domingo, 18 de junho de 2017

ASSEMBLEIA DE DEUS EM FESTA - 106 anos Servindo a Deus e ao próximo com alegria


É festa! Venha celebrar!


Há cento e seis anos, nasceu a Assembleia de Deus na cidade de Belém. E uma vez por ano, nossa cidade volta no tempo para celebrar em grande estilo o início desta fulgurante história, quando visitantes do passado caminham entre nós, onde o antes e o agora têm uma rara oportunidade de se encontrar. Hoje, milhares de pessoas nas ruas revivem o momento da chegada dos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, vestindo roupas de época, revisitando o momento que ajudou a mudar a história do Brasil e tocou a vida de milhões de pessoas nesta cidade, no país e no mundo.

Portanto, desde a manhã deste sábado, a partir das 8h00, os assembleianos estão irmanados na celebração da chegada dos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren a Belém, se reunirão na Escadinha da Estação das Docas e farão o trajeto até a Praça da República.

Quando os pioneiros Vingren e Berg chegaram a Belém, em obediência a uma expressa chamada de Deus, eles começaram a caminhada que lançou as bases do maior Movimento Pentecostal do mundo e fundaram, aqui mesmo em Belém, a Igreja-mãe das Assembleias de Deus no Brasil.

Gunnar Vingren, no livro Diário do Pioneiro, assim descreve a chegada: "Quatorze dias após havermos saído de Nova Iorque, chegamos ao Pará. Era o dia 19 de novembro de 1910. O navio ficou fora do porto, e uma pequena embarcação nos transportou até o cais. (...) Quando desembarcamos, não havia ninguém para nos receber, mas acompanhamos as pessoas que iam para a cidade e confiamos que o Senhor iria nos guiar. (...) Chegamos a um parque e nos sentamos em um banco. Oramos a Deus, pedindo a sua ajuda e direção."

Daniel Berg, no seu livro de memórias Enviado por Deus, assim relata a chegada: 

"No dia 19 de novembro de 1910, avistamos a cidade de Belém, no Estado do Pará. Estávamos ansiosos por conhecer a terra para a qual o Senhor nos enviara. Todos os passageiros tinham pressa em desembarcar. Parentes e amigos os esperavam no cais. Porém nós não tínhamos ninguém. (...) E começamos a andar até alcançarmos o jardim de uma praça (da República). Sentamo-nos em um banco e oramos ao Senhor para que nos mostrasse o caminho que devíamos seguir. Começava a escurecer."

Gunnar Vingren morreu em 1932, não podendo presenciar a fase do maior crescimento da Assembleia de Deus no Brasil. Daniel Berg, porém, esteve em Belém em 1961, tendo participado das festividades dos cinquenta anos da Assembleia de Deus no Brasil, o Jubileu de Ouro. Ele teve a oportunidade de vivenciar a primeira metade da expansão da Igreja.

O que ambos não podiam jamais imaginar era que, começando em Belém, no Norte do Brasil, nasceria o Movimento Pentecostal que não somente alcançaria todos os rincões dessa grande nação, mas também, pela ação de Deus, e usando outros missionários, se expandiria para todos os continentes e alcançaria quase todos os países do globo.

Qual é a razão desse enorme sucesso? Como conseguiram lançar as bases de um poderoso movimento que cresce a cada dia?

Penso que os pioneiros Gunnar Vingren e Daniel Berg entenderam como poucos o chamado de Jesus a todos os crentes: "Ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado" (Mt 28.19-20).

Eles certamente entenderam que Jesus não os mandou criar estruturas pesadas e inoperantes, tampouco subscreveu complicadas estratégias de administração. Assim, a estratégia desses pioneiros era a mesma propugnada por Jesus, de modo que a Assembleia de Deus foi criada e cresceu sob a égide de uma só planificação: ide e fazei discípulos, no poder do Espírito Santo.

Os pioneiros vieram porque foram enviados por Deus, dependendo unicamente do Seu poder, como está escrito: "Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra" (At 1.8). Isto também incluiu Belém do Pará. Assim, mesmo sem as mínimas condições de amparo humano e sem depender de nenhuma proficiência curricular, obedeceram, vieram, trabalharam arduamente, pregaram no poder do Espírito, fizeram discípulos e fundaram a Assembleia de Deus.

E hoje, depois de tantas conquistas, todos nós podemos dizer: "Até aqui nos ajudou o Senhor" (1Sm 7.12).

Esse é um momento singular da nossa história. Venha, portanto, comemorar conosco os 106 anos da Assembleia de Deus. Neste sábado, às 18h00, nos encontraremos no Centenário Centro de Convenções para o grande Culto de Celebração, onde teremos uma grande Orquestra, como jamais visto na história da nossa Igreja, assim como um grande Coral, para celebraremos juntos nesse grande dia! Será a nossa Cerimônia de Abertura, na qual contaremos também com presença das autoridades convidadas e visitantes de todo o Brasil.

Neste Domingo (18), a festa acontecerá em todos os 550 templos da Igreja em Belém; e na Segunda-feira (19), no Centenário, teremos o Encerramento da Festa. Em todos esses dias, estaremos embalados pelos louvores do CD dos 106 Anos, com 16 faixas, uma das maiores fontes de nossos compositores e com músicas que marcaram época e abrilhantaram todas as nossas celebrações.

É festa!
Venha celebrar!
Vamos juntos louvar ao Senhor pelos 106 Anos da Assembleia de Deus. Esse é o nosso lema:
Assembleia de Deus, 106 Anos Servindo a Deus e ao Próximo com Alegria! Essa é a nossa história!

Assembleia de Deus em Belém (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...