quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Por onde anda Sérgio Von Helder, ex-bispo da Universal que chutou imagem católica há 26 anos?

Quem acompanhava o programa “Palavra de Vida”, na Record, há 26 anos, viu o bispo da Igreja Universal Sérgio Von Helder chutar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O programa era exibido no dia 12 de outubro, feriado católico no país em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. O bispo desferiu chutes na estátua da santa tentando mostrar que era um objeto, sem teor religioso e usado para ganhar dinheiro dos fiéis — nas palavras dele.

O pastor desferiu ataques contra a Igreja Católica. A repercussão foi imediata e chegou até ter matéria exibida no “Jornal Nacional”, da TV Globo, nos dias seguintes.

Com a pressão pelo ato, Von Helder foi enviado aos Estados Unidos e para países da América Central, tentando o anonimato após a repercussão dos seus ataques e por receber ameaças. Hoje, ele grava vídeos de pregações em sua página do Facebook e não está vinculado a nenhuma igreja.

O caso já foi tratado por Edir Macedo, líder da Universal, como “um chute no estômago”. Em suas autobiografias, o bispo Edir Macedo admite que esse foi o maior erro que sua igreja cometeu — na época, a Universal chegou a pedir desculpas.

Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, ainda em 1995, Von Helder lançaria um livro em que dizia não ter sido ético ao “tocar” a santa — ele não nomeou os ataques como chutes, o que ele de fato fez.

Se tivesse chutado, teria quebrado meu pé, porque aquilo parecia de ferro. Mas a Globo ficou insistindo na imagem. Então, ficou na cabeça das pessoas que eu chutei. Qualquer pessoa inteligente vê que eu não chutei. Mas o povo brasileiro é muito ignorante espiritualmente. É falta de conhecimento da Palavra de Deus. É bom explicar isso para não dizer que estou chamando o povo de ignorante”, afirmou em entrevista ao IG em 2014.

Helder tem uma obra chamada “Um Chute na Idolatria”, passou anos fora do Brasil e chegou a romper com a Universal. Em 2014, jornais brasileiros noticiaram a volta do pastor ao Brasil marcado pelo ataque intolerante.

Ele fez parte da Igreja da Restauração, criada nos Estados Unidos pelo bispo Angelo Barbosa, também dissidente da Universal de Edir Macedo.

Em 2018, Von Helder gravou um vídeo apoiando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na época ainda candidato, e criticando Fernando Haddad (PT). Na ocasião, ele disse que o PT era a “personificação do diabo”.

Porque nós estamos em uma situação onde o diabo quer imperar no Brasil através do PT. As pessoas estão crendo no diabo através do PT. O Bolsonaro sozinho está revolucionando o mundo”, disse ele. “Esse safado, canalha, desgraçado do Haddad está se fazendo de cristão.”

Até ano passado, Sérgio von Helder estava morando nos EUA e era missionário de outra igreja evangélica. Questionado pelo UOL se está no Brasil e vinculado a alguma igreja evangélica, Von Helder disse que não.

Ao menos dois perfis no Facebook divulgam vídeos do pastor com pregações em lives. Um deles tem endereço da cidade de Jefferson, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, e anunciava um seminário com a imagem de um pastor chutando — assim como o ataque intolerante feito por Sérgio há 26 anos.


Fonte: UOL via Folha Gospel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...