A Inteligência Artificial (IA) já usada por Igrejas evangélicas do Brasil
Este blog tem publicado uma série de post's sobre o tema x, a nova tecnologia que está revolucionando o mundo virtual.
Como vimos em publicações anteriores, igrejas em outros países já estão se utilizando da nova modalidade, inclusive com sermões elaborados a partir do Chat GPT, bem como a própria direção do culto e a pregação por personagens virtuais.
A Igreja Evangélica Brasileira já se utilizando da (IA)
A Assembleia de Deus em São José dos Campos (SP), liderada pelo Pr. André Câmara, filiada à CADB (Convenção da Assembleia de Deus no Brasil), presidida pelo Pr. Samuel Câmara, está se utilizando da Inteligência Artificial em escala avançada, tendo inclusive lançado o site Assembleia de Deus On line, onde publica conteúdo produzido através da Inteligência Artificial (IA), sob o título: Série "INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL"
Sobre o tema, o Pr. André Câmara falou com exclusividade ao Point Rhema:
Artigo inteligência espiritual.
Título: Igreja Utiliza Inteligência Artificial para Levar Mensagens Espirituais aos Fiéis: Uma Fusão de Tecnologia e Sabedoria
Gunnar Vingren relata chamado para o Brasil em Inteligência Artificial
Rei Salomão - Depoimento recriado em Inteligência Artificial
Daniel Berg recriado pela IA com Orquestra ao vivo
O Pr. André Câmara relatou ainda que a equipe da Igreja que dirige, através da Inteligência Artificial, recriou um dos fundadores da denominação, a saber, o missionário Daniel Berg, cantando o hino 196 da Harpa Cristã, hinário oficial das Assembleias de Deus, e que, em um dos próximos cultos será exibido no telão, com acompanhamento simultâneo e ao vivo pela orquestra da Igreja.
Daniel Berg cantando "Flor Gloriosa" - 196 da HC
A Editora CPAD, através do seu Portal Digital de Notícias CPAD News, tem dado atenção ao tema (Veja AQUI). A Edição deste mês de Julho de 2023 do Jornal Mensageiro da Paz, um dos mais importantes e tradicionais veículos de comunicação evangélico, que analisa os acontecimentos no Brasil e no mundo sob a ótica cristã – publicado pela Editora CPAD, também traz excelente matéria , sob o tema: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AVANÇA E GERA PREOCUPAÇÕES ÉTICAS, o que mostra que ja existe preocupação por parte de muitos sobre o desenvolvimento da modalidade.
Conselho de Pastores no Distrito Federal já utiliza Inteligência Artificial para seus avisos aos filiados
Em que pese o tema ainda seja controverso e gere polêmica entre os que concordam ou discordam, o certo é que, cada nova tecnologia que surge ao longo da história, provoca curiosidades e temores, o que é perfeitamente compreensível, no entanto, com o passar dos dias, vai se descobrindo o que não é bom e também o que se pode ser bem aproveitado, no caso em tela, para edificação da Igreja e divulgação do evangelho, com equilíbrio, ética e em se analisando os princípios bíblicos, para tanto, vamos acompanhar o desenrolar dos fatos.
Paz do Senhor Jesus, PR Carlos . O Aumento do conhecimento atravéz da inteligência artificial, é louvável porém , no que se refere ,trocar o literal pelo artificial em relação a igreja é muito perigoso isso vai fazer muitos ficarem em casa trocarão Pastores por avatar e os cultos serão representatividade artificial . Para que pregador não precisarão mais. É a palavra de Deus se cumprindo de ponta a ponta Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará. DN 12.4
ResponderExcluirConcordo de que nunca se deve usar da IA, para a pregação de um sermão, pois esta tarefa, foi delegada aos homens, que como tal, recebe uma unção espiritual , o que é impossivel a uma IA, porém esta ferramenta já é uma grande realidade, que jà é empregada nas empresas de diversos segmentos, em tarefas de comunicação, divulgação e outros, e pode sim sem dúvida ser uma ferramenta a Palavra de Deus diz que nos últimos dias a ciencia se multiplicaria, que seja usada para o avanço e divulgacao do evangelho de Jesus, Paulo disse que fez de TUDO, para ganhar alguns. Maranata!!!
ResponderExcluirPenso que jamais um sermão em um culto na igreja deva ser ministrado por uma IA, pois isto foi delegado aos homens através da direção do ES de Deus, o que é impossivel a uma IA, vejo como uma ferramenta formidável para divulgação, instruções e comunicado tanto na área empresarial afins, como para a igreja também, penso tudo que for bom e auxiliar na exposição do evangelho do Cristo Vivo, afim de alcançar pessoas será bem vindo, Paulo disse :"Fiz de tudo para ganhar alguns", também está escrito, que nos últimos dias a ciência se multiplicaria, mas O Senhor não condenou a ciência. Maranata!!!
ResponderExcluirNão sei qual a validade de algo artificial. Artificial significa algo criado pela mão do homem. E no caso, é algo que imita o que é verdadeiro. Portanto falso.
ResponderExcluirE daí decorre a pergunta: Será que Deus se agrada disso? Será que Deus precisa disso?
Lembrar que a Igreja é o povo e, ela é a menina dos olhos de Deus, é espiritual.
