quarta-feira, 10 de julho de 2019

Benny Hinn é novamente acusado pelo sobrinho de explorar seguidores

“Em menos de dois anos de trabalho...desfrutei de mais luxo do que jamais poderia imaginar. Parecia que eu estava saindo com o rei Salomão", conta o sobrinho de Benny Hinn

 
Em setembro de 2017, Costi Hinn, sobrinho do popular televangelista e curandeiro da fé Benny Hinn,  compartilhou um breve testemunho  sobre o motivo pelo qual ele desertou da empresa familiar de vender o evangelho da prosperidade para seguidores infelizes enquanto vivia no luxo.
Cerca de seis meses depois, em fevereiro de 2018, após a  morte do renomado evangelista Billy Graham, o polêmico tio de Costi, que muitas vezes foi criticado por seu endosso ao evangelho da prosperidade,  fez uma impressionante confissão de  que às vezes levava longe demais o evangelho errôneo da prosperidade.
"Somos atacados por pregar prosperidade, bem, está na Bíblia, mas acho que alguns foram ao extremo com isso, infelizmente, e não é a palavra de Deus que é ensinada e eu acho que sou tão culpado quanto os outros. Às vezes você vai pouco mais do que você realmente precisa ir e, em seguida, Deus o traz de volta à normalidade e à realidade", disse Hinn, agora com 66 anos, refletindo sobre a morte de Graham com um colega de ministério em uma transmissão ao vivo no  Facebook .
Agora, em  Deus, Ganância e Evangelho (Prosperidade): Como a verdade esmaga uma vida construída sobre mentiras ,  um novo livro pronto a ser lançado hoje, 9 de julho, Costi Hinn oferece um testemunho completo sobre a exploração da família Hinn de milhões ao redor do mundo com o evangelho da prosperidade, e é um conto revelador, cauteloso e trágico que tenta expiar seu papel nele.
O livro de 224 páginas é uma leitura fácil, mas vai fluir em partes, dependendo do que você espera aprender sobre a operação de Benny Hinn.
Costi Hinn, que agora dirige seu próprio ministério chamado  Por O Evangelho , aparece como um pouco preguiçoso em algumas partes, mas ele basicamente resume o testemunho que ele compartilhou em 2017 e fornece mais informações sobre seu tio, assim como ele mesmo para contextualizar suas motivações. .
O livro traça o desejo de Benny Hinn de prosperidade para sua ambição de infância para provar que seu pai – que não esperava muito dele na vida – estava errado.
"Meu avô Costi, no entanto, não ficou impressionado com Benny, seu filho mais velho. Costi diria a ele: 'De todos os meus filhos, Toufik [seu nome verdadeiro é Toufik Benedictus Hinn], você não vai conseguir.' Isso esmagou o coração jovem de Benny. Ele pensaria: Sim, eu vou conseguir! Até hoje, meu tio Benny deixou claro que as palavras de seu pai o feriram e motivaram seu desejo de sucesso na vida. Na raiz de todo esse drama familiar está uma coisa: um pai que queria que seu filho trabalhasse arduamente e fizesse um salário honesto, e um filho que se sentiu rejeitado por seu pai e partiu para provar que estava errado", escreve Costi Hinn.
Ele detalha a jornada da família Hinn para a América do Norte como imigrantes do Oriente Médio e as lutas enfrentadas até que Benny Hinn encontre Jesus e comece a atrair dinheiro suficiente e fama ao longo dos anos para atrair seus irmãos para se juntar a ele no negócio, incluindo o pai de Costi Hinn.
Costi Hinn acabaria por crescer, depois de viver uma vida de privilégio dos despojos do ministério, para se tornar um assistente do tio que ele reverenciou.
"Meu trabalho era ser um dos assistentes pessoais do meu tio quando viajávamos e para sermos apanhados durante os serviços de cura. Eu também servi nesse cargo com meu pai quando viajamos para os eventos do ministério", observa ele sobre os dois anos que passou trabalhando no ministério de seu tio.
"Em menos de dois anos de trabalho dentro do movimento (não incluindo crescer nele), desfrutei de mais luxo do que jamais poderia imaginar. Parecia que eu estava saindo com o rei Salomão. Há pessoas ricas que têm muito dinheiro mas não vivem prodigamente; depois há pessoas ricas que têm muito dinheiro e sabem como transformar a generosa novidade em normalidade. Nós éramos os últimos", explica ele no livro descrevendo a vida que ele gostava.
Benny Hinn não gosta do cheiro da Índia
O livro também destaca momentos interessantes durante o ministério de Benny Hinn, como o tempo em que um grupo de conservadores em Helsinque, Finlândia, nunca convidou o televangelista de volta para ministrar depois de um truque de fundos "viscoso" usado pelo pai de Costi Hinn entre os fiéis que os fizeram doar com relutância. dinheiro para o ministério em envelopes para ser ungido com azeite de oliva para bênçãos.
"De todos os métodos que usamos para arrecadar dinheiro, eu nunca tinha percebido o quão viscoso era esse (sem trocadilhos). Tanto quanto eu gostei quando a receita foi alta, alguns métodos foram um pouco longe demais, mesmo para nós. Eu me encolhi. Foi como se de repente eu tivesse consciência", observa ele. 
