domingo, 15 de abril de 2018

Evangélicos e comunistas foram os que mais se filiaram a partidos no Amazonas



O PSC tem oito deputados na Câmara Federal, o que serve de atrativo para outras legendas que precisam somar em tempo de propaganda na TV e rádio no horário eleitoral gratuito.



MANAUS – Com 6.281 eleitores em 2014, o Partido Social Cristão (PSC) triplicou em número de filiados no Amazonas. Este ano, são 19.102  filiados, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). São 12.821 novos militantes. O PSC é a segunda sigla política com o maior número de eleitores  filiados no Estado, atrás apenas do PCdoB que passou de 20.717 em 2014 para 21.085 em 2018.
O voto dos evangélicos é cobiçado e as igrejas costumam virar templo de peregrinação de candidatos em ano eleitoral. A força desse eleitorado foi provada na eleição municipal de 2016, quando o pastor João Luiz Almeida da Silva (PRB) se elegeu vereador com 13.978 votos, uma diferença de mais de 1,1 mil votos para o segundo colocado.
Para o sociólogo e cientista político Ademir Ramos, o crescimento de novos  filiados no PSC deve representar um diferencial nas eleições deste ano. Segundo o pesquisador, o eleitorado evangélico representa um voto ideológico, assim como os militantes do PT.

"A questão de votos ideológicos se torna mais disseminada pelo fato de se constituir em uma bancada evangélica. Enquanto se tem o PT e o PCdoB, que são partidos mais ortodoxos, de esquerda, tem, por outro lado, a bancada evangélica. E essas questões se tornam mais agudas quando existe determinadas matérias de políticas públicas", disse. 

Ademir Ramos disse as igrejas evangélicas têm uma estrutura de base, que é uma forma de organização ideológica. "A bancada formada por esse voto da igreja tem uma estrutura mais organizada que o PT. Não é para se menosprezar esses votos, que são uma força estruturante", avaliou.
O PSC tem oito deputados na Câmara Federal, o que serve de atrativo para outras legendas que precisam somar em tempo de propaganda na TV e rádio no horário eleitoral gratuito.
Eleitorado
O terceiro colocado com maior número de filiados no Amazonas é o PT, que passou de 16.335 eleitores em 2014 para 17.957 neste ano. Naquele ano, o partido ocupava a segunda posição, perdida agora para o PSC.
Na quarta posição está o PMDB, do senador Eduardo Braga, que em março deste ano registrou 14.888 mil filiados. O partido ocupava a terceira colocação em 2014, com 12.498 eleitores.
O PP, da ex-deputada federal e pré-candidata ao Governo do Amazonas Rebecca Garcia conseguiu 13.351 mil eleitores. Em 2014 o partido tinha 11.138. O PSDB, do prefeito Arthur Neto, tem 12.703 mil eleitores cadastrados, 2 mil a mais que em 2014, quando registrou 10.672.
Na sequência está o PDT, do governador Amazonino Mendes, com 7.502 filiados ocupando a 10ª posição. Em 2014, o partido tinha 7.088 eleitores filiados. O PSB, do presidente da ALE (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas) David Almeida, também pré-candidato ao governo do Estado, ocupa a 12ª posição com 6.305. Há quatro anos o partido tinha 5.685 eleitores filiados.
O partido do senador Omar Aziz, o PSD, tem 5.825 eleitores filiados, na 14ª posição. Em 2014, o partido tinha 3.668 eleitores associados.
Com informações AMAZONAS ATUAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...