terça-feira, 4 de outubro de 2022

Câmara e assembleias legislativas têm recorde de pastores evangélicos eleitos


Ao menos 28 parlamentares que usaram identificações evangélicas nas urnas foram eleitos

A Câmara dos Deputados e as assembleias legislativas estaduais terão, a partir de 2023, um número recorde de parlamentares que usaram termos de identificação evangélica, como “pastor”, “bispo” e “missionário”, em disputas eleitorais.

Levantamento do GLOBO com base em dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até segunda-feira aponta que ao menos 28 deputados federais, estaduais e distritais eleitos se apresentaram ao eleitorado com denominações evangélicas, sendo 16 como pastores.

Até então, os maiores índices de sucesso de candidatos pastores e de outras nomenclaturas evangélicas haviam aparecido nas eleições de 2002 e de 2014, com 27 eleitos em cada uma. Nas duas ocasiões, 16 candidatos se apresentaram como pastores.

Em agosto, O GLOBO mostrou que o número de candidaturas com identidade religiosa aumentou cerca de 25% neste ano, atingindo o maior patamar na série histórica desde 2002. O levantamento considerava candidatos que apresentaram alguma nomenclatura ou ocupação religiosa ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), incluindo aqueles ligados ao catolicismo e a religiões de matriz africana. O número de pastores candidatos neste ano, de 476, foi cerca de 20% superior ao registrado em 2018.

Em 2006, apenas nove candidatos com essa identificação foram eleitos para a Câmara e para as Assembleias Legislativas. O número de eleitos saltou para 18 em 2010, patamar semelhante ao da eleição de 2018, com 21 candidatos bem sucedidos.

Em meio a uma disputa presidencial marcada por seguidos acenos do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Lula (PT) ao eleitorado evangélico, parte dos candidatos mudaram a estratégia de disputas anteriores e passaram a adotar termos e expressões ligados ao meio evangélico que não apareciam até então.

No Rio, por exemplo, os irmãos Marcos e Filipe Soares, eleitos deputado federal e estadual, respectivamente, ambos pelo União Brasil, incluíram as iniciais do pai, o líder evangélico Romildo Ribeiro Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus. Com isso, o sobrenome que levaram às urnas passou a ser “RR Soares”, forma pela qual o pai se popularizou entre fiéis.

O expediente de associar o nome do candidato à igreja é adotado também por parlamentares ligados à Assembleia de Deus Ministério de Madureira. Neste ano, além do deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP), ex-presidente da bancada evangélica na Câmara, dois deputados estaduais ligados à igreja se elegeram à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

O número de evangélicos eleitos é ainda maior, já que também há parlamentares que, mesmo sem termos como “pastor” ou “bispo” junto ao nome, possuem o “carimbo” religioso em suas trajetórias.

Um desses casos é o do ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, e que se elegeu deputado federal. A candidatura de Crivella teve suporte da Catedral de Del Castilho, principal templo e sede da Universal no Rio, onde santinhos do ex-prefeito foram distribuídos nas últimas semanas na entrada de cultos.

Outro nome que teve apoio da Universal, e que tampouco usa nomenclaturas religiosas na urna, foi o deputado estadual e pastor licenciado Danniel Librelon (Republicanos), reeleito à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Há ainda pelo menos uma centena de pastores e outros candidatos com identidade evangélica que figuram como suplentes de deputado federal, e podem ocupar cadeiras vagas no decorrer da próxima legislatura. A “lista de espera” inclui nomes como o pastor Junior Trovão (Republicanos), no Rio, e o cantor gospel e pastor Jairinho (União), de Pernambuco.

Deputados federais eleitos

Paulo Freire da Costa (PL-SP) (concorreu como “PR. Paulo Freire” em eleições anteriores)
Pastor Marco Feliciano (PL-SP)
Pastor Eurico (PL-PE)
Pastor Gil (PL-MA)
Pastor Sargento Isidório (Avante-BA)
Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ)
Marcos RR Soares (União-RJ) (usa o nome do pai, RR Soares, liderança evangélica)
Pastor Diniz (União-RR)
Gilberto Abramo (Republicanos-MG) (concorreu como “Bispo Gilberto” em eleições anteriores)
Cezinha de Madureira (PSD-SP) (nome de urna cita a Assembleia de Deus de Madureira)
Clarissa Tércio (PP-PE) (nome de urna faz referência ao marido, Pastor Junior Tércio)

Deputados estaduais eleitos

Adalto Santos (PP-PE) (concorreu como “Presbítero Adalto” em eleições anteriores)
Alex de Madureira (PSD-SP) (nome de urna cita a Assembleia de Deus de Madureira)
Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos-CE)
Bispo Alves (Republicanos-ES)
Cantora Mara Lima (Republicanos-PR)
Carlos Cezar (PL-SP) (concorreu como “PR. Carlos Cezar” em eleições anteriores)
Carlos Henrique (Republicanos-MG) (concorreu como “Pastor Carlos Henrique” em eleições anteriores)
José de Arimateia (Republicanos-BA) (concorreu como “Pastor José de Arimateia” em eleições anteriores)
Oseias de Madureira (PSD-PS) (nome de urna cita a Assembleia de Deus de Madureira)
Pastor Cleiton Collins (PP-PE)
Pastor Daniel de Castro (PP-DF)
Pastor Junior Tércio (PP-PE)
Pastor Oliveira (Republicanos-AP)
Pr. Alcides Fernandes (PL–CE)
Ricardo Arruda (PL-PR) (concorreu como “Missionário Ricardo Arruda” em eleições anteriores)
Sérgio Peres (Republicanos -RS) (apresentou-se como “PR. Sergio Peres” em eleições anteriores)
Filipe RR Soares (União-RJ) (usa o nome do pai, RR Soares, liderança evangélica)

Considerando que a matéria se reportou apenas aos candidatos evangélicos que se utilizaram de títulos eclesiásticos, ao se contabilizar os demais candidatos cristãos que não se utilizaram dessa estratégia, a possibilidade é de uma das maiores bancadas conservadoras já existentes na nação,

Com informações O Globo via VIU 

3 comentários:

  1. Graça e paz ! Pr.Sostenes Cavalcanti, presidente da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso, tb foi reeleito, p/Rj. Muito ligado ao Pr. Silas Malafaia

    ResponderExcluir
  2. Na Bahia faltou o pr. Alex Santana federal e pr Samuel Jr estadual

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor!
    A matéria se referiu apenas àqueles que utilizaram o título eclesiástico na campanha, e não a todos os evangelicos que foram eleitos. Com certeza teremos a maior bancada da história!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...