quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

China proíbe atividades de Natal e força igrejas a suspender os cultos

Os cristãos na China enfrentaram maior perseguição durante a época do Natal, com as autoridades fechando muitos serviços de adoração e eventos de canções natalinas.

De acordo com a International Christian Concern (ICC), a Universidade de Shenzhen em Guangdong, China, enviou um aviso aos funcionários pedindo-lhes que proibissem os alunos de realizar atividades de Natal, postar folhetos de Natal ou realizar exibições de Natal no campus.

O pastor Yang Xibo, da Igreja de Xunsiding na cidade de Xiamen, disse à ICC que alguns cristãos locais foram convidados a apresentar canções de Natal em um shopping center na véspera de Natal. No entanto, sua apresentação foi interrompida pela polícia local, e o Escritório de Assuntos Étnicos e Religiosos e a Segurança do Estado também enviaram funcionários para garantir que a apresentação dos cristãos fosse cancelada.

Para desencorajar as igrejas de se reunirem durante o feriado, oficiais do governo exigiram que uma igreja católica sancionada pelo estado na cidade de Wuxi, província de Jiangsu, obtivesse a aprovação de pelo menos oito escritórios antes de ter permissão para celebrar a missa de Natal.

O padre Francis Liu, da Chinese Christian Fellowship of Righteousness, compartilhou uma foto da tropa de choque em frente à Catedral de Xishiku, no distrito de Xicheng, em Pequim. Uma placa do lado de fora do portão da igreja diz: “Devido à pandemia, todas as atividades da igreja foram interrompidas.

A ICC observa que essas medidas excessivas “prova ainda mais o medo da religião por parte do governo”.

Em 2017, o presidente Xi Jinping disse a um Congresso do Partido Comunista que “a liderança deve persistir no avanço da Sinicização das religiões de nosso país”.

No mesmo ano, o comitê central e o conselho estadual do CPP emitiram um documento oficial intitulado “Sugestões sobre a implementação de projetos para promover e desenvolver a excelência da cultura tradicional chinesa”. Desde então, as autoridades chinesas reprimiram as comemorações não chinesas.

Em 2018, pouco antes do Natal, as autoridades de algumas cidades como Langfang, na província de Hebei, ordenaram que as lojas retirassem as decorações de Natal das ruas e vitrines.

No ano passado, vídeos circularam em grupos do WeChat retratando crianças em idade escolar na China, denunciando o Natal como um “festival de ocidentais” e que era “uma pena” para os chineses celebrar o feriado.

Autoridades em toda a China também alertaram membros de igrejas cristãs para não tentarem realizar reuniões públicas para celebrar o Natal, e o braço disciplinar do PCCh proibiu seus membros e oficiais do governo de celebrar o Natal, comparando a prática ao “ópio espiritual” para membros do partido ateu.

As restrições da China ao Natal ocorrem em meio a uma repressão mais ampla às igrejas clandestinas, cristãos e líderes religiosos.

Recentemente, foi relatado que as autoridades chinesas ordenaram que dezenas de igrejas substituíssem as cruzes pela estrela de cinco pontas, o símbolo apresentado na bandeira do país para representar o PCCh e seu papel na nação.

A China também aumentou as restrições à distribuição de materiais religiosos nos últimos meses, ameaçando multas, o fechamento de gráficas ou até mesmo prisão por vender livros cristãos ou permitir que os clientes fotocopiem hinos.

De acordo com um relatório recente , dezenas de milhares de pastores de igrejas domésticas e evangelistas em toda a China se esconderam, desconectando-se de seus telefones e computadores para que as autoridades governamentais não possam mais usar esses dispositivos para rastrear seus movimentos.

Na lista do Lista Mundial da Perseguição 2020, da Portas Abertas, a China ocupa a 23ª posição dos países conhecidos por perseguir cristãos. A organização observa que todas as igrejas são vistas como uma ameaça se se tornarem muito grandes, muito políticas ou convidarem visitantes estrangeiros.

Folha Gospel com informações de The Christian Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...