quinta-feira, 22 de junho de 2023

99 anos das Assembleias de Deus no Rio de Janeiro – 22/06/2023 - Parte 1




99 anos das Assembleias de Deus no Rio de Janeiro – 22/06/2023 - Parte 1 - Por Isael Araújo


COMO FOI ORGANIZADA A PRIMEIRA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS E A ESCOLHA DO PRIMEIRO PASTOR NO RIO DE JANEIRO - PARTE 1


Escrevi em postagem anterior sobre as visitas de Gunnar Vingren para “espiar a terra” na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. Agora, vamos tratar sobre os primeiros cultos, a organização da primeira igreja e a escolha do primeiro pastor
Organizada a Assembleia de Deus do Rio de Janeiro na casa dos Brito, em São Cristóvão, com pastor Heráclito de Menezes

Em razão do crescimento do rebanho, e reconhecendo a necessidade de um obreiro para cuidar de tempo integral da congregação, os irmãos se reuniram no dia 30 de abril de 1924, na Rua Senador Alencar, depois de uma oração fervorosa em que Deus falou: ‘Digno é o trabalhador do seu salário’, resolveram organizar a Assembleia de Deus no Rio de Janeiro. Convidaram então Adriano Nobre e João do Nascimento para o pastorado da igreja, mas eles não aceitaram. Elegeram, então, Heráclito de Menezes para pastor interino; João do Nascimento para diácono e Paulo Leivas Macalão para secretário.

Os fundadores foram: Heráclito de Menezes; Eduardo de Souza Brito; João do Nascimento; Virgínia Maria da Conceição; Antonieta de Faria Miranda; Manoel Miranda; Maria Rosa Rodrigues; Margarida Eugênia; Amélia Monteiro; Florinda Brito e Paulo Leivas Macalão.

Estavam ausentes no dia 30 de abril, data dessa reunião, as seguintes pessoas que também foram consideradas membros-fundadores da igreja: Virgulino Ribeiro Marques; Gabriela Rodrigues; Perciliana da Silva; Maria Gabriela; Vicente Martins; Alzira Maria Ribeiro; Maria Batista Barbosa; Leonor Amaral e Etelvina do Nascimento e filhos.

Primeira sede, salão alugado na Rua Escobar 57, São Cristóvão

Após esses acontecimentos, o trabalho tomou grande impulso. Qualquer pessoa que atentasse para as atividades do pequeno rebanho podia perceber quão rápido e grandioso seria o crescimento da igreja.

Heráclio de Menezes sentiu que a responsabilidade do trabalho era demasiado grande para ele, por isso escreveu para Belém, a exemplo de outros que já haviam feito isso, e pediu que enviassem um missionário para tomar conta do rebanho no Rio de Janeiro, cujas portas se abriam em todas as direções. Nesse tempo os irmãos já estavam realizando cultos na Rua Senador Eusébio, próximo à Estação Central do Brasil, na quitanda da irmã Rosa Rodriguez, na Rua 25 de março 12, onde ficava a casa da irmã Amélia Monteiro, e em vários outros pontos.

Também realizavam cultos pelas casas de cômodos, à noite, iluminadas às vezes com lâmpadas de querosene, e visitavam muito os novos convertidos, pois a maioria não queria ser batizada por imersão.

Com o crescimento do trabalho do Senhor, surgiu a necessidade de um local espaçoso para a realização dos cultos. O local escolhido foi o salão alugado na Rua Escobar 57, em São Cristóvão — a primeira sede da novel igreja. Era o primeiro salão aberto ao público, de acesso mais fácil e onde qualquer pessoa podia entrar. Comportava umas 50 pessoas. O púlpito era uma pequena mesa e o mobiliário era composto de cadeiras de seis mil réis, as mais baratas da época. Mas foi ali que Deus abençoou o seu povo. Foi ali que futuros grandes homens de Deus, como Paulo Leivas Macalão e outros, deram os primeiros testemunhos acerca da salvação e das bênçãos que haviam recebido de Cristo Jesus. Nos fundos da casa foi morar o diácono José do Nascimento e família.

Os cultos eram fervorosos, cheios de poder e manifestações do Espírito Santo. Mas, paralelamente também houve perseguições dos vizinhos, que desejavam impedir a pregação do Evangelho.

(Texto elaborado por Isael de Araujo)

No próximo texto, vou tratar sobre oficialização da fundação da Assembleia de Deus no Rio de Janeiro em 22 de junho de 1922, pelo missionário Gunnar Vingren.

Fontes:
VINGREN, Ivar. Diário do Pioneiro. Rio de Janeiro, CPAD, 2000, pp. 111-133.
ARAUJO, Isael de. 100 acontecimentos que marcaram a história das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro, CPAD, 2011, p. 202.



Imagem 1 - Irmã Florinda Brito, em cuja casa no bairro de São Cristóvão foram realizados os primeiros cultos no Rio de Janeiro em 1923 e 1924.


Imagem 2 - Documento de 1924 com as assinaturas dos primeiros membros da AD São Cristóvão, tendo como pastor-interino Heráclito de Menezes. A irmã Zélia Brito é a 15ª assinatura e Paulo Leivas Macalão é a 21ª.

Fonte: Publicado originalmente no perfil do Pr. Isael Araújo no Facebook:




Texto elaborado por Isael de Araujo - Autor do Dicionário do Movimento Pentecostal - Coordenador do CEMP - Centro de Estudos do Movimento Pentecostal e Diretor Geral da Faecad

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...