005/2006. Foi vereador por duas legislaturas (2001/2004 e 2005/2008)



Origem humilde


Paulo nunca escondeu sua origem humilde. Começou a trabalhar aos 9 anos para sustentar a família. Foi engraxate, office-boy e sua vida começou a mudar quando entrou em uma exportadora de café. 


Aprendeu cedo o ofício e se tornou o primeiro brasileiro a vender café para o Leste Europeu. Chegou a ir 44 vezes à Russia, em razão do café.

Fonte: A Tribuna

2 comentários:

  1. kharis kai eirene

    Lamentamos o falecimento do sr. Paulo Gomes Barbosa. O Senhor console a família enlutada.

    ResponderExcluir
  2. É com grande pesar que me foi informado a passamento do Sr. Paulo Gomes Barbosa: estudei com sua filha Rosane e aproveito a oportunidade para mostrar minhas mais sinceras condolências.
    Maria Teresa Prado Gomez.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...