sábado, 23 de dezembro de 2023

CARTA AOS PREGADORES




ℂ𝔸ℝ𝕋𝔸 𝔸𝕆𝕊 ℙℝ𝔼𝔾𝔸𝔻𝕆ℝ𝔼𝕊


Pregador, nós queremos escutar somente a palavra de Deus!

O sentido da audição, aquilo que o ouvido capta chama-se ouvir. Já o verbo escutar corresponde ao ato de ouvir com atenção. Escutar é entender o que está sendo captado pela audição, mas, além disso, compreender e processar a informação internamente, é o que acontece após o indivíduo receber o som. Ele está ouvindo quando há pouca interação, e escutando quando está prestando atenção ao que é emitido.

Sabe, querido pregador, sua voz é só um veículo, a embalagem, um meio para trazer a mensagem. Sua voz não é o principal, a mensagem que é, mas não a sua mensagem, a do Deus da Palavra. Não fique chateado, eu gosto de suas histórias, suas piadas, suas opiniões e julgamentos; eu aprendi a viver em sociedade e a conversar, a trocar ideias, a ouvir e escutar as pessoas, e sei bem a diferença entre ouvir e escutar.

Mas, no culto comunitário, quando se diz respeito à pregação, nem tente concorrer com os textos bíblicos, entre suas histórias pessoais e a interpretação e explicação bíblicas, você não tem chance, a bíblia ganha. 

Entre ouvir a sua voz e suas histórias pessoais, suas interpretações, julgamentos e opiniões ou escutar a mensagem da palavra de Deus, eu tenho sede, sinto falta, anseio, preciso, necessito, dependo da palavra de Deus, do momento em que Ele fala conosco por meio da palavra Dele. 

Eu sinto dor e sofro e você, a sua voz, será o canal, o meio, o veículo para me trazer a mensagem da Palavra de Deus.

Sempre fomos conhecidos como o povo que tem a Palavra de Deus ocupando o lugar central no Culto, visto que é através dela que Deus nos fala. Deus se dignou em revelar a Si mesmo como Palavra e através da Palavra: "No princípio era o Verbo" (Jo 1.1). "No princípio, não era a música, nem o teatro. Deus identifica seu Filho, que é Deus, com a Palavra. Isso é tremendamente importante."m"Um dos objetivos do sermão, sem dúvida, o mais elevado, deve ser a adoração de Deus e a exaltação do seu nome."

Eu sou aquele que visita a igreja pela primeira vez, em busca de conforto e consolo, e que na hora do sermão, onde a mensagem deveria ser uma instrução, um alento, uma prova de que a palavra de Deus realmente "funciona", eu escuto você ler o texto e depois gastar todo o MEU tempo fazendo piadinhas e contando histórias de sua vida.

Eu sou o que me dei a última chance de sobre+viver esta noite, antes de me matar, apostando que Deus falaria comigo em algum sermão, mas escuto somente você dizendo a própria voz, talvez por você achar importante e gostar da própria voz, mas eu queria era a mensagem e não a sua voz, a voz d'Ele.

Eu sou aquele que tenho filhos e quero instrui-los nos caminhos do Senhor, e fazê-los apreciar o culto comunitário, gostaria muito de continuar congregando com você, pregador; mas minha própria família diz que sente uma falta simples, um desejo óbvio, uma necessidade básica, de que as mensagens nos sermões sejam bíblicas, sobre o texto, e não um discurso do qual não se entende a relação e correlação com o texto bíblico lido.

Eu sei que o papel de convencer ao mundo do pecado, da justiça e do juízo é do Espírito Santo, sei que Deus fala apesar e independente de nós, sei que não posso ter preconceito sobre estilos e formas de ministração da palavra, claro que eu sei e concordo com tudo isto, fique em paz! O que estou dizendo é só sobre você, pregador, usar e pregar a palavra de Deus, não é pedir muito.

Não quero saber de grego, hebraico, aramaico, latim ou egípcio; saber quantos diplomas você tem, quantas horas você ora, quantos montes você vai, se você revela ou fala em línguas, se é Calvinista, Arminiano ou Marciano.

Eu sinto é sede de poder meditar na mensagem de domingo durante a semana, reler o texto da mensagem e poder refletir sobre o que você explicou sobre ele e quais os meus desafios para a semana, para a minha vida. Gostaria até de encontrar com quem não foi ao culto e poder dizer a esta pessoa tudo o que foi pregado.

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." 2 Timóteo 2:15

Maneja bem, quer dizer: Que corta reto! Fazendo alusão aos sulcos quando a terra é arada, ou ao corte de panos para fazer vestidos, precisa ser reto, preciso, impecável, perfeito, sem desvios do que está escrito, reto, sem curvas ou enxertos, reto!

Mas, ainda assim, Deus – por Graça e Misericórdia – tem falado apesar e independente de nós, mas poderia ser melhor, ou o nosso Deus não merece que nos aperfeiçoemos na sua opinião? É só chegar, ter uma ideia que você diz ser inspirada na sua cabeça e ler qualquer versículo e substituir o manejo da palavra, o manejo reto e sem desvios, vocês substituir pela sua ideia? A sua ideia revelada está acima da Palavra Escrita? A sua voz é mais importante do que a mensagem Dele?

Eu sou aquele que não sabe mais o que fazer para fazer somente um pedido: Pregador, nós queremos escutar somente a palavra de Deus!

"O propósito da igreja é comunicar a vida que recebeu de Deus a outras pessoas, desenvolver nelas essa nova vida à semelhança de Cristo, e aperfeiçoa-las para o desempenho de seus ministérios na igreja e para sua missão no mundo, visando unicamente a glória de Deus."

BIBLIOGRAFIA
Segunda Confissão Helvética, XXIII, § 5.220; Confissão de Westminster, 21.5; 
John Piper, O Lugar da Pregação na Adoração: In: Fé para Hoje, São José dos Campos, SP., Fiel, nº 11, 2001, p. 20. “O sermão tem um lugar central no culto reformado.” [Walter L. Liefeld, Exposição do Novo Testamento: do texto ao sermão, São Paulo, Vida Nova, 1985, p. 22].
Walter L. Liefeld, Exposição do Novo Testamento: do texto ao sermão, São Paulo, Vida Nova, 1985, p. 22.
Vd. D. Martyn Lloyd-Jones, Do Temor à Fé, Miami, Vida, 1985, p. 46-47.

Adaptação: Dr. Alexandre Melatto - Pastor, teólogo e psicólogo

Gratidão ao amigo e pastor Edjailson Silva pela sugestão de pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...