quarta-feira, 17 de junho de 2020

Pela 1ª vez, rede social é mais citada que TV como fonte de notícia no Brasil

  • 67% as usam para se informar
  • No caso das TVs, são 66%
  • 84% se preocupam com fakes
  • 27% pagam por notícia online

O relatório Reuters Digital News Report (íntegra, 14.9 MB), lançado nesta 3ª feira (16.jun.2020) mostra pela 1ª vez as redes sociais à frente da TV como fonte de informação para os brasileiros. São 67% os que dizem usá-las para se informar e 66% os que citam a televisão.
A categoria online é citada por 87% e lidera como fonte de notícias acessada pela maior parcela dos brasileiros. Isso inclui redes sociais e veículos que são apenas on-line, como o jornal digital Poder360. Só 23% dizem se informar por jornal impresso. Em 2013, quando o estudo começou, eram 50%.
O Facebook é a rede social mais usada pelos brasileiros para se informar: 54% afirmam ler notícias pela plataforma. O Youtube (usado por 45%) cresceu no último ano e ameaça a vice-liderança do WhatsApp (48%), que caiu 5 pontos percentuais de 2019 a 2020.

27% PAGAM POR NOTÍCIAS ON-LINE

O relatório também mostra 1 aumento no percentual de pessoas que pagam por notícias on-line no Brasil. Foram 27% que afirmaram ter pagado algum conteúdo, contra 22% em 2019. É mais que em países como Estados Unidos (10%) e Argentina (11%).
O alto percentual pode ser explicado pelo fato de que o universo de entrevistados da pesquisa é só de pessoas que acessaram notícias no último mês, o que pode causar distorções em países como o Brasil. O próprio levantamento também menciona o Brasil como 1 dos países onde o resultado pode mudar porque a amostragem tende a ser mais urbana do que em outros lugares.

CONFIANÇA NO NOTICIÁRIO

relatório de 2019 havia mostrado uma queda expressiva na confiança. De 59% no começo de 2018, havia passado para 48% em 2019, depois das eleições presidenciais permeadas por informações sobre uso de fake news nas campanhas.
Neste ano houve ligeira alta: 51% dos brasileiros declaram confiar a maior parte do tempo na maior parte das notícias. É o 5º país dos 40 analisados onde mais se confia nas notícias.
O mesmo percentual de brasileiros, 51%, diz preferir 1 noticiário “sem ponto de vista”. A proporção dos que preferem 1 veículo que compartilhe a mesma visão do entrevistado (43%), no entanto, é a maior entre os países selecionados pelo estudo.
Eis o percentual dos que preferem notícias de veículos que compartilhem o seu ponto de vista:
  • Alemanha: 15%
  • Japão: 17%
  • Reino Unido: 13%
  • Dinamarca: 14%
  • Espanha: 34%
  • Itália: 22%
  • Estados Unidos: 30%
  • França: 20%
  • Brasil: 43%

DESINFORMAÇÃO

Mais de 56% das pessoas nos 40 países pesquisados se preocupam com as falsas notícias na internet. O Brasil é o país onde essa preocupação é mais alta. É presente para 84% dos entrevistados.
Para saber mais sobre a liderança do país no ranking, o Poder360 publicou 1 texto exclusivo para o tema. Leia: Brasil é o país onde há mais preocupação com as fake news.

OS MAIS CITADOS NA MÍDIA

O levantamento pesquisou as fontes de informação dos brasileiros para veículos off-line (TVs, rádios e jornais impressos). A TV Globo é citada por 51% entre as fontes de notícia que são vistas ao menos uma vez na semana. Record (43%) e SBT (37%) vêm na sequência.
A Reuters não esclarece se “TV Band News” inclui a TV Bandeirantes também. O Poder360 perguntou sobre essa possível imprecisão no quadro de resultados da pesquisa, mas ainda não recebeu a resposta.
Já entre as fontes de notícia on-line, os sites do grupo Globo (G1 e globo.com) são citados por 51% e lideram na categoria. São seguidos por Uol (47%) e R7 (39%). Veículos que adotam posição ideológica clara, como o Antagonista (22%) e Rede Brasil Atual (16%) também se destacam.

METODOLOGIA

A pesquisa foi feita on-line pelo site Yougov e inclui apenas entrevistados que afirmaram ter lido notícias no último mês. O levantamento alerta que em países com acesso mais limitado à internet, como o Brasil, a amostragem tende a se concentrar em áreas mais urbanas e em pessoas mais ricas e mais conectadas, o que pode interferir no resultado. Ao todo, foram entrevistadas mais de 80.000 pessoas em 40 países. No Brasil, foram 2.058 entrevistas.

Fonte: poder360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...