quarta-feira, 24 de agosto de 2016

A EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS EBD/ CPAD - Subsídio Teológico


A EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS EBD/ CPAD - Subsídio Teológico por Prof. Pr. Adaylton Conceição de Almeida

Salmo 78.1-8 nos mostra a importância de compartilhar à nova geração os feitos do Senhor. “O que temos ouvido e aprendido, e nossos pais nos têm contado não os encobriremos aos seus filhos, contaremos às gerações vindouras sobre os louvores do Senhor, seu poder e as maravilhas que tem feito. Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó e instituiu uma lei em Israel, ordenando aos nossos pais que os ensinassem a seus filhos; para que a futura geração os conhecesse, para que os filhos que nasceriam se levantassem e os contassem a seus filhos, a fim de que pusessem sua confiança em Deus e não se esquecessem das suas obras, mas guardassem seus mandamentos; e que não fossem como seus pais, geração teimosa e rebelde, geração inconstante, cujo espírito não foi fiel para com Deus.”

Negligenciar essa verdade é um grande perigo ao evangelho, pois basta que uma geração deixe de anunciar aos mais novos as verdades bíblicas para que toda uma geração se perca longe de Cristo. Somos responsáveis por anunciar Jesus a todas as crianças brasileiras. O foco da evangelização é anunciar Jesus às crianças onde elas estão, seja nos lares, escolas, instituições sociais, hospitais, zonas rurais ou urbanas, regiões ribeirinhas, tribos indígenas, regiões assoladas pelo crack, levando-as a um aprofundamento bíblico por meio de um relacionamento intencional, agregando-as ao Corpo de Cristo e caminhando com ela constantemente, ensinando a guardar todas as coisas que o Senhor mandou. A continuidade deste processo levará cada criança alcançada a um aperfeiçoamento cristão. Geralmente, quando se ouve falar em evangelização, a primeira coisa que nos ocorre é ganhar a mocidade e os adultos para Cristo. As vezes as crianças ficam esquecidas.

A CRIANÇA É  PECADORA E PODE PERDER-SE

A Bíblia manda evangelizar as crianças

"Ide... pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16:15). A criança, também é uma criatura.. "Deixai vir a mim os pequeninos" disse Jesus. (Marcos 10:14). "Apascenta os meus cordeiros". (João 21:15). Não é da vontade de Deus que uma criança se perca. (Mateus 18:14). a) A Bíblia manda ensinar as doutrinas fundamentais às crianças. As crianças do Velho Testamento deveriam conhecer o significado da Páscoa (Êxodo12:26,27). b) "Desde o menor" deve ouvir os mandamentos de Deus (II Reis 23:2; II Crônicas20:13; Deut. 6:7; 31:12,13; Efésios 6:4). Tanto em casa com os pais, como na congregação do povo de Deus, as criança devem ser doutrinadas na lei de Deus. c) As crianças estiveram presentes em sessões de arrependimento em Israel (Esdras10:1)d) A nova geração deve receber o pleno conhecimento do poder e das obras maravilhosas do Senhor, para que não se torne uma geração dura e rebelde ( Salmo78:1-8).

BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS

1. TODO SER HUMANO é alvo do amor de Deus “Porque Deus amou o mundo de tal maneira  que deu o seu Filho Único para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3.16.

2. O SER HUMANO É PECADOR, INCLUSIVE AS CRIANÇASEis que eu nasci em iniquidade...” (Sl 51.5) “Porque todos pecaram...” (Romanos 3.23).

3.     O SER HUMANO É PECADOR, INCLUSIVE AS CRIANÇASPortanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.” (Romanos 5.12).

4.   TODOS PRECISAM SABER DO PLANO DE SALVAÇÃOIde e pregai o evangelho a TODA criatura.” Marcos 16.15 AS CRIANÇAS ESTÃO INCLUÍDAS!

Assim, sendo é necessário e urgente que cada igreja entenda que precisa evangelizar também as crianças 85% dos cristãos receberam a Cristo entre os 4 e os 14 anos de idade
Da mesma forma que o adulto a criança tem necessidades espirituais. A motivação para a evangelização da criança deve ser o nosso amor a Deus e a nossa visão de que a criança é um ser especial.

AS CRIANÇAS DO BRASIL

As estatísticas indicam que a maior parte da população do Brasil é constituída de jovens e crianças. As estatísticas também mostram que a maior parte dos marginais tem menos de 25 anos.

Tais informações devem chamar a nossa atenção. Alguma coisa está deixando de ser feita. Certamente, a maior parte desses jovens não teve a felicidade de encontrar alguém que os orientasse a respeito do verdadeiro Deus e da importância de temer a Ele quando ainda crianças. Hoje estão entregues a toda sorte de maus costumes, vícios, etc., causando sérios problemas à sociedade e até mesmo às au­toridades, que veem o número de dependentes químicos aumentarem dia a dia, paralelamente ao aumento do tráfico de drogas.

Eis aí um vasto campo para o ganhador de almas. Que a sua preocupação não fique voltada tão-somente para os adultos. O valor das almas é o mesmo, tanto para os adultos como para as crianças.

QUANDO COMEÇAR A EVANGELIZAR A CRIANÇA?

Evangelizadores, pais, cuidadores, normalmente apresentam dificuldades relacionadas à idade correta de iniciar a evangelização. Para Hyde Flávia, coordenadora Nacional do Ministério para Crianças, Querigma, não existe uma idade correta para começar a evangelização. Ao dizer o sim, o casal diz sim ao plano de Amor de Deus, um reino de paz, alegria, fidelidade, e bondade. Momento em que oramos por esta família, pedindo a Deus que manifeste seu Amor “livrando-nos de todos os males” e que “venha a nós o vosso Reino”, assim sendo, estamos preparando um terreno fértil onde Deus poderá plantar muito amor.

