quarta-feira, 24 de julho de 2013

Papa Francisco, juventude e as Igrejas evangélicas

Papa Francisco

Por conta da Jornada Mundial da Juventude, o líder máximo da Igreja Católica Apostólica Romana acaba de chegar ao Brasil, reunindo milhares de jovens, tanto do Brasil como de dezenas de países do mundo.

Não sendo católico, não quero comentar os objetivos do evento, mas sim, refletir sôbre a sua estratégia, a qual me parece ser no mínimo inteligente.

A realização do evento, com o apoio e participação do Papa, incentiva a ala jovem do seu rebanho, assim como estreita o relacionamento com o futuro da Igreja que dirige, numa clara tentativa de minimizar ou mesmo estancar o visível esvaziamento provocado pelo desinteresse da juventude para com a igreja. Porventura não seria isso uma lição para nós evangélicos, digo isso no sentido do "quesito estratégia"? .

No passado, os grandes congressos de jovens, mormente nas Assembleias de Deus, eram em potencial, verdadeiros encontros onde nossa juventude era avivada e muitos chamados até mesmo para a obra missionária e ministério de forma geral.

Eventos que congreguem os jovens, dão visibilidade à força da Igreja, fazem com que os mesmos sintam que  não são  minoria no intramuros da denominação e ainda incentivam os anciãos, os quais visibilizam a continuidade do seu trabalho.

Fica aí um alerta para algo que fazíamos e deixamos de realizar. Ainda hà tempo!

A COMADESPE - Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo, ao discutir esse tema no plenário da 80a. AGO em Taubaté, decidiu e criou o CONSELHO DE ORIENTAÇÃO PARA A JUVENTUDE, cognominado CONSELHO DA JUVENTUDE, formado por jovens pastores, conselho esse que terá como finalidade fomentar e incentivar eventos regionais que unam a juventude dos diversos ministérios credenciados pela convenção.

O tema que foi sustentado pelo Pr. Edvaldo Florêncio da Silva, da AD em Bragança Paulista, teve vários debatedores, entre eles o Pastor Mark Jonathan Lemos que sugeriu a criação do Conselho, sugestão transformada em proposta que foi aprovada por unanimidade pelo plenário convencional.

5 comentários:

  1. Paz do Senhor. Também não sou católico romano, porém tenho que admitir: em questões estratégicas são imbatíveis. Apesar de os resultados não serem os esperados por esta igreja, pois ao menos em pesquisas, o número de fiéis diminui a cada ano. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente Parabéns pela 80ª AGO Taubaté e Matérias veiculas:

    A Paz do Senhor irmãos, segue a minha sugestão para a próxima COMADESPE, que tal a participação efetiva de Jovens com interesse ao Ministério(cooperadores, obreiros, diáconos), aproveitando a ida de seus país, teria o responsável pelo menorr, com credencial (pagando meia taxa / exemplo), sem direito a voto, somente a partir dos 16 anos com no sistema eleitoral do País., o que acham???? devemos preparar e para isso eles devem participar, seria uma honra ver meu filho participando juntamente comigo em uma COMADESPE, Escola Biblíca e etc..., tenho outras idéias também quanto ao controle de presença dos Ministros nestes eventos a própria credencial com tarjeta magnética poderia registrar a participação dos mesmos, gerando um relatório dos Ministro presentes, horário de chegada e datas que participou, Abraços à todos. a Paz do Senhor Jesus.

    José Luis Bernardo.
    AD CASA VERDE ALTA - MIN. SÃO PAULO

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor irmãos, segue a minha sugestão para a próxima COMADESPE, que tal a participação efetiva de Jovens com interesse ao Ministério(cooperadores, obreiros, diáconos), aproveitando a ida de seus país, teria o responsável pelo menorr, com credencial (pagando meia taxa / exemplo), sem direito a voto, somente a partir dos 16 anos com no sistema eleitoral do País., o que acham???? devemos preparar e para isso eles devem participar, seria uma honra ver meu filho participando juntamente comigo em uma COMADESPE, Escola Biblíca e etc..., tenho outras idéias também quanto ao controle de presença dos Ministros nestes eventos a própria credencial com tarjeta magnética poderia registrar a participação dos mesmos, gerando um relatório dos Ministro presentes, horário de chegada e datas que participou, Abraços à todos. Bernardo.

