segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Publicação da CNN descreve pregação sobre a volta iminente de Jesus como “traumática”



Artigo sugere que a doutrina do Arrebatamento da Igreja provoca problemas mentais e traumas psicológicos em alguns cristãos



Na última terça-feira (27), a CNN publicou um artigo descrevendo a doutrina escatológica da volta iminente de Jesus Cristo para Sua Igreja como um “problema crônico”, que pode causar a “ansiedade de Arrebatamento”, levando “uma vida inteira para curar”.


Essa afirmação pode ser entendida por religiosos como uma ameaça à liberdade de crença, sendo considerada, uma campanha paulatina afim de impedir que a mensagem de esperança seja pregada pela Igreja.


Como uma tentativa de minimizar o Arrebatamento, o artigo busca creditá-lo à apenas uma parte dos cristãos, alegando que a doutrina “não é predominante em denominações católicas ou protestantes tradicionais, como episcopais ou presbiterianismo, e é mais comumente seguido em igrejas evangélicas e fundamentais”.


A matéria traz como um exemplo de ter sofrido “trauma religioso”, a Tiktoker April Ajoy, que se apresenta nas redes sociais como “Ex – conservadora | Desintoxicando o Cristianismo com Humor”. Ajoy relata ter ficado traumatizada, aos 13 anos de idade, com medo de ter sido deixada para trás pelo Arrebatamento.


A mente de Ajoy começou a se agitar, tentando lembrar, tentando fazer planos. Quando foi a última vez que ela pecou? Ela deveria recusar a marca da besta? Pelo menos, ela pensou, se ela fosse colocada na guilhotina durante o tempo da tribulação, seria uma morte rápida”, diz parte do texto.


CNN descreve a profecia como um evento em que “cristãos justos ascendem ao céu, enquanto o resto é deixado para trás para sofrer”, e acrescenta, que ainda assim, “é algo para ser temido e bem-vindo, para ser orado e preparado para cada momento de vida de um crente.”


O canal de notícias também fala de uma moradora de Geórgia (EUA), Chelsea Wilson, que afirma ter crescido na “comunidade” evangélica e ter recebido o ensinamento do fim dos tempos como uma “história assustadora da fogueira”.


O presidente e CEO do Centro Global de Pesquisa Religiosa (uma sociedade acadêmica e editora não religiosamente afiliada), Darren Slade, foi ouvido pela CNN afim de analisar e afirmou que, “certos contextos religiosos também foram responsáveis ​​por várias experiências traumáticas para pessoas em todo o mundo”. Segungo a CNN, Slade definiu a “ansiedade de Arrebatamento” como uma “coisa real” e um “problema crônico”.


Em seu site oficial, Slade, reconheceu que “o estudo acadêmico do trauma religioso permanece em sua infância quando comparado a outros estudos em saúde mental”.

Infelizmente, isso significa que não há dados empíricos reais para apoiar o que vimos e experimentamos em dezenas de milhares: que o trauma religioso existe e é um problema crônico em muitas religiões”, continua o comunicado.


O autor cristão Todd Hampson opinou ao The Christian Post sobre a forma de ensino do Arrebatamento . “Acho que se for tirado do contexto ou ensinado a crianças sem o contexto completo do que Jesus prometeu, qual é a nossa esperança como crentes… pode ser um pouco assustador”, disse.


Não sei se chamaria de trauma. Essa é provavelmente uma palavra bastante extrema, eu não a ouvi dessa maneira antes”, afirmou Hampson.


Como bem explica o Christian Post, a doutrina conhecida como Arrebatamento, “deriva da palavra harpazo no grego, a língua original do Novo Testamento, e significa literalmente ‘agarrar à força; arrebatar, de repente e decisivamente’”.


Na Bíblia, a volta iminente de Cristo é descrita como “a bem-aventurada esperança” (Tito 2.13), sendo ela preocupante, segundo as Escrituras, apenas para aqueles que vivem no erro.


É válido também lembrar que, eventos como, epidemias, mudança climática e guerra nuclear não foram usados pela CNN, como exemplos de gatilhos para traumas psicológicos.

 

Com informações Christian Post e CNN via CPAD News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...