Para evangelizar a criança é preciso levar em conta seu desenvolvimento. “O Desenvolvimento Emocional e Espiritual da Criança”. De um modo geral, para todas as fases é preciso amor nas atitudes, paciência para acompanhar o desenvolvimento, aceitação da criança e compreensão de sua posição frente ao evangelizador e aos demais, a si mesma e a Deus. A criança precisa do amor e da verdade que Deus ensina a você evangelizador. Este recurso é fundamental para que não as empeçais de chegar a Ele.

Claramente a Bíblia nos mostra que uma criança pode se salvar

Crianças foram incluídas entre os "santos" de Éfeso (Ef. 1:1 com 6:1)2. Jesus falou "destes pequeninos que creem em mim" (Mateus 18:6) (O menino que Jesus pôs no meio dos discípulos foi uma criança pequena, (Marcos 9:36), onde lemos que Jesus tomou-a em seus braços. Até que idade normalmente uma criança é tomada nos braços? ) 3. O adulto precisa se tornar como uma criança para se salvar tornando evidente que acriança está na idade ideal para tomar sua decisão ao lado de Cristo. (Mateus 18:3)

A Bíblia prova que uma criança é pecadora e pode se perder

Todos nascem no pecado e são possuidores de uma natureza pecaminosa (Salmo51:5; Romanos 5:12)2. O coração do homem é mau desde a meninice (Salmo 58:3)3. O fato de Jesus declarar que não é da vontade do Pai que uma criança se perca indica que ela está em perigo, (Mateus 18:14)

COMO EVANGELIZAR AS CRIANÇAS

Evangelização de crianças na Escola Dominical

Através da escola dominical a criança tem mais condições de aprender a Palavra de Deus.
Desde os dias de Moisés, lemos a respeito de reuniões nas quais o povo, inclusive as crianças, devia comparecer para ou­vir os ensinamentos sagrados (Dt 31,12,13; Ne 8.1-13; 12.43).

Ensinar crianças é uma das tarefas mais gratificantes porque elas: não têm malícia (1Co 14.20); ouvem com atenção os ensinos ministrados; têm uma simplicidade incomum; são humildes; jamais esquecem os ensinos; são curiosas e aprendem fazendo perguntas; aprendem imitando. E uma das características das crian­ças. Portanto, bons exemplos serão imitados; “saltarão de prazer” na presença de Deus (Lc 1.41).

Como falar com as crianças

Use uma linguagem acessível a suas mentes.
Utilize figuras bíblicas para obter melhores resultados no ensino.
Desperte o interesse delas pela aula através das histórias bíblicas.
Faça perguntas com o objetivo de enfatizar o ensino.
O ensino deve ser “regado” com oração e preparo bíblico.

Como levar crianças à escola dominical

As crianças salvas e frequentadoras assíduas da escola dominical poderão fazer um grande trabalho nesse sentido, convidando as crianças não-crentes a virem à igreja também.

Os pais devem esforçar-se para trazê-las à igreja (Dt 6.6,7). O templo é o lugar do ensino e da bênção. Jesus, ainda pequeno, foi levado por seus pais ao Templo (Lc 2.27), para com Ele procederem de acordo com a Lei. Quando menino, também foi levado ao Templo nos dias da Festa da Páscoa (Lc 2.42).

Como podemos discipular as crianças?

É necessário que nós preparemos as crianças para a vida cristã. O discipulado não é um processo imediato, instantâneo. Ele exige dedicação, exige tempo. E, para isto, nós precisamos de alvos muito claros em nossa tarefa. Nós não podemos realizar alguma coisa se não sabemos o queremos realizar. Podemos destacar alguns alvos amplos nesta área:

Ensinar o conhecimento geral da Bíblia. Precisamos treinar as crianças a terem um conhecimento geral das Escrituras, tal como, saber os livros da Bíblia na ordem em que eles se encontram; ser capazes de encontrar os textos principais das Escrituras, como o Salmo do Bom Pastor, o relato da criação e do dilúvio, os dez mandamentos, onde está o relato de Jesus falando com Nicodemos, ou onde encontrar o fruto do Espírito, e o capítulo do amor. Isto pode ser parte do culto familiar e/ou do currículo da igreja.

Ensinar as doutrinas básicas às nossas crianças, através de perguntas e resposta. É interessante notar que Dt 6.20-25 destaca este método de ensino.

CONCLUSÃO

Nosso trabalho, então, tem como principal tarefa empregar métodos que venham a nutrir a fé pessoal da criança, a fim de que ela compreenda sua realidade diante de Deus, seja confrontada com a seriedade do pecado e entenda a necessidade de entregar a vida a Jesus, respondendo positivamente a Ele. Isso vai além do que cotidianamente temos visto no trabalho eclesiástico com crianças.

Se queremos um país diferente, se almejamos ter uma igreja relevante daqui a 10 anos, precisamos considerar seriamente a evangelização de crianças. Mais do que nunca necessitamos de pessoas que entendam que é tempo de levantar uma nova geração que ame a Jesus e esteja comprometida em transformar o Brasil e o mundo testemunhando d'Ele.

Pr. Adaylton Conceição de Almeida (Th.B.;Th.M.;Th.D.)
Assembleia de Deus Ministério do Belém em Santos - São Paulo.
Facebook: adayl manancial


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...