    ResponderExcluir
  4. A criaçao deste conselho da joventude dentro de uma convençao e um fato inédito e por outro lado histórico,que o senhor possa nos conduzi a um caminho de vitoria , que nao apenas as convenções estaduais possam ser despertadas como também nossa convenção geral nossa CGADB,possa fazer o mesmo,que pena que a juízo de conhecimento outros
    receba o reconhecimento pela coragem de um jovens " falante" mais que seja tudo para a gloria de Deus porque o maior reconhecimento vira dele,QUE JOVENS FALANTE SEJA LEVANTADO POR
    DEUS NESTA NAÇÃO E DENTRO DE NOSSAS CONVENÇOES.A JUVENTUDE E A FUTURA IGREJA. SOLO DEL GLORIA

    PR GINEILDO BISPO

    ResponderExcluir
  5. Wellington Antonio dos Santos29 de julho de 2013 às 00:35

    Hoje, nas redes sociais, fiz a seguinte postagem sobre a JMJ e a vinda do Papa.
    Boa leitura.
    Fiquem todos com a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Aspectos positivos da JMJ e do Papa Francisco no Brasil.

    Inicio meu comentário informando que sou evangélico ou se preferir pode me chamar também de católico (universal) apostólico (doutrina dos apostolos) cristocentrico (Cristo é o centro das doutrinas e da Igreja). Informo também que tive a oportunidade de conhecer as diversas mudanças no catolicismo, desde do ano 310 a 1950, e que tenho a amizade e companheirismo de muitas pessoas que professam a fé católica romana.
    Não sei se os 42,3 milhões de evangélicos do Brasil irão fazer a leitura deste texto, porém na verdade ele poderá ser lido e apreciado por todos e isso independente de qual seja seu segmento religioso. Ah, os ateus também podem apreciar este texto.
    Quero ainda fazer referência ao que o Apostólo Paulo orientou aos irmãos que estavam na cidade grega de Tessalônica, cidade onde ele chegou a ser procurado para ser preso, pois foi acusado de proceder contra os decretos de César, dizendo que há outro rei, Jesus (Atos 17:7). Paulo fez a seguite orientação: "Examinai tudo. Retende o bem" (1 Tessalonicenses 5:21). Para os irmãos da cidade de Roma, o Apóstolo ensinou: "A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
    "Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens" (Romanos 12:17-18). Por fim quero referenciar as palavras ditas por Salomão : "O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio" (Provérbios 11:30) e por Jesus: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (João 13:35). Percebe-se que é a sabedoria que contribui para ganahar as almas e que a marca do discipulo de Cristo é o amor. Então porque ser intolerante? Porque não conseguir encontrar virtudes nas pessoas? Então vamos lá. Permita-me apontar os aspectos positivos da JMJ e do Papa Francisco no Brasil.

    1. União.
    É louvável a união exercida pelas milhares de pessoas. A união possibilitou vencer diversos obstaculos entre eles os financeiros e geográficos. Isso serve de incentivo para todas as pessoas, religiosas ou não. Pois enfatiza a importância de estarmos unidos em propósitos, a fim de chegarmos ao que foi planejado. Opa, falando em planejado...

    2. Planejamento.
    Os organizadores e apoiadores da JMJ merecem como homanegem um certificado de excelência em planejamento. Já parou para pensar no desafio que é organizar esse evento? Prover comunicação adequada, articulação com os serviços de saúde, transporte, hotelaria, segurança e entre outros. Sem o devido planejamento o evento teria sido uma vergonha nacional, porém, demonstrou que teve a participação de pessoas comprometidas com o planejamento. Isso também serve de incentivo para nosso dia-a-dia. Certamente durante o planejamento eles estavam acreditando...Opa, falando em acreditar ....

    3. Fé.
    É preciso ter muita fé para acreditar que jovens de vários paises e o Papa estivessem numa cidade onde predomina a violência. Acreditar que mesmo num momemnto de protestos pelo páis o evento seria realizado de tal forma que garantiria a integridade fisica dos participantes. Acreditar que haveria patrocinadores. É mais um exemplo para todos nós. Acreditar sempre. E acreditar em amor. Opa, falando em amor.

    4. Amor.
    É evidente a expressão de amor dos jovens. O choro, o sorriso, em pé, sentados, frio, chuva, sol, cidade, praia....
    Somente pessoas que amam o que faz para sair de seus lares e percorrer as ruas professando a fé.

    Enfim, eu poderia passar o dia inteiro destacando as virtudes desse evento: renuncia, humildade, acolhimento, paz, perdão e entre outros.
    Independente das divergências teológicas, quero parabenizar a todos amigos católicos pelo evento realizado.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...