segunda-feira, 5 de julho de 2021

Igreja Presbiteriana na América vota por não ordenar pastores gays

A Igreja Presbiteriana na América (PCA, sigla em inglês) votou para mudar uma regra em seu documento de governo que desqualificaria todos os homens gays de servir em seu ministério.

A resolução para mudar a regra conhecida como “Abertura 23 ”, foi aprovada com 1.400 votos a favor e 400 contra, na 48ª convenção anual da denominação em St. Louis, Missouri, na semana passada.

Os oficiais da Igreja Presbiteriana na América devem ser irrepreensíveis em sua caminhada e semelhantes a Cristo em seu caráter. Aqueles que professam uma identidade (como, mas não se limitando a, ‘cristão gay’, ‘cristão com atração pelo mesmo sexo’, ‘cristão homossexual’ ou termos semelhantes) que mina ou contradiz sua identidade como novas criações em Cristo, seja por negando a pecaminosidade dos desejos decaídos (como, mas não se limitando a, atração pelo mesmo sexo), ou negando a realidade e a esperança da santificação progressiva, ou deixando de buscar a vitória capacitada pelo Espírito sobre suas tentações, inclinações e ações pecaminosas não estão qualificados para um ofício ordenado”, declara a nova regra.

A regra emendada irá para os órgãos da igreja local para uma votação antes do segundo turno da votação da convenção no próximo ano, após a qual o texto seria colocado no “Livro da Ordem da Igreja” do PCA.

O Washington Times citou Chris Norris, do presbitério do Calvário, dizendo durante o debate: “A santificação começa com a identidade de uma pessoa como uma nova criatura em Cristo. … Assumir uma identidade gay vai contra a nova criação.”

A denominação também afirmou a “Abertura 37”, que se refere aos candidatos pastorais.

…Uma reflexão cuidadosa deve ser dada à sua luta prática contra as ações pecaminosas, bem como aos desejos pecaminosos persistentes”, afirma.

O candidato deve dar testemunho claro de sua confiança em sua união com Cristo e nos benefícios disso pelo Espírito Santo, dependendo desta obra da graça para progredir sobre o pecado. … Enquanto a imperfeição permanecer, ele não deve ser conhecido por reputação ou autoconfissão, de acordo com sua pecaminosidade remanescente (por exemplo, desejos homossexuais, etc.), mas sim pela obra do Espírito Santo em Cristo Jesus”, acrescenta.

Durante a convenção anual, o PCA também endossou Lifeline Children’s Services como seu “ministério de adoção e assistência a órfãos preferencial” devido ao seu “compromisso com a santidade da vida” e não o Bethany Christian Services, que anunciou recentemente que estaria oferecendo seus serviços para casais LGBT.

Questões LGBT na Igreja Presbiteriana

Os dois votos são parte de uma tendência da PCA, que tem quase 400.000 membros nos EUA, de defender as visões bíblicas sobre casamento e sexualidade.

A PCA segue uma linha doutrinária diferente da Igreja Presbiteriana (EUA), conhecida por sua posição progressista sobre a ordenação de ministros da comunidade LGBT.

Diferentemente da doutrina presbiteriana conservadora, a PC (EUA) admite a ordenação de mulheres e aceita homossexuais como membros e pastores. Em 2015, a denominação alterou sua constituição para passar a realizar casamentos homoafetivos.

Embora a Igreja Presbiteriana do Brasil seja fruto do trabalho missionário da PC (EUA), ressaltou sua posição conservadora e cortou todos os laços com a Igreja Presbiteriana (EUA) desde a década de 1950.

Em 2015, o Rev. Augustus Nicodemus, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, deixou claro que a PC (EUA) não tem ligação alguma com Igreja Presbiteriana do Brasil.

A Igreja Presbiteriana do Brasil não tem nenhum relacionamento com esta ‘igreja’ americana, da qual se desligou faz décadas por causa das posturas liberais da mesma, muito antes dela aprovar o casamento gay”, disse.

A única denominação brasileira que tem comunhão com a Igreja Presbiteriana (EUA) é a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, que é ecumênica e também aceita a ordenação feminina. Na questão da homossexualidade, porém, não tem a mesma visão da denominação.

Folha Gospel com informações de The Christian Post e Guia-me

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...