Após o serviço, ele observa: "Nossa equipe teve uma reunião em nosso quarto de hotel para contar a oferta. Nós dividimos os despojos entre nós. Pagamento pela concessão ungida. Algo dentro não parecia certo. Nós nunca fomos convidados de volta".
Costi Hinn também relembrou uma viagem a Mumbai em 2004, na Índia, onde mais de um milhão de pessoas responderam a um evento de Benny Hinn pela primeira vez, mas notaram como o tio estava desligado pelo cheiro do país.
"As visões, sons e cheiros daquela viagem enchem minha memória até hoje. 'Feche a porta! Feche a porta!' gritou meu tio do conforto de nossa aeronave. Eu não tinha estado na Índia antes, então eu não tinha certeza do motivo de todo esse alarido". "Não quero lidar com o cheiro até que seja absolutamente necessário, explicou ele à comissária de bordo que começara a abrir a porta do avião. A alfândega não estava vindo em nossa direção ainda, então o tio Benny não queria que a porta se abrisse. Aparentemente, a Índia tinha um aroma que meu tio não gostava", escreve ele.
Mesmo que Costi Hinn alude em várias ocasiões ao longo do livro como ele desenvolveu uma consciência enquanto servia no ministério de sua família, não foi até que seu relacionamento com sua atual esposa, Christyne, foi ameaçado que ele finalmente decidiu se afastar de sua família e apoiar uma teologia mais conservadora.
Em uma parte das perguntas mais frequentes do livro, Costi Hinn tenta responder às preocupações dos críticos, como aqueles que pensam que ele pode estar trocando o nome da família para ficar rico e famoso.
"Meu tio tem sistematicamente explorado países pobres por 40 anos para ficar rico, e agora outros membros da família estão seguindo seus passos. Permita-me ficar dolorosamente honesto por um momento: para a maioria dos membros da nossa família, pode ser muito embaraçoso ser um Hinn", observa ele.
"Muitos de nós preferimos ser pessoas desconhecidas, trabalhadoras e honestas que morrem na obscuridade, tendo amado outras pessoas e servido a Deus", acrescenta.
"Segundo, não sou famoso e não quero ser rico. Eu não sou nada além de uma pessoa que foi transformada pelo poder do verdadeiro Evangelho. Por causa do meu sobrenome, minha história de ser pastor tornou-se interessante para as pessoas e criou uma esfera de influência, mas eu sou apenas mais um embaixador para Cristo levando Sua mensagem àqueles que eu posso alcançar. Se minha esfera de influência é duas pessoas ou 2 milhões, ainda vou fazer o que as pessoas fizeram na Bíblia e testificar do que Deus fez".
Em 2018, Benny Hinn admitiu que, à medida que envelhece e passa a entender mais a Bíblia, ele agora percebe que algumas das coisas que aprendeu com pregadores quando estava crescendo não são bíblicas e a interpretação popular do evangelho da prosperidade –  o ensino de que os crentes têm direito às bênçãos da saúde e da riqueza  e que podem obter essas bênçãos por meio de confissões positivas de fé e da "semeadura de sementes" por meio do pagamento fiel de dízimos e ofertas – é uma dessas coisas.
"Quanto mais você conhece a Bíblia, mais você se torna biblicamente baseado e mais equilibrado em suas opiniões e pensamentos porque somos influenciados. Quando eu era mais jovem, fui influenciado pelos pregadores que ensinavam o que quer que ensinassem. Mas como eu vivi mais tempo estou pensando em esperar um minuto, você sabe que isso não se encaixa totalmente com a Bíblia e não se encaixa com a realidade. Então, o que é prosperidade? Não falta. Eu já disse isso antes", disse Hinn.
Ele então elaborou sobre como ele acredita que "nenhuma falta" deve ser interpretada.
"Elias, o profeta, tinha um carro? Não. Nem sequer tinha uma bicicleta. Ele não tinha falta … Jesus dirigia um carro ou morava numa mansão? Não. Ele não tinha falta. Que tal os Apóstolos? Ninguém faltou entre eles", disse Hinn. "Hoje, a idéia é a abundância e casas palacianas e carros e contas bancárias. O foco está errado … É tão errado."
Ele disse que apesar de ter sido acusado de ter vivido em abundância e de ter voado jatos particulares no passado, não é assim que ele vive atualmente.
"Quero dizer, me perdoe. As pessoas me acusaram de coisas que nem são reais. Um cara escreveu um comentário: 'Ah, ele vale US $ 40 milhões'. Oh, como eu gostaria. Eu daria tudo para o Reino diante do Deus Todo-Poderoso", disse ele.
"Bem, ele pilota jatos particulares", continuou ele, imitando críticas. "Não, eu não. Eu não voei em privado, querido Deus, anos. Voo comercial como qualquer outra pessoa …"
"Todos nós cometemos o erro de pensar que é isso que Deus quer e Deus diz: 'Não, não é isso que eu quero'. É hora de viver biblicamente. Você sabe que tudo se resume a uma coisa. Nós amamos Jesus, sim ou não? Se amamos Jesus, então é tudo sobre Jesus. Se nós não amamos Jesus, então é sobre outras coisas", ele disse.
Com The Christian Post via JM Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...