sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Ministros de louvor alertam sobre o estilo 'worship music' em nossas Igrejas



Os cristãos de mais idade, ou com mais tempo que aceitaram a fé, já hà algum tempo tem reclamado da qualidade das músicas modernas cantadas em nossas igrejas, valendo ressaltar que existem bons hinos e canções para não cairmos na armadilha da generalização, porém, diga-se a bem da verdade, são exceções.

Pastores "zelosos" tem procurado ensinar o rebanho, mas temos que admitir que a força da mídia nesse caso, é um problema. Os grupos de departamento, de louvor, e mesmo os solistas, procuram cantar o que já está fazendo "sucesso" nas emissoras de rádio, TV e plataformas musicais na internet.

Observemos que se multiplicaram as denominações, igrejas e ou congregações, mas os louvores entoados são praticamente os mesmos em todo o país, e em alguns casos, versões que percorrem o mundo.

Os tradicionais hinários, como por exemplo: Salmos & Hinos, Cantor Cristão, Coros Sacros, Melodias de Vitória, Antemas Celestes, Harpa Cristã e outros, ficaram esquecidos, e em muitos casos nas próprias denominações que os criaram e ou adotaram como hinário oficial, deixaram de ser utilizados.

As orquestras, bandas, corais, vocais e solistas que cantavam tais hinos com variedade de arranjos, estão se dizimando a cada dia, até porque essa é uma prática que depende de muito esforço e dedicação com estudos, ensaios, etc... Muitos passaram a desconsiderar que essa dedicação também faz parte do nosso "Servi ao Senhor com alegria" - Salmos 100:2, e que para isso a bíblia nos diz que o "vosso trabalho não é vão no Senhor" - 1 Coríntios 15:58 

Quanto a falta de conteúdo teológico nas músicas modernas, os apologistas tem alertado para essa realidade, mas sem o necessário "feedback", considerando que em muitos casos, para não dizer a maioria dos músicos e cantores não frequentam cultos de ensino, doutrina e ou escolas bíblicas, como o faz a maior parte da igreja, no entanto, a congregação, via de regra, fica refém do que eles cantam mormente nos cultos dominicais.

Vale ressaltar que um ou outro pastor, faz um certo acompanhamento, cerceando exageros, orientando e colocando alguma regra, mas a maioria deles se sente intimidada, e até com medo de que venha entristecer e perder os que cooperam nessa área, até porque não faltam igrejas que os convidem.

Quanto ao termo "worship music", literalmente traduzido, nada mais é do que "música de adoração". 
O termo passou a ser adotado por conta da mania brasileira de "americanização" de tudo, assim como muitos já deixaram a palavra "Igreja" em português, e passaram a se utilizar "Church", que quer dizer a mesma coisa em inglês.

A questão aqui não é demonizar ou santificar qualquer estilo, afinal de contas não temos respaldo bíblico para isso, mas analisar as tendências e seus resultados.

Se associou ao estilo 
"worship music", as repetições de poucas frases melódicas e ou harmônicas, deixando-se espaço livre para as ministrações espontâneas, criando-se um clima de "técnica mântrica" que normalmente mexe com a emoção das pessoas, estilo muito agradável e apreciado pela juventude, principalmente quando reunidos em multidão, associando o Culto de adoração a Deus, à atmosfera dos shows seculares, amplificados por luzes coloridas, fumaça, efeitos especiais, etc...

Se analisarmos bem, a falta de sinergia com as Sagradas Escrituras, trouxe para tais músicas, elementos da vida secular, como gírias e ditados, a ponto de que em algumas delas, Deus ser tratado como "você", numa total falta de reverência ao Senhor das nossas vidas.

O que está em discussão é como inserir conteúdo bíblico que edifique e fortaleça a fé das pessoas, em especial da nossa juventude já tão fragilizada e atacada pelos dardos inflamados do maligno.

O problema já está tão grave, que já surge um movimento, dentro do próprio nascedouro nos EUA, alertando para o problema, senão vejamos:

Leah Klett, repórter do Christian Post, participou "The Christian Post Podcast", tendo explicado por que alguns líderes de louvor estão chamando a atenção sobre a música de adoração contemporânea, alertando que, muito embora seja muito agradável, boa de se ouvir e cantar, mas carece de conteúdo bíblico, e falha principalmente no sentido de ajudar as pessoas a pensar mais profundamente em sua fé e vida cristã.
"Parte da preocupação é que as músicas que estão sendo lançadas agora, não nos fornecem as ferramentas das quais precisamos para lidar com alguns dos desafios da vida", explicou Klett.

Enfim, os que saíram à frente, como é o caso dos americanos, já estão lidando com as consequências.

Como pastor e também lidando pessoalmente com essa questão, mesmo sem aderir a qualquer radicalismo, entendo ser uma questão de fundamento sociológico, mas não posso negar que esse é um sério problema da nossa geração, e que deve ser enfrentado com muita graça, firmeza, equilíbrio, conteúdo bíblico e acima de tudo com oração, afinal de contas a igreja deve se manter no mundo, geograficamente falando, mas do ponto de vista espiritual, fora dele.

Não podemos "fechar os olhos" com se nada estivesse acontecendo. É necessário um intensivo e equilibrado trabalho de conscientização, sob o iminente risco de não termos a devida reversão desses valores.

"Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo". - Judas 1:3,4

Com temor e tremor,

Pr. Carlos Roberto Silva

Ouça este episódio de "The Christian Post Podcast":

2 comentários:

  1. Paz do Senhor pr. Carlos Roberto,uma análise bem realista da situação dos louvores e hinos, ainda bem que temos a Harpa Cristã, que já centenária em nossa denominação. Lutemos para manter o que já temos, adicionando o que realmente adora e engrandece ao Senhor. Saudações fraternas, seu conservo Pr. Márcio Silva.

    ResponderExcluir
  2. Sai de uma determinada igreja, que há anos fazia parte da membresia. A modernidade em excesso tem transformado os cultos em Shows, igrejas totalmente escuras, fumacinha e jogos de luz, muita música, danças, orações de chaves de carrão e casas.Tudo isso no pacote " gospel". Atualmente, estou frequentando a Assembléia de Deus próximo á minha casa, apesar de não ser pentecostal estou amando tudo por lá, igreja toda iluminada lindíssima, a orquestra diga-se de passagem, a melhor do Brasil rssss e os louvores??? Lindos!!! Cantor e Arpa ... estou muito feliz e me sentindo no céu...foi a melhor escolha...graça & paz irmãos!!! ✝️❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...