quarta-feira, 25 de maio de 2016

Polícia faz buscas em escritório do Google na França


Procuradoria investiga fraude fiscal; há 100 agentes no local, diz jornal

A polícia francesa realizou uma operação de busca e apreensão no escritório do Google em Paris, na França, nesta terça-feira (24), como parte de uma investigação por fraude fiscal.
Segundo o jornal francês "Le Parisien", cerca de 100 investigadores fazem parte da operação. A polícia conduz as investigações como parte de um inquérito preliminar da procuradoria nacional financeira. O Google na França não comentou o caso.
Uma fonte próxima ao caso tinha indicado em fevereiro que as autoridades fiscais francesas exigiam € 1,6 bilhão em impostos atrasados do gigante da alta tecnologia, um valor que não havia sido confirmado pelo ministério das Finanças.
Google e outras empresas americanas como Amazon e Facebook são regularmente acusadas de sonegação de impostos tanto nos Estados Unidos como na Europa, pois optam por se fixar em países onde a tributação é mais favorável.
A sede europeia do Google está localizada na Irlanda, um país com uma das tributações sobre os lucros das empresas (12,5%) entre as mais baixas da União Europeia.
A filial francesa da Google havia recebido uma "notificação" de ajuste fiscal pelo governo francês em março de 2014, cujo valor não foi divulgado.
E em junho de 2011, várias buscas e apreensões foram feitas nos escritórios de Paris do Google, como parte de uma investigação de "preços de transferência" entre o braço francês da empresa norte-americana e sua subsidiária irlandesa.
O Google anunciou em janeiro que aceitou pagar 130 milhões de libras esterlinas em impostos devidos à Inglaterra, o que causou críticas de legisladores, que afirmaram que o valor do acordo foi "ridículo" devido ao tamanho dos negócios da empresa gerados no país.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...