sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Velório do Pr. João Kolenda Lemos - Uma celebração pela vida e obra do mestre


O velório do Pastor João Kolenda Lemos se transformou em ume verdadeira celebração da vida e obra do patriarca do ensino teológico nas Assembleias de Deus no Brasil

O velório do já saudoso Pastor João Kolenda Lemos, aconteceu no dia de ontem - 29.12.2012, na capela do IBAD - Instituto Bíblico das Assembleias de Deus com sede em Pindamonhagaba - SP, no Vale do Paraíba, instituição fundado por ele e sua esposa Rute Dóris Lemos, que já dorme no Senhor desde Outubro de 2009.

O velório verdadeiramente se transformou em um encontro de ex-alunos, professores, familiares, autoridades civis e eclesiásticas, ocasião en todos agradeceram a Deus pelos 90 anos em que o Eterno permitiu o Pastor Kolenda, como era chamado, estar entre nós.

No período da manhã, de maneira informal, os familiares receberam os que compareceram na Capela do IBAD, e ali lembraram histórias interessantes vividas por cada um com o velho mestre.

Às 14h teve início o culto de Ação de Graças e Celebração pela vida, como cada um dos filhos presentes fez questão de ressaltar.

O culto constou da seguinte programação e liturgia:

A Direção do culto esteve a cargo do Pastor Mark Lemos, filho, Diretor do IBAD e Presidente da Assembleia de Deus - Ministério do IBAD.

Palavra de abertura e oração inicial com o Pr. Carlos Roberto Silva - Vice Presidente Executivo da COMADESPE - Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo e Outros, que falou em nome do Presidente da Convenção, Pr. Josias de Almeida Silva, dos demais Diretores presentes a saber: Pr. Esdras Carlos Guimarães - Segundo Vice Presidente, Luiz Francisco dos Santos - Primeiro Secretário - Jessé Gonçalves Sobra - Terceiro Secretário e Levi Agnaldo dos Santos - Secretário Adjunto, além dos demais pares da Comadespe, além de falar em nome da Comadespe Feminina,na pessoa da sua presidente irmã Sarah Virgínia Silva e Silva.
Foi lembrado ainda na ocasião, que a COMADESPE tem 42 anos de fundação, sendo a primeira convenção paulista registrada junto à CGADB - Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, e o Pr. João Kolenda Lemos foi seu co-fundador, pois figura entre os filiados fundadores, e dela nunca saiu até sua partida para a eternidade.

Hinos congregacionais da Harpa Cristã: Regidos com maestria pela ex-aluna OSANA SILVA de São Paulo.
509 - Ao passar o Jordão
203 - Deixai as ilusões
304 - A face adorada

Leitura Bíblica Oficial - Pr. Davi Nobre Rocha - Salmo 116: 1-15 - Ex aluno do Ibad e Pastor Presidente da Assembleia de Deus em Rio Comprido - RJ

Oração pós Leitura Bíblica - Pr. José Bernardo Filho - Ex-aluno, Presidente da AMME e Pastor da Igreja Batista Nova Jerusalém em São Paulo.

Palavra de Saudação aos presentes por ilustres ex-alunos presentes, a saber:
- Pastor Celso Brasil - AD em Niterói
- Pr. Eude Martins - SBB - Sociedade Bíblica do Brasil
- Pr. Hidekazu Takayama - Conferencista e Deputado Federal - Curitiba - Pr.

-APRESENTAÇÃO DE VÍDEO SOBRE A VIDA E TRAJETÓRIA DO PASTOR JOÃO KOLENDA LEMOS

Todos os ex-alunos que se manifestaram, assim como os que foram entrevistados no vídeo em apreço, inclusive os familiares, esposa (in memorian) deram testemunhos das qualidades, ações e talentos do saudoso mestre. Uma palavra unânime manifestada por todos: "Minha vida mudou após ter estudado no  IBAD em Pindamonhagaba"

Pela sua família ascendente falou seu irmão Pastor Edson Kolenda, o qual de forma emocionada pediu que se manifestasse todos os ex-alunos presentes, momento em que a maior parte do plenário presente ficou em pe. Momento de emoção. Em seguida o Pastor Edson Kolenda se dirigiu aos filhos, e orientou-os a cuidarem do legado deixado pelo pai, usando a "capa" na hora certa, se referindo ao epísódio do profeta Eliseu que herdou a capa do profeta Elias.

Na sequência falaram os seguintes familiares:

- Raquel e Pr. Cláudio - Filha e genro (muita emoção ao leres a mensagem de seus filhos)
- Pr. Felipe Câmara em nome de seus irmãos que não puderam estar presentes
- Rebeca e Pr. Samuel Câmara - (muita emoção ao exibirem vídeo dos filhos não presentes, exibição de um metro utilizado pelo Pastor Kolenda e comparação da homenagem da honra dada por Deus a Mardoqueu)
- Elba e Mark Lemos - Leitura de Mensagens enviadas pelos seus filhos, demais parentes, amigos e do Excelentíssimo Senhor Geraldo Alckmin - DD. Governador do Estado de São Paulo, Ex-Prefeito Municipal de Pindamonhagaba e amigo pessoal do Pastor Kolenda.

