segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Brasil contra Israel: Dilma rejeita nomeação de embaixador


Dani Dayan teve nome rejeitado por pressão de movimentos esquerdistas


A presidente Dilma Rousseff avisou o governo de Israel neste domingo (20), rejeitando a nomeação de Dani Dayan como embaixador. A justificativa é que ele é um antigo dirigente colono em territórios que o governo brasileiro acredita pertencer aos palestinos.
Dayan vive em um assentamento nos chamados “territórios ocupados”. Por isso, os petistas entendem que ele seria o máximo representante de um movimento que a comunidade internacional rejeita plenamente.
Como a nomeação de Dayan foi aprovada dia 6 de setembro, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está em uma posição delicada.
Segundo noticiou o jornal Yedioth Ahronoth, 40 movimentos esquerdistas brasileiros questionaram a nomeação do representante israelense. Acusam-no de violar o direito internacional nas comunidades palestinas. Alguns desses mesmo movimentos apoiam a Coreia do Norte, por exemplo.
Dayan é empresário, nascido na Argentina e tem 59 anos, tendo mudado para Israel aos 15. É formado em Economia, tinha uma empresa de software e foi presidente do Conselho Yesha de assentamentos judaicos na Cisjordânia, entre 2007 e 2013.
Ele está envolvido na diplomacia pública israelense dentro e fora do país nos últimos anos.  Como lembrou o jornal israelense Yedioth, quando se nomeia um embaixador “o governo transfere seu nome ao país”.
Dani e Ben
Benjamin Netanyahu e Dani Dayan.
“A rejeição à nomeação é um fato quase insólito, embora se o país anfitrião não o deseja, costuma enviar mensagens por canais diplomáticos para evitar uma rejeição oficial que provoque uma crise entre os dois países”.
Netanyahu se vê num dilema. Pode ceder e nomear outra pessoa, o que geraria críticas dentro de Israel, ou insistir na nomeação e ver surgir uma barreira para seu governo de maneira aberta e oficial no Brasil.
Israel considera o Brasil um país estratégico nas suas relações com a América Latina. Além disso, no governo petista vem sendo censurado por conta de suas políticas relacionadas ao conflito com os palestinos.
O episódio do embaixador rejeitado é mais um episódio que mostra o enfraquecimento das relações entre os dois países.
Ano passado, o Brasil condenou Israel por ter revidado os ataques palestinos e bombardeado Gaza. Na época, o porta-voz do Ministério do Exterior, Yigal Palmor chamou o Brasil de “anão diplomático”. Este ano, o governo brasileiro oficialmente se negou a continuar reconhecendo Jerusalém como capital de Israel.
A postura do governo Dilma contra Israel já rendeu críticas severas de deputados brasileiros como Marco Feliciano (PSC/SP), que assinou um artigo onde criticava a incoerência petista. Enquanto no Brasil apoia política e economicamente movimentos como o MST, conhecido por suas invasões, no exterior “acostumou-se a flertar com terroristas, ditadores, golpistas, a negociar com governos ditatoriais, dar apoio a facínoras que investem mais em bombas atômicas do que em saúde, educação e infra-estrutura para o povo”.
Com informações de Times of Israel via Gospel Prime

3 comentários:

  1. O Brasil desempenhou papel importantíssimo na criação do Estado de Israel em 1948 com o embaixador Oswaldo Aranha, que pela sua atuação poderia até ganhar o Nobel da Paz na época. Porém, em 1979 na época da ditadura, aceitou a instalação de um escritório da OLP (Organização para Libertação da Palestina), considerada uma organização por trás de ações terroristas contra Israel. Isto enfraqueceu as relações. Agora, nos anos de governo petista, tem se distanciado mais ainda, inclusive se aliando a inimigos declarados de Israel, como por exemplo o Irã, que tem como objetivo principal exterminar Israel. Infelizmente,se continuar assim, o país estará no meio das nações que futuramente sofrerão o juízo de Deus, como na profecia bíblica de Joel no capítulo 3.

    ResponderExcluir
  2. Estamos sentindo o veneno desse desgoverno ateu comunista, anti-semita, anticristão. Que Deus, pelo amor aos milhões de cristãos brasileiros nos livre de coisa pior.

    ResponderExcluir
  3. Que a Dilma reconheça ou deixe de reconhecer,não fará diferença! Brevemente ela terá que aceita,juntamente com a capetada dos PTralhas,ISRAEL COMO CAPITAL DO MUNDO!ISTO DURANTE O REINADO DE CRISTO! Sinto nojo de todas as atitudes diabólica deste partido! O pior que quem sofre é a nossa nação,pois está escrito: Abençoarei os que te abençoares... muitos crentes, sem conhecimento bíblico,votaram nesta quadrilha que vive assaltando descaradamente o Brasil! Mas eu tenho certeza que o Deus de Daniel, que tira rei e estabelece rei,vai varrer o PT do Brasil e manda-los pra Cuba!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...