segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Nas capitais, 250 candidatos vêm de templos evangélicos


A capital que mais concentra candidatos do gênero é Belo Horizonte (MG), com 26 no total
Em disputas eleitorais, sobretudo a cargos nas esferas do Legislativo, é comum que candidatos direcionem suas propostas a apenas uma demanda social, como saúde, educação e segurança, para atrair os votos dos eleitores que a tem como prioridade. Além desta estratégia eleitoral, há candidatos que busquem logo em seus nomes de campanha, antes mesmo do conteúdo, alguma identificação com determinados setores da sociedade. Daí tantos candidatos cujos nomes são precedidos, entre outros, por “professor”, “Dr.”, patentes policiais e das forças armadas e funções em igrejas, sobretudo evangélicas, denominação que cresceu 61% no país entre 2000 e 2010, segundo o último censo demográfico do IBGE.
Um levantamento feito pelo site de VEJA entre os postulantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador de todas as capitais brasileiras na eleição deste ano encontrou 250 candidatos que levam em santinhos, adesivos e à urna eletrônica, junto de seus nomes, suas funções hierárquicas evangélicas. São 195 candidatos-pastores, 33 missionários, 14 bispos, sete apóstolos e um presbítero.
A capital que mais concentra candidatos do gênero é Belo Horizonte (MG), com 26 no total: 19 pastores, quatro missionárias e três bispos. A seguir vêm Manaus (AM), com 21, e Salvador (BA), que tem 18, entre os quais o candidato a prefeito Pastor Sargento Isidoro (PDT), conhecido na cidade por um jingle que diz “o doido está buscando a paz, a união, drogas jamais”.
Cuiabá (MT), que tem nesta condição apenas Pastora Janda, é a capital brasileira onde há menos candidatos evangélicos até no nome. Porto Alegre (RS), com dois postulantes, Florianópolis (SC), Palmas (TO) e Macapá (AP), todas com três candidatos, também estão entre as capitais com os menores números no levantamento.
Além de Salvador, outras quatro capitais têm pastores na eleição majoritária, que envolve prefeitos e vice-prefeitos. Em Porto Velho (RO), Pastor James Melo (PR) concorre a vice na chapa encabeçada por Dr. Ribamar Araújo (PR) e tem como adversário Pastor Severino (DEM), vice de Pimentel (PMDB). A disputa em Campo Grande (MS) tem a Pastora Márcia Mega (PROS) como candidata a vice de Luiz Pedro (PROS); em Boa Vista (RR), Pastor Frankembergen (PSC) é vice de Sandro Baré (PP); já em Aracaju (SE) Pastor Antonio (PSC) é candidato a vice na chapa de Valadares Filho (PSB).
Embora uma capital do Sudeste seja a que mais conta com opções claramente evangélicas nas eleições, o Nordeste é região do país onde há mais delas. Nas capitais dos nove estados nordestinos, há, no total, 83 sacerdotes evangélicos disputando o pleito municipal: 67 pastores, 10 missionários, quatro bispos e dois apóstolos. Salvador (18), Recife (15) e Aracajú (12) lideram neste quesito.
O sul é a região com o menor número de concorrentes vindos de algum templo evangélico nas eleições deste ano. Em Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, eles são 16, divididos entre 13 pastores, dois bispos e uma missionária.

Fonte: JM Notícia
Confira abaixo o quadro que detalha os números de candidatos-sacerdotes evangélicos em cada uma das capitais brasileiras:

Um comentário:

  1. Aparentemente algo bastante positivo! Mais representividade, mais "defesa" dos valores cristãos, etc.
    Só que a maioria dos parlamentares evangélicos tem se portado exatamente como alguns parlamentares ímpios: campanhas corruptas inclusive com compras de votos, parcerias com corruptos e mentirosos, são políticos "fabricados" por serem parentes de pessoas influentes
    (políticos, pastores, etc).
    Mas o mais triste de tudo isto é que muitos destes candidatos exercem cargos de liderança em suas igrejas. Perguntaram ao Pastor Billy Graham: _ Por que você não se candidata a presidente dos Estados Unidos? Teria grande chance de ser eleito. Ele respondeu: _ Não posso baixar o meu nível. Já sou embaixador de Jesus Cristo aqui na Terra.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...