terça-feira, 15 de outubro de 2013

ROBERTO FARIAS - Arranjo musical do Maestro será destaque no Canadá

Roberto Farias - Maestro

O maestro é o coordenador dos Grupos Artísticos de Cubatão. A versão dele de “Tico-tico no fubá” será apresentada pela Orquestra Sinfônica de Kingston.

O maestro Roberto Farias tem mais uma de suas criações em destaque no exterior: o arranjo de “Tico-tico no fubá”, música mais famosa de Zequinha de Abreu, fará parte da programação da Orquestra Sinfônica de Kingston, do Canadá. A estreia naquele país será nos dias 23 e 24 de novembro.

Roberto Farias conta que, na semana passada, recebeu uma consulta da orquestra canadense, interessada no material. “As partituras e partes da versão estão disponibilizadas para aluguel pela Brazilian Music Publications, dos Estados Unidos. É esta editora que publica os meus trabalhos e me representa em território norteamericano. Neste ponto, a internet têm facilitado e muito a divulgação de arranjos musicais”, afirma Farias.

Essa música, na versão especial para orquestra sinfônica, já foi executada na Europa. A estreia aconteceu ano passado, na Bulgária, com uma ilustre plateia presente, inclusive, a presidente do Brasil, Dilma Roussef. O maestro brasileiro Ricardo Averbach, radicado no exterior, foi o regente do concerto na época e quem intermediou, também, junto à Kingston.

Outro arranjo de “Tico-tico”, para banda sinfônica, também foi destaque em março de 2013, na Espanha. A Banda de Música de Pontevedra incluiu-a no concerto que realizou no Teatro Principal de Pontevedra, com regência do maestro Antonio Henrique Seixas, regente titular da Filarmônica do Rio de Janeiro.

Para Farias, a apresentação da música no Canadá é mais uma oportunidade de divulgar a música brasileira e o potencial artístico de Cubatão, uma vez que é nascido no município e coordena os Grupos Artísticos Municipais. “A Música Brasileira já é muito respeitada lá fora e transcende estilos, épocas e até barreiras culturais. É grande orgulho para mim poder apresentar compositores geniais que temos no Brasil de maneira adequada”, comenta o maestro, em atividade há mais de 40 anos, desde que fundou a Banda Musical Afonso Schmidt, mais tarde oficializada Banda Musical de Cubatão e, hoje, Sinfônica da Cidade.

De qualquer maneira, é evidente o talento do maestro Roberto, que conseguiu elaborar versão bem mais próxima da ideia original criada no século passado, preservando a identidade da música. Classificada como “choro-sapeca” pelo próprio Zequinha de Abreu, “Tico-tico no fubá” tornou-se uma das canções brasileiras mais conhecidas de todos os tempos, encantando o público estrangeiro desde sempre. Já foi gravada pela pequena notável Carmem Miranda e se tornou tema de pelo menos cinco filmes norteamericanos nas décadas de 40 e 50.


Roberto Farias, pertence a uma família de músicos, tendo iniciado seus estudos musicais na Igreja Assembleia de Deus em Cubatão, onde seu saudoso pai, Pr. Jaconias Leite da Silva atuou como Pastor Vice Presidente. Roberto Farias foi responsável pela inclusão da cidade de Cubatão no  cenário musical brasileiro. Continua servindo ao Senhor, hoje na Assembleia de Deus na cidade de Santo André. Glórias ao Senhor pelos seus talentos e testemunho cristão. Parabéns!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...