segunda-feira, 26 de setembro de 2016

CNBB lança carta e critica participação de padres nas eleições

Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito

A mensagem foi assinada pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito e pelos bispos de Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e administradores Diocesanos de Oeiras, Floriano e Campo Maior.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional Nordeste IV, divulgou por meio de nota, uma Carta Pastoral, na qual incentiva a participação da população nas eleições, para que assim os municípios brasileiros e o Brasil como um todo seja “um país democrático, sem corrupção, socialmente igualitário, economicamente justo, ecologicamente sustentável, sem violência, discriminação, mentiras e com oportunidades iguais para todos”.
Na carta, há uma crítica sobre a participação partidária de padres. “A participação partidária dos padres conflita com a sua missão própria de configuração do Cristo Pastor. Assim como o leigo não pode substituir o pastor, o pastor não pode substituir os leigos e leigas no que lhes compete por vocação e missão”, diz o documento.
No entanto, incentiva a candidatura dos cristãos que tiverem vocação para o cargo. “A Igreja Católica não assume nenhuma candidatura, mas incentiva os cristãos leigos e leigas, que têm vocação para militância político-partidária, a se lançarem candidatos. Queremos motivar os cristãos leigos e leigas, inspirados na fé que vem do Evangelho, para assumir, de acordo com sua vocação, competência e capacitação, serviços nos Conselhos de participação popular, como o da Educação, Saúde, Criança e Adolescente, Juventude, Assistência Social, etc.”, afirma outro trecho.
A mensagem foi assinada pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito e pelos bispos de Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e administradores Diocesanos de Oeiras, Floriano e Campo Maior.
Com informações http://www.gp1.com.br/ via JM Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...