segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Parlamentar cristã na Finlândia que será julgada por tuitar versículo da Bíblia sobre homossexualidade, diz que é um 'privilégio'


A parlamentar cristã será julgada na Finlândia por suas convicções religiosas, no dia 24 de janeiro

Päivi Räsänen, a parlamentar finlandesa investigada por "incitar o ódio contra homossexuais" deu mais detalhes sobre todo o processo que começou em 2019.

A parlamentar cristã, ex-ministra do governo e líder do partido Christian Democras, defenderá seu direito de falar publicamente sobre suas convicções religiosas perante o juiz no dia 24 de janeiro.

Durante dois anos, o Procurador-Geral finlandês investigou as suas observações nas redes sociais, um folheto publicado há 17 anos, e as suas opiniões expressas num talk show. Ela é acusada de violar a Seção 10 do Código Penal.

Questionado sobre o ensino da Bíblia

Em uma entrevista publicada recentemente com Alliance Defending Freedom (ADF, veja o vídeo completo abaixo), Räsänen comenta sobre sua experiência como médica, sua família (ela e seu marido têm 5 filhos e 7 netos) e seu interesse precoce em realidades sociais relacionadas a questões pró-vida e saúde mental, entre outras.

Questionada sobre o processo iniciado contra ela no verão de 2019, Räsänen relembra com um sorriso as cerca de 13 horas de interrogatórios policiais nos últimos dois anos. Esses interrogatórios às vezes eram "muito absurdos", diz ela. "Eu sentei lá com a Bíblia sobre a mesa", enquanto a polícia perguntava "sobre minhas crenças e [fazendo perguntas como] 'o que você pensa sobre o que o apóstolo Paulo está ensinando aqui' ou 'o que você pensa sobre esses versículos onde ele fala sobre atos homossexuais'".

Por outro lado, esses momentos foram "um privilégio", diz ela, porque "tive a chance de contar à polícia o que a Bíblia diz sobre o valor do ser humano, que todas as pessoas são criadas à imagem de Deus, e que é por isso que todos eles são valiosos".

Em algum momento, a polícia também perguntou se ela estava "pronta para renunciar aos meus escritos e tirá-los das mídias sociais e sites. Mas eu respondi que vou me apoiar no que acredito e vou falar e escrever sobre essas coisas também, porque são uma questão de convicção, não só de opinião".

Räsänen foi Ministra do Interior da Finlândia entre 2011 e 2015. "Eu nunca imaginaria quando estava no comando da polícia que seria interrogada e faria esse tipo de pergunta em uma delegacia", diz ela agora. Isso seria comum "nos tempos soviéticos", mas não nas sociedades democráticas.

"Sempre fui muito aberta sobre minha fé, e quando estava discutindo e escrevendo sobre essas coisas, nunca tive a intenção de insultar ou difamar ninguém", ela insiste, "porque acho que todas as pessoas são iguais e todas são preciosas (… ) Essas convicções eu desperto do amor e não do ódio".

Emoções antes do julgamento

Räsänen se sente apoiada por muitas pessoas na Finlândia ("recebo mensagens de apoio todos os dias"), mas ela também admite que o caso "suscitou muitas discussões na sociedade", bem como "no Parlamento e dentro da Igreja".

Antes do julgamento, Räsänen diz que tem uma "mente calma". "Claro que estou um pouco nervosa porque nunca estive nesse tipo de situação antes (…) Oro para que eu tenha sabedoria para responder".

"Confio que ainda estamos vivendo em democracia, e temos uma constituição e acordos internacionais", e acrescenta: "Também confio em Deus". O apoio do marido e dos filhos também foi fundamental: "Eles me incentivaram: ‘fique firme e não desista'".

Os cristãos não devem cair na autocensura

Os políticos finlandeses estão preocupados que os cristãos no país não tenham mais certeza sobre o que pode ser dito e o que não pode ser dito. "Alguns pastores me enviaram seus sermões ou escritos perguntando se poderiam ser acusados ​​de um crime". Ela acredita que especialmente os cristãos mais jovens "têm medo de confessar que são cristãos, com medo das consequências". Um estudo recente na vizinha Noruega parece confirmar essas percepções.

Räsänen havia falado anteriormente sobre o perigo da autocensura daqueles que acreditam ser minoria e, portanto, temem falar sobre suas convicções. "Quero encorajá-los que agora é hora de falar. Agora é hora de os cristãos falarem sobre as verdades da Bíblia. Porque quanto mais nos calamos, mais estreito fica o espaço para a liberdade de expressão e a liberdade de religião".

Ganhar o caso seria "um passo muito importante", pensa ela, "não só na Finlândia mas também na Europa e noutros países, porque muitas pessoas no estrangeiro estão acompanhando este caso". Ao contrário, se for condenada, "a pior consequência não é multa ou até prisão, mas seria a censura". Outros livros, escritos, sermões que expressam convicções cristãs semelhantes sobre o ser humano e a sexualidade "poderiam ser banidos", teme a parlamentar. "As consequências seriam para toda a sociedade finlandesa, não só para mim ou para os cristãos, mas para todas as pessoas".

"Muito feliz" pelo apoio em oração

A parlamentar fala do apoio internacional que tem recebido de muitos. "Estou muito feliz pelas orações da Finlândia e de outros países. Alguns dias recebi centenas de mensagens de pessoas que oravam. Eu acredito que quando Deus levanta as pessoas para orar, Ele vai fazer algo de bom".

Quais são seus próprios pedidos de oração pessoais? "Oro pelo meu país para que tenhamos uma boa democracia no futuro. E oro para que meu caso e toda a publicidade em torno do meu caso ilumine os cristãos para serem encorajados a falar sobre sua fé".

"As pessoas não precisam concordar comigo quando me apoiam", diz ela. Alguns não-cristãos disseram a ela que "defendem meu direito de dizer o que acredito", incluindo um colega parlamentar que é homossexual. Ela conclui: "Quero fazer o mesmo, também quero defender aquelas pessoas de quem discordo".

Assista abaixo a entrevista completa, em inglês, com a ADF publicada em janeiro de 2022:


8 comentários:

  1. Fico feliz que um Cristão defenda as suas convicções. Respeitas a opinião de todos é democracia.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Kássia, vemos na matéria que a parlamentar tem firmeza em defender a sua fé.
    Grato pela honrosa visita neste singelo blog!
    Saúde & Paz!

    ResponderExcluir
  3. Lamentável que estamos presenciando essa situação em um País de maioria Cristã, com cerca de 72% da população são da Igreja Luterana.
    Serve pra ficarmos atentos aqui no Brasil!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá prezado Pr. Dayson,
      A Paz do Senhor!
      Concordo plenamente contigo, meu amigo.
      Oremos e vigiemos!

      Excluir
  4. Ainda há cristãos fiéis a fé cristã, que Deus proteja e justifique a irmã, que o direito dela expressar a sua fé seja respeitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, prezado Rogério.
      Oremos pela nossa irmã!
      Grato pela visita - Saúde & Paz!

      Excluir
  5. Que o SENHOR a sustente em sua Fé, que através da sua convicção em Cristo muitos sejam alcançados, eu creio que o SENHOR entrará com providência é Sua Bênção sob essa situação que ELE a ABENÇOE 🙌🙌🙌🙌🙏

    ResponderExcluir
  6. Essa é a nossa oração, meu prezado.
    Grato pela visita. Volte sempre!
    Saúde & Paz!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...