domingo, 2 de dezembro de 2018

Teólogos, juristas e filósofos criam o “Instituto Brasileiro de Direito e Religião”

O Centro Histórico e Cultural da Universidade Presbiteriana Mackenzie (CHCM) serviu de palco no último dia 21 de novembro, no campus Higienópolis, para a criação do “Instituto Brasileiro de Direito e Religião” (IBDR), organização que reúne alguns dos mais renomados teólogos, juristas e filósofos do país em defesa de princípios fundamentados na herança judaico-cristã.
Também fazem parte da organização cientistas sociais, todos visando dialogar com diferentes áreas do conhecimento para compor um quadro de pensadores que pretendem criar e promover conteúdos acadêmicos em defesa, por exemplo, da liberdade religiosa e direitos civis fundamentais.
Segundo Davi Charles Gomes, chanceler do Mackenzie e presidente do Conselho do IBDR, a ideia é fazer uma "ponte entre o Direito e religião na sociedade brasileira, se atentando a fatores importantes da constituição de qualquer sociedade e que raramente são considerados dessa forma, reunindo profissionais conceituados para discutir as relações e limitações de cada área".
Já para o mundialmente renomado jurista, escritor e professor, Ives Gandra Martins, que também integra o corpo acadêmico do Instituto, a relação do direito com a religião é estreita, uma vez que encontra respaldo na própria criação.
"A relação mais importante nas sociedades na questão do Direito é a do homem com seu próprio criador", disse ele, segundo o portal Mackenzie. "A Constituição foi fundada com base na lei de Deus, portanto, a questão jurídica é dependente dessa lei. E todos os poderes que temos são garantidos pela Constituição, que foi promulgada desta forma".
Martins aproveitou para ressaltar que a existência do Estado laico não significa ausência de religião e sua influência na participação pública. "O Estado laico é aquele no qual as instituições públicas não se confundem com as religiosas, mas no qual as vozes religiosas também são preservadas no debate", disse ele.
Ao todo, cerca de 30 pessoas integram o Instituto inicialmente. Entre eles, além dos já citados acima estão nomes como Franklin Ferreira, Jonas Madureira, Angela Gandra da Silva Martins, Renato Vargens, Francisco Razzo, Marcelo Sampaio Soares de Azevedo, Natammy Luana de Aguiar Bonissoni e outros.
Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...