Sei que os pastores estão fazendo de tudo para levar as pessoas a se encontrarem com Cristo, e isto é evangelismo. Mas, repetindo, para ser enfático: A igreja é espiritual.
Temos que lembrar de que o Tabernáculo é nosso modelo. (tem a parte do homem, que é o pátio e o santuário. No Santuário estão os pastores, os pregadores, os anciãos e cantores. Mas para o Lugar Santíssimo, é preciso verdade, santidade, vida espiritual.
Na minha análise, NÃO creio que precisemos de IA e outras inovações, como festas caipiras e smathphones, atrativos humanos. Só para pensar.
Hebreus 10:19,20; Êxodo 25 a 27 e 30. As pessoas podem dizer que o tabernáculo é AT, para os judeus. Não! No NT o "povo" de Deus (gentios que pela fé, obedecem a Palavra de Deus), são as pessoas que querem entrar no Lugar Santíssimo. Somos nós.
Deus não mudou, e sua Palavra continua a mesma. Deus é Santo, Santo, Santo, e a Igreja é espiritual. Não é um CNPJ de entretenimento, casa de espetáculos, ou academia de cultura.
Sei que pastores estão em busca de atrativos para a sua igreja, para levar gente. E acho isso louvável, mas não caiam no engodo de Lúcifer, não usem armas carnais nem artifícios. Usem a Palavra de Deus.
Parece que meu conselho é inóculo, sem inteligência, mas é bíblico. Pelo amor a Deus, amigos pastores, não usem as armas de Lúcifer, afinal ele já conseguiu tirar quase a metade do Céu - (1/3).
Sei que os argumentos e atrativos dele são fortes, mas resistam!
Pr. Hidekazu Takayama
AD Curitiba PR
Pr. Takayama, que saudade de ouví-lo, Graça e Paz. Jamais acho que um sermão deva ser ministrado por uma IA, pois não teria a unção do , vejo que o irmão usa bem a internet inclusive para divulgar o seu ministério e outros, nas épocas que foram lançados o telefone, e o rádio, muitos diziam isso,
Excluirque Deus não precisava disso, lembro me ainda na minha adolescência, quando se falava do computador, que seria o próprio anti-Cristo ou a besta, e morríamos de medo quando aquele monstro chegaria por aquí, chegou, e ele ajudou a desburocratizar, organizar, e economizar papéis, e até a preservar as árvores, e com ele logo depois chegou o W.W.W, e o http, que é a internet, todos também acharam que era o anti-Cristo que criou para controlar a todos, e que de fato já somos controlados, pelos sistemas midiáticos e governos, e dentro deste mundo cibernético e digital, todos os dias criam-se ferramentas novas, como o Metaverso e agora a IA, poderá ser utilizado pelo anticristo? Talvez, pois os sinais e prodígios que ele demonstrará, será muito mais impactantes e maiores que uma IA, e Ele utilizará qualquer coisa que o ajudará a tentar implantar o seu governo, inclusive a IA, drones, e a internet de modo geral, mas graças a Deus você não estaremos por aquí. Mas voltando à IA, a vejo como uma 🔨 ferramenta ✂️, como outra qualquer que se usada adequadamente, poderá ajudar sim as igrejas a se organizar cooperando na divulgação de eventos, na proliferação da exposição do evangelho, não como ministrantes de sermões, mas de dinamização e distribuição da Palavra nos quatro cantos do planeta, em I Corint.9:22,23, o apóstolo Paulo diz que fez de tudo e de todas as maneiras para poder alcançar e salvar alguns. Por isso irmão, vejo a IA como uma bom instrumento que já está sendo usado pelas empresas para dinamizar e divulgar seus negócios, e também poderá ser usada com sabedoria pelas igrejas, mas jamais substituindo um obreiro, e que ainda antes do anti Cristo a usá-la, podemos usá-la exatamente contra ele, pois está escrito em Heb.10.37, O que o que há de vir virá, e não tardará, e vira em pouco tempo, em Dn. 12.4 diz que nos fins dos tempos os homens correrão de um lado para o outro e que a ciência se multiplicará, de fato já estamos vivenciando isto, é o cumprimento da Palavra de Deus, não estaremos aquí quando o iníquo se declarar, o caos se instalará, e tudo já aponta que em breve Jesus voltará nas nuvens buscar os salvos, sejamos pois um dos taís, e enquanto isso, façamos de tudo para salvar alguns, para o reino de Deus. Maranata!!!
Pr.Takayama, penso que se Paulo estivesse vivo, ele usaria o que estivesse disponível, ele em sua época usou os navios, era o que se tinha de mais moderno, e assim ele conseguiu levar o evangelho em todo o mundo da época.
ExcluirAquilo que eu vejo é o anticristo a estender os seus tentáculos enganando o povo incauto para o levar a adoração. Mas que comparação infeliz com o Apóstolo Paulo de que ele hoje utilizaria este método de satanás para evangelizar, e assim o diabo está a preparar o terreno para o mundo o receber e principalmente os que se dizem de Cristo. Estudem a Palavra meditem na Palavra peçam discernimento ao Senhor. Eu e a minha casa só serviremos ao Senhor.
ExcluirPenso que os líderes da igreja precisam ter atenção quanto a IA. Isto é, até que ponto isso é bom.
ResponderExcluir