sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Sarah Virgínia - Discurso em Homenagem ao Dia Círculo de Oração em Cubatão - 28.08.2014


Sarah Virgínia Silva y Silva

SARAH  VIRGÍNIA - DISCURSO PROFERIDO NO ATO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DO CÍRCULO DE ORAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE CUBATÃO

Círculo de Oração recebe homenagem em Ato Solene na Câmara de Cubatão


Excelentíssimo Sr. Vereador Wagner Moura
DD. Presidente da Câmara de Vereadores de Cubatão

Excelentíssimo Vereador Aguinaldo Araújo
DD Autor do Projeto de Lei que criou este ATO SOLENE  DEDICADO AO DIA DO CÍRCULO DE ORAÇÃO EM CUBATÃO, na pessoa de quem cumprimento todos os demais vereadores desta casa, bem como todas as autoridades presentes.


SENHORAS E SENHORES,

A PAZ DO SENHOR,

Foi com imensa honra e privilégio que recebi o convite para ser oradora deste ato solene tão significante para a nossa sociedade cubatense, e em especial para a Comunidade Evangélica de Confissão Pentecostal.

Na historia das Assembleias de Deus no Brasil, o Círculo de Oração é um marco que já completou 72 anos. O trabalho fundado em Recife no dia 06/03/1942 – Pernambuco, pela irmã Albertina Bezerra Barreto, falecida no dia 14/08/2008, aos 94 anos - hoje abrange todo o Brasil em várias denominações pentecostais e se expandiu também a outros países como Argentina, Estados Unidos e Japão.

Com surgiu o Círculo de Oração

A enfermidade da menina Zuleide, filha de Albertina foi à maneira pela qual Deus se utilizou para chamá – la a uma obra tão grande.
A menina não andava nem falava e os especialistas pelos quais foi consultada deram lhe apenas oito anos de vida.

Com fé em Jesus Cristo, o medico dos médicos, Albertina convocou algumas senhoras de sua igreja no bairro recifense de casa amarela, para ajuda-la em oração. Sete irmãs se prontificaram, foram Elas: Cecita Colaço, Malphara Bezerra, Maria do Carmo, Antônia Viegas, Ana de Souza, Otávia Pessoa e Maria José. Marcaram a primeira reunião para o dia 06 de março de 1942.

Estava assim iniciada uma nova e marcante atividade na igreja do Senhor: o CÍRCULO DE ORAÇÃO e, cumprindo-se a promessa de Deus na vida da irmã Albertina, sua filha Zuleide cresceu, andou e viveu até aos 49 anos de idade.

Como foi a escolha do nome

O nome, de acordo com relatos colhidos da fundadora, foi colocado por causa de um folheto que havia lido, cujo texto explicava que a oração era como um circulo nos céus. “Quando estávamos orando, lembrei-me da mensagem e disse: - "vamos circular os céus com as nossas orações


Como surgiu o Círculo de Oração em Cubatão, na Baixada Santista no Litoral Sul e Norte de São Paulo

No ano de 1961, quando chegou de Pernanbuco a irmã Maria Natividade de Oliveira, carinhosamente conhecida como irmã Natí, estranhou muito não existir em Cubatão, o Círculo de Oração, já naquela época, uma tradição em seu Estado de origem.

A irmã Natí havia feito um voto a Deus que, por bênçãos já recebidas da parte do Senhor, jamais se afastaria do Círculo de Oração, sendo que, pela não existência deste trabalho na igreja em Cubatão, certo constrangimento se fazia sentir em coração.

Nessa altura, a irmã Natí que morava nos fundos do templo, situado à Rua 15 de Agosto, no antigo Largo do Sapo, começou a fazer orações dentro de casa, todas as terças-feiras, no mesmo dia e horário em que se reunia o círculo de oração em São Lourenço da Mata - Pe.

Outras irmãs que também vieram de Pernanbuco, começaram a acompanhar essas orações a saber: irmã Germana, irmã Angelita Napoleão de Amorim, irmã Maria de Lourdes Norberto e irmã Maria Natanael.