Várias autoridades civis e eclesiásticas foram consideradas bem vindas e agradecida suas presenças, entre elas o atual Prefeito e o Prefeito Eleito do Município de Pindamonhagaba-SP.

Vale ressaltar o clima de saudade, mas muito maior o de gratidão a Deus pela vida do pastor Kolenda. O momento serviu de recordação, quando cada orador relembrou frases, situações e momentos especiais vividos ao lado do Pr. João Kolenda Lemos. Isso proporcionou momentos especiais de lembranças, choro, risos, aplausos e louvor a Deus.

Pr. João Kolenda Lemos, exerceu o ministério pastoral por 71 anos consecutivos, tendo fundado o IBAD - Instituto Bíblico das Assembleia de Deus em 1.958, o que lhe motivou muitas pressões ministeriais, considerando ser a novidade uma inovação não aceita dentro da nação assembleiana daquela época, mas venceu através da oração, fidelidade a Deus e à denominação e persistência no seu trabalho.

De acordo com as manifestações, em todos esses anos, cerca de 20.000 alunos foram mentoriados por ele, os quais estão exercendo seus ministérios, espalhados pelos cinco continentes da terra.

A oração final do culto ficou sob a responsabilidade do representante do Conselho Administrativo do IBAD, irmão Joel de Oliveira, filho do saudoso pastor João de Oliveira.

"Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem." Apocalipse 14:13

9 comentários:

  1. Oremos pela família enlutada, mas fica o legado desse grande homem de Deus que foi JOÃO KOLENDA.
    PArabens pr. Roberto e Comadesp que compareceram em peso.

    Registro aqui a ausencia do presidente da CGADB e do presidente da CPAD.
    Friso que joão Kolenda e sua esposa fizeram parte da CPAD, e ausencia desses senhores da CPAD e CGADB e de seus representantes, só nos mostra que eles são realmente políticos. Que coisa Triste!

    PResbitero Manoel da Guia de Morais

    ResponderExcluir
  2. Ola Pr. Carlos, Paz!

    Quero lhe agradecer por sua presenca, bem como de varios pastores da COMADESPE no velorio e funeral de meu pai, Pr. Joao Kolenda Lemos. Sei que voce eh uma pessoa muito ocupada viajando milhares de kilometros por mes a servico da COMADESPE. Muito obrigado.

    Desejo que voce e Irma Sara tenham um prospero e abencoado 2013.

    Abracos!


    Mark Lemos

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo e pastor Mark Lemos,

    Graça e Paz!

    Saiba que a obra realizada pelo seu querido pai, assim como o legado que deixa para as gerações futuras, honram sobremaneira a todos nós da COMADESPE, principalmente por ter sido ele do grupo fundador.

    Particularmente, fui edificado e abençoado por Deus ao ter o privilégio de ter participado de tão seleto grupo de pessoas, as quais puderam ouvir relatos que dignificam um verdadeiro Homem de Deus e glorificam o nome do Eterno, no Culto de Celebração pela vida do Pastor João Kolenda Lemos.

    Que o Senhor te revista da Sua graça e sabedoria para manejar a "capa" que a partir de agora, definitivamente está em suas mão.

    Deus te abençoe e prospere em tudo, e conte comigo naquilo que estiver ao meu alcance.

    Um grande abraço,

    Seu conservo e admirador,

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  4. Prezado Pr Carlos, de um assim me gloriarei eu... SEndo verdade a ausência da Cgadb, soa estranha, muito estranha!

    ResponderExcluir
  5. Pr Carlos
    Graça e Paz vos sejam multiplidadas
    Que o Eterno Deus e Pai das Misericordias console os nossos corações.
    Pr Kolenda combeteu o bom combate terminou a carreira e guardou a fé.
    Pr Jasiel Gonçalves Sobral

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Caro pr. Caros Roberto,

    A paz amado!

    É maravilhoso celebrar a Vida Eterna, quando o homenageado, viveu morto para o mundo.

    Só quem possue verdadeiramente a Cristo pode valorizar um momento como este. Momento em que pisadas foram deixadas nesta terra como exemplo de servo.

    O Senhor nos conceda este mérito e honra.

    O Senhor seja contigo, nobre pastor,

    O menor.

    ResponderExcluir
  8. Pr. José Welligton não aceita de jeito nenhum. cocorrente ao seu cargo, por isso queria desligar o pr. Samuel da CGADB no dia 04/01/2013.....

    ELe é mt democrático não é? rsrsr


    Queria por queria e na marra acabar com a eleição na CGADB não é? que coisa!


    Por isso que, com todos os defeitos do pr. Samuel, ele é umas 10 vzs melhor que o pr. José Welligton.


    Pr. Adenilson Silva-RJ

    ResponderExcluir
  9. Me perdoe os sr.s cristãos. Por que essa briga por poder entre vcs? Rever os conseitos meninos. obs. não generalizo digo alguns lideris. boa noite

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...