sexta-feira, 10 de junho de 2022

Conteúdos de “auto-ajuda” iludem e não refletem a fé cristã, segundo autora



A escritora cristã Lindsey Carlson publicou um artigo onde faz um importante alerta sobre a avalanche de conteúdos de “auto-ajuda” produzida nos últimos anos. Para a autora, os cristãos não devem confundir os significado da fé em Jesus com uma espécie de humanismo positivista.

O movimento de autoajuda chama as mulheres para se refrescarem em um oásis que nada mais é do que uma miragem. Autoajuda não é encorajamento; é areia”, diz Lindsey em seu artigo.

A escritora explica que conteúdos de auto-ajuda criam uma falsa visão acerca de si mesmo, pois tratam o ser humano a partir de uma perspectiva que não reflete a sua real natureza, a qual também está sujeita a erros.

Ela diz que os cristãos, portanto, não devem ser sustentados pelo “poder do pensamento positivo”, uma vez que a frustração uma hora virá, já que a fé não foi depositada em Deus, mas sim em suas próprias capacidades.

Quando nossa confiança é abalada, nosso coração fica rapidamente desanimado e é muito menos provável que suportemos as provações que nos são apresentadas”, explica. “O povo de Deus precisa de encorajamento que dure mais do que o próximo desafio de 30 dias.”

Auto-ajuda: mentira cultural?

Para a escritora cristã, quem trata de auto-ajuda como um mecanismo dissociado da dependência de Deus, está se iludindo. Lindsey enxerga esse tipo de conteúdo como uma tentativa humana de caminhar por conta própria.

À medida que as filosofias mundanas em nossa cultura tentam nos convencer de que somos bons o suficiente por nós mesmos, e que a felicidade e a alegria são nossa própria responsabilidade, precisamos da verdade de Deus para nos libertar do peso dessa mentira cultural opressiva”, diz ela.

A autora conclui em seu artigo para o Gospel Coalition, dizendo que os cristãos precisam reconhecer que dependem do Espírito Santo em suas vidas para que tenham a verdadeira ajuda, em tudo, algo que vem do Pai e não de si mesmo.

O Deus de perseverança e encorajamento oferece melhor encorajamento ao seu povo, oferecendo a si mesmo. Fixe seus olhos nas promessas de Deus e tenha coragem”, diz ela.

Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...