quarta-feira, 8 de março de 2023

Os mistérios do Éden descritos pela Bíblia



OS MISTÉRIOS DO ÉDEN DECRITOS PELA BÍBLIA - Por Pr. Anderson Araújo


A bíblia deixa claro que, todas as coisas foram criadas por Deus através do poder da sua Palavra, os céus, a terra, os astros conforme (Gn 1:1-31). O verbo utilizado aqui é (בָּרָא = Bará) que significa: (Qal) criador, fazer, criar (sempre tendo Deus como sujeito), ou seja, dar início a algo novo que nunca existiu.

Em cada etapa da criação, Deus avaliou seu trabalho como “Bom” (Tov), a expressão traz a ideia de que toda obra Divina foi bem-sucedida, deu certo, passou pela aprovação do Eterno. Havia Luz (Gn 1:4), as plantas e árvores davam seus frutos (Gn 1:12), as águas produziram abundantes répteis, peixes e toda espécie de alma vivente, as bestas feras do campo, os gados e as aves do céu, todos segundo a sua espécie (Gn 1:20-25). 

Diante da formosura da criação, o Eterno decide dar um toque especial e então decide criar o Homem, conforme a sua imagem e semelhança (Gn 1:26-27), ou seja, a coroa da criação (I Co 11:7), então viu Deus tudo o que havia feito e usou a expressão: “Era muito Bom” (Tov Meod) Extremamente perfeito; Deus ficou muito feliz por tudo que havia feito (Gn 1:31).

Deus então decide colocar o Homem em um Jardim no Éden, ordena que ele domine e governe sobre toda a criação, e ordena que se alimentasse livremente de toda a árvore do jardim para seu sustento, porém lhe pôs limites, dizendo que da árvore do conhecimento do bem e do mal ele não poderia comer, porque o dia em que comesse do seu fruto certamente conheceria a morte.

Percebemos que mesmo no Éden, um lugar de perfeição e harmonia, Deus decide colocar limites para o homem, dando-lhe o livre arbítrio e o direito de escolha, entre obedecer a Sua Palavra e permanecer em plena comunhão com Ele, ou desobedecer e conhecer a morte. Deus proporciona ao homem uma adjutora, termo hebraico (עֵזֶר) Ezer que significa literalmente (Aquela que ajuda), para estar ao seu lado, e juntos cumprirem os propósitos que Deus havia determinado desde o princípio. 

Ao final do capítulo 2 de Gênesis encontramos algumas informações importantes que vale a pena ressaltar; no versículo 25 a bíblia relata que ambos estavam NUS, porém não se envergonhavam!

Perceba que em momento algum Deus mencionou qualquer tipo de roupa ou algo para que pudessem cobrir-se da nudez. A Palavra NUDEZ aqui vem raiz Hebraica (ערום) Erom= estar nu, ou estar exposto, porém não era assim que eles se sentiam, pelo contrário, viviam tranquilamente sem malícia alguma, sem constrangimento pois, era um ambiente perfeito e sem pecado.

Segundo alguns estudiosos, quando Deus formou Adão e Eva do pó da terra(Gn 2:7), coloca no homem e na mulher um revestimento de glória e esplendor, de forma que a pele do homem resplandecia e era revestida de um brilho, um fulgor, pois durante a viração do dia Deus passava no Jardim para conversar com Adão e, somente a matéria não suportaria a presença gloriosa do Eterno, senão vejamos o que diz Davi o salmista:

Contudo pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste” Sl 8:5

Davi está se utilizando do seu cântico, para exaltar a majestade de Deus por toda sua criação. No versículo 5 relata que o homem foi criado um pouco menor que os Anjos; podemos traduzir esta palavra (Elohim) para Seres celestiais, ou seja Davi estava dizendo que Deus criou e depois formou o homem menor do que os Seres celestiais, e de Glória (Kavod) e de Honra (Hadar) o coroaste (Atar).

A Palavra (Hadar) que no texto está traduzida por honra, pode ser traduzida literalmente como Esplendor, algo que brilha, e a palavra (Atar) que no texto está como coroar pode ser traduzida por cercar, envolver por inteiro. Nessa expressão Davi nos faz entender que Deus criou e cercou o Homem com um Esplendor, um brilho, um revestimento especial onde eles olhavam para si mesmos e não enxergavam a sua nudez física, a imoralidade, não se sentiam expostos pois, estavam Revestidos da Glória e do Esplendor de Deus.

A partir dessa visão, o diabo vai lutar para retirar esse revestimento, essa proteção e esse brilho que Deus colocou no homem, afim, de fazê-lo pecar pois, somente assim seus olhos espirituais seriam abertos e ambos perceberiam que estavam nus, expostos e sem o esplendor e o brilho que os protegiam.

No capítulo 3 de Gênesis o pior acontece, o homem cai na tentação e desobedece a ordem de Deus comendo do fruto da árvore proibida, dando legalidade para o pecado. A partir desse ato, o Esplendor, o Brilho que revestia ambos é retirado deles e se tornam seres comuns, sem luz e sem proteção. Percebendo então ambos, que agora estavam nus, a primeira atitude foi de se esconderem da presença do Senhor. (Gn 3:7-11). 

É exatamente o que acontece conosco, quando estamos na presença de Deus e obedecemos a sua palavra, somos revestidos pelo Esplendor, pelo brilho do Espírito Santo que é nos dado pelo próprio Deus, para sermos diferentes do mundo; esse brilho é para Glória de Deus e santificação do corpo de Cristo.

Vejamos a passagem de (Ex 34:29-35) onde Moisés subiu ao monte Sinai para falar com Deus, e a bíblia relata que na ocasião o monte fumegava, saíam relâmpagos e a nuvem da Glória de Deus estava sobre o monte, Moisés estava falando com Deus face a face e recebendo do Senhor as tábuas da Lei. Quando termina o período de 40 dias, Moisés desce do monte e não percebe que seu rosto estava brilhando a ponto de ninguém conseguir olhar para ele.

Assim é todo aquele que tem intimidade com Deus, sua vida é revestida de esplendor, brilho, afinal Jesus disse: Vós sois a Luz do Mundo. (Mt 5:14), portanto, não perca o Brilho, a Luz e o Esplendor que Deus colocou em você, não permita que o pecado retire de você a intimidade e a comunhão com o Senhor, a Nudez espiritual nos faz esconder da presença de Deus, porém façamos como disse Paulo em II Co 3:5,“Todavia estejamos Revestidos para não sermos achados nus”. 

"Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes para que não ande Nu e não apareça a sua vergonha”(Ap 16:15).


Pr. Anderson Araújo - Engenheiro Químico, Casado com a irmã Elielze Araújo, pai de dois filhos, conferencista e pastor auxiliar na AD Cubatão (SP), membro da COMADESPE e da CGADB




Artigo publicado originalmente no Jornal Mensageiro da Paz da Editora CPAD - Edição de Janeiro/2023 - Página 6






Um comentário:

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...