sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Proclamação da República - Feriado de 15 de Novembro

Marechal Deodoro da Fonseca
DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Muito embora o acesso à informação esteja democratizado e ao alcance da maioria, infelizmente a educação por parte das escolas, diminuiu a qualidade, principalmente no tocante  de ensino fundamental. As aulas de história e, em especial as de Educação moral e cívica, parecem não terem mais a mesma importância e atenção.

Por esse motivo, é muito comum alunos não terem a menor ideia das datas cívicas, símbolos pátrios, hinos, etc...muito menos o que significam.

A propósito do feriado nacional de hoje, 15 de Novembro de 2012, registro abaixo um resumo do porque comemoramos o DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA.

Introdução
A regime monárquico existiu no Brasil entre os anos de 1822 a  1889. Neste período o país teve dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II.

Causas
- Crise e desgaste da Monarquia - o sistema monárquico não correspondia mais aos anseios da população e às necessidades sociais que estava em processo. Um sistema em que houvesse mais liberdades econômicas, mais democracia e menos autoritarismo era desejado por grande parte da população urbana do país.

- Forte interferência de D. Pedro II nas questões religiosas, que provocou atritos com a Igreja Católica.

- Censura imposta pelo regime monárquico aos militares. O descontentamento dos militares brasileiros também ocorria em função dos rumores de corrupção existentes na corte.

- Classe média e profissionais liberais desejavam mais liberdade política, por isso muitos aderiram ao movimento republicano, que defendia o fim da Monarquia e implantação da República.

- Falta de apoio da elite agrária ao regime monárquico, pois seus integrantes queriam mais poder político.

- Fortalecimento do movimento republicano, principalmente nas grandes cidades do Sudeste.

A Proclamação
Na capital brasileira (cidade do Rio de Janeiro) em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que derrubou a Monarquia e instaurou a República Federativa e Presidencialista no Brasil.  No mesmo dia foi instaurado o governo provisório em que o Marechal Deodoro da Fonseca assumiu a presidência da República.

2 comentários:

Pb Israel disse...

A Paz do Senhor Pr Carlos.

Parabéns por destacar o que representa o feriado do dia 15 de novembro. Realmente nas escolas a ênfase a questões que envolvem a história e que representam valores morais, tem sido muito pouco destacadas.
Nesta semana, por exemplo, efetuando aula a alunos do 5ºano sobre prevenção às drogas, perguntei-lhes sobre o que representava o feriado em destaque e infelizmente não souberam responder.

Fique na Paz
Pb Israel.

Pastor Edinaldo Domingos disse...

Amado Pr. Carlos Roberto, a Paz do Senhor.

Lembro da época em que estudei o primeiro grau, (hoje ensino fundamental) existia as displinas Moral e Cívica e OSPB, que davam importância a esses assuntos. Infelísmente hoje estas disciplinas não existem mais.

parabéns pela a observação importantissima sobre o assunto.

Um forte abraço

Pastor Edinaldo Domingos.
AD em Coronel João Pessoa - RN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...