quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Igrejas fechadas agora abrigam bares e mesquitas

Este seria um sintoma da era “pós-cristã” da civilização ocidental

Quem passa em frente à Igreja Brew Works em Pittsburgh, Pensilvânia, vê um grande sinal com os dizeres: "No oitavo dia o Homem Criou a Cerveja". Apesar da aparência de templo católico, desde 1996 o prédio construído em 1903, é usado para produzir cerveja artesanal.
Este é apenas um dos muitos bares e cervejarias que usam prédios de antigas igrejas nos Estados Unidos. O número de templos cristãos que fecharam por falta de membros se multiplicou nas últimas décadas em todo o país. A opção de muitas denominações foi vender os prédios, que, após serem reformados, passam a servir para outras funções.
Na Europa, essa já é uma tendência bastante antiga, mas por lá a maioria das igrejas é transformada em mesquitas islâmicas. Por exemplo, em Dublin, capital Irlanda, a maior mesquita ocupa o prédio que durante séculos abrigou igreja presbiteriana. Histórias similares podem ser contadas sobre antigos templos cristãos em países como Chipre, Inglaterra, França e Alemanha.
Para os estudiosos, este é um sintoma da era "pós-cristã" da civilização ocidental. Para os missiólogos, um atestado que essas igrejas falharam em sua missão.
O teólogo Jim Denison aponta para o Livro de Ezequiel como resposta. Ele acredita que as igrejas precisam ser admoestadas como foi o povo de Israel cerca de 2.600 atrás. "Por meio de seu profeta, o Senhor advertiu os judeus que "rejeitaram as minhas leis e não agiram segundo os meus decretos" (Ezequiel 5:6). Como resultado, o Senhor retirou a sua presença (v. 11) e trouxe seu julgamento (v. 12)".
O estudioso diz ainda que Deus expôs a idolatria reinante (quando colocavam qualquer coisa ou pessoa no lugar de Deus), denunciou os pecados cometidos em suas casas de culto (Ezequiel 8) e o engano de seus líderes (Ezequiel 11: 1-13), profetas (Ezequiel 13) e anciãos (Ezequiel 14: 1-11).
Finalizou dizendo que a Igreja de hoje precisa redescobrir Ezequiel, pois ao mesmo tempo em que parecemos estar caminhando para esse trágico destino, a boa notícia é que Deus está pronto para perdoar quem se arrepende e o busca. Ele fará isso "por amor do seu nome" (Ezequiel 20:44).
Com informações de Religion News via Gospel Prime

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...