quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Morreu o Jornalista JOELMIR BETING - 29.11.2012


Joelmir Betting - Nota de Falecimento


Morreu no início da madrugada desta quinta-feira (29) o jornalista Joelmir Beting, aos 75 anos. Ele estava internado desde o dia 22 de outubro no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e, no domingo (25), sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVE). Nesta quarta-feira (28), o hospital Albert Einstein informou que o jornalista estava em coma irreversível. O corpo de Joelmir Beting será velado a partir das 8h, no Cemitério do Morumbi, na Zona sul. O velório vai ser aberto ao público. A cremação ocorrerá no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, às 16h, numa cerimônia restrita à família.

Biografia

Nascido em Tambaú, interior de São Paulo, começou a trabalhar nas plantações da propriedade de sua família aos sete anos. "A minha origem é, de certa forma, de boia-fria", lembraria o jornalista em entrevista à revista Imprensa em julho de 2012.[2] Depois de ser coroinha na igreja da cidade, o padre Donizetti Tavares de Lima arrumou-lhe o primeiro emprego, na rádio de Tambaú, aos quinze anos.[2]

[editar]
Formação acadêmica

Em 1957, aos dezenove anos de idade, Beting foi para São Paulo onde estudou Sociologia na Universidade de São Paulo, na mesma turma de nomes como Ruth Cardoso e Francisco Weffort.

[editar]
Carreira

Ainda em 1957, durante o período universitário, iniciava sua carreira jornalística, como repórter esportivo nos jornais O Esporte e Diário Popular. Deixou a área esportiva dois anos depois, quando deixou sua paixão pelo Palmeiras falar mais alto na transmissão de um Derby Paulista pela Rádio Panamericana e quase foi agredido pela torcida corintiana.[2]
Foi contratado em 1966 pela Folha de S. Paulo para lançar a editoria de Automóveis, fruto da repercussão de sua tese do curso de Sociologia ("Adaptação da mão de obra nordestina na indústria automobilística de São Paulo"), que fora publicada pelo Diário Popular na íntegra.[2] Dois anos depois lançou a editoria de Economia do mesmo jornal, lançando uma coluna diária a partir de 1970.[2] A coluna tornou-se célebre por desmistificar a economia numa época de inflação astronômica e reiteradas medidas desastradas do governo.[2] É de lá que nasceram alguns dos "bordões" de Joelmir, como "Quem não deve não tem" e "Na prática, a teoria é outra".
Paralelamente à coluna na Folha (que transferiu para O Estado de S. Paulo em 1991), Joelmir passou, ainda em 1970, a participar de programas de rádio, na Jovem Pan, e de televisão, naRecord[2], onde se tornaria conhecido do grande público, com suas participações nos telejornais da Rede Globo, onde permaneceu entre agosto de 1985 e julho de 2003. O início na TV foi em 1970, com o programa Multiplicação do Dinheiro, que funcionava como uma mesa-redonda sobre assuntos econômicos, com participação dos economistas Eduardo Suplicy e Miguel Colassuono. Em 1974 foi contratado pela Rede Bandeirantes, onde ficaria até a sua estreia na Globo. Na Band, ancorou o Jornal Bandeirantes, ao lado de Ferreira Martins, além de fazer comentários de economia e reportagens especiais.
O mesmo aconteceu na Rádio Bandeirantes, onde fazia um comentário diário no programa O Trabuco, de Vicente Leporace. Com a morte deste, em abril de 1978, juntou-se a José Paulo de Andrade e Salomão Ésper para apresentar o Jornal Gente, criado no dia seguinte ao acontecido. O trio voltaria a reunir-se em 2003, quando Joelmir foi novamente contratado pela Bandeirantes. Entre os anos 1980 e 1990 foi também comentarista das rádios Excelsior e CBN. No início do canal por assinatura Globonews, em 1996, foi um dos apresentadores do programa Espaço Aberto.
Alguns de seus mais célebres trabalhos na TV são o primeiro debate entre candidatos a eleições, na Band, e a entrevista com os membros da equipe econômica de Fernando Collor em março de 1990, quando Zélia Cardoso de Mello e Ibrahim Eris, entre outros, foram surpreendidos por Joelmir, Lilian Witte Fibe e Paulo Henrique Amorim, então especialistas em economia da emissora. Quando Amorim detalhou uma das principais medidas do Plano Collor, o confisco, Joelmir teve uma curiosa reação, como descrita pela revista Imprensa: "Encarando a câmera, [ele] arregalou os olhos e escancarou a boca, como se informasse, bem didaticamente, a reação apropriada para a medida: espanto."[2] A imagem seria usada pelo Jornal do Brasil no dia seguinte, sob a manchete "A cara da nação".[2]
Exerceu a função de editor e comentarista econômico do Jornal da Band, apresentado por Ricardo Boechat, participou do Jornal Gente e do Jornal Três Tempos, da Rádio Bandeirantes, e participou do programa esportivo Beting&Beting com seu filho Mauro e seu sobrinho Erich, no canal fechado BandSports, além de fazer comentários para o Primeiro Jornal e o Jornal da Noite, na Band, e para o canal de notícias BandNews. Joelmir também apresentou o Canal Livre, programa que trata dos principais assuntos atuais, exibido aos domingos.
É atribuída a Joelmir a ideia de premiar Pelé com uma placa comemorativa em homenagem a um de seus mais belos gols, feito no Maracanã contra o Fluminense.[carece de fontes] Desse fato surgiu a expressão "Gol de Placa", sempre dita pelos profissionais de futebol do país quando descrevem um gol de rara beleza e muito difícil de ser feito.
Joelmir morreu em 29 de novembro de 2012 em São Paulo, em decorrência de um AVC Hemorrágico, no Hospital Albert Einstein, após passar mais de um mês internado para tratar de doença autoimune.[3] Tinha dois filhos, Gianfranco, publicitário e especialista em aviação, e Mauro, jornalista e comentarista esportivo da Rede Bandeirantes.
Fonte: Wilkipédia