O Pastor da Igreja na época, o irmão Henrique Lelis, ao saber dessas orações nos fundos da igreja, procurou a irmã Natí, para saber qual era o objetivo daquela atividade, ocasião em que foi esclarecido que, o objetivo, era Deus abençoar os esposos das irmãs, os filhos, a família em geral, a igreja,  os pastores, enfim, por todo e qualquer tipo de problema, sendo esclarecido também que no estado de Pernanbuco, este trabalho já era tradicional.

O Pastor Henrique Lelis, foi a Santos falar com o Pastor João Alves Corrêa, então  Presidente do Ministério, o qual veio imediatamente a Cubatão conversar com a irmã Natí em sua residência.

Após todos os esclarecimentos necessários, foi autorizado pelo Pastor Presidente, o início oficial do Círculo de Oração na cidade de Cubatão.

Foram escaladas como dirigentes, a irmã Germana como primeira, e a irmã Maria Anunciada como segunda.

Como na época estava em atividade as duas igrejas, sendo uma na rua 15 de Agosto e a outra no local onde é hoje a Rua Assembleia de Deus n° 251, logo também começou o Círculo de Oração na Rua Assembleia de Deus, tendo como sua primeira dirigente a irmã Ramona Trigo França, que foi sucedida pela irmã Terezinha Saloes Conceição e na sequência pela irmã Maria Lizete dos Santos Silva, esposa do Pastor Josias de Almeida, a qual continua sendo Coordenadora Geral do Departamento Feminino, e é assistida por diversas companheiras, tanto na Igreja sede bem como nas congregações.


Registra-se que, partindo de Cubatão, a instituição Círculo de Oração, foi expandindo-se, por toda baixada santista, litoral norte e sul.

Desde o seu inicio o Círculo de Oração, é semelhante a um exercito em marcha, preparado para a guerra. A igreja sabe que pode avançar contra o inimigo, pois conta com uma retaguarda composta de um batalhão de mulheres que, em oração, se prepara para auxilia – lá na peleja contra o mal.

Somadas à Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil, hoje com 103 anos, muitas outras denominações pentecostais são marcadas com muitos milagres, curas, batismos no Espírito Santo, e vidas restauradas pelo clamor e oração de mulheres de fé que frequentam o Círculo de Oração, dobrando os joelhos em favor dos aflitos, das lideranças, dos missionários, dos lares, e de todos os que confiam que Deus ouve e atende.

A Bíblia Sagrada nos orienta:

1.  Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5:17

2.  Irmãos, orai por nós. 1 Tessalonicenses 5:25

3.  Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, Efésios 6:18

4.  Jesus, nosso Mestre orou - E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. Lucas 6:12


Em sendo assim, hoje é dia festa, é dia de agradecimento e Ações de Graças, pois o Círculo de Oração está sendo homenageado pela sociedade cubatense.

Registro aqui o agradecimento de toda a comunidade evangélica pentecostal de Cubatão, ao nobre vereador, nosso irmão e Cristo Aguinaldo Araújo, por essa brilhante propositura,

Ao excelentíssimo senhor vereador Wagner Moura, mui digno presidente da Câmara Municipal de Cubatão, pela pautação da causa.

Aos todos os demais edis que formam a atual legislatura desta egrégia casa de leis, pela aprovação unânime do projeto de lei.

À Excelentíssima Senhora Professora Márcia Rosa de Mendonça Silva, nossa digna Prefeita de Cubatão, pela sensibilidade em sancionar a lei que oficializa o Dia do Círculo de Oração em nossa cidade.

A todos vocês, a gratidão sincera desse exército de mulheres de oração.

Saibam que assumimos aqui um sério compromisso, de cumprirmos a nossa bíblica missão de orarmos por todas as autoridades constituídas, mas em especial, com muito carinho por aquelas que, assim como vocês, reconhecem o valor da oração.

Salve o Dia do Círculo de Oração em Cubatão!

A Deus toda a glória!

Sarah Virgínia Silva y Silva

Um comentário:

  1. Muito lindo!!!

    Deus abençoe ricamente o árduo trabalho de nossas irmãs, que oram, clamam, choram, intercedem pelas milhares de almas ao redor do mundo e, especialmente, pelo rumo da Igreja... Saibam, minhas queridas, que o vosso trabalho não é vão no Senhor!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...