terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Maurício de Sousa diz que Turma da Mônica não vai se envolver com identidade de gênero

Mauricio de Sousa: “Não posso mudar o comportamento dos nossos personagens com novas bandeiras, novas tendências, novas ideologias, e arrebentar toda a nossa história”, disse


O cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica disse que os seus personagens masculinos, como Cebolinha, Cascão, Chico Bento entre outros, incluindo a versão em que os personagens atingiram a juventude, não deverão usar peças de roupa cor-de-rosa nem brincar de boneca tão cedo, apesar das pressões. 

"Não posso mudar o comportamento dos nossos personagens com novas bandeiras, novas tendências, novas ideologias, e arrebentar toda a nossa história", disse à Folha o autor de quadrinhos.

O cartunista disse ainda que seus personagens funcionam apenas com padrões já absorvidos: "Se é uma bandeira que estão levantando agora, nós não devemos levantar junto. Se é uma bandeira que já foi empunhada pela sociedade, daí nós temos de estar lá", afirma o pai de Mônica e de outros nove filhos que inspiraram personagens seus.

Discutir nas histórias em quadrinhos da Mauricio de Sousa Produções a escolha do gênero independentemente do sexo então, nem pensar. Nada de menino fazer trança ou passar rímel.

"Eu me coloco como um criador com um nível de cultura que tende para um conservadorismo. Não somos ignorantes, estou observando. Mas há uma preocupação com a vida de um grande estúdio, onde hoje trabalham muitos artistas", diz.

Essa não é uma decisão comercial "apenas", prossegue, "também é filosófica". "É um conservadorismo vivo e atento, pronto para entrar em transformações assim que a sociedade aceitá-las [as mudanças]."

Com informações da Folha via Revista Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...