2 comentários:

  1. MORRE JOELMIR JOSÉ BETING-JORNALISTA E SOCIÓLOGO
    -
    Acróstico-informativo nº 4708
    Por Sílvia Araújo Motta/Belo Horizonte/MG
    -
    M-Madrugada de 29 de novembro de 2012,
    O-O Jornalista e Sociólogo pela USP, não
    R-Resistiu aos atendimentos médicos, que então
    R-Revelaram o AVE:Acidente Vascular Encéfalo...
    E-Em 21-12-1936, marcada data do nascimento de
    -
    J-Joelmir, em Tambaú, interior de São Paulo.(75 anos)
    O-O Profissional deixou contribuição ao jornalismo,
    E-Economia e Comunicação; como Palestrante
    L-Liderava audiência; Debatedor na Televisão!
    M-Manteve excelente relacionamento familiar! Filho de
    I-Imigrantes alemães, um profissional marcante;
    R-Revelou-se criativo! Do Jornalismo esportivo ao
    -
    J-Jornalismo Econômico, de forma clara e natural.
    O-Os Planos da Economia Brasileira receberam
    S-Suas informações sobre Cruzado e Cuzeiro...
    É-Esteve na Rede Globo de TV de 1985 a 2004.
    -
    B-Bem jovem, foi ajudante do Padre Donizete:
    E-Ele que lhe encaminhou ao 1º emprego na Rádio.
    T-Teve Carreira brilhante na Rede Bandeirantes.
    I-Integrado paralelamente, às Colunas de Jornais,
    N-Nos artigos para Imprensa! Casado com Lúcia,
    G-Garantiu amor também aos filhos:Mauro e Gianfranco.
    ---DESCANSE EM PAZ!---
    ---Belo Horizonte, 22 de setembro de 2012.
    Email: clubedalinguaport@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. QUANDO O CORAÇÃO SILENCIA
    -
    Homenagem acróstica nº 4448
    Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/ Brasil
    -
    Q-Quando o coração quase silencia,
    U-Um espaço infinito ouve forte grito:
    A-Ai...da língua que ainda pronuncia
    N-No som do passado e enlaça o mito,
    D-De um verdadeiro relacionamento,
    O-Onde o sonho foi azul no pensamento!
    -
    O-O tempo fez nascer decepção, tristeza
    -
    C-Com o lamento que se levanta e canta
    O-O prazer das realizações, com certeza,
    R-Razões de sobra que à cultura encanta;
    A-Agora, o coração já não pode bater...
    Ç-Calou-se e de repente, a vida mudou!
    Ã-A bússola do desencanto veio trazer
    O-O tristonho ponteiro quebrado do rumo sul;
    -
    S-Sem forças para enxergar o rumo norte
    I-Indaga: -ONDE FOI QUE EU ERREI?
    L-Limita-se a esperar a própria MORTE
    E-Enfrentando-a com necessária fortaleza,
    N-Natural que o SER HUMANO, deve ser
    C-Capaz de aceitar, com sua imperfeição:
    I-Irradiando Esperança e Fé na Eternidade,
    A-À LUZ da REAL PAZ transcendental.
    -
    Email:clubedalinguaport@gmail.com

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...